【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# mai/16 · Editado por: fconde77
· votar


GuitarHome

Eu tive poucas guitarras com pontes Floyd Rose,no máximo umas 3... e todas em todas teve uma vez que desmontei limpei e montei novamente e posso dizer que se tratando de pontes FR nenhuma delas era 100% igual a outra, sempre tinha uma coisa ou outra diferente, por isso desmontava e procurava arrumar em uma superfície montando como uma imagem explodida e tentava gravar na memória essa imagem para montar novamente.

Em se tratando de FR da Ibanez encontramos muitas configurações e desenhos diferentes, então acredito que essas molas sejam um peça bem particular.

Como falei anteriormente, acho que essa mola fica entre a cabeça do parafuso e essa peça em destaque na parte de baixo da ponte e a função seria manter manter o "bloquinho" na posição com a tensão da mola pra não cair, sair do lugar ou soltar.

Não se isso vai ajudar agora, mas tem duas imagens explodidas dessa ponte que pode ajudar você a tirar essa dúvida.

http://resources.ibanez.com/resourceservicehost/images/Ibanez/web/supp ort/helpPage/2lowprobreak.jpg

http://www.ibanezrules.com/images/parts/edge_diagram.jpg

GuitarHome
Veterano
# mai/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


fconde77
A que peça em destaque da foto você diz? Se for a pecinha vermelha, ela serve apenas para "aconchegar" a corda e guardar ela ali, podendo aliás até colocar a corda sem retirar a bolinha.

Problema que Ibanez é mó confusão, milhões de pontes e todas com nomes semelhantes. Esses dois esquemas das fotos que você mandou são de outros modelos, também japoneses.

Por enquanto toquei com a guitarra normal e aparentemente tá ok, segurando bem mais a afinação depois que lubrifiquei toda a ponte, saddles, pivôs, desmontei, remontei e coloquei um jogo de molas Gotoh PSP novos.

Único problema é que fui regular as oitavas, ficou ok no afinador mas no ouvido não achei (cordas novas e afinador da Zoom G5), amanhã vou tentar ver pelo afinador do Guitar Rig 5. Um ou dois parafusos das oitavas estão espanados, então não tenho muito o que fazer nesses, pelo menos se tiver fora a afinação é um micronesimo de tom, pena que sou tão chato e perfeccionista pra isso.

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome

como falei essa mola deve ser para manter a tesão no bloco com a corda solta, ainda mais que vc não sentiu diferença no uso.

Oitavas são complicadas até a corda estabilizar 100%, em FR mais ainda.
Vá tocando e vá aferindo a afinação e ajustes de 8º regularmente com um mesmo afinador que confie.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


fconde77
Oitavas são complicadas até a corda estabilizar 100%, em FR mais ainda.
Essa é mais uma desvantagem das pontes tipo FR: a dificuldade de ajuste rápido das 8ªs...
Abç

fconde77
Veterano
# mai/16 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Por isso travava as minhas com a técnica do trinco... Facilita a troca de cordas, limpeza da escala e da própria ponte, sem falar que decidia quando ele ficaria flutuante ou não... O inconveniente e o uso de apenas 2 molas.

Hj tenho uma Ibanez S770 com a ponte ZR II e não tenho problema nenhum com ela, pelo contrário até gora só elogios.

- O parafuso pra ajuste das 8º e deslocado para esquerda, assim não preciso forçar a corda nos saddles pra ter acesso aos parafusos com a chave.
- A mesa não tem o atrito de metal contra metal, ela flutua sobre um eixo em cada pivô. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/d/d1/IbanezZR.jpg/220p x-IbanezZR.jpg
- Regulo a tensão das molas de forma rápida e fácil,sem ferramentas e sem abrir a tampa traseira.
http://goo.gl/L7oHp3

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


Pessoal, qual a diferença entre um bom bag e um case?
Por exemplo, eu tenho um bag bem reforçado, duro nas laterais, com bastante proteção do lado de fora e dentro, e fico pensando se devo comprar um case ou não, até porque fui olhar o preço dos cases e não é muito barato...
Fico nessa duvida, se tem alguma diferença gritante entre eles.
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


fconde77
Técnica interessante!
leoavilaleo
Não tem tanta assim não nesse caso...
Abçs

fconde77
Veterano
# mai/16 · Editado por: fconde77
· votar


leoavilaleo
- Bag: A favor o peso menor e a praticidade, mas perde em segurança no transporte para viagens onde tem que colocar num bagageiro junto com outras malas e também na proteção térmica.

- Case: Peso maior, meio complicado pra carregar mas é muito mais seguro, inclusive podendo manter a temperatura e umidade sem muitas variações... (Isso se vc não colocar o case debaixo do sol).

Já tive alguns cases que acompanharam alguns instrumentos que comprei e vendi todos por conta do volume, hoje tenho apenas um case pra todas... Elas expostas num suporte de parede, mas estou com planos de encomendar um armário suspenso, vai reduzir o trabalho de manutenção (troca de cordas e limpeza frequente).

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
O que me preocupa de verdade é questão da temperatura mesmo, aqui no sul tem dias que é absurdamente frio e esquenta do nada ou vice versa... Por exemplo: tem feito frio ultimamente e sempre que eu tiro a guitarra do bag ela ta gelada, tenho medo de envergar a madeira, sei la...

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


leoavilaleo

Não se preocupe com isso, se a madeira estiver seca não vai prejudicar...

Imagina as guitarras feitas em outros países com umidades e temperaturas bem diferentes das nossas, viajam de navio ou avião e passando por muito mais variações térmicas que essas.

Se serve de consolo, aqui no rio a variação de temperatura esta entre 15 e 20º... A noite fica entre 15 ~ 18º, durante o dia 30~35º.

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Aqui vai de 5ºC até 20ºC IHUEASIHUAES
Valeu pelas respostas gurizada!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


leoavilaleo
Se mantiver dentro do bag ou case, não tem problema...
Abç

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Onde trabalho tem uma escola de nível médio com uma sala de música e uns dias atras me pediram pra ver uma Washburn X-Series que estava encostada a mais de um ano, fiz a lista do que precisava comprei e coloquei ela pra novamente pra funcionar.

Quando estava indo embora me mostraram um baixo Condor XB24(ativo) que também estava parado... Aparentemente sem motivo, mas depois vi que os potenciômetros estavam todos soltos, provavelmente pq guardaram o baixo no bag com as cordas para baixo com um teclado em cima.

Prendi novamente os potenciômetros, apliquei limpa contato e troquei a bateria que tava zerada, mesmo assim acabei condenando o potenciômetro de volume que tava bem judiado.

A questão e que pediram agora pra dar uma geral no baixo e dessa vez, diferente da guitarra, não me atentei aos modelos e valores.

Como o baixo é ativo estou em dúvidas do valor... Aposto que seria um Logarítmico "A" de eixo longo, mas não tenho ideia do valor por ser um circuito ativo que não conheço. Você saberia dizer qual modelo desse potenciômetro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


fconde77
Geralmente esse circuito é "ativado", e não ativo.
É fácil verificar isso, pois nos verdadeiros circuito ativos o captador é alimentado pela bateria e nos "ativados", apenas o circuito o é.
No caso de ser um circuito "ativado", o pot de volume é 500KA.
Abç

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw... me poupou um bocado de tempo.
Confesso que pois de trabalhar o dia todo e ter ficado por +- 2 horas acertando a guitarra estava cansado e louco pra ir embora que e nem reparei muito como eram as ligações na cavidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


fconde77
Não foi nada...
Abç

GuitarHome
Veterano
# mai/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


fconde77
Deve ser isso mesmo cara. No começo fiquei receoso pelo fato de não ter colocado essas molinhas, não sei se a longo prazo isso pode prejudicar alguma coisa. Mas uma coisa é certa, que diferença do c@r&!h0 fez essa manutenção que eu fiz na ponte dela. Ela não desafina por nada agora. Uma coisa que achei legal, apesar de eu não usar muito, mas mesmo alavancando bastante para trás (tensionando as cordas) a afinação se mantém na mesma, não sobe um tiquinho. Em outras pontes que tive e testei, a afinação subia sempre uns micro tons dessa forma, e só voltava ao normal se eu alavancasse para baixo novamente. Em questão de estabilidade ficou show de bola.

A alavanca dela é de pressão, só que já estava toda frouxa e com folgas. Peguei a haste dela, retirei as duas buchas (chato conseguir isso, mas depois que pega as manhas é rápido) e dei uma voltinha, sem as buchas, na própria haste, de papel alumínio. Depois coloquei as buchas novamente e pronto. Sem folgas, ela para onde eu quero agora, e não ficou hiper dura para mexer, ficou bem suave o movimento. Show de bola.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome
Apenas regule a sua guitarra e teste...
Acho que vai ficar legal.
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa tarde amigos. Sou leitor assíduo deste fórum há 08 anos e posso lhes dizer que NADA prestou. Caso queiram, realmente, o entendimento de luthieria aqui não lhes cabem as respostas. Acharão por estas palavras somente o EMPIRISMO ou, pior, condutas inadequadas ao que se pretende podendo lhes encaminharem aos GASTO FINANCEIROS ou a completa injúria do equipamento. Ao que me parece, as opiniões postadas por aqui não têm embasamento prático e SOMENTE teórico, alicerçadas profundamente em pesquisas da internet ou informações de terceiros. Procurem por outros blogs mais relevantes. Seguindo as "dicas" deste fórum somente perdi tempo e clientes.
Antes que me critiquem, poderei postar fotos e áudios ("antes e depois") de procedimentos que envolvem alterações propostas por usuários (citarei nomes e datas se quiserem), bem como a correta modificação feita por mim, tanto em pedais, amplificadores e instrumentos de corpo sólido. Dependerá da opinião de vocês. Att Eduardo.

Calime
Veterano
# mai/16 · Editado por: Calime
· votar


enquantofreudexplica

Kra, deixa de ser mané!

Se não vê nada proveitoso aqui, e está lendo a 8 anos, me desculpe, mas vc não tem amor ao seu tempo e nem a sua vida. Em respeito a eles, recomendo fortemente parar de gastar tempo a toa com algo que não lhe acrescenta em nada.

Sugestão: que tal começar mostrando a cara? Alguém que precisa de um pseudônimo para se esconder não tem condições morais de criticar algo/alguém. Anonimato é coisa de covarde.

Melhoras!

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


enquantofreudexplica

Acho que isso não caberia postagem aqui, mas gostaria de receber esses registros completos(com nomes e datas) que vc tem.. por favor me envie por MP.

Quanto as dicas postadas em qualquer fórum cabe a quem lê usar o senso e o discernimento para analisar se isso é valido e caso siga essas instruções e de sempre sua responsabilidade...

Quanto a ser leitor a 8 anos e não ter aprendido nada aqui só posso lamentar e dizer que comigo isso não aconteceu

P.S.: O cadastro com esse nick tem apenas 3 anos... Qual nickname usava nos 5 anos anteriores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Seguindo as "dicas" deste fórum somente perdi tempo e clientes.
Problema seu... Incompetentes não se criam....
Só se atinge um certo estágio profissional se se estuda e se pratica....
Calime
fconde77
Não há a necessidade de polemizar com que nada tem à oferecer...

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/16
· votar


Calime
Continue na sua ignorância.

fconde77
Eu respeito as suas opiniôes. Enviarei por MP alguns arquivos que tenho. A propósito, dá certo o trinco???

Mauricio Luiz Bertola
"Só se atinge um certo estágio profissional se se estuda e se pratica...."
A prática é soberana. Infelizmente, neste ramo, os custos e a escassez de conteúdo teórico fidedigno de fácil acesso o impedem de ser questionado. Estudar por aqui é enganarmos... professor...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


enquantofreudexplica
Não, não é.
Gastei muito de tempo e recursos estudando com os luthiers Simões, Sérgio Buccini e ouvindo muito e indo à oficina do Eliézer Lara. Adquirí livros importados em inglês e francês e estudei-os com afinco enquanto praticava (e errava também), participei de mesas de debate em encontros (tem o vídeo na Internet),e volta e meia encontro colegas luthiers (como o Samuel Martins de Nova Friburgo) para debater, aprender, fazer certos procedimentos e etc.
Estou muito longe de me comparar à esses luthiers que citei acima (e outros), mas aprendi com eles o suficiente para ter um nome no mercado, músicos que possuem instrumentos construídos por mim e, principalmente amigos...
Se você não conseguiu isto, como aliás você mesmo afirma acima, a culpa não é deste tópico, nem das pessoas que aqui frequentam...
Aliás, como considero essa discussão improdutiva e irrelevante, encerro minha participação.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Mais uma coisa, meu caro: a leitura desses textos não compete com a data da inserção do cadastro. Como você bem sabe, há de se procurar em outros nichos certas informações... um abraço!!!

Calime
Veterano
# mai/16 · Editado por: Calime
· votar


enquantofreudexplica

Ok, desculpe, não sei se percebeu, mas de fato não pedi a sua ajuda para me "esclarecer" sobre algo. Até pq luthier hj pra mim, só se for para construir algo do zero; manutenção e reparos básicos já faço a algum tempo, não só nos meus instrumentos, mas tbm de amigos e próximos. Não me considero luthier, pq não construo, só faço reparos simples e manutenção/regulagem.

De certo tenho muito ainda a aprender, seja aqui no fórum ou não. Se quiser contribuir com algo válido e produtivo, seja bem vindo, mas já percebi que a intenção não é essa.

Ah, e se está perdendo clientes, "que pena"....tomara que todos consigam informações, seja aqui ou em outra fonte, e tirem mesmo o serviço de certos luthier que existem por aí.....antes um serviço marromeno feito por nós mesmos que um marromeno feito por alguém que se intitula luthier, mas na verdade não passa de um engodo e ainda cobram pra fazer "meia boca".

P.s.: Kra, vai arrumar o que fazer....deve tá sem serviço e resolveu vir aqui descontar as mágoas....

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/16
· votar


Calime
Para não interferir neste tópico, peço para que as nossas opiniões NUNCA se defrontem por aqui. Muito Obrigado.

GuitarHome
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É o que eu tô fazendo e estou curtindo demais a guitarra agora, ficou show de bola, guitarra legal pra caramba, não tinha curtido muito ela desde que comprei.

Obrigado pelas dicas!!

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome
Excelente cara!
Bons sons...
Abç

Calime
Veterano
# mai/16
· votar


enquantofreudexplica

Ok, sem mais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji