【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


juniorlp
Amps de simulação não são o meu forte...
Abç

juniorlp
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma zoom bfx708 , ela é pedaleira de baixo mas uso pra guitarra , talvez vc ja tenha tido essa pedaleira e queria saber se vc sabe como reseta ela pra ela fica com os presets igual quando veio.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


juniorlp
Não sei muito sobre essas coisas não.
Abç

geronimo.correa
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, é fato que no caso de telecasters, o material da ponte influencia no som do captador?

Li AQUI (baseado num artigo do Bill Lawrence) que para captadores humbuckers/dual blade (e creio que Stacked também) o melhor seria uma ponte de material não ferroso, pois uma de material ferroso atrairia os campos magnéticos opostos das duas bobinas prejudicando o desempenho / sonoridade do mesmo.

Fato ou Mito? Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


geronimo.correa
Sim, isso é verdade.
O campo magnético de "stacks" ou "dual-blades" é mais intenso mesmo.
Mas isso pode ser facilmente anulado por blindagem ou por um capt com construção esmerada e bem isolado.
De certa forma, eu acho que para esse tipo de capts, o ideal é uma ponte de latão.
Abç

geronimo.correa
Veterano
# abr/14 · Editado por: geronimo.correa
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas isso pode ser facilmente anulado por blindagem
Dá pra explicar ou é "muito tenso"? Vou usar um par de Seymour Duncan Vintage Stack, devo me preocupar? Abs, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


geronimo.correa
É apenas uma questão de isolamento do capt em relação à base da ponte, diminuindo a "ampliação" do campo magnético dos capts pela base de metal (ferro, aço). Isso pode ser feito com espuma, por exemplo...
Abç

geronimo.correa
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É apenas uma questão de isolamento do capt em relação à base da ponte, diminuindo a "ampliação" do campo magnético dos capts pela base de metal (ferro, aço). Isso pode ser feito com espuma, por exemplo...

Isolar o capt da ponte, daí devo me "preocupar" em aterrar a ponte, correto? Abs, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


geronimo.correa
Não, a ponte já é o aterramento, é nela onde fica ligado o fio-terra.
Abç

geronimo.correa
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Saquei, independe. Abs, valeu.

overset09
Veterano
# abr/14 · Editado por: overset09
· votar


Bertola e amigos

Comprei um amp valvulado com loop de efeitos e gostaria de utilizar um pedal de distorção para um gás a mais no meu som.

Como eu faço essa ligação? Diretamente no imput do amp? Guitarra ---> pedal ---> imput do amp?

Para adicionar um pedal de delay, eu usaria 2 cabos e o colocaria no loop de efeitos do amp (send e return)?

Para ligar os 2 pedais (distorção e delay), eu teria que usar um total de 4 cabos?

Obrigado!

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


overset09

Comprei um amp valvulado com loop de efeitos e gostaria de utilizar um pedal de distorção para um gás a mais no meu som.
Como eu faço essa ligação? Diretamente no imput do amp?
Sim
Para adicionar um pedal de delay, eu usaria 2 cabos e o colocaria no loop de efeitos do amp (send e return)?
Sim
Para ligar os 2 pedais (distorção e delay), eu teria que usar um total de 4 cabos?
Sim

Booster e Drives liga direto no input do amp., as modulações (delay, chorus, flanger etc) vc coloca no loop

Guitarra<.......>Overdrives/ Booster <.......> Imput ||
Send<.......>Modulações<.........>Return

P.S.: Nada impede que vc monte uma cadeia e ligue tudo no input do amp, eu mesmo já usei um chorus antes do drive ligado no input

fconde77
Veterano
# abr/14 · Editado por: fconde77
· votar


overset09

Comprei um amp valvulado com loop de efeitos e gostaria de utilizar um pedal de distorção para um gás a mais no meu som.
Como eu faço essa ligação? Diretamente no imput do amp?
Booster e Drives liga direto no input do amp., as modulações (delay, chorus, flanger etc) vc coloca no loop

Guitarra<.......>Overdrives/ Booster <.......> Imput ||
Send<.......>Modulações<.........>Return

Para adicionar um pedal de delay, eu usaria 2 cabos e o colocaria no loop de efeitos do amp (send e return)?
Sim
Para ligar os 2 pedais (distorção e delay), eu teria que usar um total de 4 cabos?
Sim


P.S.: Nada impede que vc monte uma cadeia e ligue tudo no input do amp, eu mesmo já usei chorus antes do drive.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


overset09
Se vc não for usar uma "muntueira" de pedais, mas apenas um 3 ou 4 de boa qualidade e "true by-pass", não vejo motivos para usar loop de efeitos...
Abç

Beto22
Veterano
# abr/14
· votar


E ai Bertola, Blz?...Cara, preciso de tarraxas 2+4 (2 em cima e 4 embaixo), de algumas tagimas. Não consigo encontrar, preciso na cor dourada, de preferência de uma marca boa como gotoh ou similar. Tem alguma dica de onde encontrar?...

Obs.: será que vou ter que comprar 2 jogos de 6 em linha, sendo um "R" e outro "L"?.. Assim tmb daria certo não é?

abç

clguitar
Membro
# abr/14
· votar


Beto22
Tem isso na Guitar Fetish.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Beto22
Tem isso na Guitar Fetish.
(2).
Abç

Beto22
Veterano
# abr/14 · Editado por: Beto22
· votar



Tem isso na Guitar Fetish.


Mas as que eu vi lá em outras lojas tmb, eram 4 em cima e 2 embaixo, exatamente ao contrário das que eu preciso (2L+4R), e a menos que se possa inverter o sem fim, essas ñ serviriam no meu caso, entende?

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Grande Bertola,

Acabei a montagem da Telecaster e ficou muito boa, a construção bastante robusta, acabamento e o timbre excelente. Entre os pontos altos está a estabilidade da afinação, contudo estou me coçando para instalar um kit Bisgby B5 original, as perguntas são:
vou perder estabilidade da afinação ?
Perco sustain ?
Alguma mudança de timbre ?

Essa guitarra ficou com uma pegada Hard Rock / Metal que gostei muito e não quero perder essa característica.

Luis A.
Membro Novato
# abr/14
· votar


SkyHawk

Cara, ha um Kit bigsby B5 fender .... talvez seja do seu interesse....

Eu estou com duvidas semelhantes, instalei um B5 na minha SG, mas ainda nao tive grana pra mudar a ponte (por uma roller), e nao sei qual seria o nut mais adequado.... Eu estava só esperando ter uns trocados para pedir uma ajuda aqui...

Na minha opinião não houve nenhuma perda no sustain.... Ja o timbre eu nao posso comparar pq atualmente uso cordas diferentes das q eu usava antes... Mas estou muito satisfeito com a instalação, apesar de q a guitarra está desafinando mais do q antes.... Penso q com a mudança da ponte e do nut ela ficará mais estável....

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Beto22
Basta comprar invertido, né cara...
SkyHawk
vou perder estabilidade da afinação ?
Sim. Mas vc tem que instalar carrinhos da ponte com roletes, e prestar muita atenção aos procedimentos de estabilização da afinação.
Perco sustain ?
Não.
Alguma mudança de timbre ?
Talvez um pouco menos de "ataque", nada mais...
Abçs

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Luis A.
É exatamente esse kit B5 Fender que estou comprando.

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpa a réplica na pergunta, mas sempre ouvi falar que o Body through strings (cordas passando por dentro do corpo) é que dão boa parte do timbre e sustain das Teles.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


SkyHawk
Cara, não ter o "strings through" não faz a guitarra perder o timbre de tele, apenas perde um pouco do "ataque", como eu observei acima.
Abç

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu !!! Obrigado como sempre pela paciência e ótimas informações !!!

Jhonaton
Membro Novato
# abr/14
· votar


Tem alguma maneira de clarear a guitarra sem refazer a pintura, e uma curiosidade metecapta que tenho: se eu desaparafusar totalmente os pólos ajustáveis de um humbucker o que acontece?
Alternativa A : Vira um single(tisc, tisc);
Alternativa B : Vai pro limbo;
Alternativa C : Funciona mais ou menos assim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Jhonaton
Tem alguma maneira de clarear a guitarra sem refazer a pintura
Não.
se eu desaparafusar totalmente os pólos ajustáveis de um humbucker o que acontece?
Estraga....
Abç

maxdsp
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola,vou pegar uma guitarra que tem o headstock no formato das ibanez,mas o logo da marca foi removido e atrás do head não tem nenhuma informação.
Peço que se possível o senhor possa me ajudar a descobrir o modelo da guitarra através das seguintes especificações :braço com 22 trastes ,marcação dente de tubarão,captação hss e ponte flutuante.O padrão do corpo é parecido com o modelo s,mas não é fino,tem o jack de entrada na frente igual nas de modelo s. A guitarra é preta,mas na frente tem uma pintura verde misturado com vermelho,as cores são meio metálicas.

obrigado,abçs !!!

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


maxdsp

Posta uma foto, essas especificações são muito comuns pra definir um fabricante... mas posso adiantar que as Washburn tem o head muito parecido com as Ibanez

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


maxdsp
Sem foto; impossível...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji