"Vareta" da guitarra

Autor Mensagem
Hawklord
Veterano
# jan/11


Preciso de ajuda,eu ganhei uma guitarra de aniversário
Uma Memphis Tagima MG32(igual a da foto).
Ela ta funcionando perfeitamente mas to com uma dúvida que pode parecer estupida.
Ela vem com uma vareta(eu sei pra que serve mas não sei o nome certo)que é pra colocar perto das cordas.
Eu coloco mas quando mexo nela parece que não tem efeito nenhum.
Eu acho que talvez eu precise apertar mais,mas to com medo de quebrar ao fazer,por isso queria ter certeza se eu devo apertar bem o negócio.
Pra não deixar dúdidas a foto mostro do que estou falando.
http://4.bp.blogspot.com/_TAzs1QTVmwE/TToYocpIGNI/AAAAAAAAALI/7-c-Z0I2 B4I/s1600/imagem.png
Agradeceria qualquer informação a respeito da "vareta" dessa guitarra,incluindo o nome certo.

buddy guy
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord


Filho,isto aí se chama ALAVANCA !!!!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord
Chama-se alavanca e serve, neste caso, para descer a afinação das cordas.
Após rosquear, pressione-a CONTRA o corpo do instrumento, não tem perigo de quebrar (a não ser que você puxe-a).
Faça bem de leve se não o risco de desafinar é grande.

o/

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord

Cara,não é vareta,mais é a Alavanca!!!Ela fica situada na ponte!!!

Eu sugiro q nao vai acontecer nada quando vc apertarr...intao aperte e depois empurre para baixo q vc vai ver o efeito q vai fazer!!!


:)

Iversonfr
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord

Num aperta muito não. Rosqueia um pouquinho só pra ela não cair, pode deixar ela folgada mesmo, ou se preferir um pouquinho mais justa pra ela não ficar mole balançando pode, mas sem violencia, isso é meio delicado... abs!

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


VARETA AKSPOAKSPOAKSPOAKPOSAKSPOAKSPOKAPOK

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord
ahahahahahah....Assopra isso aí, que faz um som de gaita!!! haahahahaha....

Brincadeira. Desculpe, não resisti.

É a alavanca.....toca uma corda qualquer e preciona ela em direção do braço empurrando para baixo. Vai fazer um som tipo: OOOoonnnnn....dá uma desafinada. É um "truque" efeito.....

LipeGuitarrero
Veterano
# jan/11
· votar


Isso é alavanca que é igual a descer afinação que é igual a tremolo que numa guitarra desse nivel é igual desafinação total.

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Esse vai pros anais do FCC...vareta foi fod@!!! Muito bom!!
ahuheuhauheuha!!

Hawklord

Já explicaram, velhão!! Mas aqui tem um video pra ilustrar, só cuidado que a sua guiatrra com seu tipo de ponte nao da pra fazer oq esse cara do video ta fazendo...É só pra ILUSTRAR O FUNCIONAMENTO do tremolo!! Esquenta não, ninguem nasce sabendo!!

Abço




brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jan/11
· votar


ogner
Podia ter mostrado um video do Hendrix pra ele.

tiko_y
Veterano
# jan/11
· votar


brunoepronto

ou ainda melhor, ... um vídeo do JEFF BECK. hehe

L33tSk1llz
Veterano
# jan/11
· votar


o.0

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


celotoledo
hauahauhauahauha! Você ta impossível hoje hein! +1

xD

Hawklord
Veterano
# jan/11 · Editado por: Hawklord
· votar


Valeu pela ajuda.Alavanca!Como não pensei nisso antes!
Eu vou tentar colocar ela de volta.
Mas tambem não sou tão ignorante assim,eu sei o que a "vareta" faz e até como faz,só não sabia o nome(que dize,não lembrava porque eu já tinha lido sobre a vareta).
E já escutei muitas musicas do Jimi Hendrix,já até vi solos do Acid Mothers Temple,eu tenho um conhecimento(adquirido pelo "olhometro) sobre guitarra.
Agora tenho outra dúvida,será que pelo fato da guitarra não ser das melhores,o efeito da alavanca seria menor?Tipo em vez de fazer OOOOOOOOIIIIIIIIM,faze só Oim(sei lá como expresar isso em palavras).
E uma coisa nada a ve,minha guitarra é da 1ª guitarra q aparece no video!

Sr. Garnier
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord

Basicamente o "efeito" será o mesmo, a diferença é que em guitarras mais baratas após essa breve desafinação causada pela alavanca, qdo vc soltar a alavanca a afinação não costuma voltar ao que era antes!^^

Mas se vc usar de levezinho, acho q da pra guentar sim

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord
Não é nem questão da sua guitarra e sim do tipo da ponte. De qualquer modo, a sua é um pouco inferior, o som pode até sair OOOIIMMMM, mas depois provavelmente as cordas não tenham mais a mesma afinação.

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Caramba a duvida do cara é ate compreensivel. Mas nao deixa de ser engraçado, concerteza vai ser mais um dos topicos classicos do FCC

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


isso lembra o rosca dura urgente!

=p

Hawklord
cuidado!
existem alavancas tipo "tremolo" (a sua), e existe um outro tipo "floyd rose" (existem milhares de outros, mas essas são as mais populares)

pra aprender a identificar, de uma busca no forum e tambem no google imagens.

nao tente fazer coisas que de floyd rose na sua alavanca tremolo!

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


entrei pensando q fosse um guitarrista bem magro hehe ou alguem tocando com uma arco de violino sei la...,abraço

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


kiki
Que rosca dura urgente?

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


Rednef2
era um tópico, acho que já foi deletado...
=p

thifm
Veterano
# jan/11
· votar


Hahahahah.. to passando mal de tanto rir!! hahahaha

rosca dura, vareta mágica... hahaha

Desculpa!!

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


thifm
Pó para! Não começa não!

rsrsrsrsrs! :B

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


mano se tu for na casa de alguem que toca guitarra e pedi pra ele pega na vareta se vai toma uma guitarrada na fuça ajoskapoK

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


kiki

HAUAISHAUSIAHSUS

é verdade agora eu lembrei da rosca dura!

Hawklord
Veterano
# jan/11
· votar


Uma última dúvida que eu tenho,se a alavanca funciona ela vai fazer com que as peças que prendem as cordas na ponte se mexam certo?tipo,esticar as cordas.
Porque até onde eu sei é assim que funciona,mas isso não aconteceu ainda,hoje eu vou tentar de novo,rosqueando melhor a alavanca pra ver se ela faz isso.

Sr. Garnier
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord

Ao contrário, vc empurra a alavanca em direção ao corpo da guitarra e as cordas afrouxam, descendo um pouco a afinação, qdo vc solta a tendência é de elas voltem à posição original. É recomendável trocar o nut original, que geralmente é de plástico e gera atrito que impede as cordas de voltarem à afinação original.

Hawklord
Veterano
# jan/11
· votar


Obrigado pelas respostas.Acho que agora eu já sei de tudo que preciso para ver se a vareta,digo,alavanca da minha guitarra da funcionando direito.

Iversonfr
Veterano
# jan/11
· votar


Hawklord
Acho que agora eu já sei de tudo que preciso para ver se a vareta,digo,alavanca da minha guitarra da funcionando direito.

Que medo disso... cuidado pra não quebrar a ponte hein...

will789
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
eu ja quebrei uma vez, e não foi mto legal não...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a "Vareta" da guitarra