【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
GabriaTzzz
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: GabriaTzzz
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não, não são. E muitas vezes achar pivôs iguais é difícil. Sugiro a compra de pivôs novos mas ligeiramente maiores, mas que sejam compatíveis com a "lâmina" da base da ponte. Um bom luthier pode verificar isso.
Se as rachaduras vão de superfície à superfície, até a base da escala, o reparo é bem complicado dependendo da direção da mesma. Não sei dizer qual será o custo total do reparo, se houver...
Abç


- Um puta azar;
- Essas medidas não são universais nem em pontes da Ibanez, ainda mais essa que foi feita pela gotoh...
- Terá que retirar o outro pivô e garimpar em usados e luthier da região, se não encontrar a unica opção que me vem em mente e a confecção de uma por um torneiro. Portanto muito cuidado com a que ainda esta inteira.

a guitarra tem pequenas rachaduras que saem dos parafusos do nut lock que tem atrás do braço as duas percorrem o maple ate a escala na primeira casa isso e muito sério ? Seria difícil o reparo ?
- Sim é sério
- Só examinando... Mas eu me preocuparia, Muito, ainda mais que ela atravessa o braço de traz pra frente até a escala.

Poste fotos da guitarra, principalmente dos pivôs e dessa rachadura do braço na região do lock nut


***

Putz galera parece que vou ter que gastar uma boa grana nessa ibanez.
Outra coisa que esqueci de dizer e que o pivo que quebrou ainda esta no buraco e bem apertado nao faco ideia como tirar agora.

Tentei upar as fotos do braço :

https://goo.gl/photos/4V2123dA1uY9qqP86

Vejam as últimas fotos estao mais nítidas.

Moro praticamente ao lado da Teodoro Sampaio mas estou sem bag , no luthier que deixava minhas guitarra achava bem fraquinho acho quennao deva mecher com coisas serias assim alguem recomenda um bom luthier na teodoro? Vlw

fconde77
Veterano
# jan/17 · Editado por: fconde77
· votar


GabriaTzzz

Pelas fotos dá pra ter uma ideia, mas não sei dizer o tamanho do serviço.
- Me diga se a rachadura é perceptível ao toque?
- não deu pra ter certeza pela imagem, mas vi uma mancha escura entre o acabamento da escala(binding) e o braço... Esta soltando ali?

Provavelmente o serviço será descolar a escala para avaliar se esse braço pode ser restaurado... Isso tudo para tentar preservar o valor da guitarra que esta justamente nas inscrições do head (logo, modelo e serial), pq sem isso, infelizmente, será uma ibanez comum e seu valor cai consideravelmente.

Quanto ao pivô quebrado no corpo, deixe o serviço nas mãos de um bom luthier, pois terá que remover a bucha com o que restou do pivô e essa é uma área bem sensível

Quanto a luthier em SP não tenho como recomendar nehum

GabriaTzzz
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: GabriaTzzz
· votar


não deu pra ter certeza pela imagem, mas vi uma mancha escura entre o acabamento da escala(binding) e o braço... Esta soltando ali?
fconde77

Obrigado pelas repostas.
Entao eu passando a mao com o polegar e o indicador no binding eu percebo que esta mais alto aquela parte.
Atras também da pra sentir de leve as rachaduras.

Pesquisei n internet e achei isso :

http://www.ibanezrules.com/tech/setup/crack_neck.htm

Sera que seria o mesmo processo na minha ?
Espero que sim por que ser tiverem que descolar a escala me cobrarão os olhos da cara rsrs

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


GabriaTzzz
Pode até ser, mas a sua tem uma rachadura longitudinal, que inclusive me deixou mais sismado que essas que saem dos parafusos do locknut. Isso pq provávelmente esta bem na reta onde fica o tensor e por isso imagino a necessidade de remover a escala.

JawsOfLife
Membro Novato
# jan/17
· votar


Olá amigos,

Eu já fiz essa pergunta anteriormente, porém fazem alguns anos e acabei não tomando providências.

Tenho uma Shecter com floyd e todas as peças são (eram) cromadas. Porém com o tempo acabou descascando e eu tava afim de deixar limpo de novo, mesmo que signifique pintar com outra cor.
Meu luthier passou um esmalte em uma parte da floyd, por isso está mais claro.
Como posso pintar essas partes?

http://i.imgur.com/NcmSqUi.jpg

http://i.imgur.com/mVEisFa.jpg

http://i.imgur.com/IICGfqE.jpg

Obrigado pela ajuda novamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


GabriaTzzz
Cara, a partir da minha experiência, esse braço não é mais confiável... Essa rachadura tem à ver com o tensor, e, sendo longitudinal ao braço, é difícil consertá-la. Qualquer alteração no tensor alterará a mesma, deixando o braço instável.
A rachadura mostrada no site da Ibanez é de natureza diversa e de fácil resolução.
JawsOfLife
Isso é serviço para profissional da área de metalúrgica e a pintura tem que ser eletrostática. E isso não é barato... Peças como o "lock nut" devem ser trocadas (é mais barato).
Abçs

JawsOfLife
Membro Novato
# jan/17
· votar


Isso é serviço para profissional da área de metalúrgica e a pintura tem que ser eletrostática. E isso não é barato... Peças como o "lock nut" devem ser trocadas (é mais barato).
Abçs


Não tenho como pelo menos dar uma limpada? Os carrinhos ficaram bons depois do esmalte.

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


JawsOfLife

Limpar vc pode, use uma escova de dentes com um pouco de WD-40 apenas, seque bem para tirar os exeços e nada mais.
Passar esmalte só vai disfarçar por um tempo pq vai soltar...

JawsOfLife
Membro Novato
# jan/17
· votar


Tá ok. :(

Vou ver se arranjo algum contato de alguém pra pintar.

Obrigado!

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Fala ae pessoal!!!

Tenho uma guitarra Cort Kx5 Frft (ponte tremula) e neste momento estou querendo efetuar a troca dos captadores dela, antes eu estava quase decidido a colocar agora captadores ativos, mas após algumas opiniões já não tenho tanta certeza.

Além da guitarra eu tenho uma pedaleira da boss ME-25 e uma caixa da bourne Vorax 1050-50w.

Bom, o que eu quero?!

Eu busco um timbre que me permita maior peso para harmônicos artificiais quando for tocar algo mais pesado e ao mesmo tempo me de um bom retorno em Rock, RockBlues etc.

Inicialmente eu estava vendo os captadores importados como EMG, Seymour Duncan e talz, quando achei os captadores Tesla AH-3 (ativos) que tem um preço bem mais atraente e aparentemente a qualidade é similar aos citados antes.

No entanto como disse, recebi sugestão para aquisição da captação da Malagoli, e vi também uns sergio rosar...

AI eu gostaria da opinião de vocês sobre se seria benéfico upar essa guitarra com os captadores ativos, ou temos possibilidade com os passivos para obter o som esperado.

Segue abaixo as especificações da guitarra:

Especificações:

- Bolt-On / 25.5"

- Corpo em Basswood com friso

- Braço em Hard Maple Canadense

- Escala em Rosewood

- Captação Motherbucker MB-2F / MB-2R (H-H)

- Tarraxas Diecasting

- Ponte Tremolo Double Locking

Desde já agradeço a todos!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
Eu busco um timbre que me permita maior peso para harmônicos artificiais quando for tocar algo mais pesado e ao mesmo tempo me de um bom retorno em Rock, RockBlues etc.
Com qualquer boa guitarra, equipada com bons capts (e não obrigatóriamente ativos), e com um bom amp valvulado e pedais vc consegue isso...
Basta pesquisar, estudar o equipo e timbrar corretamente.
Abç

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas você acha que eu teria problemas em alterar o circuito de passivo para ativo na minha guitarra que mencionei acima?!

OU seria também plausível caso seja de fato minha intenção?!

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
Escreví isso no outro tópico que vc postou:

Mudar captador é a solução nesse caso? Talvez sim, talvez não...
O que vc quer, todo mundo quer. Você é que não sabe como atingir isso com o seu equipamento (que não é ruim), e colocou na cabeça que a culpa é dos captadores.... E acha que só por serem ativos captadores vão te fazer tocar como o Zakk Wilde. Equívoco.
Seu amplificador não é ruim, mas, provavelmente está mal timbrado, sua guitarra está desregulada e com cordas velhas e principalente duas coisas: Sua pedaleira não está programada à contento e você não tem experiência. Simples assim.
No último domingo minha banda fez um show em São Gonçalo, em um bar simpático, mas com equipamento tôsco (Meteoro....). O guitarrista da minha banda levou a sua guitarra Les Paul Wlaczak, seus pedais e fazia harmônicos e tocava com um timbre limpo excelente (para os amps utilizados) e não usou nenhum captador ativo, pedal valvulado ou importado de R$ 600.... Ele sabe tocar, ele sabe timbrar o equipo, mesmo que o amp seja fuleiro.
Ou seja: Consulte um bom luthier para deixar sua guitarra mui bem regulada e estude seu (bom) equipo, desenvolva sua técnica e estude o timbre. Em princípio não precisa mudar nada. E, mesmo que tenha, como os foristas acima observaram, consulte o site da Sound/Malagoli.
Abç

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito Obrigado cara!!!

Vlw mesmo!

Ramsay
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
A sua guitarra Cort KX5FR como a maior parte das guitarras que a Cort fabrica é muito boa.
Não sei se vc sabe mas, a Cort é subsidiária e pertence a Ibanez.
E os captadores Motherbucker costumam ser bons, mas, nem sempre, depende do modelo.

Mas, se vc quiser melhorar o som dessa guitarra, que já tem captadores razoavelmente bons, o único jeito é colocar captadores ativos, sejam da EMG ou da Seymour Duncan.

viniu
Membro Novato
# jan/17
· votar


ola pessoal, tenho uma gianinni strato ggx 1hh, e antes de ontem coloquei cordas 0.10 nela, e a sexta corda está trastejando em praticamente todas as casas, ja aumentei a altura dela na ponte, está no maximo que consegui e mesmo asssim continua trastejando, o braço está reto, ja fiz a regulagem do tensor, segurando a corda no 1 e 17 traste há um pequeno espaco entre os trastes 7 e 9, um espaço que da pra passar um cartão de visitas, então creio que esteja normal. O que poderá ser?

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


viniu
Pela informação que o trastejamento começõu depois da instalação de cordas novas, provávelmente a guitarra precisa de uma regulagem do tensor... e como vc também mexeu nos carrinhos da ponte sua guitarra também vai precisar regular as 8º.
Leve a um luthier!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


viniu
Pode ser que sua guitarra esteja precisando de um "rebatimento" de trastes, o que é muito comum em guitarras de baixo custo.
Abç

artplas
Membro Novato
# jan/17
· votar


Olá. Outro dia vi uma madeira de amendoeira da praia cortada na rua e achei muito bonita a madeira de coloração avermelhada e veios que lembram o cedro e o mogno muito usadas na confecção de guitarras e violões. Levei um pedaço para casa para testar o corte e o aparelhamento e gostei do resultado. É uma madeira de densidade moderada e rígida para curvatura. Gostaria de saber se existe algum tipo de estudo na área para verificar a acústica (resposta sonora da madeira) e a viabilidade no uso para fabricação de instrumentos musicais. Como disse, a primeira vista é atrativa, e se comprovado a existência de qualidades desejáveis na acústica dessa madeira, ficaria bem mais barato a confecção de uma guitarra de qualidade a baixo custo, visto que o preço do cedro e do mogno são quase proibitivo.

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


artplas
Não conheço nenhum estudo e nunca vi usar essa madeira para guitarra. O que posso dizer e vc deve ter notado e que uma madeira com muita resina(por esse motivo muito resistente a água) e isso sim pode afetar o resultado na confecção de guitarras.

Insufferable Bear
Membro
# jan/17 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Essas lixas pra fazer os buracos numa pestana são caras, existe alternativa barata?

Eu vi um cara fazendo uma lixa dessas com um apalpador de folgas, mas não quero foder com as ferramentas do meu pai, se for a melhor opção eu compro outra.

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


Insufferable Bear

Essas lixas pra fazer os buracos(sulcos) numa pestana(nut) são caras, existe alternativa barata?

Eu vi um cara fazendo uma lixa dessas com um apalpador de folgas( calibre de laminas), mas não quero foder com as ferramentas do meu pai, se for a melhor opção eu compro outra.

De modo geral a maioria das ferramentas usadas em luthieria são caras, tanto que muitos luthiers adaptam ou fabricam suas próprias ferramentas.
Mas pode procurar na internet e ver se vale a pena adquirir a ferramenta.

http://luthierexpress.blogspot.com.br/
http://www.ferramentasparaluthier.com.br/
https://www.soluthier.com.br/
http://lista.mercadolivre.com.br/ferramentas-para-luthier

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


artplas
Madeiras para confecção de instrumentos TEM QUE TER certas características físicas específicas. As demais, não são boas para esse míster.
Não conheço essa madeira, nem nunca ví nenhum colega meu usá-la, portanto, eu simplesmente a descartaría para isso.
As características necessárias são:
Densidade, variando entre 0,37 a 0,63 g/cm³
Velocidade de propagação, de
3456 a 5053 m/s
Decaimento logaritmo baixo
Elasticidade na flexão estática e resistência à rupturas e rachaduras ao secar
Grã direita e textura fina.
Abç

Shinigami_
Veterano
# jan/17
· votar


Olá, Bertola, boa noite

Gostaria de saber se é possível instalar binding no braço e no headstock de uma guitarra com braço parafusado.

Vale a pena? O custo é alto? Poderia me falar um pouco da sua experiência sobre o assunto?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Shinigami_
Possivel, é...
Mas o custo é alto e não acrescenta nada ao instrumento em termos reais.
Abç

PrettyExtreme
Membro Novato
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Tarde!
Dá pra modificar o tamanho da escala, sem ter que mexer nos furos da ponte?
Dá uma sacada nessa foto: Foto
Redimensionar a escala de modo a não ficar lacuna entre a moldura e a escala, é possível?
Mas digo redimensionar toda a escala, e não apenas o finalzinho dela.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


PrettyExtreme
Não.
Abç

38721055
Membro Novato
# jan/17
· votar


Grande Bertola! Tudo bem? Dúvida rápida:

Na blindagem de um instrumento, com fita de cobre por exemplo, é necessário alem de soldar um fio no cobre em cada cavidade colada, um fio na saída do aterramento do circuíto (na carcaça de um potenciometro por exemplo)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


38721055
Sim, é.
Abç

38721055
Membro Novato
# jan/17
· votar


e esse fio pode ser de qualquer diametro? Pode ser bem fininho? Ou quanto mais grosso o fio, menor o chiado? (nao entendo nada de eletrica kkk)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji