【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Juliano P
O seu diagnóstico não confere.
E essa pequena desafinação pode ser resultado de várias coisas, inclusive da própria corda em sí. Coloque cordas novas ou de uma espessura maior e confira.
Trocar trastes não vai adiantar nada.
Abç

Juliano P
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado.. Mas as cordas são 010 novas.
E acontece com todas que ja troquei.. e de marcas diferentes tb..
passar pra 011 talvez... Mas acredito que seria "natural" dela..
os trastes eu comentei sobre..mas nao iria troca los..
acostumei com eles..e ficaria ate com dó de mexer kkkk
.
mas obrigadoo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Juliano P
Experimente então a 0.11 e refaça, tanto o ajuste de tensor, quanto o de entonação.
Abç

Juliano P
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado... meu medo é ficar "dura" demais.. ela já é a mais "pesada" de todas que eu tenho... pela escala maior e trastes vintage..
Vou baixar o SRV aqui kkkk...
pra blues etc até que e ótimo... mas pra fraseado mais rapido complica. acredito que é o que uma Strato pura foi feita pea fazer.. pra algo mais veloz deixo a outra que tenho hehehe
abraçaooo

Ian Anderson
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Onde poderia encontrar papel waterslide sem ser pela internet?
ja fui em algumas papelarias aqui, mas nenhuma sabia o que era papel waterslide ou decalque
teria outro nome ? ... como acho isso ?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Ian Anderson
Sinceramente, não sei...
Abç

ZosoGuitar
Membro Novato
# abr/17
· votar


OLa , td bem?
Sou novo no forum, adquiri uma JDR NR Plus, porem precisa trocar trastes e ajeitar a parte eletrica, há algum luthier de confiaça em sao paulo que nao seja muito caro? obrigado?

ZosoGuitar
Membro Novato
# abr/17
· votar


Bertola, muito respeitosamente vc atua como luthier, desculpe qualquer coisa.

ZosoGuitar
Membro Novato
# abr/17
· votar


Se atua, vc pode me passar em mp ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


ZosoGuitar
Em São Paulo indico meu mestre Sérgio Buccini.
Abç

KelvinW_
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mano, vc poderia responder uma dúvida minha lá no tópico para ajuda a comprar guitarra, quando vc tiver tempo.

Estou com duvida quanto a algumas coisas em relaçao à modelos de LP.

ABraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


KelvinW_
Poste o link aqui.
Abç

ZosoGuitar
Membro Novato
# abr/17
· votar


Obrigado pelo contato Bertola!

KelvinW_
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/p651


Só complementando minha dúvida: Queria saber se aquele cutaway alongado da Cort interfere no alcançe às ultimas casas, e tbm qual vale mais a pena no custo x beneficio. Embora eu esteja acreditando q seja a Cort pelas peças em geral da guitarra, madeira, eletrica e captadores.

Enfim, me ajuda lá.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


KelvinW_
Respondido.

andeeer
Membro Novato
# abr/17
· votar


Fala gurizada...
Vez por outra apareço por aqui para ver o que se anda comentando e coletar algumas informações que o mestre Bertola e o pessoal mais entendido nos passam, pra ficar por dentro..

eis que caiu no meu colo uma ibanez modelo RG350mdx - indonesia. Dada, de grátis como dizemos por aqui.

O braço está alinhadinho, alias é uma maravilha de braço. provavelmente será preciso fazer uma retífica de trastes (são jumbo, aparentemente). As tarraxas são legais, captadores INF... pelo que vi.. a guita ta parada a muito tempo, vou ter que dar uma geral.. mas a ponte me parece não ser a original dela, alias parece bem "cachorreira". Alguem tem infos dessa guita? vale a pena restaurar? Nunca tive nenhuma guitarra com floyd.

Gracias.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


andeeer
Sim, vale.
Mas confirme que ponte é essa, pois, ponte tipo FR vagabunda, ninguém merece!
Abç

andeeer
Membro Novato
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro mestre! obrigado pela resposta.

a noite tento colocar alguma foto da ponte aqui. Mas o que me indica ser uma ponte paralela é que em nenhuma outra ibanez da linha RG350 eu vi uma ponte com os mesmos saddles... Apesar de ela ter "Ibanez" escrito ao lado da ponte.

Alguma dica para amenizar oxidação nas tarraxas ? ela parece ter ficado muito tempo mesmo parada!

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


andeeer
Alguma dica para amenizar oxidação nas tarraxas ?
Limpe-as com WD-40 e bombril.
Abç

fconde77
Veterano
# abr/17
· votar


andeeer
o que me indica ser uma ponte paralela é que em nenhuma outra ibanez da linha RG350 eu vi uma ponte com os mesmos saddles... Apesar de ela ter "Ibanez" escrito ao lado da ponte.
As ibanez dessa série RG estão no mercado a muito tempo então podem ter tido pequenas mudanças nesse meio tempo ou foram trocados mesmo por necessidade.

KelvinW_
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Consegui uma Vintage AFD por um preço muito bom, vai sair super barato em relação do preço dela atual, usada, é claro.

Queria pedir sua ajuda para quais tipos de cuidados eu devo ter com essa guitarra, em relação ao uso em si dela, pois eu tenho uma LP q é bem vagabunda e então sinceramente nao faço mt questão dela, mas com essa Vintage agora eu tenho q cuidar bem rsrs.

Gostaria de saber alguma dicas do q é necessario para conserva-la.

Como de quanto tempo eu devo usar um jogo e trocar, quantas vezes leva-la ao luthier para dar uma olhada e etc.

Valeu, abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


KelvinW_
Cuidados básicos de limpeza e evitar pancadas no braço principalmente, pois braços de tipo Gibson são dados a quebrar.
Leva-se a um bom luthier assim que se compra, e depois, quando houver necessidade. Cordas trocam-se assim que começarem a oxidar, coisa que varia muito de pessoa para pessoa, geralmente e na média de 15 em 15 dias.
Abç

Pedrao10
Membro Novato
# abr/17
· votar


Estou querendo compra uma gretsch G5426. Queria saber c ela é boa pra timbres mais agudos e tals e estou pensando em colocar uma ponte bigsby nela só que mais pra frente por causa da grana, será q rola? Fica feio não?

Pedrao10
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: Pedrao10
· votar


##

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Pedrao10
Queria saber c ela é boa pra timbres mais agudos
Cara, equalização é vc quem faz, com a guitarra e os controles de seu amplificador.
colocar uma ponte bigsby nela
Sim, é possível instalar uma Bigsby nela, mas, isso tem que ser feito por um luthier competente e recomendo a troca da ponte por outra, com carrinhos de roletes para a estabilidade da afinação.
Abç

andeeer
Membro Novato
# abr/17
· votar


fconde77
Pior que não xD ontem levei a guita no meu luthier, pra ele dar uma olhada de perto, eis que eu tinha razão, a ponte de fato não é da rg350, alias não é só a ponte. O braço é uma RG350 mas o corpo é de uma grg270! por isso a ponte fuleira...

Ainda em tempo, as ferragens e captadores da guitarfetish prestam?

Ontem vi uma floyd em promoção de 120 dolares por 68...

Aqui no Brasil uma floyd decente está beirando os mil reais.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


andeeer
Eu só investiria nessa guitarra porque foi de graça para você.
Sim, os capts GFS são bem legais.
Abç

fconde77
Veterano
# abr/17
· votar


andeeer

Ainda em tempo, as ferragens e captadores da guitarfetish prestam?
já tive e usei alguns itens da GFS, os que testei eram bons.

Ontem vi uma floyd em promoção de 120 dolares por 68...
Aqui no Brasil uma floyd decente está beirando os mil reais.

Não investiria em uma ponte nessa guitarra... No seu lugar travaria a ponte parcial ou totalmente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


andeeer
Não investiria em uma ponte nessa guitarra... No seu lugar travaria a ponte parcial ou totalmente.

2

HotLicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Para limpar os pots push-pull com álcool isopropílico, posso usar o método convencional com seringa e agulha? Ou para esse tipo de pot tem alguma dica específica? Obrigado.

HL

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji