Quem é fera em solos e não conhece a fundo Harmonia e Acordes, é um guitarrista incompleto?

Autor Mensagem
Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Floydniaco

Bom , nunca ouvi dizer que é REGRA ser um músico estudado para tocar jazz. Para a maioria de nós é , inclusive para mim. Mas existiram e existem muitos genios por ai , que nunca estudaram nada , e saem improvisando jazz só de ouvido ... Bom , gênios a parte rsrsrs


É só você ver os savant's músicais , muitos deles são pessoas com problemas sérios , como sindrome de down e afins . que não tem capacidade alguma de estudar sequer contas de divisão simples , e aos 7 anos de idade é um fenômeno musical!


Aí é que tá! O que to tentando dizer o tópico inteiro! Não to dizendo que precisa ser estudado, to dizendo a respeito de HARMONIA!!! Afinal, o tópico é sobre isso e não sobre teoria em si! E o cara pode ter aprendido harmonia sozinho, de ouvido, lendo livros, video-aulas, revistinhas e etc!

Quanto aos caras, do Jazz q improvisam de ouvido, eu garanto que tem ótimas noções de harmonia. Se estudam teoria ou não, vai saber! Não é essa a questão!

Abraço!!!

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


cristian1990
buddy guy

Tudo que começa a virar obrigação na guitarra,pra mim já começa a me entediar.Pois guitarra para mim,é hobe.Não tem aqueles "nerds" do video game,que ficam horas jogando e tem este vício do game?Então,eu sou assim,só que em lugar do game,minha tára é guitarra(stratocaster por sinal).


falou tudo cara, tomara que muita mulecada aqui no forum que vira e mexe cria tópico dizendo como posso ganha velocidade, toco a 6 mes, como posso tocar rapido, entre outras, leia isso que vc escreveu ....




Este lance de velocidade,vem com o tempo,"com os calos da estrada".No meu caso,não me preocupo tanto com isto,o que eu me preocupo na verdade,é fazer uma excução mais perfeita possível,limpa,audível e que dê prazer tanto pra mim,quanto aos vizinhos que volta e meia me escutam tocar por aqui(rsrsrs).Velocidade para mim tanto faz,sei que vem com tempo.Porém,minha praia é blues e slow blues por sinal(então velocidade para mim é o de menos).Abração !!!





EDIT-E tem um fator também,que vem com o tempo(de vida),a gente vai ficando mais corôa e passa a não mais tolerar certos tipos de música(fritação).Sem contar que guitarra já é "um bicho que fala" abéssa.Imagine todos os dias o camarada ligar uma guitarra do lado de vizinhos que não estão acostumados "a muitos solos" e o camarada liga aquela "distorção louca",pega a guitarra e começa a fritar?Logo logo vai comessar a "dar problema" isto,não vai?

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
Esse negócio da guitarra que muita gurizada pratica, é de se pensar...

Veja bem, o cara quer aprender a todo custo, mas naum quer pagar o preço! Esses dias vi o De Ros aqui no tópico citando o prazer de praticar. Isso pra mim é tudo.

Então vou explicar o lance de pagar o preço: A meninada estuda sem parar, desesperado, guiado pela ansiedade e pensando, "em um ano serei Van Hallen!"

Ae toca horas e horas, mas naum direcionam seus estudas de forma que fiquem prazeirosos, de forma que o ensaio é uma torturinha!

Pagar o preço naum é ficar 20h por dia com a guitarra, mas é ver o segredo escondido por trás do tempo, músico tem que ter sensibilidade.

Se o cara tiver isso, ligeiro e com um pouco de esforço, se divertindo e aprendendo atentamente, ele descobre a manha e passa os desesperados pra virar Malmsteen!

É só uma opinião!

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
buddy guy
Esse negócio da guitarra que muita gurizada pratica, é de se pensar...

Veja bem, o cara quer aprender a todo custo, mas naum quer pagar o preço! Esses dias vi o De Ros aqui no tópico citando o prazer de praticar. Isso pra mim é tudo.

Então vou explicar o lance de pagar o preço: A meninada estuda sem parar, desesperado, guiado pela ansiedade e pensando, "em um ano serei Van Hallen!"

Ae toca horas e horas, mas naum direcionam seus estudas de forma que fiquem prazeirosos, de forma que o ensaio é uma torturinha!

Pagar o preço naum é ficar 20h por dia com a guitarra, mas é ver o segredo escondido por trás do tempo, músico tem que ter sensibilidade.

Se o cara tiver isso, ligeiro e com um pouco de esforço, se divertindo e aprendendo atentamente, ele descobre a manha e passa os desesperados pra virar Malmsteen!

É só uma opinião!

buddy guy
Esse negócio da guitarra que muita gurizada pratica, é de se pensar...

Veja bem, o cara quer aprender a todo custo, mas naum quer pagar o preço! Esses dias vi o De Ros aqui no tópico citando o prazer de praticar. Isso pra mim é tudo.

Então vou explicar o lance de pagar o preço: A meninada estuda sem parar, desesperado, guiado pela ansiedade e pensando, "em um ano serei Van Hallen!"

Ae toca horas e horas, mas naum direcionam seus estudas de forma que fiquem prazeirosos, de forma que o ensaio é uma torturinha!

Pagar o preço naum é ficar 20h por dia com a guitarra, mas é ver o segredo escondido por trás do tempo, músico tem que ter sensibilidade.

Se o cara tiver isso, ligeiro e com um pouco de esforço, se divertindo e aprendendo atentamente, ele descobre a manha e passa os desesperados pra virar Malmsteen!

É só uma opinião!




Entendo !!!

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
E pra você cara, cite nomes, quem pra você é um guitarrista incompleto?

Pra mim quem não conhece a fundo harmonia e acordes não pode ser um bom solista também.

Na minha opinião por exemplo, acho um guitarrista como Jeff Beck ou Allan Holdsworth muito mais completo do que o slash. Porque mesmo se não fossem os solistas excepcionais que são, só na parte harmônica já desbancam o cabeludo overrated.
É aquela coisa, um bom conhecimento de harmonia vai sempre melhorar suas composições e fazer você se esforçar por criar algo no mínimo original.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777

Naum vou citar alguém incompleto cara, sou muito ruim pra julgar!
Mas vou te dar uma dica de uma música completa. Onde harmonia e melodia se confundem e formam a "bagaceira" xique, onde parece que o cara tem três mãos!



Steve dá uma dica... do que é saber fazer uma harmonia em fusão com uma melodia!
Quando ouvi a 1ª vez, achei impossível o cara fazer aovio.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Olha... galera, se tiverem algo nessa onda, harmonias bem feitas, postem os vídeos ae!!!

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Eu não li todos os posts, mas, respondendo a pergunta do tópico: se o cara sabe tocar de tudo quanto é solo, mas não sabe teoria, ele é um grande intérprete! Ele não terá a capacidade de entender como o cara pensou pra criar tal harmonia ou fraseado. Ele vai tocar e pronto. Pra mim, seria uma vida vazia dentro da musica...

Abraços

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/11
· votar


eu acho q guitarrista completo eh oque toca bem ,idenpendente de capacidade tecnica ou teorica , o bb king é um guitarrista completo , o satriani é um guitarrista completo, o jeff beck é um guitarrista completo , o hendrix era um guitarrista completo.

acho que tecnica e conhescimento são meios e não fins , meios para se tocar bem , mas tem gente que chega sem esses meios ,assim como tem gente que chega com esses meios .

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Um ótimo exemplo...
Mas entende que seria impossível ele criar todos esses solos maravilhosos sem um profundo conhecimento de harmonia?

Eu gosto de pensar da forma em que os solos são extensões da harmonia se modificando de forma rápida (e dependendo do guitarrista de forma muito rápida).

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


Existem estilos de musica que o conhecimento de harmonia é mais necessário, colocaria nesse pacote o jazz, MPB, fusion e algumas ramificações desse estilo.
Até mesmo nesses estilos algumas pessoas possuem um conhecimento empirico de harmonia, nunca estudaram formalmente, mas estudaram de uma maneira que funcionaram para eles.
Acredito que todo musico profissional deveria estudar harmonia e musica em geral isso com certeza leva o musico a um novo nivel, mesmo que o estilo em que ele toca não exiga tanto de harmonia.
Quem sabe de musica sabe também a diferença de um musico com conhecimento harmonico e não, o approach é diferenciado.

abs e paz.
www.MateusStarling.com.br

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


Contanto que o cara saiba fazer a plateia "gritar".

Que mal tem?


Se o carada conta parada qual o problema dele nao saber teoria?

CAda é cada nao siga o exemplo de X guitarrista pq cada tem um jeito.

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


Kold
Bah é pra isso que tme guitarrista base neh? UHAUHAUHUHAHUA

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# fev/11
· votar


Esse cara é um guitarrista incompleto?
Sim.

Excel Lion
Veterano
# fev/11 · Editado por: Excel Lion
· votar


Quase todo guitarrista é incompleto.

Eu por exemplo, tenho boa noção harmônica, e uma boa noção melódica (tanto em leitura quanto percepção).

Mas não tenho jogo de cintura se me jogam fora da minha praia que é Blues e Jazz em questão de melodia. Não sei "solar" pra Rock, Pop e Metal por exemplo, fica muito ruim e fora de lugar. Me joga no palco com o Metallica que eu não sei o que fazer, mas se me botar pra tocar ao lado de Buddy Guy ou Herbie Hancock eu me viro.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


ohm

Sem profundo conhecimento de Harmonia, Satriani, Vai e outros grandões naum seriam nada mesmo!

Loues
Veterano
# fev/11
· votar


Na verdade, uma melodia não deve ser vista separada da harmonia, ou do ritmo, é uma fusão das duas coisas, expressada numa forma particular... os elementos da música estão todos entrelaçados uns nos outros...

Claro que existe a parte de acompanhamento, de fundo, mas quando tocamos uma melodia ela faz parte desse contexto, não dá pra ignorar, segregar uma coisa da outra...

Claro que quando começamos, não entendemos a fundo a teoria por trás das composições, começamos imitando, depois ouvindo com mais atenção e aos poucos estudando a parte mais teórica... Eu acho que tanto o conhecimento teórico quanto e a intuição devem trabalhar juntos, sem um impedir o desenvolvimento do outro...

Respondendo: Quem é fera nos solos conhece harmonia e acordes...

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Loues
Na verdade, uma melodia não deve ser vista separada da harmonia

Não deveria ser separada, mas sabe que até é...

Naum falo dos grandões solistas, estes conhecem harmonia funcional, ou seja, aquela que colabora para uma boa melodia e tal...

Mas a gurizada (... que digo incompleta, naum é no sentido de perfeição, mas sim de ter bom conhecimento... porque no sentido de perfeição, ningué é perfeito), digo a gurizada está metendo solo pra cima sem nem se importar... qual o resultado disso:

Musicas na velocidade da luz, que parecem que são tocadas por um robô, parecem um exercício de 5 minutos!

jazz blues rock soul funk
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Cara, harmonia é tão abrangente que fica difícil responder sua pergunta, porque se o cara toca um blues de 12, já sabe algo sobre harmonia, mesmo que seja um básico.

Acho que conhecer nunca é demais, mas não diria que alguém que não conhece seja incompleto, mas se um cara quer tocar jazz, por ser um estilo harmonicamente rico acho que deve-se saber sim.

Abç...

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Já que estamos nesse assunto, bons exemplos são bem-vindos:




MarcosBorba
Veterano
# fev/11
· votar


Harmonia, ritmo, melodia.

Se falta um desses, o cara é incompleto.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Eu dou valor em estudar a parte teórica tb, até pq n custa nada e só tem a adicionar. A habilidade musical fundamental é desenvolver o ouvido. Se vc "entende na sua cabeça" que notas vc tem q usar em determinadas situações musicais, isso pode ser suficiente, e vc pode dar o nome que quiser a estas coisas. Acho que devemos começar estudando o som das coisas e depois dar nome aos bois.

Agora claro que estudar teoria, leitura pode não significar apenas novas habilidades para trabalhos como músico, mas tb pode trazer novas ideias para composições. Estudo é benéfico, e não negativa originalidade como pensa muita gente.

Estudo só faz mal para quem estuda errado. Vc deve estudar para ter novas ideias, não para copiar os outros. Aí é que mora o problema.

Um cara pode ter que estudar leitura para se tornar um músico clássico competente, ou um compositor mais eficiente. Outro cara pode precisar estudar escutando direto um disco do AC/DC para entender qual a mecânica de um bom riff de rock, como tirar um timbre da guitarra. Todo mundo tem q se aprimorar, mas o que cada indivíduo deve estudar particularmente cabe a ele mesmo pesquisar e decidir por si prórpio.

Finalizando, eu nunca estudo teoria sem a guitarra no colo. Mais importante do que decorar aqueles nomezinhos é saber o som daquilo que tá escrito no livro.

Loues
Veterano
# fev/11 · Editado por: Loues
· votar


Leomju
parecem um exercício

Isso realmente acontece, pessoal treina a parte mecânica e acha que pra fazer música é tocar aquilo ali... E o caso da "gurizada" é falta de maturidade musical. Pra um iniciante, o virtuosismo, o desafio da técnica é bem evidente, e ele se esquece de sentir, ouvir, fazer música...


Mais importante do que decorar aqueles nomezinhos é saber o som daquilo que tá escrito no livro. (2)


Quem é fera nos solos conhece harmonia e acordes... mesmo se o cara só tocar uma única linha melódica - muitos instrumentos se tocam assim. Se bem que eu acho que isso meio sem graça, fazer só uma linha melódica...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Ponto importante :

Do alto da minha razoável experiência com música, acho que o que realmente mais contribui para a tua capacidade de improvisação e musicalidade em geral é aprender o maior número possível de músicas. Não só os solos, mas as harmonias e linhas melódicas (linhas vocais ou temas instrumentais). Esse aprendizado por associação te faz entender o que realmente funciona nas músicas, detectar os pontos que unem músicas com sonoridades diferentes com relação ao básico de teoria, evitando tb o foco exagerado em exercícios.

Creio que o repertório deva ter um pouco de variedade, claro que com o devido foco no seu estilo preferido. Acho que os músicos que aprendem músicas só de umas 2 bandas preferidas acabam mesmo sem personalidade, cópias.

salton
Veterano
# fev/11 · Editado por: salton
· votar


E quem não é (nem um pouco) fera em solos e não conhece a fundo harmonia e acordes (e faz composições na raça), como é que faz? :D

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Pessoal

O tópico andou depressa... falaram coisas ae que o pessoal sabia mas naum era muitoo ligado,

Olha o que o Rei Arthur citou sobre conhecer muitas músicas... concordo plenamente... até para estudá-las.

Porque os grandes foram reconhecidos pelas suas composições e criações geniais, harmonicamente falando. Na guitarra, um grande intérprete tem pouco valor... nunca vi um Emílio Santiago na guita...

Loues
Veterano
# fev/11
· votar


salton
Vai estudar...

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


salton

Ele até faz! Mas sempre será limitado!!!

erick_guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Quem é fera em solos e não conhece a fundo Harmonia e Acordes, é um guitarrista incompleto?

Depende, se existe uma lei ou obrigação de que para um guitarrista ser completo ele precisa conhecer a fundo harmonia e acordes, ai sim poderiamos afirmar! Existe isso?

Mas na minha opinião, se estamos falando de completo em tudo, estamos falando de músico versatil e virtuoso, que conhece de tudo um pouco como o G. Govan, ele é o exemplo de um guitarrista completo! Mas guitarristas não precisam ser completos e nem tem a obrigação disso, precisam apenas fazer boa música.

salton
Veterano
# fev/11
· votar


agradeço pelos bons conselhos..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem é fera em solos e não conhece a fundo Harmonia e Acordes, é um guitarrista incompleto?