【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/17
· votar


O problema é que isso custa caro...

Se custa...

Aproveitando a deixa, você por acaso já testou os Malagoli Custom Blues ou os LennyTone?

Tenho uma guitarra reformável aqui e estou com uma série de dúvidas sobres estes modelos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


João Pedro Strabelli
O Custom Blues sim.
Single de saída média, um pouco mais alta que o Custom 50. Um bom captador.
O outro eu nunca testei.
Abç

João_Markis
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: João_Markis
· votar


Galera, queria saber se vocês poderiam me ajudar numa parada.
Ganhei essa guitarra ANOS atrás e não tenho a menor ideia da procedência dela e se é uma boa guitarra.
segue as fotos pra vocês darem uma olhada melhor nela e me ajudarem se é uma boa guitarra ou se é falsificada e não vale a pena investir, valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


João_Markis
É uma guitarra falsificada.
Agora, se vale à pena ou não, somente você e seu luthier poderão dizer.
Abç

Juliano P
Veterano
# abr/17
· votar


Tenho uma strato com 3 singles blackface lollar (excelentes por sinal)...
Mas como eu adoro som de single mais no braço...e até no meio..
E a posiçao de ponte eu uso mto pra riff e solo mais nervoso (não toco metal etc)... mas um overdrive mais pesadinho eu queria tirar todo o ruido que pudesse me atrapalhar.. Mas queria saber uma indicação boa de captadores para ponte que combinasse legal com os outros singles e não mudasse muito o timbre... queria apenas reduzir o ruido.
E o potenciometro queria manter o mesmo de 250K...
alguem sabe um sem ruido que soa como single com potenciometro de 250k?

Pensei no Hot noiseless fender ou Area 58 dimarzio..
o que acha?

Muito obrigadoooooooo Mauricio Luiz Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Juliano P
Meça a saída de seus capts do meio e do braço e na ponte instale um capt tipo "dual Coil" com saída mais alta que eles. Exemplo:
http://www.seymourduncan.com/pickup/cool-rails-strat-neck
Abç

Juliano P
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado amigoooo! voce é showww! vou dar uma olhada nas saidas desses blackface... Mas acredito que qq humbucker ceramico na ponte...o perigo é ser alto demais..e nao ao contrario neh...acho q um de media saida..igual esse que voce mostrou mesmo..vai casar certinho..
obrigadoo mesmo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Juliano P
Procure utilizar capts de AlNiCo 5, e não cerâmicos como o que citei acima, pois esses blackfaces são de AlNiCo, e existe uma possibilidade (rara, mas existe) de desmagnetização se houver a mistura de capts de AlNiCo com cerâmicos em sistemas de 3 capts.
Outra opção seria um Quarter Pound SSL-7 na ponte, que não é Mini-Hb, mas tem saída extra. Ou então um Classic Stack STK S4b
Abç

jnninho
Membro Novato
# abr/17
· votar


galera, é tranquilo tirar as cordas da guitarra só pra limpar o braço e depois colocar de novo? sendo que as cordas ja tem tem uns 5 meses, mas n sei que tipo de magia que colocaram nessas, q eu to super satisfeito e n vejo necessidade de trocar ainda.. vale apena tirar todas só pra limpar? ou se for o caso é mais negocio colocar um jogo novo de uma vez?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


jnninho
Essas cordas já deveríam estar no lixo à meses...
Abç

jnninho
Membro Novato
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pois é.. vou trocar logo mais
mas tem algum problema de tirar elas desse jeito pra limpar? elas vão afinar normalmente? tem algum risco grande de arrebentar na hora q tiver apertando a tarraxa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


jnninho
Sim, tem.
Geralmente não é indicado retirar cordas, mormente as já muito usadas e desgastadas como essas e recolocá-las. Elas sofrem esgarçamento, fadiga de material e dificilmente atingem afinação e entonação perfeita e podem facilmente arrebentar.
Dependendo do uso e das características físicas da pessoa, cordas de guitarra de boa qualidade duram, em média, de 15 dias à um mês.
Abç

jnninho
Membro Novato
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
putz, imaginei algo do tipo msm, valeu cara

Tiltmode77
Veterano
# abr/17
· votar


Senhores, alguém pode me dar um help aqui ? Estou com uma guita de 3 caps e gostaria de saber se é possível ligar uma chave de 3 posições, uma para cada captador, usando uma de Lp.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Tiltmode77
se é possível ligar uma chave de 3 posições, uma para cada captador, usando uma de Lp.
Não.
Abç

Marcelosar
Membro Novato
# abr/17
· votar


Gente, estou escolhendo uma guitarra barata com floyd rose para adicionar as minhas outras guitarras. Quais dessas duas aqui seriam melhor?

CORT X1 DFR ou Yamaha RGX 220DZ ?

Nefelibata
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Td bom, Bertola?

Eu comprei um corpo e braço de tele todo em jacarandá (estilo G. harrison), e vou montá-la. O corpo está apenas lixado, vou fazer acabamento em tru oil.

Mas percebo q atrás do corpo, na emenda da madeira no meio, passando a mão dá pra sentir essa emenda, coisa mínima, mas dá pra sentir. Qual seria o melhor método para aplainar essa diferença?

Lixa e bloco de lixa duro? Lixa e bloco de borracha?

outra questão, o corpo ainda não tem furação dos parafusos do pickguard e controlplate. Qual seria a melhor forma de fazer os furos dos parafusos, sem precisar recorrer a uma furadeira? Pafusa direto? Usas um prego pra começar o furo? Outro método?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Nefelibata
Lixa 200 à 400 com uma palm top.
Se vc não quer usar uma furadeira direto (que é o que faço), use um prego fino ou ponteira.
Abç

daimon blackfire
Membro Novato
# abr/17
· votar


Quem é Seigi?

Nefelibata
Veterano
# abr/17
· votar


Nefelibata
Lixa 200 à 400 com uma palm top.
Se vc não quer usar uma furadeira direto (que é o que faço), use um prego fino ou ponteira.
Abç


Duro é q estou meio q sem acesso à power tools no momento! Na mão não rola?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Nefelibata
Rola... Mas é preciso ser bem preciso nas passadas para não criar "vincos" na madeira.
Abç

Ningen
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ningen
· votar


[null]

Ningen
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ningen
· votar


Ningen

Bertola meu violão está super úmido (meu quarto estava sofrendo infiltrações sérias de água), o que ocasionou um aumento na escala, de modo que os trastes fiquem menores que ela, e um aumento no ângulo da curvatura do fundo (ele tem uma curvatura própria de fábrica, Taylor 114ce) e a criação de uma curvatura no tampo; que já reduziu pois tive que mandar recolarem o cavalete (que já vinha descolando de antes desse episódio umidade).

Estou deixando ele dentro do guarda-roupas com dois anti-mofos desse (aparelho com uma placa de cerâmica que reduz a umidade) pra dar uma "secada" nele.

Você acha uma boa? Eu deixo ele com ou sem cordas? Já lidou com isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Ningen
Não lida.
Instrumentos não podem ser guardados em ambientes assim...
Abç

Ningen
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ningen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O ideal é deixar em um ambiente normal e adequado e esperar né?

Mas queria saber mesmo se eu deixo ele com ou sem cordas..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


Ningen
Com cordas.
Abç

Ningen
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu! Abraço.

inExperienced
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite,

Vc sabe a medida dos carrinhos da ponte da Strato Shelter.
Eu mudei de casa e na mudança eu os perdi pois havia desmontado a guitarra, só restaram a ponte e o bloco.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


inExperienced
Não sei... Não tenho nenhum desses aqui em casa...
Abç

Juliano P
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala mestre..tudo bem? deixa eu te perguntar..
eu tenho uma stratocaster, uma relic que ja postei por aqui..
Ela é toda vintage Pré CBS...daquelas com a ponte de 56mm entre as cordas nos carrinhos, trastes vintages. A unica coisa que difere que ao inves de ter raio de 7.25 a escala..ela tem 10 radius, é allparts Fender o braço e eles fazem 9,5 e 10 tb.
Pra variar são daquelas que o Mizão quase sai do braço pra cima da casa 12.
Eu estava sentindo uma pequena desafinação nas casas 3,4,5,6,7 no mizao.
As oitavas estão perfeitas. E o nut que estava um pouquinho alto, já que os trastes sao vintages..eu ate abaixei, melhorou bem pq evita abaixar mto a corda pra pressionar e desafinar. Porem impossivel corrigir com perfeiçao.
Essa pequena desafinação nesses Mizao é normal? qual seria a hipotese disso? Trastejamento não há..de leve como aquele estalo caracteristico de strato.
Como o restanto está perfeito, e são tudo de peças de boa qualidade.
Eu acredito que é o fato da corda sair muito do raio, e pegar justo onde a escala é mais curvada. Então seria "normal" ter que manter assim. ou entao trocar os trastes por maiores tipo 6105 pra dar uma leve "corrigida" no extremo da escala.

DEsculpa o texto gigante kkkk
abraçaooo amigo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji