guitarra no jazz

    Autor Mensagem
    nicida
    Veterano
    # jan/11


    queria ouvir a opinião do pessoal do fcc quanto a uma coisa que eu ando sentindo ultimamente...

    até onde a guitarra se encaixa em um contexto jazz?

    vários guitarristas já exploraram esse território - muitos bem sucedidos (vide wes montgomery, pat martino, pat metheny, django reinhardt, george benson, para citar alguns poucos nomes)

    porém, perto de um sax ou um trompete, a guitarra perde o vigor como solista, pelo menos aos meus ouvidos.. o timbre fica meio magrinho...

    há aqueles que tacam a distorção mesmo, como mike stern e john scofield... mas esses dois estão mais num território do fusion do que do jazz propriamente dito..

    então, o que acham? o guitarrista pode ser classificado, definitivamente, como um componente da banda de jazz?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    nicida

    Interessante, entendo o que quer dizer. Acho que isso varia de banda para banda.

    Por exemplo, No Dixie Dregs, ou Na banda do Mike stern, a guitarra é uma das peças principais, e faz toda uma diferença no som final.

    Já em uma banda como a do Miles Davis, talvez a guitarra não seja um componente tão necessário assim.

    Mas mesmo assim, se a tirássemos totalmente de algumas músicas, você sentiria falta de algo. Como quando o contra-baixo para de tocar em um rock. O leigo estranha a "falta de corpo" no som. Jazz é muito legal justamente por isso. São dezenas de pequenas interações entre vários instrumentos que fazem a música. Ou não.

    Digão00
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    nicida

    Olha, como voce citou, o jazz pode ser uma banda composta de varios musicos, ou de um musico só. Os artistas que voce citou, como o montgmery, fizeram sucesso tocando sozinho. O estilo de tocar, vc percebe claramente a hamonia nos acordes, a melodia, o baixo no walking bass, e a bateria, na forma da batida. Ha tambem as bandas de jazz, que no caso acaba que a banda faz sucesso, não o musico. Pra mim, o melhor Jazz é o de um guitarrista somente. Curto bagarai Joe Pass

    Jimi Van Halen
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sim,mas instrumentos como trompete e o sax se destacaram antes da guitarra no Jazz,por isso talvez essa assimilação de Jazz=Não pode faltar Saxofone e tal...
    abs

    nicida
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    a maior parte das bandas de jazz não configura um guitarrista na formação, isso só começou a acontecer aos poucos dos anos 70 para cá..

    Digão00
    joe pass tocava muito! monstro total...

    é... o jazz é um estilo eclético, e hoje em dia tudo que há de novo em jazz já incorpora elementos elétricos, como teclados e mesmo a guitarra... mas mesmo assim, a maioria esmagadora dos guitarristas está interessada no rock e no metal... estilos onde a guitarra é bem mais característica...

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    nicida
    Por um lado a guitarra leva desvantagem quanto a sustentação da nota se comparado com um instrumento de sopro, mas leva vantagem por ser um instrumento harmonico e melodico.
    A unica função de um instrumento de sopro é a de tocar single lines, ou seja, o papel do instrumento de sopro no jazz é basicamente o de solista, ninguem contrata um sopro para uma banda de jazz se não quer que o cara seja um solista, salva excessões de grandes combos onde o arranjo de sopro é a tematica principal da banda.
    Com a popularização da guitarra nos ultimos 40 anos o que mais vemos é a guitarra tendo um lugar importante nas bandas de jazz. O que acontece é que a guitarra praticamente não fez parte do nascimento do jazz, isso nos anos 40, dessa forma se formos ver o jazz na forma da raiz, algo que se aproxima do Blues swing e a era early bebop, praticamente não vemos a guitarra nesse contexto. O primeiro cara que apareceu tocando jazz na guitarra foi Charlie Christian, mas isso ja se tinha passado pelo menos 1 decada desdo surgimento do jazz.
    Enfim, a guitarra tem um approach diferente quanto a maneira de solar o que não quiser dizer que seja inferior ao instrumentos de sopro é apenas diferente.

    Curly
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    nicida

    em princípio, o papel da guitarra no jazz e outros estilos é prover o ritmo e a base harmômica. um dos maiores guitarristas de jazz de todos os tempos, Freddy Green, jamais tocou um solo em toda a sua carreira.

    mas desde que a guitarra foi eletrificada não existem mais limites para a atuação do guitarrista como solista

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a guitarra no jazz