【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
DoisUm
Membro Novato
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
boa parte das guitarras chinesas de marca, e não falsificações de ALIEXPRESS, são boas guitarras pelo preço que se paga por elas...

Não sei se entendi o que seriam essas guitarras chinesas de marca.

O meu comentário sobre 'lixo chinês' se baseou num dia que tirei pra testar instrumentos de nivel iniciante/medio na Teodoro Sampaio, um dos mais famosos pontos de lojas musicais de SP.

O que percebi, em várias lojas foram instrumentos com péssimo controle de qualidade, entregues às lojas sem o menor zelo. Lascas nas madeiras, pinturas mal feitas, falhas no acabamento/construção... engraçado é que não eram coisas isoladas, pareceu até que serem grosseiros era o padrão, principalmente nas Memphis e Gianninis.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


DoisUm
Fender Modern Players, SX e várias séries Tagima, só para citar algumas, são fabricadas na China, e não são guitarras ruins.
Você tem o que vc investe...
Abç

38721055
Membro Novato
# mar/17
· votar


O turma, quanto que ta em media aí um serviço de troca de trastes de um violão com um luthier legalzinho atualmente?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


38721055
Não se comentam preços aqui. É anti-ético.
Faça você mesmo essa pesquisa.

lucasvaladao
Membro Novato
# mar/17
· votar


Bom dia, bom estou com uma fender México o antigo dono retirou a ponte e tarrachas originais dela, preciso comprar tarrachas com bom custo benefício é que não vai pesar muito no bolso, pensei em comprar no eBay, no caso a ponte pensei em comprar a tremolo dá malagoli mesmo por ter um bom custo benefício. Alguém pode me ajudar quanto a tarrachas boas ou até mesmo me indicar algo em conta? Vi algumas tarrachas com trava mas sem marca, parecem ser chinesas, mas estão com um bom preço. Me ajudem ai pessoal, desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


lucasvaladao
Comprar tarraxas vai depender do diâmetro da haste das mesmas.
Se o braço de sua guitarra for do tipo "vintage", que comporta tarraxas de haste fina (tipo Kluson), há que comprar desse diâmetro. Verifique isso em 1º lugar.
Existem muitas tarraxas genéricas no mercado, a maioria cumpre o papel a que foram destinadas.
Já a ponte não pode ser de tipo genérica, por conta da base de metal vagabundo (antimônio) e de baixa massa. Há que comprar um modelo de melhor qualidade. Recomendo as Wilkinsons.
Abç

lucasvaladao
Membro Novato
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom, não entendo muito de braço mas não parece ser modelo vintage, a guitarra e do ano de 2012, as tarrachas são péssimas e só dar um bend que a guitarra desafina, ta bem Ruin msm, as tarrachas você me recomendaria qual na sua opinião? Levando em conta custo benefício?

Confesso que no caso dá ponte até pelas ótimas qualificações dos usuários a malagoli seria uma boa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


lucasvaladao
Cara, tarraxas, desde que não estejam QUEBRADAS, não costumam dar problemas.
Acontece que elas precisam, tanto de manutenção: ter seus parafusos e porcas regularmente apertados; quanto é imperativo fazer os procedimentos de estabilização da afinação e colocar as cordas corretamente. Sem isso, até as excelentes Schallers alemãs não seguram afinação...
Abç

38721055
Membro Novato
# mar/17
· votar


desculpa Bertola, não sabia que não podia...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


38721055
Sem problemas...
Abç

vitorrock
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Noite Bertola!
Eu estava fuçando na minha guitarra (Uma Strato H-S-S)
Percebi que o captador dela tem um som bem agudo e estridente, como antigamente eu usava timbres cheios de graves eu nunca tinha reparado isso, agora estou usando um timbre mais vintage estilo Marshall e tal, e percebi que mesmo equalizando, ele fica com uma característica bem aguda e estridente principalmente nas 4 primeiras cordas. Com os outros captadores isso não acontece, porém se eu colocar o pot de volume mais ou menos em 7 , o captador soa melhor, perde a estridência (dando até pra usar bem com clean). Por que será que isso acontece? Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


vitorrock
É característica da guitarra esse som agudo. Você pode modificar isso trocando os captadores por do tipo "stack".
Ao abaixar o volume vc aumenta a resistência, o que corta as frequencias mais altas. Isso é normal.
Abç

Andre 1991
Membro Novato
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, há um tempo atrás comprei uma Condor Telecaster CT10 coreana. Estou adorando a guitarra. Os trastes dela são um pouco mais altos dos que o que comumente vem nesse tipo de guitarra.
Grato pela recomendação!

Agora, tem uma coisa que está me incomodando que é a parte de bends nela. Parece que a corda arranha muito no traste, dificultando a afinação e tendo que forçar mais ainda pra corda subir.
Qual tipo de regulagem devo solicitar a um luthier para resolver isso? Uma lixada nos trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


Andre 1991
Polimento de trastes.
Abç

KelvinW_
Veterano
# mar/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, estou com uma dúvida tremenda. Seguinte: comprei no começo do ano passado uma Condor CLP 2S usada no ML, e achei q nao precisaria mais de uma guitarra por alguns anos. Porém, a guitarra veio com alguns problemas, e devido a eu na epoca, nao saber mexer no ML, acabei nao reavendo o dinheiro de volta. - como eu poderia ter feito.

Enfim, a guitarra veio com os potenciômetros todos zuados, teve q ser feita a troca deles, e mesmo assim, os q foram comprados pra colocar (o próprio luthier pediu-os), a parte do corpo onde eles vão teve q ser meio que "raspada" pra deixar mais fina, para que os potenciômetros pudessem ser colocados, pra q pudessem entrar. A chave de posição tbm é zuada, não há diferença nenhuma na posiçao do meio para a posiçao "Treble", apenas um pequeno (muito pequeno mesmo) ganho de volume na posição de baixo. Na posição "Rythim" então nem se fala, quando selecionada, a guitarra praticamente perde o volume, uma merda.. Os potenciômetros nao têm muita variação, pois, a maioria só há duas posiçoes que variam o som: No 0 que zera tudo, e daí vc pode deixar em qualquer posiçao até o 10 que nao muda nada.

E ainda, recentemente, a marcação das casas no braço de algumas casas começaram a sair, o luthier deu uma raspada e colada nas marcações e ficaram mais ou menos, eu ainda sinto dar umas rapasdas na Ezinha e B quando dou bends. Mas em vista do q estava antes está ok agora.

Minha dúvida é: O que valeria mais a pena; eu investir na parte eletrica inteira da guitarra, deixando ela legal, como os potenciômetros, chave, captadores tbm, a parte elétrica toda; ou segurar mais um tempo com essa guitarra mesmo pra juntar dinheiro pra comprar outra que realmente valha a pena?

Pelo o q eu sei, as Condor's são muito bem faladas no mercado, então creio que a parte da madeira e etc são boas.


Se valer a pena eu investir na parte elétrica, o que (marca) me recomendaria para comprar pra substituir.

Valeu, espero q possa ajudar.
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


KelvinW_
Cara, quem te vendeu essa guitarra já o fez de má-fé.
Ademais, não entendi porque, se a parte elétrica apresentava problemas graves, não foi inteiramente trocada logo de cara, com potenciômetros Gotoh ou Alpha.
Abç

Paulo_Kotzen
Membro Novato
# mar/17
· votar


Pessoal, eu preciso de uma ajuda. Estou procurando um esquema para minha Telecaster. Existe alguma ligação para que quando eu coloque a chave de 3 posições na posição do meio, os captadores fiquem em série? Se existir, ou alguém souber como faz, por favor podem me passar?Obrigado desde já.

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é, na verdade quando comprei não sabia muito bem o tamanho do pepino que estava nas mãos, só depois que fui ver, o problema é que tbm não confio muito na pessoa que faz os rabalhos por aqui, moro em cidade pequena..
Mas conheço mais um ou outro que podem fazer o serviço..

Se eu quisesse trocar toda a parte elétrica, do que estaríamos falando? Potenciometros, captadores, blindagem, o que mais?

Do que eu precisaria especificamente para refazer a parte elétrica dela? Caso seja mais viável do que esperar para comprar outra guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


Paulo_Kotzen
Não existe. Para isso é necessário uma chave especial de 4 posições. A de 5 serve também...
https://www.google.com.br/search?q=telecaster+4+position+switch&source =lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiD1oa9s8TSAhWDCpAKHbruAmsQ_AUICCgB&biw= 1280&bih=663#imgrc=lWvzjdAzr9AYBM:
KelvinW_
Do que eu precisaria especificamente para refazer a parte elétrica dela?
Troca logo os 4 potenciômetros e a chave...
Abçs

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Saberia me dizer se esse kit cabe numa les paul condor CLT 2S?? E se são confiaveis/originais esse modelo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-795434297-kit-les-paul-4-potenc imetros-gotoh-2-b500k-e-2-a500k-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744395988-chave-seletora-gotoh- modelo-les-paul-dm-20b-knob-preto-_JM

Paulo_Kotzen
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: Paulo_Kotzen
· votar


Entendi, Bertola. Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


KelvinW_
Ambos são produtos de qualidade comprovada.
Abç

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado. É que estava com medo de serem falsos..

Enfim.. Hoje ainda, vou levar num luthier aqui para ele ver se vale a pena eu comprar essas peças para colocar nela, ou se vale mais deixar para comprar outra.

Espero q dê tudo certo, embora ela tenha me dado muitos problemas já, eu gosto rsrsrs, prefiro "tunar" ela do q comprar outra no momento..

Abraço!

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mano, fui falar com um luthier aqui da cidade e ele disse que a esse preço do kit está muito barato e q devem ser falsos.. Sabe me dizer se esses anuncios são produtos legítimos da gotoh??


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707818843-potencimetro-original -gotoh-a500k-logaritmico-_JM#eshop_DOCEMUSICA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-795434297-kit-les-paul-4-potenc imetros-gotoh-2-b500k-e-2-a500k-_JM

Desculpa incomodar tanto.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


KelvinW_
Não me parecem falsos não...
Abç

Juninmw
Membro Novato
# mar/17
· votar


Boa tarde;
Possuo uma Fender Stratocaster Mexican Deluxe Players com CS (fat 50) braço e ponte e um CS (69) Ponte em um show a guitarra veio a perde 70% do som do nda e apresentando ruido agudo na utilização de drivers, infelizmente os luthier mais próximos se encontram a qse 300 km, gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou possa saber qual a possível falha. Por ser longe ja queria um diagnostico um pouco mais preciso do que o Luthier mexer em certas coisas sem a necessidade.

Obg!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


Juninmw
Problemas de aterramento.
Seu luthier deverá fazer uma revisão total da parte elétrica. Seria recomendável também uma blindagem.
Abç

L.K.R
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tudo bem?
Levei minha guitarra no luthier pra uma regulagem geral e troca de nut (coloquei o graphtech tusq). Ficou um pouco porco o acabamento no nut entao queria saber qual lixa preciso usar pra dar uma acabada melhor nos cantos dele. E outra. As 3 primeiras cordas vieram muito duras e as 3 últimas muito macias (demais pra um jogo 010-046) fora bastante trastejamento nas últimas, é algo que eu possa regular ou nao vale a pena? valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


L.K.R
Cara, em 1º lugar acho que vc deve retornar a seu luthier e explicar as suas demandas. Esse é o procedimento que peço à meus clientes (e não cobro nada por isso...).
Abç

Forneria
Veterano
# mar/17
· votar


Grande Bertola, tudo bem?

Você já teve em mãos a Cort MGM (Matt Guitar Murphy)? Poderia me falar de alguma(s) qualidade dela? Ela seria comparável à algum outro modelo de guitarra?

Um grande abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji