【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


e_merson
Sapele é uma madeira africana de uma família análoga à do mogno.
Abç

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


musicrock
Se não for projetado para áudio e vídeo não. Um adequado para uso com valvulados seria do tipo com saída senoidal pura, pois do contrário, a interferência criada pelos ditos "onda corrigida" tornaria inviável o funcionamento do ampli. Estes tipos comuns são vendidos com potências em VA, que não é exatamente Watt, pois um No-break com 900VA, não pode ser usado com mais de 650W sem queimar, além disso, a maioria dos fabricantes "mente" a potência e seria um perigo extremo ao ampli. Outro fato é que o de onda senoidal pura fica muito pesado, pois além da bateria, tem um trafo de saída enorme o que torna bem mais pesado que o ampli.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/299941/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


fconde77
Muito bem colocado!
Abç

Andre R.S.
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Andre R.S.
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia, recentemente eu adquiri um DiGiorgio Folk, feito para cordas de aço, ano 1974, gosto muito dele, principalmente porque a construção dele é diferente, o braço dele, diferentemente dos violões de aço mais usuais, é bem largo, como um violão clássico, de nylon, porém o headstock é de violão de aço, e ele não tem tensor.
Eu ganhei ele de um amigo, e como gosto de saber tudo o que eu puder sobre meus instrumentos, logo fui descobrir tudo o que pudesse sobre ele, porém tudo o que acabei por achar foi uma breve menção a esse modelo, em um blog, onde o autor falava que tivera um desses instrumentos.
O meu, especificamente, ficou muito tempo sem cordas, logo que eu o tive em mão ja avaliei o que teria que ser consertado (erma poucas coisas, estava sem marcação de escala e havia um pequeno dano na estérica da boca, como eram problemas simples, eu mesmo arrumei), e pelo fato de ser antigo e ter ficado muito tempo sem cordas, estava com um pouco de receio quanto a resistência que ele teria caso eu colocasse cordas de aço, então consultei um amigo que esta acostumado a trabalhar com instrumentos (ele é luthier) e perguntei se ele achava que o violão suportaria o trabalho, ele respondeu que sim e somente recomendou para que eu colocasse um encordoamento mais leve e prestasse atenção ao comportamento do violão.
No final de janeiro, compre cordas 0.09 da Giannini, e coloquei nele, após algum tempo comecei a notar um sutil curvatura no tampo, porém nada de mais, no entanto, no começo desse mês, notei que as cordas estava coisa de 1, 1,5, no máximo 2mm mais altas que quando eu coloquei elas no violão, logo ja observei a curvatura do braço e ele também havia arqueado um pouco, mas havia, então no mesmo instante ja afrouxei as cordas, essa semana, ainda com as cordas frouxas, eu observando, tive a impressão de que isso ha havia voltado um pouco em direção a curvatura em que ele estava antes.
Gostaria de saber se há alguma solução para esse problema, se há algo que pode ser feito para que o braço não sofra esse tipo de problema, quanto a curvatura do tampo eu estava pensando em colocar um cordel para proteger o cavalete, mas como notei o problema com o braço, nem cheguei a comprar, a curvatura eu aferi da maneira correta, que ja li ser recomendada tanto aqui no fórum quanto por luthiers (apertando a primeira e a última casa da escala), e também não queria colocar cordas de nylon nele, pois já tenho dois violões que são de nylon.
Peço desculpas pois no momento não possuo fotos dele, mas prometo que até amanhã eu estarei colocando!!
Obrigado
Bom dia

Edit (17h09)
ai estão as fotos:
http://i1083.photobucket.com/albums/j398/ars19971/11093721_65060238173 4056_1380760480_n_zpsif9ouriq.jpg
http://i1083.photobucket.com/albums/j398/ars19971/11077887_65060235173 4059_635279175_n_zpspx3rosen.jpg
http://i1083.photobucket.com/albums/j398/ars19971/11074809_65060239506 7388_1482200819_n_zps3zrvlhr6.jpg
http://i1083.photobucket.com/albums/j398/ars19971/11088971_65060234506 7393_2074201342_n_zpsqv8piomg.jpg
http://i1083.photobucket.com/albums/j398/ars19971/11072775_65060241840 0719_574026189_n_zps6xvicm22.jpg
PS: O violão que esta ao lado do Folk 'e um DiGiorgio 1983, N28, s'o a termo de comparação de medidas.

CidC
Veterano
# mar/15
· votar


Sr. Mauricio Luiz Bertola, poderia, por favor, me tirar uma dúvida? comprei a guitarra da foto com a captador assim: http://imageshack.com/a/img661/5919/MGXIXy.jpg

Me parece que não tem problema nenhum no som, pode dar algum problema? ou é só estético mesmo? Tem como consertar? Muito Obrigado!v

CidC
Veterano
# mar/15
· votar


Tenho outra dúvida também...ia pegar uma Ibanez Prestige (creio que a RG 1570), sendo que me parece que a ponte foi modificada (é Gotoh, nunca vi prestige com gotoh de fábrica), e parece um pouco alta em relação ao corpo. Pode ter algum problema? Desculpa o incômodo e desde já, muito obrigado!

Aqui estão as fotos dela:
http://imageshack.com/a/img538/8969/tKoiMU.jpg
http://imageshack.com/a/img540/885/dCk2uk.jpg
http://imageshack.com/a/img633/2590/1NaONk.jpg
http://imageshack.com/a/img633/6448/Dft1gu.jpg
http://imageshack.com/a/img633/8971/6PTm5i.jpg
http://imageshack.com/a/img661/3740/Wtjdcp.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Andre R.S.
e ele não tem tensor.
Aqui está o problema...
Fuja desse tipo de violões com cordas de aço, pois esse tipo de construção é sumamente inadequada para esse míster.
Só há uma solução, que eu acho que não vale à pena ser implementada: Retirar a escala e apor um tensor ou barra fixa. É um trabalho complexo e que exige maestría do luthier (por tratar-se de instrumento acústico). Quanto ao tampo, o uso de um cordal é a solução.
CidC
Troque o capt da ponte por um do tipo F-Spaced, ou com magnetos em barra.
Quanto à Ibanez, essa ponte está desregulada. Leve-a a seu luthier para uma correta regulagem.
Abçs

CidC
Veterano
# mar/15
· votar


Sr. Mauricio Luiz Bertola, obrigado pela ajuda. A Ibanez, no caso, eu iria comprar ela ainda. O meu medo é não ser possível regular a ponte, isso pode acontecer? Ou é improvável? É necessário mostrar ao luthier na hora de fechar negócio? Muito Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


CidC
O meu medo é não ser possível regular a ponte,
Possivel, é, e seu luthier o fará.
Se vc puder mostrar a guitarra à ele, tanto melhor...
Abç

CidC
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola, ok, mais uma vez, muito obrigado!

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, eu queria já ter tirado algumas fotos antes de te fazer esta pergunta, mas não tive tempo, então vamos lá. Se você fizer questão depois eu tiro as fotos e posto aqui.

Na minha casa tem uma mesa de jantar que ganhamos de presente da minha cunhada. Essa mesa foi dela há uns 15 anos atrás e há uns 6 ela nos deu de presente. Segundo o marido dela essa mesa é de mogno. Comparando com guitarras com corpo de mogno que já vi tem a mesma aparência da disposição dos veios, inclusive a cor da madeira na área em que não foi aplicada pintura (por baixo do tampo).

Pois bem, minha mulher agora implicou com a mesa, que não é moderna e nem "apresentável", e está querendo em breve uma mesa nova. Então pensei, posso unir o útil ao agradável. Quando for trocar a mesa talvez pudesse mandar desmontar essa que tenho e aproveitar as madeiras para um corpo de guitarra. As peças que eu estive examinando tem as seguintes medidas:

a) 15 cm (L) x 3,2 cm (A) x 1,5 m (C) - 2 peças

b) 15 cm (L) x 3,2 cm (A) x 60 cm (C) - 2 peças

c) 10 cm (L) x 4 cm (A) x 80 cm (C) - 4 peças

As peças a) e b) pensei que poderiam ser coladas em paralelo para a base do corpo, o que resultaria em 45 cm de largura. As peças c) pensei em utilizar para construção de braços.

As peças a) e b) são menos espessas do que eu esperava, mas poderiam servir de base para um tampo de maple de 1 cm ou 1,5 cm, o que resultaria numa espessura de 4,2 a 4,7 cm para o corpo.

Ainda há outras peças, mas após inspecioná-las vi que a espessura destas é bem menor e ainda apresentam rachaduras indesejáveis.

O que você me diz, acha que estas madeiras poderiam ser aproveitadas?

Se quiser posso mandar fotos.

Obrigado.

Abç.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Ramsay
se o som não me agradou com o Crush Lab não vai me agradar mais com captador nenhum, ainda mais com o Tone Zone que tende mais aos agudos.

Desculpa a intromissão. Sei que você postou isso já faz alguns dias, mas tenho um Tone Zone na ponte da minha strato e te digo que não é assim. Na verdade graças a esse captador eu consegui um som mais encorpado na ponte, porque minha strato sempre timbrou naturalmente muito aguda.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
Acho difícil e muito trabalhoso que essas peças possam ser aproveitadas, principalmente em função de espessura insuficiente, exceto as peças "C"
Abç

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Obrigado Bertola, mas no caso o que eu estou pensando não é em usar apenas essas madeiras, e sim na verdade utilizá-las para compor a base de um corpo em mogno com um tampo em maple. Nem assim?

Pelo que eu inspecionei destas peças ( A e B ) não tem nenhum empenamento, rachadura ou nenhuma avaria grave (a não ser alguns riscos de estilete no verniz).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
Pode até ser cara, mas colar um monte de peças não é lá muito produtivo do ponto-de-vista timbístico. Acho porém que vale à pena tentar...
Eu não poria tampo de bôrdo, sai caro... Use imbúia.
Abç

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, obrigado pelas dicas e pela sinceridade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
Se as peças fosse maiores, seria melhor...
Abç

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Certo. Você diz maiores na largura, por exemplo 25 cm cada uma certo?

Mas, por exemplo, não sei se procede, já ouvi que o corpo da Vintage AFD chega a ter 3 peças coladas lado a lado, e é considerada uma boa guitarra.

Se com essas peças eu conseguir um timbre razoável já está legal. Claro que se fosse um corpo em peça única o resultado tanto estético quanto timbristico poderia ficar soberbo. Mas estou ciente das limitações. Só tenho dó mesmo de desperdiçar as madeiras vendendo a mesa num pregão ou passando ela pra alguém que não dê valor. Mas sei lá, se a patroa concordar em reformar em vez de trocá-la eu deixo essa ideia bizarra de lado. He he!

Vou tentar postar as fotos hoje pelo menos para você me dizer se pode ou não ser mogno mesmo.

Obrigação camarada.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
3 peças não é problema. As Fenders Am STD tem 3 peças.
O problema são várias peças uma em cima da outra e nas laterais também... Ficaría como um laminado... Se ao menos vc conseguir comprar uma peça central única, já seria uma grande coisa...
Abç

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah. OK. Entendi agora. Essa peça central precisaria ser mogno mesmo ou poderia ser outra similar como Sapele, Kaya ou Cedro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
Sim, pode ser de cedro...
Abç

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, valeu demais Bertola.
Abç.

DenisPG
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal, me ajudem com suas experiências , instalei eu nesmo os captadores intranet em minha guitarra , foi um pro na Ponte e um normal no braço e mantive o captador original do meio pois tb é cerâmico e li que não teria problemas, fiz a ligação exatamente como estava os originais , confirmei com os diagramas da malgolli e fiz a ligação a única parte que imagino que peguei foi na solda dos terra todos juntos.
Bom tudo está funcionando , sem ruídos , porém tenho a impressão que os intruder não estão dando o ganho que deveria , e o Cap do meio ficou com um som ruim , parece um banjo , alguém já passou por isso ? Sabe alguma dica para consertar ou como verificar se tudo está certo ?
Pretendo levar a guita a um luthier somente daqui uns 4 messes , antes disso queria resolver isso sozinho ?
Outra dúvida é sobre o terra, eu posso soldar um por um no potencialmente ou tenho que ligar todos juntos como veio na solda original ?
Obrigado ! Desculpe alguém erro de português eu uso pelo celular .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


DenisPG
O capt do meio está "fora-de-fase". Inverta a ligação.
Outra dúvida é sobre o terra, eu posso soldar um por um no potencialmente ou tenho que ligar todos juntos como veio na solda original ?
Tanto faz... Desde que o fio terra esteja ligado nesse pot (na carcaça), e na base da ponte.
Abç

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


DenisPG
Eu tive um problema paracido instalando um set de HH777 da malagoli, mandei um e-mail para eles e foi a mesma resposta estariam fora de fase e bastou inverter a ligação que resolveu. O ponto é que fiquei com uma pulga atrás da orelha pois se liguei exatamente igual o diagrama, porque ficou fora de fase ???? Já vi muita gente com o mesmo problema !!!

Isso é algum erro de montagem de fábrica, que solda os cabos invertidos ???? Se é, acho muito estranho para um fabricante com tanta qualidade !!! Deveriam ser mais cuidadosos.

Caro Bertola, qual é sua opinião ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
Não há erro nenhum. Apenas a POLARIDADE do capt é a mesma dos outros.
Isso (ficar "fora-de-fase") é muito comum e não tem nada à ver com qualidade do capt...
Abç

DenisPG
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vamos ver se eu entendi.
Mesmo eu tendo ligado o Cap que já tinha exatamente como estava o fato dele ter a mesma polaridade dos novos intruders faz com que seja necessário inverte a fase dele ?
E sobre eu achar que os intruders estão com menos ganho do que deveria, pois assim eu imaginava que com eles eu teria que diminuir o ganho nos set upgrade da pedaleira e isso não aconteceu, eu percebi uma maior definição das notas com distorção , somente isso, é tem path que eu ainda preciso usar o ganho em 80 % o que gera microfones em altos volumes .
Bom eu vou esperar as cordas chegarem na hora de trocar , vou inverter a fase do Cap do meio e refazer a solda do terra , agora soldando individualmente cada um , pó os todos juntos eu confesso que ficou muito ruim a minha solda , acho que foi devido a potência do meu ferro de solda.
Quanto a fazer a blindagem , alguém tem um tutorial bom para eu dar uma olhada?.

Obrigado pela ajuda de todos , se alguém tiver qualquer ideia a mais sempre é bem vindo !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


DenisPG
O capt do meio SEMPRE tem que possuir polaridade inversa em relação aos capts do braço e da ponte.
Abç

Everton Chemp
Membro Novato
# mar/15
· votar


Ola Bertola.

Gostaria muito que você me ajudasse. Estou tentando fazer um violão vazado tipo o silent da yamaha. Já cortei a madeira no formato que eu queria e estou fazendo os buracos do pré e jack, mas o problema é em relação a pintura. Vou pintar o braço de preto mas o corpo eu quero só envernizar... Estou usando madeira marupá pra fazer o corpo e como eu gostei muito da cor da madeira, gostaria de manter apenas com o verniz. O problema é que eu não tenho pistola de pintura. Você pode me indicar algum verniz que possa ser aplicado com boneca? Tipo um que não interfira na cor da madeira? já fiz várias pesquisas, mas continuo na dúvida em relação aos prós e contras de cada verniz... Desde já agradeço pela atenção.

DenisPG
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: DenisPG
· votar


O que estou achando estranho é que a guita já era HSH a instalação é exatamente a mesma que já veio e só apareceu isso depois de eu instalar os intruder, não entendo como o single do meio ficou assim, não mudei nenhum fio do esquema de fábrica , pois os antigos já eram hambucks ceramicos.

Valeu Mauricio Luiz Bertola

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji