【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Mr. Slow Hand
Difícil não é; qualquer um com certa habilidade faz. O problema é que a guitarra terá que ser re-regulada e, em alguns casos a pestana, adequada (sua altura), e isso requer experiência...
Abç

fconde77
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah,
tegiverse
???

kkk, vez ou outra o Bertola solta uma dessas... eu só fico rindo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


fconde77
Sou professor cara... E... Modéstia à parte, sou bom nisso...
Amplexos!

andeeer
Membro Novato
# mai/15
· votar


Boa noite pessoal, em especial aos caros que opinaram sobre meu problema ontem..

Pedi algumas horas ao meu patrão hoje e levei a teleca em um luthier da região metropolitana de Porto Alegre, recomendado por um amigo.

O cara me cobrou R$ 120,00 pra fazer a regulagem e, segundo ele, pra que eu consiga uma ação mais baixa vai ter que dar um "passe" nos trastes.

Ele disse que o braço aparentemente estava com o tensor regulado e o problema estaria nos saddles. Pergunto: Mesmo com os saddles na altura máxima permitida pelos parafusos?

Segundo ele o braço não está torno também!

O Nut (segundo o luthier) também está ok. Por falar nisso, vocês acham que seria bom trocar o de micarta por um de osso?

Só fiquei encucado com o passe nos trastes (leia-se rebaixar os trastes).

Vamos ver no que da. Pego ela na segunda a noite.

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Tenho uma carcaça de guitarra, e um captador single. É possivel ligar o tal captador direto no jack, e fazer uma guitarra sem tone, sem volume e sem chave seletora?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


andeeer
Dar "passe" em trastes só se justifica se os mesmo estiverem desgastados ou com marcas. Na maior parte dos casos só há necessidade de "rebatimento" de alguns e polimento (em todos).
Não vejo necessidade de troca de pestana.
Se os carrinhos da ponte estão no máximo (o que é incomum numa telecaster), há que se verificar o angulo do braço.
DoisUm
Sim, é.
Abçs

andeeer
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: andeeer
· votar


Caro Mauricio Luiz Bertola
Na sua vasta experiência, partindo do ponto que o nut esta com a altura adequada para os trastes (jumbo) e que o calibre das cordas é 0.10, o tensor esta ajustado corretamente, existe algum ponto de medição na escala para que eu consida ter uma referencia posterior?

Lembrando de estamos falando de uma telecaster plus da serie modern player da fender, que tem 22 trastes.

EDIT: me referia á altura das cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


andeeer
Isso não existe.
Quando eu regulo um instrumento eu coloco as cordas O MAIS BAIXO POSSÍVEL, sem que hajam trastejamentos (que, aliás, é o que sai no amp. Se não sai, não é trastejamento). Isso muda de guitarra para guitarra, de braço para braço, de radiano, para radiano de braço, de espessura de corda para espessura de corda.
É por isso que muitas vezes o luthier tem que "rebater" certos trastes e polir (todos eles). Acontece que muitos não o fazem, pois isso dá trabalho.
Eventualmente o cliente volta, pois minha referência, óbviamente, são OS MEUS DEDOS, e, cada um tem os seus...
Abç

andeeer
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Compreendo, entao digamos que a ação das cordas esta diretamente atrelada a maestria (e capricho) do luthier.

Hoje estou no Rio, na segunda a tarde retorno a Porto Alegre e a noite pego a guitarra. Espero que o cara faça um trabalho caprichado!

A proposito, se houver alguem do rio por aqui, poderia, indicar algumas lojas de instrumentos? Nao conheço muito por aqui mas terei a tarde livre amanha e gostaria de ver se acho algo interessante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


andeeer
Eu sou de Niterói...
Dê uma passada na rua da Carioca, no centro.
Em Copacabana tem a Pro-Music (Barata Ribeiro 391), tem bons usados lá.
digamos que a ação das cordas esta diretamente atrelada a maestria (e capricho) do luthier.
Está ligada à guitarra em sí e como ela é "trabalhada" e ao gosto do músico...
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# mai/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


@off
Hahahahha Olhe aí Bertola, será que é assim no mundo guitarras?... :D
<Imagem>

James7h
Membro Novato
# mai/15
· votar


Opa , então , gostaria de uma opnião sua bertola , não sobre qual é a melhor , mas de quais eu devo fugir hehe , aqui na minha cidade tem número suficiente de Luthier , e tenho já uns 3 anos no violão fazendo solos como o de Don't cry e Anastasia- Slash .
Não pretendo trocar peças , e nem faço shows , só pra constar .
Cort X-6 -Floyd rose
Washburn X-24- Floyd rose
Fender Squier Affinity Strato
Tagima T736 Special
Fender Squier Standard
Seizi Mosh- Floyd Rose
SX GG1 STDWB Les Paul
LTD EC10 Les Paul
Desde-já agradeço , valeu !
Antes que falem algo , já tentei todas as dicas que achei no fórum sobre escolhas de guitarra , e pesquisei quase uma centena , e as que eu mais curti em termos de som , preço e estética foram essas .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


RafaelBernatto
Kkkkkkk.............
James7h
Tem guitarras totalmente diferentes aí, e desde o estilo, até de preço e qualidade.
Impossível opinar assim...
Abçs

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi de novo, Bertola.
To com um pedas DS-1 da boss que indica 9V como tensão que foi ligado numa fonte de 12V.
Desde então, quando piso nele pra ativar, ele corta o som para de sair no amp, apesar de quando desativado sai o som clean normal da guitarra. Conheço um pouco de eletronica, e troquei um diodo bichado que encontrei nele só que o problema continuou.

O circuito nao tem nenhum sinal de dano em componentes nem tem cheiro de queimado.
Alguma idéia de como posso consertá-lo por minha conta?
Obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm
Cara, verifique os capacitores de entrada...
Abç

Ramsay
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm

Por ter sido ligado em 12V o CI (circuito integrado) M5223AL pode ter sido danificado.
Assim sendo, vc tem que levar o pedal ou a um técnico de confiança ou a uma assistência técnica da Boss.

James7h
Membro Novato
# mai/15
· votar


Vlw , mas então pra reduzir a questão aqui pois estou entre strato e les nos modelos , se trantando de Les Paul na mesma faixa de preço , qual tu me indica entre as:
SX GG1 STDWB
LTD EC10
E entre strato :
Fender Squier Standard
Fender Squier afinitty
?
Desde -já obrigado , separei tantas opções pois vou testa-las na loja para um veredito final , e não quero ficar mexendo em tanta guitarra hehe , mas de antemão a opinião de um profissional é sempre bem vinda !

Ismah
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ismah
· votar


Duplo

Ismah
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ismah
· votar


Bertola

Eu e minhas velharias de novo... Pintou uma Golden num negócio, parece que o corpo é em cedro... Será que vale a compra? Sabe algum detalhe?

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

700 em até 12 s/Juro
550 no cash + frete

Pintou também algo estranho... supostametne uma Dean antiga

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Tá milão na bucha, essa.

-----------------

Tem informações do Peavey Milestone?

------------------

Quanto ao termo, fui pesquisar e está escrito errado rsrs
É teRgiversar. O ato de desviar do assunto principal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


James7h
Strato Standard (esqueça Afinitty) e SX.
Ismah
Cara, essas Goldens antigas são fuleiras.
A Dean é bem legal, mas atente para o estado dos trastes e da ponte...
Abçs

krixzy
Veterano
# mai/15 · Editado por: krixzy
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em algumas guitarras, existe apenas o controle de volume, não há tone, nesse caso, seria o mesmo que uma guitarra normal com controle de tone no máximo, ou seja, sem cortar nada das frequências agudas?

Resumindo, um controle de tone quando está no máximo é o mesmo que está desativado?


Outra dúvida, é possível montar um circuito que possa ter 2 controles de tone, sendo um pra cortar as frequências agudas e outro pra cortar as frequências graves?

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sobre aquuele Boss DS1

Antes de abri-lo e testar os capacitores como me sugeriu, fiz outro experimento:
Liguei o pedal em 6V e depois em 3V. Percebi que conforme diminuo a tensao da fonte ele passa soar como deveria, porém com volume bem baixo.
Com 6V saiu um pouquinho de som com ruido, e com 3V soou normal mas com pouco volume.

Alguma idéia do que há de errado?

fconde77
Veterano
# mai/15
· votar


DoisUm
Como disse o Mauricio Luiz Bertola
"verifique os capacitores de entrada"
Pelo que descreveu (ter ligado o pedal em 12v), eles ainda estão funcionando por enquanto, mas fora do padrão original.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
Todo potenciômetros, exceto os CTS "No Load" tem uma resistência pequena, mesmo quando "no máximo".
é possível montar um circuito que possa ter 2 controles de tone, sendo um pra cortar as frequências agudas e outro pra cortar as frequências graves?
Sim, é.
https://www.google.com.br/search?q=passive+bass+cut+guitar&espv=2&biw= 1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=My5qVb_KFrGBsQSIhIEY&v ed=0CBwQsAQ#imgrc=Vqa5r_6FWuhKZM%253A%3B5MxV8MFvU50izM%3Bhttp%253A%252 F%252Fwww.premierguitar.com%252Fext%252Fresources%252Fimages%252Fconte nt%252F2014_07%252FFEAT%252F3-Must-Try-Pickup-Wirings%252FDiagram1b_WE B.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.premierguitar.com%252Farticles%252F2111 2-three-must-try-guitar-wiring-mods%3B630%3B495
Abç

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hum, seria bom poder colocar um tone pra cortar os graves, mas a guitarra que gostaria de fazer isso só tem um tone, vou estudar a ideia de tirar o tone que corta agudos e colocar um pra cortar graves.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
Faça essa experiência comente aqui o que vc achou, por favor.
(Eu já fiz e não gostei do resultado...).
Abç

ThiagoAmorim
Membro Novato
# mai/15
· votar


andeeer

Tem a Made In Brazil no Barra Shopping e a Barra Music ao lado do Barra Shopping, ambas muito boas e recomendadas aqui no forum.

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu faço uma demonstração e opino o que achei do resultado, eu espero que o timbre continue agudo, cortando apenas um pouco dos graves, como um HPF, mas ainda não sei exatamente que potenciômetro devo usar pra cortar os graves, seria um com resistência 0,0022 uF como mostra no diagrama que vc mostrou? Se for isso como se traduz esse uF?

E vou precisar encontrar um diagrama de como ligar ele numa configuração HH com um tone e um volume, não sei se é igual a ligação com tones normais.

ThiagoAmorim
Membro Novato
# mai/15
· votar


krixzy
Nano Faraday = uF

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
O potenciômetro é o que vc usa, o que muda é o capacitor e a forma de leigá-lo.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji