【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
gL.
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quemm??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


gL.
Sei lá... Gente que trabalha com audio...
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bertola,me ajude por favor!

Tenho uma LTD V300,e comprei recentemente novas tarraxas pra ela,Sperzel locking tuners.
Quando o luthier foi instalar disse que elas nao cabiam,pois a expessura da guitarra é muito grossa entao as tarraxas nao cabiam corretamente.

O que fazer agora?Quando for comprar uma nova tarraxa como saber se cabera na guitarra??Abraços

CCNFriedman
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bertola,me ajude por favor!

Tenho uma LTD V300,e comprei recentemente novas tarraxas pra ela,Sperzel locking tuners.
Quando o luthier foi instalar disse que elas nao cabiam,pois a expessura da guitarra é muito grossa entao as tarraxas nao cabiam corretamente.

O que fazer agora?Quando for comprar uma nova tarraxa como saber se cabera na guitarra??Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


CCNFriedman
Não entendi porque não coube? Não coube como?
A "mão" da guitarra me parece normal.
Outra coisa: Porque vc comprou essas tarrachas? As originais estavam com defeito?
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ele me enviou fotos.O headstock da minha guitarra vai afunilando na ponta,começa mais grosso e acaba mais fino.Pelo jeito na parte mais grossa a tarraxa depois de colocada nao tem tamanho suficiente para ''sair'' do corpo,ou seja a parte onde a corda em si entra e é enroscada fica praticamente dentro do corpo da guitarra.!

alguma ajuda??

Abcs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


CCNFriedman
Muito estranho isso!!!
Nunca ví tal coisa...
Terá que ser feito um "rebaixo" na parte de trás.... Sinceramente não sei se seria adequado não. Aliás, as tarrachas originais não me parecem ruins, e, como a guitarra é de ponte fixa, trocá-las não seria necessário.
Abç

StriderCM
Veterano
# nov/14 · Editado por: StriderCM
· votar


Caro Bertola, ou quem quiser responder,
Eu estou prestes a montar uma guitarra, uma superstrato com braço colado. Devo usar um braço pronto e o corpo vou partir do zero. Minhas dúvidas são:
-O procedimento de fazer o encaixe do braço no corpo é muito complicado? (por se tratar de um braço colado, e não parafusado)
-Quanto ao corpo: há diferenças notáveis no timbre (principalmente sustain) entre um corpo inteiriço e um corpo composto por duas peças coladas? (da mesma madeira, claro)

Usei a busca mas não encontrei respostas muito específicas.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


StriderCM
1) Sim, é. Isso é coisa para profissional.
2) Isso é secundário. Esse negócio de que esse ou aquele tipo de construção proporciona mais ou menos sustentação beira ao mito.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


post duplo

gL.
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nossa '-'

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


gL.
????

CCNFriedman
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado,
realmente as tarraxas sao de qualidade boa,mas para dar um upgrade na guitarra decidi troca-las por umas top de linha,além de tudo por razoes esteticas,odeio aquela cor cromada de níquel,hehehe.Vou pesquisar melhor aqui no forum se alguem teve esse problema,não é possivel que nao exista possibilidade de troca!
Mais uma coisa...
A ponte da guitarra tambem era uma prioridade de troca minha.Quando for comprar devo observar o tamanho da ponte em si,mas aquelas duas peças de metal que ficam dentro da guitarra,prendendo a ponte ao corpo são tamanho padrao ou corro risco de nao caberem??E aqueles furinhos que a cordas entram no corpo,tambem podem ser substituidos??

Desculpe por mais uma pergunta,obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


CCNFriedman
Não há necessidade de nada disso...
Abç

brunolegionario
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Ola amigo, pesquisei essas marcas que você citou e to inclinado a pegar o Acedo Audio 290.

Tem 20w e é suficiente pro que eu preciso. Fora o timbre que dificilmente vi algum na mesma faixa de preço.

Vai me sair por volta de R$ 2600,00.

Pergunto:

- Ainda assim olho outros fabricantes - pode ocorrer de encontrar algo semelhante nessa faixa de preço?

- Compensa o loop de efeitos por mais R$ 200,00? (ou seja, seria um diferencial interessante?) - confesso que no meu MGV 30 eu dificilmente usava o loop, mas quando usei me agradou... mas por R$ 200,00 a mais vale a pena?

Obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


brunolegionario
Apenas dê uma conferida nos amps do Augusto Pedrone...
Abç

brunolegionario
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Blz, vou olhar sim.

Sobre a questão do Loop, você tem ideia se por R$ 200,00 a mais vale o investimento?

Obrigado, boa noite!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


brunolegionario
Depende... Eu sou um dos que acha loop desnecessário. Mas isso é pessoal...
Abç

Slash_Wylde
Veterano
# nov/14
· votar


Fala pessoal blz?
Peguei numa troca uma squier zerada, bem regulada e talz.
Mas me incomoda muito que ela desafina frequente. Tocar uma música sem usar alavanca e ja está um pouco desafinada.

Só a troca das tarrachas resolveria o problema?

Vlw !
[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Slash_Wylde
Cara, não tem que trocar nada.
Apenas coloque as cordas corretamente, faça os procedimentos (obrigatórios) de estabilização da afinação e mantenha a pestana lubrificada com grafite em pó.
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bertola
nao sei se lembra que as tarraxas que comprei nao cabiam na minha guitarra,estou postando aqui pra dizer que o Luthier deu um jeito nas minhas tarraxas sim,obg pela força,insisti ele deu um jeito e conseguiu acertar,acho que vieram com algum ajuste de fabrica!

Abcs,continuem com esse topico,estão de parabéns!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


CCNFriedman
Valeu!
Abç

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Grande Mestre,

Estou com uma strato, 3 singles, que está com o timbre um pouco sem brilho, faz sentido trocar o pot do tone de 250k para 500k ? Se fizer coloco analógico ou logaritmico ? Qual capacitor casaria com o novo pot ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Cara, as cordas estão novas?
Os potenciômetros estão limpos?
Que captadores ela tem?
Existem diferenças de guitarra para guitarra... Se vc tem outra strato e o som dessa outra é mais "brilhante", não quer dizer que a 1ª está com problemas...
Se, todos esses questionamentos acima forem respondidos, aí sim talvez a troca funcione.
O ideal seria fazer o sistema da telecaster (volume e tone master), com o pot de tone sendo de 500K (log) com capacitor de 0.022uF.
Abç

SkyHawk
Membro
# nov/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho 3 stratos, todas são diferentes sim. Quando coloco cordas novas nessa a que me referi ela dá uma senhora melhorada, mas está perdendo brilho muito rapidamente, questão de duas semanas mesmo com pouquissímo uso, pois tenho muitas guitarras e não toco com cada uma delas mais que uma ou duas vezes por semana. Nunca deixo as cordas ficarem muito usadas, troco com muito mais frequência do que a média.

Ela está com um set de Fender Texas Special da Custom Shop, pots de 250k e capacitor .047uF

A outra strato está com um set de Duncan Design SC-101 e tem um timbre menos complexo porém mais estalado e melódico apesar de ter escala em rosewood e a mais fechada ser de maple.

A terceira não serve de comparação pois é HSS, com um Seymour Hot Rails na ponte e 2 Malmsteen no meio e no braço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Cara, não me parece que seja nada relacionado à pots não, mas sim à resposta dos capts às cordas.
Digo isso pois, se o timbre se mantivesse "fechado" mesmo com cordas novas, o problema estaría no pot. Mas acho que não... Talvez seja a madeira do corpo (que muitos aqui insistem em dizer que não influencia em nada), mas aposto nas características dos capts... Não há muito o que fazer não (exceto trocar os capts por outros de ganho mais baixo).
Abç

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado ! Na verdade ter guitarras diferentes entre si é até bom, vou deixar assim mesmo.... Rsssss

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Sensato...
Abç

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, vou adquirir 2 potenciômetros de volume pra uma LP:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1378-potenciometro_500 k

Só que eles são de 18mm, sera que este é o tamanho certo para uma LP?

E esse modelo é bom Malagoli Captadores 11-074

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man
Não tá perecendo ser não... O angulo da foto não é legal...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji