【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


fconde77
Jack_Wildman
Exatamente....
Até porque, não há padronização disso...
Abçs

Jack_Wildman
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Jack_Wildman
· votar



fconde77
Leve a guitarra e teste na hora.



Mauricio Luiz Bertola
Exatamente....
Até porque, não há padronização disso...
Abçs


Obrigado pela ajuda, pessoal. Na minha cidade na verdade não tem nada além de seus 15 mil habitantes, tudo que peço é pelo correio. Já a cidade ao lado, São José do Rio Preto, só tem tamanho e bosta grossa, pois lá os lojistas de instrumentos tem menos peças do que vendedores comuns que compram na China e vendem no Mercado Livre, e em tempos de internet não possuem sites decentes e o atendimento online é precário.

fconde77
Veterano
# mai/16 · Editado por: fconde77
· votar


Jack_Wildman


Já a cidade ao lado, São José do Rio Preto, só tem tamanho e bosta grossa...
Ri aqui mesmo entendendo o que vc quis dizer.

A alternativa seria comprar o conjunto, bucha e alavanca e substituir, como esse a venda no Mercado Livre... Mas já avisando que vc terá que desmontar e tirar a bucha, medir tanto a bucha quanto o respectivo buraco onde ela estava instalada na mesa e encontrar uma na internet compatível para troca.

Depois desejo sorte pra montar a ponte e regular sua guitarra novamente, pq Floyd Rose é osso!

Tonho Cruz
Veterano
# jun/16 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Olá! Amigos, a minha dúvida não é exatamente sobre luthieria. É sobre fonte e pedais. Como sei que muitos aqui dominam a eletrônica dos pedais, eu gostaria de saber se uma fonte da Zoom de 9V e 300mA pode suportar dois pedais Joyo. Um é o Distortion e o outro é o Vintage Overdrive. Há risco de avariar os pedais ou a fonte?

Agradeço muito.

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ola! Ja faz um tempo q estou querendo "splitar" meus captadores ( humbucker com 4 fios), porem recentemente eu vi uns kits para montar a "fiação" Jimmy Page e fiquei interessado....

Alguém aqui ja usou um desses kits, ou ja fez a "ligação jimmy page"???...
Sabem me dizer os pos e contras???

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Tonho Cruz
Cara, se essa fonte não for para pedais, evite...
Luis A.
O único "contra" é que em certos captadores a fase "single" fica sensivelmente mais baixa que a fase Hb.
Abçs

Tonho Cruz
Veterano
# jun/16 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta anterior. A fonte é de uma Zoom G1.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Tonho Cruz
Se for balanceada, pode...
Abç

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, eu estava na duvida pq havia visto num vídeo um cara jurando por tudo q é sagrado q um humbucker splitado fica afetado msm no modo Humbucker, ou seja, se eu gosto do modo humbucker original, é melhor nao mexer.

Essa afirmação nao fez muito sentido pra mim, mas como sou leigo fiquei na confuso... Vc sabe como é, internet é cheia de informações contraditórias e duvidosas, alem de carinhas querendo fazer polemica... Precisamos sempre pesquisar mil fontes e comparar oq cada um nos diz....

Estou realmente interessado em comprar um desses kits pre-montados para o esquema Jimmy Page... vamos ver se eu consigo encontrar isso por aqui, ou se terei de comprar os componentes separados.....

Muito obrigado pela resposta!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
Preste atenção e pesquise quais os melhores capts para fazer isso, pois uns se comportam melhores que outros para esse míster...
Abç

Tonho Cruz
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não encontrei a definição de fonte balanceada em lugar algum. Qual seria?

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Tonho Cruz
São as que possuem um estabilizador interno, que tem a função de transformar a tensão de corrente contínua ondulada resultante da transformacão (no retificador) da corrente alternada de entrada, em corrente contínua pura. Se isso, os pedais (e outros equipos sensíveis) são submetidos à um "esforço" (para qual não foram projetados) que produz, desde ruídos e chiados, até queima do circuito (o que é comum).
É por isso que utilizar "gambiarras" e fontes "tabajara" pode resultar em sérios prejuízos.....
Abç

Luis A.
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Luis A.
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Os meu caps ate q são adequados para este tipo de ligação...

Vc q tem experiencia na área, diz q fazer a ligação estilo Jimmy Page ( splits, series/paralelo e fase/fora-de-fase) é um procedimento comum? Qualquer bom luthier faz isso??

Ou vc acha melhor, ate pela qualidade dos componentes, eu procurar um kit pre montado como os da 920D???

Minha outra duvida é quanto ao modelo dos pots. Estou querendo fazer essa alteração em uma SG, qual seria a dimensão mais adequada do potenciometro??? Será q se eu comprar um kit pronto para lespa, corro o risco de ele não servir na SG????

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
Comum não é. Mas qualquer bom luthier faz, embora seja muito trabalhosa ( e isso afeta o custo da mão de obra).
Os pots para LP e SG são os mesmos, de rosca longa.
Abç

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é, eu q sempre morei no interior nunca vi ninguém com essa ligação ... Mas vou dar um jeito de ir na capital pra olhar isso rsrsr...

Por enquanto vou continuar pesquisando, parece q há variações do esquema de ligação, quero entender melhor isso ...

Muito obrigado, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
Cara, na prática um sistema com 2 "push-pulls", um para cada captador, funcionaría bem. Creio que o restante do sistema, com as alterações de fase, são meio que "preciosismos"...
Abç

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Confesso q meu interesse inicial era apenas os 2 push-pull para split, mas depois comecei a desejar a opção de defasar tmb... uso quase sempre som limpo e gosto de funk....

Pelo q vi ate agora a opção q menos me interessa é a de colocar os 2 humb em series, pois ate onde estou entendendo, isso me dá um som super cheio q vai gerar um contraste de volume enorme com os modos single. Mas talvez possa ser interessante modo fora de fase...

Ja q estou pensando em mexer, é melhor eu mudar tudo de uma vez, se não a curiosidade vai me fazer gastar mais depois rsrsrsr

Aqui no forum há boas dicas pra comprar no exterior, um kit desses pre-montados está me parecendo vantajoso pois vem com componentes de boa qualidade num valor bem melhor do q tenho visto no ML...

Vou estudar as opções com calma, e ver oq está ao meu alcance rsrsrsr
Valeu, abraço!

Rafboldo
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite a todos!
Me desculpem se eu estou no tópico errado, mas queria saber, como que faço para você consertar minha guitarra? Sou de São Gonçalo - RJ, e no ano passado, comprei uma Epiphone Les Paul Standard, e desde sempre, as cordas D e A, arrebentam na ponte! Já troquei ponte, já deixei lixarem os carrinhos, e já levei em três amigos que prometeram consertar, mas não conseguiram! Estou frustrado, pois toco com frequência, e estou gastando muito dinheiro com cordas! E toco sempre com aquela preocupação e torcida, pra nenhuma corda arrebentar. Não sei como lhe enviar mensagem privada, por isso decidi usar o fórum, me desculpem se utilizei o espaço errado! Mas se puder, gostaria muito de contar com os seus serviços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Rafboldo
Cara, esse tópico aqui é para eu dar dicas e sugestões e trocar idéias com os membros do Fórum, não para propaganda minha....
Abç

Rafboldo
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Em momento nenhum eu fiz propaganda sua, já acompanho e leio bastante o fórum, e sei que resido em uma cidade próxima a sua e devido a isso, eu gostaria de saber se é possível, você realizar o reparo em minha guitarra.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


Em momento nenhum eu fiz propaganda sua
mds, ele falou que não pode fazer propaganda dos serviços dele cara, só isso, vamos interpretar o texto

quanto ao seu problema, além de lixar os carrinhos da ponte, jogue um pouco de pó de grafite neles antes de colocar a corda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Rafboldo
Eu sei que vc não fez.
O lance é que não quero "dar margem" a certas pessoas de má índole que eventualmente aparecem por aqui a falarem bobagem...
De qualquer forma, te agradeço, e, na internet tem meu contato se vc assim quiser
The Man Who Sold The World
Pode não ser apenas isso....
Abçs

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola Bertola, como estive conversando com vc, estou pensando em por a ligação Jimmy Page na minha guitarra.... Mas olhando alguns diagramas aqui, eu fiquei com duvida quanto aos capacitores...

O diagrama da SD possui dois de 047uf
O diagrama da All Parts possui dois de 022uf
E achei tmb um diagrama Jimmy 50s style q tem um de 022uf pra ponte e 015uf para o braço...

No manual q veio junto com os meus caps, ha ilustrações onde humbuckers de 1 condutor usam capacitores de 22 e os com 4 condutores de 47uf, isso me deixou ainda mais confuso....

Qual capacitor vc acha q seria o mais adequado?? Por que??

Valeu, abraço!

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
da uma olhada nessa pagina
tem bastante informação, mas o principal é que é uma questão de gosto, quanto menor o valor, menos ele vai filtrar os agudos, depende do seu captador (se ele puxa mais pros agudos ou graves e claro, do timbre que tu procura pra determinada guitarra, as caracteristicas sonoras dela e tal)

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


The Man Who Sold The World

Cara, eu ate havia lido essa postagem, to ate pensando em pegar um capacitor desses tipo PIO. Mas as variações de valores q vi em alguns diagramas, ainda por cima todas pra humbucker, q me deixoou confuso...

Mais tarde vou dar uma olhada nos q estão atualmente na minha guitarra, talvez eu mantenha o msm valor...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
Com 0.047uF vc tem um corte maior de agudos que com os de 0.022uF.
Abç

Guitar Shadow
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Guitar Shadow
· votar


Ola Bertola, estou com seguinte problema com a minha squier strato califórnia series, as cordas Mizão e Lá soam mais baixo que as demais principalmente no captador do braço, com drive até que vai, mais clean fica quase inaudível, o captador tem a altura dos polos diferentes, o que posso fazer para resolver esse problema?
Obs; Meu ampi é um vox pre-valvulado de 60wts e as cordas são 0,09 novas, tenho uma Ldt e não tem esse problema!
Obrigado pela sua Atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Guitar Shadow
1ª coisa: Aumente a altura do capt em relação às cordas. Se isso não resolver, abra o escudo e verifique as ligações. Se tudo estiver certo, troque o encordoamento por um de qualidade, de preferência 0.10.
Se o problema persistir, consulte seu luthier.
Abç

enigmabox
Veterano
# jun/16
· votar


Dr. Bertola,
Tenho uma duvida, não sei se já testou, estes captadores single coil tradicionais de 54 a 69 da Fender, a construção é parecida , uns feitos com alnico II e os mais recentes com alnico V, numero de espiras e impedância alteram entre os modelos, já testou estes modelos e houve muita diferencia tonal em um determinado amplificador?
Sei que a quantidade de espiras muda a amplitude do sinal basicamente, mais em alguns casos não alterou o timbre. Todos testados em uma mesma guitarra.
Pergunto isso por estou experimentando construir alguns single coil com alnico V, tentando seguir ao maximo a especificação da Fender/Seymour D. e reinrolando outros captadores de terceiros.
Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


enigmabox
Quanto maior o nº de espiras, maior a saída e maior a resposta de graves, nesse caso, altera o timbre sim.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji