Dúvida sobre ação das cordas relacionada á palhetada alternada.

    Autor Mensagem
    Mr. Big
    Veterano
    # jan/11


    Olá pessoal, sou novo aqui, e tenho uma dúvida referente ao meu estilo de tocar. Tudo bem, sei que tenho que tocar da maneira que me sinto confortável, mas gostaria das opniões dos guitarristas de plantão. xD Eu uso muita palhetada alternada, praticamente mais da metade das coisas que faço é palhetada. Sempre ouvi MUITO os solosde Paul Gilbert, John Petrucci , Steve Morse , Malmsteen, e alguns outros guitarristas que abusam desta técnica. Com certeza, foi isto que me motivou a me aprimorar na mesma. Aí que me surge uma pequena dúvida : Já me disseram que posso usar a ação das corsdas extremamente baixa, é só palhetar " sem muita força " . Isto está correto ? É que com elas muito baixas, elas me parecem meio frouxas para palhetada, acho que por eu palhetar forte, e gostaria de saber se essa de palhetar fraco existe. E também com as cordas altas ( isto não é novidade, claro .-. ) fica mais duro de tocar , e os dedos tem que fazer mais força para chegar nas casas, e tenho a impressão que isto diminue a velocidade. Enfim, gostaria de opniões de quem toca, sobre as melhores condições da guitarra e da ação das cordas exclisovamente para palhetada alternada... Se alguem sabe a ação das cordas que aqueles guitarristas que citei usam... Peço desculpas por criar um tópico sobre um assunto que muitos já perguntaram, é que eu gostaria de saber realmente para quem palheta muito como eu. Muito obrigado, e um grande e forte abraço a todos !!!!!

    lugaque
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: lugaque
    · votar


    Cara, tem que haver dinâmica , ou seja tocar com menos ou mais força conforme a música "pedir". Então, palhetar, de forma alternada, com muita força e movimentos alternados distantes da corda frases rápidas, faz com que você "gaste" muita energia em vão e diminua a precisão do ataque. Quanto a ação muito baixa, ao meu ver, facilita a execução porém o instrumento se torna muito sensível (diminuição da sustentação, trastejamento, etc.). A maioria dos virtuoses, usam ação média para baixa.

    Mr. Big
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Então quer dizer que mesmoos mestres da palhetada que eu citei, Petrucci, Paul Gilbert, Steve Morse, etc , usam ação média pra baixa ?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr. Big

    Palhetada quase sempre é melhor alternada, por propiciar uma velocidade muito maior e menos esforço, salvo algumas exceções como a base do heavy metal e estilos pesados, pq dai a idéia é deixar o som mais grave possível, assim a palhetada é só pra baixo..

    mas quando falamos de solo, é sempre melhor palhetar alternado, pra todos os estilos

    da uma olhada naquela música do dick dale, tema do pulp fiction, é simplesmente impossível tocar surf music sem palhetada alternada......se conseguir vc vai terminar a música com tendinite!! kkkk

    abs!

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Mr. Big fui num show do malmsteen aqui em ctba em 96,cara eu tava bem na frente,peguei palheta,a corda q ele arrebentou tambem, hehehe tava alucinado, fiquei olhando a guitarra dele e me pareceu q nao era muito baixa a açao das cordas, bem pelo contrario, e tem uns caras q tocam violao flamenco q o violao prarece um arco e flecha de tao alta hehe e os caras sao rapidos pra carai.,.... sei la, acho meio viagem esse negocio de q pro cara toca rapido tem q ta bem baixa as cordas, claro q se estiver altas demais e complicado, mas acho q o negocio e achar a altura q vc se sente bem pra tocar, eu nao gosto muito baixa pq acho ruim de dar beds com mais pegada, sei la,vai de cada um,abraço

    prog_jam
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: prog_jam
    · votar


    Mr. Big
    Olá! Como você mesmo disse, o conforto é imprescindível na hora de tocar, mas sempre com uma postura correta, de modo que você não venha a ter problemas futuros (é sempre bom lembrar...). Como pediu opinião, aí vai:
    Eu uso muita palhetada alternada(...)
    Todos nós...
    Já me disseram que posso usar a ação das cordas(...)
    Sim, você pode. As minhas são tão baixas que quase chegam a trastejar com a guitarra desplugada. Tomo cuidado apenas de não passar isso pro amp, ao menos não quando não quero, pois o trastejamento dá um efeito de que gosto bastante (com moderação, é claro). Tocar com menos força existe e é necessário principalmente por um fator chamado dinâmica, e só de fazer isso você já vai começar a tocar mais rápido, principalmente com uma ação baixa.
    Cordas mais altas te proporcionam um som mais limpo e com mais sustain, mas sim, diminuem a velocidade.
    A melhor configuração, de fato, é uma coisa que vai ter de vir de você. Teste diferentes configurações com diversos calibres de cordas diferentes e ache seu jeito de tocar e seu som.
    Me citando como exemplo, eu gosto de guitarra com a escala pouco curva, trastes jumbo,captadores single, ponte fixa, ação muito baixa e cordas de calibre "pesado" (011 a 013).
    Depois disso tudo só posso deixar pra você o desejo de boa sorte na sua pesquisa.]
    Abraço

    Mr. Big
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Agradeço a todos os amigos que responderam ! A junção de todas as respostas me abriram a cabeça sobre o assunto !
    prog_jam e lugaque
    Tem MUITO sentido no que disseram, sobre a dinâmica... é só observar o Synyster Gates do avenged sevenfold... Como ele consegue dar aqueles arpeggios velozes e precisos ? só é possível com uma ação BEM BAIXA das cordas... e ele palheta pra caramba ! com certeza ele sabe ter dinâmica, e palhetar com "menos força" já que sua guitarra esta mais sensível... Paul Gilbert a mesma coisa, os tappings dele são perfeitos, e só é possivel fazer as coisas que o cara faz com ação mais baixa, e ele palhetada pra caramba ! até o STEVE VAI que usa muitos ligados, tappings, arpeggios, técnicas que exijem uma ação colada no braço, e ele mesmo ja disse que usa , ele palhetad de vez em quando como ninguem... Por isso , agradeço as respostas ! Eu só preciso deixar de ser cavalo com as cordas xD SAHSAUHUSHAUHSAUHSA... Um grande abraço amigos !

    Doggy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pessoal, usem a tecla Enter de vez em quando, assim fica ruim demais pra ler...

    No mais: Ação baixa é mais "confortável" segundo crença popular, mas nada impede de um shredder usar ação alta.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    é . ... eu ja tinha escrito acima q o malmsteen usa açao alta, e a qmaioria dos violonistas de flamenco tambem....... acho q o negocio tentar parar de achar formulas magicas, o segredo é a mao deles mesmo, estudar mais tambem é bom,nao a açao das cordas vamos parar de viver ilusoes, por falar nisso achei uma pista de onde esta a palheta do destino.. vo nessa quem sabe eu acho hehehe,abraço

    Mr. Big
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Talvez o meu erro esteja no calibre de cordas que uso ! Eu palheto muito forte, gosto da ação baixa, mais estou com um jogo 0.09 ... é MUITO "molinho" , essencial para ligados, mais pra palhetada deve ser melhor um jogo 0.10 ou 0.11 . Vou testar cordas mais grossas pra ver se melhora minha pegada !

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr. Big pare cara... o malmsteen usava em quase toda a sua carreira corda 0.08 .. voce acha q ele nao tem pegada????? hehehe abraço

    Jimi Van Halen
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu uso 0.11 e digo que acho uma beleza,quando toquei em 0.09 chegava a trastejar devido minha cavalisse,o instrumento não era meu,preferi começar com 0.11 mesmo quando comprei o meu...

    Mas depende,não imagino aqueles blueseiros como Freddie King ou Albert King usando 0.08...
    abs

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr. Big

    Cara, isso nem é tanto do jogo de cordas(obviamente um jogo mais tenso ajuda), mas da regulagem da guitarra em si. Regulando a ponte, a barra de tensão e o tensor, é possível obter com cordas 0.009 - 0.010 uma ação baixa porém firme. Basta informar isto ao luthier na hora de regular.

    As vezes a pessoa aumenta desnecessariamente a espessura das cordas, sendo que um mero ajuste resolveria. Nos meus tempos de ignorância, cheguei a colocar 0.013 na minha telecaster, achando que o problema era a espessura.

    Hoje uso 0.010 híbrido e bem regulado, e elas são mais firmes do que as 0.013 barítono desrreguladas... Uma dica.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Jimi Van Halen ele falou desses guitarristas Paul Gilbert, John Petrucci , Steve Morse , Malmsteen, caras q tocam palhetada alternada... q fazem farelo de palheta hehe


    concordo com vc , pra tocar blues o negocio e umas cordas mais pesadas, so to falando q a galera pira demais em açao das cordas e equipamentos, vi numa entrevista q o faisca foi com o ardanuy em uma loja de instrumentos uma vez e o cara começou a destruir num violao q passava a mao por baixo das cordas hehehe ... nao adianta, o p gilbert, o petrucci, o malmsteen sao fodas pq sao fodas, nao e pq a açao das cordas dos caras e baixa, é pq eles estudam mesmo,abraço

    Mr. Big
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    É tenso isso neah, achar a melhor regulagem, o melhor calibre ¬¬ HUSAUHSAHUSAHAS... Talvez isso seja paranóia minha ... Eu toco á 3 anos, tenho 16 anos ... Antes eu usava só cordas 0.10... Depois passei a usar 0.09, mais como o sidguitar1 disse , o Malmsteen tem uma baita pegada com cordinhas 0.08 . Eu já dei umas pesquisadas sobre o jogo de cordas dos " palhetadores" , a grande maioria usa 0.10 , Paul Gilbert, Petrucci, Steve Morse , o próprio Synyster Gates, ele palheta bastante em alguns solos e tal... 0.10 é o padrão, o que mais usam... O professor de um amigo meu me disse que o Paul Gilbert usa cordas baixíssimas e 0.10 , e é um dos melhores "palhetadores" SAHSAUHUHASHUSA... O forte estalo que a palhetada dele causa nas cordas parece que foi forte pra caramba ! Mas é só o estilo de palhetada, eu acredito que ele palhete fraco por causa da ação, ou não , estou plenamente enganado o.o HSAHUASUHSAUHSAUHSAAS

    Vinícius Iron
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu até onde eu sei, o Malmsteen usava cordas bem altas só pra dizer que consegue tocar rápido em qualquer altura. Já o Paul Gilbert e Petrucci usam mais baixas, mas também o cara não pode deixar muito baixa, senão começa a trastejar demais.

    Sobre a palhetada alternada, eu tinha vício, no início, sempre de tocar tudo pra baixo e achava muito difícil alternada. Comecei a treinar a alternada e, hoje, nem a pau consigo voltar a tocar como antes. A alternada já entrou no meu sangue pra tudo.

    Mr. Big

    Gostei do teu nick, hehe.

    Abs

    Mr. Big
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vinícius Iron Essa do malmsteen eu não sabia ! Então ele quer falar : " sou foda de qualquer jeito ! " HASSAUHSUHAUHSA... Eu também peguei vício na palhetada mano. Valeu cara :D Seu nick também é louco \õ/ abraço !

    VEJAM AQUI MEUS AMIGOS ! Este vídeo retrata bem o que eu tenho em mente , prestem atenção na mão que palheta, ele faz com muita suavidade, parece que sem força alguma ! O estalo da corda deve ser pela palheta que ele usa penso eu , pelo menos ele não mostra ser "cavalo" palhetando...


    detalhe : é uma strato, stratos não são um tipo de guitarra em que fica impossivel uma ação bastante baixa ?

    Vinícius Iron
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr. Big

    Caramba, nunca tinha visto o Paul Gibert tocar em um Strato, mesmo que seja da própria Ibanez. Também nunca vi ele usando amplificador Ibanez, mas enfim, haha.

    A palhetada do Paul Gilbert é muito concisa, muito firme, o que é o adequado para palhetar rápido e com voracidade. Uma palhetada mais cavalar seria a do Zakk Wylde que, na minha opinião, é melhor para dar bends e vibratos.

    Sobre a tensão da corda, o pessoal falou que ele usa 0.10, mas eu acho estranho isso... no site da Ernie Ball, que ele é endorse, diz que ele usa uma Slinky 0.9.

    Eu sempre usei e palhetei rápido com 0.9. Tenho muita vontade de trocar pra 0.10 pra ver como vai ficar, só que, como eu nunca toquei numa 0.10, não sei se eu vou manter a mesma velocidade do que com uma 0.9.

    Bom, por enquanto é isso. Preciso sair!

    Abraços!

    lugaque
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: lugaque
    · votar


    Mr. Big, não é regra, porque senão George Benson não palhetaria tão bem hehehe, mas o ataque as cordas com a palheta inclinada (como o próprio Paul Gilbert fala) propicia mais facilidade em palhetar de forma alternada. Dá uma sacada na mão direita de Paul Gilbert nesse vídeo abaixo, ele mostrando o som produzido pela palhetada correta, pelo menos o que ele acha a forma mais correta de palhetar. Bem... quem daqui se atreve a dizer o contrário hehehe? No mais, acho o vídeo bem instrutivo, espero que ajude. Abraço.

    http://www.youtube.com/watch?v=CpJNUGHxC3M

    Obs: Ele começa a explicar como palhetar por volta de 1:10.

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Mr. Big
    da uma olhada...tem o topico aqui no FCC lembre de vc ate por sinal. a açao das cordas da minha guitarra esta mais pra altas q pra baixas,abraço
    se puder comenta ai ja q vc curte palhetada alternada,q faz dias q estamos falando de palhetada alternada,abraço brother
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/253236/



    Mr. Big
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Respostas perfeitas pessoal ! Tirei GIGANTESCA parte de dúvidas que tinha !! Agradeço muito !! Um abraço a todos !!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre ação das cordas relacionada á palhetada alternada.