Deem atenção aos pequenos detalhes! Seu som vai melhorar consideravelmente.

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# fev/11


Isso é coisa que se corrige com o tempo, mas as vezes a gente ta descontente com o som e não sabe porque e um detalhe mísero faz diferença.

Exemplo foi que hoje eu tava tocando e tava com menos volume e som xoxo. Liguei o amp no filtro de linha e Tchãran! Som vivo.
Aí o som tava tremido e estranho e palheta travando... Lixei a palheta e novamente TCHÃRAN! outra melhora.. E muitas vezes são coisas que não se percebe, as vezes até o botão de volume no lugar errado, um número a menos nos médios, menos ganho, mais ganho.

Outro dia o som tava xoxísimo (palavra estranha...) aí eu levantei da cadeira e melhorou.. Sério. Depois sentei e piorou, aí sentado mexi no cabo e melhorou..

O amop tava fazendo BZZZBZZZBZZZ e eu não sabia porque, aí desliguei o reverb e parou, mexi o amp 10cm pra frente com o reverb e parou! A minha mão tava encostada na ponte e a ponte mexeu e parecia que tava desafinada, afinei várias vezes... Depois fui perceber.

E o mais importante ou talvez não é a afinação. Uma guitarra afinada super bem do que uma afinada +-...

É isso.

BruRoma
Veterano
# fev/11 · Editado por: BruRoma
· votar


Acho q o grande problema com os guitarristas é que eles não escutam o que tocam nem o q os outros tocam.
Vamos deixar uma coisa clara só pq é a nota certa não significa que a maneira de tocar esta correta.
No violão classico e brasileiro aprendemos como essencial a postura das mãos (assim como os pianistas tbm se procupam com isso) pq isso traz mas clareza e agilidade. E acho dificil achar um guitarrista q saiba realmente a postura correta e que use.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma

Mais ou menos. É que essas coisas vai no instinto... Ser autodidata dando atenção a isso é difícil.

BruRoma
Veterano
# fev/11 · Editado por: BruRoma
· votar


felipelfln
É dificil. Mas isso é um dos pontos que seguram a evolução de um autodidata..Vc sabe a postura correta ?
Existem algumas coisas que geralmente não recebem a devida a atenção. Como:
-Fixar os dedos utilizados em shapes de 3 notas por cordas podendo diferir só entre o grupo antes 12 ª casa e depois, e o mesmo serve para shapes de 2 notas por corda. Sem aquela troca de ta fazendo 125 e derrepente fazer 124.
-Atentar para o alinhamento do braço e a abertura da mão assim como o posicionamento do dedão.
São pequenos detalhes que quando organizados ajudam e MT na evolução. Pq o músico para de ter q ficar pensando o q fazer.

vleh.duff
Veterano
# fev/11
· votar


poo..eu fiz 3 anos de violão popular e 3 anos de violão erudito! resultado: aprendi praticamente TUDO o que precisava, em questão de técnicas, teoria, etc. digamos q o "software" no violão erudito e não aproveitei quase nada do popular! maaaaas... por outro lado, não tive aulas de guitarra, baixo, teclado, etc... peguei tudo com a base q eu tinha do violão! mas uma coisa me fez falta: o "hardware", tudo sobre a propria guitarra, o proprio baixo,o proprio teclado, captadores, tarrachas, pedaleiras, etc.!
concordo com vc BruRoma quando vc disse q uma parte dos guitarristas não se preocupa com posição correta e taal! e tbm concordo com vc felipelfln quando vc diz que ser autodidata dificulta bastante! eu acho que essa parada dos detalhes é muito importante meesmo mas com certeza facilitaria ter um professor que lhe dê as dicas necessárias pra saber quais detalhes perceber!
faloow!!

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma

Mais isso não se aprende sozinho..

vleh.duff

É verdade. Sem professor pra essas coisas é chato..

BruRoma
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
vleh.duff
É verdade. Isso não se aprende sozinho. Passei pela mesma angustia no piano pq nele fui autodidata. Mas aqui por exemplo é possivel ensinar esse tipo de coisa (nunca vi ngm criando tópico para isso) e conheço dvds de aula que ensinam esse tipo de postura em detalhes (é o caso da Mais que Musica por exemplo).
Eu vou falar aqui uma coisa meio grosseira mas que eu demorei pra aprender e quando aprendi me tirou de um atraso de apredizagem absurdo: Ser autodidata não é desculpa pra não tocar de maneira correta. Principalmente hj com tds acessos gerados pela tecnologia.
abs

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma

Cara, concordo em algumas partes e em outras não! Mas sinceramente, acho que não existe "a postura correta". Acho que a postura tem que ser a que lhe permite mobilidade e conforto. Muitas vezes, o que é correto pra vc, pode não ser a melhor pra mim.

Por exemplo, a história do dedão escondido atrás do braço. Isso é de cada um! Dependendo do que vou fazer o dedo fica atrás pq sinto-me bem assim, mas sinto-me muito mais confortável podendo passear livremente com o dedão pelo braço do instrumento. E meu fisioterapeuta tb aconselhou deixar o dedo se posicionar pelo conforto ao invés de obrigá-lo a ficar estático ali atrás. Melhorou e muito minhas dores!

Diga para Buddy Guy que o dedão tem que ficar escondido sob o braço e me diga depois pra que lugar ele te mandou!

Abraço!

MundoGuitarra
Veterano
# fev/11
· votar


Pra mim, um dos detalhes mais difíceis de se aprimorar é a pegada, e é onde reside grande parte do mistério. Na maioria das vezes, a graça que dá "assinatura" a um guitarrista q a gente curte, tá justamente num detalhe mto curto, escondido em frações de segundo, na maneira de transitar entre as notas, na maneira de segurar a palheta, tipo de palheta, sentido da palhetada, posicionamento das mãos, como o cara apoia e estabiliza a mão (na ponte, nas cordas, com dedo), etc. Quando gosto do timbre de um guitarrista e quero estudar o som dele, tento primeiro aprender esses detalhes, sem me preocupar muito com a equalização e os aspectos do equipamento, depois parto pra "arredondar" o timbre, já ao meu gosto.

abraço pessoal

cordassi
Veterano
# fev/11 · Editado por: cordassi
· votar


felipelfln
Legal :D
Na verdade esse tipo de situação, nao so levando pra guitarra, mas a vida geralmente acontece essas coisas.. Eu comparo àquela situação de você querer falar algo e estar na ponta da língua e não sair.. É algo que você sabe-mas-não-sabe ahueihaeuihuiae
A dificuldade é conseguir extrair o que não ta claro
e você ta conseguindo ai :D

Acho q o grande problema com os guitarristas é que eles não escutam o que tocam nem o q os outros tocam.
Vamos deixar uma coisa clara só pq é a nota certa não significa que a maneira de tocar esta correta.
No violão classico e brasileiro aprendemos como essencial a postura das mãos (assim como os pianistas tbm se procupam com isso) pq isso traz mas clareza e agilidade. E acho dificil achar um guitarrista q saiba realmente a postura correta e que use.

BruRoma
vleh.duff

Tbm concordo em parte, mas o que o Bereta falou é verdade, existem aspectos ergonomicos, cada pessoa é muitooo única, muito mesmo, talvez pra 2 pessoas com mesma altura/tipo físico,etc, as fórmulas de postura até funcionem adequadamente, mas não é garantia.

Porém vem a parte que concordo com os 2, eu mesmo atrasei muitooo meu desenvolvimento por causa de falta de técnica correta das coisas, não só técnica em si mas visão de como estudar, e isso o melhor é aprender com professor.

Abs!

BruRoma
Veterano
# fev/11 · Editado por: BruRoma
· votar


Bereta
cordassi
vleh.duff
felipelfln

Não é uma questão de postura correta ou não. Na musica classica por exemplo é dificil de achar um estudante que não siga a postura correta (padrão). Muito gente acha que a Posição classica é pura invenção de moda, mas não é. Ela facilita e muito o alcance das notas mais agudas.
Mas todo esse formalismo ja não é encontrado no violão popular. Quem toca MPB muitas vzs aprendeu sozinho e segue um padrão não tão rígido. Isso não faz desses artistas menos eficientes. É que em alguns casos , eles conseguiram enfrentar barreiras ou as vzs nem tiveram dificuldades utilizando posturas diferenciadas.
Agora se os populares podem pq os classicos não devem ?
É uma questão do que se esta tocando. Posso dizer como violonista que a musica classica exije muito mais de tecnica de um músico do que a popular (na maioria das vzs) e é inclusive interessante notarmos que os violonistas de 7 cordas do choro e do samba utilizam a postura classica para tocar uma vez em que as baixarias exijem mais do que as batidas do samba e da bossa nova.(isso não significa que classico é sempre mais dificil do que tocar do que popular, significa que a destreza necessária é mais dificil de se obter)
Agora vamos analisar a guitarra. Com certeza se fosse para aproximar de um desses exemplos as tecnicas como sweep picking, legato e tapping funcionariam como a música classica necessitando de organização e clareza na hora de tocar. Se não ocorrer uma postura no minimo padrão (toda vez q vc for tocar) vc com certeza ira perder em definição e velocidade. É diferente de quando vc da um bend e necessitando de força posiciona o polegar na parte de cima do braço.
A chamada postura correta vem justamente dai, cortando caminho ela demonstra o que na maioria dos casos é a posição que facilita tocar e ainda cria um padrão para estudo.
Quem presta atenção e estuda as posturas sabe que essa historia de que polegar deve ficar sempre escondido é pura mentira. Essa pessoa toma cuidado para utilizar o polegar acima quando necessita de força e "escondido" quando necessita de agilidade. Para alguns, é verdade, essa diferença entre agilidade e força ocorre até de maneira natural..mas será que assim como esse exemplo não existem outros aspectos que não são notados tão facilmente ? É claro que existem.
Vejo muitos guitarristas reclamando que não evoluem..não conseguem pegada e nem velocidade. Ficam estagnados depois que aprendem power chords e alguns solinhos mais basicos. Uma grande parte disso é que inconcientemente vc fica pensando em como tocar além do que tocar o que cria muita confusão e angustia. É como se houvesse uma falta de "organização cerebral" que retardada o resultado final. Não me espanta inclusive saber que os mais preocupados com a postura de mão e inclusive corpo são os violonistas flamencos e os guitarristas de jazz tocam frequentemente na posição de violão classico.
Abs

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma

Agora concordei com 100% =)

Abç!

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln

Sabe que depois de 25 anos só agora percebi o quanto o som de algumas palhetas me incomodam???

erico.ascencao
Veterano
# fev/11
· votar


Acho que o detalhe mais escroto que todos esquecem ou sequer pararam pra prestar atenção é o seguinte:

Toque com o falante apontando para a sua cabeça.

A diferença é absurda. Mesmo com um amplificador com o tão querido falante de 12", este detalhe é extremamente importante. Tem gente que insiste em colocar o seu combo no chão "de pé", sem inclinação. O que acontece? Todo mundo escuta o som do cara, menos o próprio que fica do lado do amplificador e com as orelhas há mais de um metro fora da linha de ação do falante.

A solução para isto é simples: basta aliar a inclinação do amplifcador (apoiando-o numa parede, por exemplo) com o seu distanciamento em relação ao amplificador. Posicione tudo de maneira que o falante esteja mirando a sua cabeça e assim você vai escutar o mesmo som que todos os outros da banda escutam.

BruRoma
Veterano
# fev/11
· votar


erico.ascencao
Po nunca nem ouvi fala nisso..e ja vi muito amp inclinado mas achei q era pq era mais facil de mexer haha (nem comente)..vou tentar esse fds
brigada pela dica
abs

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


erico.ascencao

Existem pedestais pra amp que já são inclinados. Particularmente eu gosto mais dele no chão, inclinado como vc disse, por conta do realce dos graves. Fique lindão =)

Jandira
Veterano
# fev/11
· votar


erico.ascencao
Duas coisas que eu aprendi de um guitarrista colega meu:

1º - Ao timbrar, o ampli tem que estar posicionado na direção da sua cabeça. No meu caso, o rack da TV tem uma coluna de granito que com o ampli apoiado em cima fica na altura certa pra mim, tanto sentado quanto em pé.

2º - Ao timbrar, deve-se tocar com o volume que você vai utilizar na sua apresentação, não adianta timbrar baixinho achando que depois é só aumentar o volume.

cordassi
Veterano
# fev/11 · Editado por: cordassi
· votar


erico.ascencao
De fato, eu sempre notei essa diferença, geralmente coloco uma mochila atrás pra apoiar a inclinação HUAHUAHUA

BruRoma
Eu concordo com o que você disse, foi justamente por isso que comentei do meu retardo no desenvolvimento que só depois fui entender.
Porém ainda há o complemento dessa informação, que foi o aspecto que falei da ergonomia, e se parar pra pensar que cada pessoa segura a palheta dum jeito que se sinta confortavel ,mesmo que mude menos 1 mm, isso produz diferença no som e na abordagem da técnica. E nem to falando exatamente de pensar em "desenvolver um pegada" digo coisa naturais, como, uma pessoa destra naturalmente usa a mão direita e segura o lápis do jeito mais confortável, e na canhota vice-versa..

Uma analogia: já vi, e creio que todos já viram, pessoas que seguram o lápis da forma mais absurda possível e tem letra bonita (bem, em geral as mulheres né, pq homem com letra bonita é + dificil kkkkk)

E pra palheta creio que se aplica esse principio (tratando-se de ergonomia). E é por isso que vemos guitarristas com jeito de palhetar tão estranho e ainda assim tocam muito bem. Mas calma, não to dizendo o que é certo e errado, é relativo. O que funciona é o que não incomoda e não prejudica seu corpo. Agora, se a pessoa usa a postura correta sem se incomodar, o resultado com certeza é o que você comentou, muito bom.

E realmente, quando penso em violão/piano erudito, na hora associo a virtuosismo.

Não sei se meu pensamento é 100% ou mesmo 70% correto, de 60% pra baixo garanto ahueihaeuiha; tudo isso que escrevi tem relação empirica, e é baseada em estudos, muitas coisas que li, e comparações.
Deve dar um tcc legal pra ortopedia kkk

(...)É como se houvesse uma falta de "organização cerebral" que retardada o resultado final
Concordo demais.
Nosso cérebro e nosso corpo aprende automatismos, é por isso que a gente pode beber o copo d'água sem pensar em "mirar" a mão no copo, ou a água na boca, apesar que a gente erra as vezes eahuiaehuaieh
Claro que pouca gente lembra que quando era criancinha tinha maior dificuldade com isso, falta de coordenação,etc, mas o treino diário e natural da vida exige isso: então se torna algo tão natural e automático que não precisa pensar pra fazer. Ou seja, você adquiriu a técnica pra fazer isso.

E com a guitarra não é diferente, a coerência é um quesito, e é por isso que existem os estudos de padrões sobre diatônicas/pentatonicas/arpejos/etc. Tudo pra memorizar/agilizar o processo mental/físico de tocar, e é por isso que é mais fácil tocar devagar do que rápido. É como querer fazer uma multiplicação sendo lerdo em soma, ou sem saber a tabuada: vai demorar mais ainda!

Resumindo, concordo muito com você, mas queria separar esses 2 pontos.

Abs

BruRoma
Veterano
# fev/11 · Editado por: BruRoma
· votar


cordassi
Achei a analogia do lápis extremamente interessante. Lembro muito bem que quando eu estava sendo alfabetizada tinha uma amiga chamada Bianca que segurava o lápis sei la eu como haha e a letra dela era LINDA mas bonita de qualquer outra criança na sala que segurava do jeito normal..então eu e todas as minhas amigas tentavamos as vzs segurar como ela..e óbvio que nunca funcionou.
Em relação a palheta eu acho o de menos pq no meu ver os erros gritantes em 99% das vzs estão no posicionamento do corpo em geral. A palheta se o cara segurar ela mt diferente ela ja começa a cair.. (posso estar errada é que eu realmente nunca vi isso)..
Quando ao funcionamento do cérebro acho isso muito legal..eu ia colocar isso que vc falou mas achei q ja tava grande e ia virar um livro haha, então procurei só ser breve e colocar a coisa de maneira prática. Mas achei bacana vc ter acrescentado.
Vc faz facul? do que ?
abs

TheDivisionFloyd
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma
Em relação a palheta eu acho o de menos pq no meu ver os erros gritantes em 99% das vzs estão no posicionamento do corpo em geral.

pode ser o seu caso porem nao concordo
grandes guitarristas como clapton , marck knofler (tal que nao usa palheta ) bb king , hendrix ,SRV e page

tem uma forma de palhetar sempre muito distinta e trabalhada e que faz uma PUTA diferença na hora de ver o som final , nao adianta nada ter exatamente o mesmo movimento com a mao esquerda e um tecnica de direita limitada

pois grande parte da pegada esta na espessura da palheta seu material a forma de segurar , angulo e força , pois como voce mesmo disse no começo, as pequenas coisas fazem diferenças na hora de tocar
e tocar é bem é um conjunto de coisas se menosprezar a tecnica de palhetada se torna um musico falho e limitado, pelo menos é oque eu acredito se alguem discorda gostaria de ouvir.

BruRoma
Veterano
# fev/11 · Editado por: BruRoma
· votar


TheDivisionFloyd
Técnica de palheta é bem diferente de pegada. Técnica é o básico (e entra no que eu estava falando)pegada é o diferencial.
A diferença não esta na maneira como eles seguram a palheta (posicionamento-do que a minha discussão tratava) e sim na variação de força e direção (e até no timbre utilizado)que eles aplicam a ela e isso tudo é de gosto pessoal e não interfere na evolução do aluno.Até pq isso é uma coisa tão pessoal e natural que nós poderiamos passar a noite inteira citando músicos com maneiras diferentes de pegadas (o mais dificil seria achar músicos com a mesma pegada). E se fosse para classificarmos como eu fiz com o posicionamento de mãos e corpo não chegariamos nunca ao que é certo e aumenta a tocabilidade ou o que prejudica (não chegariamos nunca a uma maioria absoluta como podemos fazer com o posicionamento citado a cima..ficaria tudo numa opinião de "eu acho melhor" e "eu prefiro")
É como um enfeite no bolo, muito bonito, mas se não tiver o miolo continuara bom.
Eu abordei os tópicos acima pq eles fazem parte do que eu analiso para saber se o cara tem ou não um pouco mais de conhecimento musical. E se ele não sabe posicionar as mãos e isso reflete no som como um todo eu certamente diria que ele é um iniciante. Agora se ele usa uma palheta de plástico tradicional apresenta um som definido e bem reproduzido, possuindo técnicas de palhetada, apenas não possui uma pegada totalmente diferente eu certamente diria que ele é um bom musico. Eu me referia ali em cima a estagnação dos guitarristas que não evoluem em velocidade e não conseguem reproduzir sons claros e definidos que são constantes aqui no fórum.
Dentro do tópico a sua abordagem esta correta. Mas dentro do que eu estava falando não acho válida.
abs

cordassi
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma
Achei a analogia do lápis extremamente interessante. Lembro muito bem que quando eu estava sendo alfabetizada tinha uma amiga chamada Bianca que segurava o lápis sei la eu como haha e a letra dela era LINDA mas bonita de qualquer outra criança na sala que segurava do jeito normal..então eu e todas as minhas amigas tentavamos as vzs segurar como ela..e óbvio que nunca funcionou.
Eaehauiheia, curioso o fato né.. Todo mundo tem suas "esquisitices/peculiaridades" que na verdade são o natural jeito de ser da gente. Talvez se forçassem ela a escrever de outro jeito, não ficaria legal, nem espontaneo.

Em relação a palheta eu acho o de menos pq no meu ver os erros gritantes em 99% das vzs estão no posicionamento do corpo em geral. A palheta se o cara segurar ela mt diferente ela ja começa a cair.. (posso estar errada é que eu realmente nunca vi isso)..

Eu to lendo uns assuntos aqui que estão falando sobre postura. Que influenciam na vida das pessoas, do músico.. Só que mais pro lado de ter problemas/lesões/dores.
Talvez mais tarde,ou seilá qnd, eu poste um tópico sobre isso. Porque descobri hoje e achei informações bem curiosas!

Quando ao funcionamento do cérebro acho isso muito legal..eu ia colocar isso que vc falou mas achei q ja tava grande e ia virar um livro haha, então procurei só ser breve e colocar a coisa de maneira prática. Mas achei bacana vc ter acrescentado.
Eu também fiquei com medo de postar porque o meu ficou realmente um livro. Mas vendo sua 1a réplica enorme fiquei encorajado! AHAUHAUH

Mas acho legal postar porque eu adoro misturar o conhecimento cientifico com o empirico, só num sei quantos gostam também de ler kkk

Vc faz facul? do que ?
Eu fazia Design Gráfico, só que ta trancada :/
Foi lá que tive o contato com a matéria ergonomia!

Vlw pela resposta!
Abs

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Verdade isso. Tinha uma palheta aqui que fazia um clack clack e érfa muito chato.

erico.ascencao

Já tentei fazer isso, mas meu amp tombou.. Faz diferença mesmo.

AlanPPS
Veterano
# fev/11
· votar


O topico está bem interressante to aprendendo muito aqui ;D

erico.ascencao
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln: Já tentei fazer isso, mas meu amp tombou

Lembre-se que é uma questão de inclinação + distância do amplificador. Você pode colocar o ampli "de pé", porém terá que ficar razoavelmente longe pra poder ficar na mira do falante. Quanto mais você inclina o ampli, "menos longe" precisa ficar em relação a ele.

Demolisher
Veterano
# fev/11
· votar


Lembre-se que é uma questão de inclinação + distância do amplificador. Você pode colocar o ampli "de pé", porém terá que ficar razoavelmente longe pra poder ficar na mira do falante. Quanto mais você inclina o ampli, "menos longe" precisa ficar em relação a ele.

Existem suportes de amplificadores que resolvem esse problema, já deixam os amplificadores inclinados e nos dão diversos ângulos de inclinação possível...

discipulo
Veterano
# fev/11 · Editado por: discipulo
· votar


Exemplo foi que hoje eu tava tocando e tava com menos volume e som xoxo. Liguei o amp no filtro de linha e Tchãran! Som vivo.

Essa é nova para mim, da diferença mesmo usar um filtro de linha? Se realmente existe esta diferença alguém saberi explicar o motivo para que isso ocorra?
Alguém mais já teve esta experiência? e usam este filtro de linha?.
Valeu.

BruRoma
Veterano
# fev/11 · Editado por: BruRoma
· votar


discipulo
O filtro de linha deve estar normalizando uma corrente eletrica irregular. Deixando ela da maneira correta para fornecer energia ao amp, uniformizando e tornando correta a potência. (Posso estar falando bobagem...)
"O filtro de linha possui várias funções, ele protege seus equipamentos removendo ruídos e picos provenientes da rede elétrica, expande o número de tomadas disponíveis para conectar outros periféricos, garante que todos os seus equipamentos estejam devidamente aterrados, protege contra curtos-circuitos e sobrecargas de tensão na rede." Wikipédia
abs

discipulo
Veterano
# fev/11
· votar


BruRoma
Entendi, obrigado pela resposta.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Naum tem tempo pra melhorar a técnica também...

Depois de um tempo reparei o quanto era cheio de pequenos vícios, mas taum pequenos que eram quase imperceptíveis!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Deem atenção aos pequenos detalhes! Seu som vai melhorar consideravelmente.