【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Brunaowarning
Membro Novato
# mai/17
· votar


Boa noite, estou querendo trocar as cordas da minha guitarra, de 0.009 para 0.010 (Desculpe se errei a numeração, eu não manjo muito ainda).
Porém, sempre falam que é bom regular e eu iria apenas comprar a corda e trocar sozinho.
Pelo fato da minha guitarra ser para iniciante, condor rx 30 strato, vale a pena gastar o dinheiro para a regulagem? Pq meu amigo disse que pra minha guitarra não valia muito a pena
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Brunaowarning
Regulagem de um instrumento em um luthier habilitado é uma OBRIGAÇÃO quando se compra o mesmo e quando se faz uma alteração de espessura de cordas.
Abç

Algaba
Membro Novato
# mai/17
· votar


Alguém pode me ajudar, sei que não é luthearia em específico mas é uma manutenção do equipamento. Já procurei em outros tópicos e fiquei mais confuso...por isso quero saber o mais adequado
Qual produto devo usar no acabamento preto tipo envernizado da guitarra para retirar marcas de dedo? Lustra móveis mesmo?
Outro me falaram de usar Silvo na parte metálica da guitarra, o cara que disse mostrou a dele e o cromo está impecável, é aconselhado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Algaba
Apenas pano (flanela), limpo e seco.
Abç

Algaba
Membro Novato
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas ela está com marca de dedos que a flanela não está tirando, está e fazendo micro riscos quando passo a seco... e nessa situação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Algaba
Mas ela está com marca de dedos que a flanela não está tirando,
Como assim? Quem pegou nessa guitarra não lava as mãos?
está e fazendo micro riscos quando passo a seco
Isso é normal... principalmente se a flanela não estiver limpa...
Se vc ainda assim ficar "encanado" com isso, coloque um pouco de lustra-móveis na flanela e limpe.
Abç

GabriaTzzz
Membro Novato
# mai/17
· votar


Bertola deixei minha guitarra em um luthier meia boca , ele fez a retifica de trastes bem porca , tenho 2 problemas o primeiro e que a guitarra esta trastejando no 1° e 2° traste mas ao forçar o braço um pouco pra frente diminui muito o trastejamento nessas (não sei se e o tensor que tq puxando muito ou trastes desnivelados), outra coisa que reparei e que os trastes ficaram muito quadrados e parece que as cordas graves estao riscando os trastes por que isso ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


GabriaTzzz
No 1º caso a pestana terá que ser revisada. No 2º, um luthier competente fará o "arredondamento" dos trastes com uma ferramenta específica e um polimento.
Abç

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: Gabriel Medeiros
· votar


Olá enviei minha guitarra no final do ano passado ao um luthier ele trocou os trastes e colocou cordas 0.10, a guitarra ficou perfeita sem trastejar. As cordas estão ficando velhas e tenho aqui um par completo de 0.9 se trocar de 0.10 para 0.9 tenho que fazer alguma regulagem específica como ajuste de tensor por exemplo?

fconde77
Veterano
# mai/17
· votar


Gabriel Medeiros

Terá de regular o novamente o tensor... é mais barato e prático comprar um jogo 0.10 do que instalar 0.09 e ter que regular novamente .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Gabriel Medeiros
Tanto de tensor, quanto de entonação.
Abç

Gus-Sencion
Membro Novato
# mai/17
· votar


Compei uma Les Paul SX GG1 Custom usada e a chave de 3 posicoes esta 'quebrada', na posicao 2, que seria braco e ponte funciona apenas o cap da ponde, é algo facil de arrumar, q possa ser feito em casa e com esta mesma chave ou eu teria que comprar uma nova e levar num luthier?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Gus-Sencion
Compre uma chave nova e leve a seu luthier.
Abç

Gus-Sencion
Membro Novato
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Levei uma vez meu violão num luthier em Santana e não gostei do trabalho, você tem algum para e recomendar na zona norte de São Paulo ou no Centro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Gus-Sencion
Minha única recomendação em Sampa é meu mestre Sérgio Buccini:
(11) 958999249 / 3079 4445.
Abç

d.m
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bom dia!
estou pesquisando sobre novos captadores para minha guitarra e me surgiu a seguinte duvida: Em uma guitarra com ponte floyd rose, devo utilizar captadores F-spaced apenas na ponte ou o captador do braço também deve ser F-Spaced?

muito obrigado!

KelvinW_
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mano, dá sua opinião numa duvida minha lá no topico para compra de guitarra.

Valeu, abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


d.m
Na ponte.
KelvinW_
Que tópico?
Abçs

KelvinW_
Veterano
# mai/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde Bertola. Mano, estou em dúvida quanto a uma guitarra pq tô querendo uma LP pq aquela strato q vc indicou não deu certo a compra e o pagamento foi devolvido.

Enfim, eu achei uma mt legal no ML.

É uma Les Paul Vintage v100 com hard case, o preço está 1500Vc acha q está justo??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


KelvinW_
Sim.
Abç

killeryoda
Membro
# mai/17
· votar


bom dia, você poderia me dizer qual fender é essa?
http://pa.olx.com.br/regiao-de-belem/instrumentos-musicais/fender-stra tocaster-mexicana-branca-294878023

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


killeryoda
Nunca ví uma dessas antes...
Abç

Combustao
Membro Novato
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, gostaria de uma ajuda sua. Possuo duas guitarras:
- Epiphone Les Paul Standard (toda original)
- Seizi Television (com Malagoli Custom 84/59 e push-pull)

Ao comparar as duas guitarras utilizando o mesmo set up (Hi Gain) a Seizi se mostra mais ruidosa. Os ruídos que menciono são os que aparecem quando o volume da guitarra está aberto mas não estamos tocando nada.

O que posso fazer para amenizar essa situação? Blindagem? Trocar componentes elétricos (potenciometros, jack, fios, chave de seleção de captadores) por outros de melhor qualidade? Melhorar qualidade de soldas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Combustao
Blindagem. Verifique também o aterramento.
Abç

Combustao
Membro Novato
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela ajuda!

TonyBrux
Veterano
# mai/17 · Editado por: TonyBrux
· votar


Boa tarde!

Queria tirar uma dúvida que de repente seja a mesma de muitos:

Suponhamos que eu experimentei duas guitarras, uma muito bem conceituada no mercado e sonho de consumo da galera (RG370DX por exemplo) e outra nem tanto (Memphis MG330 por exemplo).

Comparando ambas, os materiais de sua fabricação são os mesmos: Corpo em Basswood, braço em Maple, escala em Jacarandá.

As configurações também são as mesmas: Floyd Rose, 24 Trastes Jumbo, HSH, escudo.

Ao testar ambas, muito embora as configurações sejam as mesmas, a "inferior" tenha me agradado mais, pela sua forma, braço mais confortável e etc.

Comparando os preços, a mais conceituado no mercado gira em torno de R$ 3.500,00 enquanto que a mais simples custa R$ 1.000,00 em média.

Aí vem a pegunta: Visto que ambas possuem as mesmas configurações, mesmo desenho basicamente e mesmos materiais, vale a pena pegar a mais simples e dar um upgrade na mesma, trocando os captadores (incluso sistema Push-pull, coisa que a mais conceituada não possui), ponte, tarraxas e pestana, strap lock, tudo isso com mais 1.750,00 (inclusa mão de obra de montagem e regulagem e os materiais), saindo a um custo de 2.750,00, me permitindo um lucro de 750,00 no mínimo?

Eu faço essa pergunta porque é um exemplo que ocorre corriqueiramente pelo que percebo. A guitarra mais simples até que nos agrada, mas ao pensar em upgrade, desanima...

Uma vez um luthier muito querido me disse: "Não compre guitarra por marca... O correto de se comprar uma guitarra é avaliar primeiramente a qualidade das madeiras, estando de acordo, avaliar o conforto do braço, estando agradável, o conforme do corpo, estando a contento, pode comprar. O resto pode mudar ao longo do tempo conforme seu gosto e necessidade." (não exatamente com essas palavras, mas a ideia foi essa). Faz sentido e ele tem razão?

Obrigado amigos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


TonyBrux
Cara, o que faz sentido é uma frase que você mesmo disse:
Ao testar ambas, muito embora as configurações sejam as mesmas, a "inferior" tenha me agradado mais
Já as outras coisas que você citou, um "up-grade", ao meu ver desnecessário nessa amplitude, não compensa. Porque?:
1) Para que mudar tarraxas numa guitarra com "lock-nut"?
2) Porque mudar o "lock nut"?
3) Porque mudar o "strap-lock"?
4) Porque mudar a ponte? Uma ponte FR de qualidade (Gotoh ou Schaller) custa mais que a guitarra inteira e mais um pouco... (mude o jôgo de molas apenas).
5) Mudar captadores por quais? Se forem uns que custem mais que a própria guitarra... Isso é besteira.
Existe uma coisa que um luthier experiente, e que não tem objetivos de ficar rico às custas de clientes, como eu, sempre leva em consideração: Bom senso e custo benefício.
Abç

TonyBrux
Veterano
# mai/17
· votar


Mudar captadores por quais?

Olá mestre... Malagoli 84 e 59 por exemplo...

Bom saber, mas só de trocar as molas já dá uma diferença bacana?

É de se ressaltar que não sou o Steve Vai, nem nunca serei huahaua

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


TonyBrux
Malagoli 84 e 59 por exemplo...
É uma boa troca...
Sim. Molas novas (5 delas), de qualidade (não economize!), e uma regulagem bem feita, por um luthier competente, faz diferença.
Abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola e demais amigos, especialmente os strateiros, tô com uma dúvida cruel:

Comprei uma Fender Stratocaster CIJ Photoflame 1997 HSS e estou adorando a guitarra. Tem algumas coisinhas que ainda quero melhorar nela, mas no geral gostei. Tô esperando terminar tudo que tem para fazer (grana curta esse semestre rsrs) nela para postar um review que, salvo engano, ainda não tem (desse modelo de guita).

O lance é que ela é HSS e eu não uso a posição 2 (humbucker ponte + meio) da chave (de baixo pra cima). Por outro lado, sinto muita falta do som "magro e agudo" de single na ponte.

Assim pergunto: é possível alterar a ligação elétrica pra "splitar" o humbucker na posição 2, tirando o cap do meio? Ou seja, na posição 1 ficar com o humbucker, na 2 com este "splitado", e na 3 só com o meio, o restante permanecendo como está?

Pergunto porque meu luthier disse que daria pra "splitar" o humbucker, mas teria que fazer uma nova chave na guitarra, e não quero mexer na característica original dela ou ter de furar o escudo, etc.

Segunda pergunta: acham que ficaria bom fazer isso nela, quero dizer: o humbucker "splitado" na posição 2 ficaria com o mesmo som de um single original? Ressalto que estava curioso e coloquei um humbucker Cabrera Hot "alguma coisa" nela, mas ainda tenho o humbucker original da Fender Japan e posso voltar ele a qq momento.

Agradeço quem puder me ajudar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji