é necessario a seladora de madeira para deixa a guitarra em natural

    Autor Mensagem
    vini187
    Veterano
    # fev/11


    eai brothers tou querendo deixar minha guitarra na cor natrual só q tou com umas duvidas, eu sei que tem q desmonta a guitar e lixar, das lixas mais grossa para as mais finas, mais ai surgi minha duvida é necessario passa a seledora de madeira ou eu posso proseguir passando o spray PU ou tem que passar os dois ?? pq eu vi um topico de um kara falando que o amigo dele lixo e passou o spray pu agr n sei se fica bom. valeuus

    vini187
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e esse Spray Pu eu moro em são paulo sp qual é o nome dele certo pra compra é spray verniz puliuretano? valeus

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    *poliuretano

    Cara, somente a seladora já é o suficiente, disso eu ternho certeza.
    Se não me falha a memória, esse tal desse spray PU (não sei se é poliuretano mesmo) serve só pra deixar a guitarra "brilhosa" ao invés de fosca (apesar da seladora não deixar totalmente fosca)

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    *poliuretano

    Cara, somente a seladora já é o suficiente, disso eu ternho certeza.
    Se não me falha a memória, esse tal desse spray PU (não sei se é poliuretano mesmo) serve só pra deixar a guitarra "brilhosa" ao invés de fosca (apesar da seladora não deixar totalmente fosca)

    vini187
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    quanto deve ta em media uma latinha de seladora? se eu quiser posso passa o spray PU ao invez da seladora prejudica alguma coisa??

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    uma latinha de seladora não deve estar mais que 20 reais, é relativamente caro, já que vai usar uma vez só.... quanto ao uso do spray no lugar da seladora, não tenho certeza se funciona, mas não é indivado, além disso eu acho que ele pode interferir no som

    vini187
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    hum vo toma coragem de solta a solda da minha guitar com meu amigo e fazer isso só n sei ainda como solta solda dos meu caps

    zackslashvai
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    vini187

    Solda que voçe diz sao as partes do fios estanhadas nos caps ?

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    é só esquentar com o ferro de solda, se vc tiver um removedor/sugador de solda, fica mais facil ainda

    felipelfln
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Uma vez vi uma mesa de madeira com acabamento em resina (aquela que usa pra coisas de fibra de vidro) e tava bem legal. Não sei se serve pra guitarra. Vo pergunta pro Bertola.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    vini187

    VocÊ pode usar só seladora, pode usar um verniz fino de nitrocelulose, verniz bicomponente não é recomendável.

    Eu particularmente, na minha Cort que tem acabamento natural, só passo uma cera automobilística com uma politriz. O acabamento fica ótimo. E já me "zoaram" por falar isto, mas acho que o timbre fica mais brilhante sem tinta.

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    acho que a tinta pode sim influenciar no som da guitarra, mas nao o suficiente pra o ouvido humano perceber, a diferença deve ser tão ridiculamente pequena que só maquinas super potentes poderiam percebê-la, há muitas outras coisas que influenciam mais, principalmente quando falamos sobre a guitarra, um instrumento elétrico

    felipelfln
    até serve, mas tem que ser por cima da seladora. eu recomendo que você passe umas 5 "mãos" de seladora

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Magrinho123

    Isso é meio polêmico, mas eu penso da seguinte maneira, se percebemos detalhezinhos como uma mudança radical de timbre apenas trocando o material da pestana, que é um pedaço de plástico de 4 cm, imagine uma camada(7 na verdade) de susbstâncias sob a madeira do corpo... Eu notei um brilho maior no som depois de remover a tinta. Mas pode descer a lenha, ninguém acreditou mesmo.

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    bom, o nut está em contato direto com as cordas, já as tais substâncias químicas, ainda que em 7 mãos, estão por cima de outras substâncias que protejem a madeira, então, por mais que a tinta vibre junto com o resto do instrumento, não há contato direto com a madeira ou cordas, acho que a diferençã é mínima. Foi você mesmo que tirou a tinta ou foi luthier? porque se foi luthier, ele provavelmente deve ter tirado a tinta E a seladora/verniz/seila junto, e aplicado a seladora novamente pra evitar imperfeições, e por causa disso a madeira que está "acostumada" com a pressão atm, temperatura e umidade do ar onde foi fabricada é exposta a características diferentes, o que acaba mudando o timbre dela, já que ela fica "imune" a essas mudanças com tanta coisa por cima da madeira. Agora, se foi você mesmo que tirou a tinta, talvez você esteja certo.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Magrinho123

    Não acho que a tinta seja um fator isolado, nem tudo que influi no timbre, precisa estar em contato direto com as cordas. A ponte é apoiada na madeira, e as cordas vibram sob o sistema todo. Portanto penso que qualquer ateração, mesmo que seja no corpo da guitarra, é capaz de influir no som. Mas cada um com suas crenças, certo? o Eric Jonsosn reclama do timbre dos parafusos do pedal dele, quisera eu ser tão senssível ao ponto de perceber essas particularidades. Ou não...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a é necessario a seladora de madeira para deixa a guitarra em natural