[Solução] Som fraco no Guitar Rig 4? Talvez isso ajude!

Autor Mensagem
Stalingrado
Veterano
# jan/11 · Editado por: Stalingrado


Bom, galera, eis o meu primeiro tópico de soluções. hehe
Vamos lá:

Sempre usei o Guitar Rig 4 para minhas gravações, porém ele nunca esteve sozinho. Digo, o esquema nunca foi Guitarra -> Placa de Som -> Guitar Rig 4, pois dessa maneira, o sinal chegava bem fraco. O segredo sempre foi ligar a minha V-amp2 em BYPASS, usando o volume e master quase no talo e o gain na metade.
Dessa forma, o som chegava com o volume ideal pra ter aquele punch, digamos.
Porém, anteontem aconteceu um pequeno incidente e minha fonte simplesmente estourou. Ou seja, não tenho como usar a V-amp2. Liguei a guitarra direto na placa, o som ficava fraco. Usei os prés da placa, som ruim, sem agudos. Não podia ficar sem tocar guitarra com um som decente. Fui atrás de uma solução e encontrei.

Simples: simuladores de preamp. Sendo mais direto: PSP Vintage Warmer.

O esquema fica assim:
Guitarra -> Placa -> Cubase SX3 -> PSP Vintage Warmer -> Guitar Rig 4.

Teoricamente, o sinal chega mais forte, logo o som tem mais punch, isso nós sabemos. Mas teoria não basta, então comparem:

TESTE COM PSP VINTAGE WARMER 2 AQUI

Sequência:
Acordes sem Guitar Rig 4 e sem PSP: 00:00 - 00:25
Acordes sem Guitar Rig 4 e com PSP: 00:26 - 00:51
Base com Guitar Rig 4 e sem PSP: 00:53 - 01:07
Base com Guitar Rig 4 e com PSP: 01:08 - 01:23
Solo com Guitar Rig 4 e sem PSP: 01:26 - 01:37
Solo com Guitar Rig 4 e com PSP: 01:40 - Fim

A diferença no clean é gritante. Na base distorcida, notem que o som morre mais rápido sem o PSP. Nos solos ficou meio imperceptível, mas EU sinto que o som é mais gordo e tem mais sustain.

É importante observar o uso do noise reduction no Guitar Rig. Mais volume, mais chiadeira, então usem o Noise Reduction.

Enfim, espero ter ajudado alguém!

Stalingrado
Veterano
# jan/11 · Editado por: Stalingrado
· votar


Lembrando que as gravações são as mesmas, sendo que só adicionei ou removi o PSP.

É também importante ressaltar que alguém pode discordar com o que eu digo. Não sou dono da verdade, adianto logo que são impressões pessoais que achei que podem ajudar alguém.

:)

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Legal a dica, mas acho que você se esqueceu de explicar o que é o tal Vintage Warmer!
Seria um plugin vst também?

P.S: O GR4 tem noise reduction? Que eu saiba só gate mesmo, e gate mata o sustain cara!

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Ouvi a gravação e notei a diferença. Continua tocando muito hein...
E a propósito já votei no teu video pro GI, tá bem colocado hein?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777

mexe nas regulagens do noise gate ou noise reduction.......pra cada efeito que vc usa é bom ajustar pra cortar só o necessário e não afetar muito o sustain como vc disse

Stalingrado

qual placa de som vc usa cara?

abs!

Vinícius Braga
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado

Eu prefiro o barulho do chiado a usar noise reduction.
O chiado eu consigo segurar tranquilo, agora a falta de sustein não. rsrs
Mas ficou legal o timbre!

Abraço!

janick
Veterano
# jan/11
· votar


Não seria mais fácil comprar uma interface?

A maioria tira um som fraco do Guitar Rig porque inventa de usar o coitado com uma placa onboard sound blaster. Aí? Tem que ficar uma bosta mesmo.

ogaitnas
Veterano
# jan/11
· votar


O vintage warmer até onde lembro é um vst de compressor...

A empresa que faz esse tem mais outros psp vintage ***audioware, parecem bem interessantes para complementar o som...

De qq forma, o 1o passo para melhorar o timbre com qq vst é usar uma placa de som minimanente decente...

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777
PSP Vintage Warmer é um plugin VST também, pequeno. 9MB.
O GR4 tem noise reduction. Eu nem uso Noise Gate. Acho o reduction bem melhor!
Valeu, cara!
Tô em 29º. Pra passar por pontuação, teria que estar entre os 20.
Obrigado por votar!

Pé de chinelo
ESI Maya44

Vinícius Braga
Noise Reduction: use com moderação. ;)

janick
Nem sempre é mais fácil gastar dinheiro, janick. ;)

ogaitnas
Concordo, cara. Mas nem sempre o cara tem grana pra comprar uma placa, né? Toda informação, acredito eu, é válida.

janick
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Com o dinheiro do teu V-Amp da para comprar umas 3 interfaces da Behringer, por exemplo ;)

É só escolher. E além do mais, existem até aquelas interfaces baratinhas da Arcano que funcionam bem.

De qq forma, o 1o passo para melhorar o timbre com qq vst é usar uma placa de som minimanente decente...

Minimamente decente, leia-se nada que se assemelhe com placas multimidia.

Stalingrado
Veterano
# jan/11 · Editado por: Stalingrado
· votar


janick
Eu tenho uma interface, cara. Mas os prés dela não são legais.
.
.
.
Enfim, o tópico tá aí pra quem quiser testar. Se acha que não dá certo, ok, então não testa.
Esse tópico é para quem está insatisfeito com o seu som e quer tentar algo. :)

Del-Rei
Veterano
# jan/11
· votar


Uma coisa que também ajuda é plugar um pedal tipo Boss antes da placa.
Acho que dá um "tchan" no som.



Um aceno de longe!!!

- grekk
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado

Cara... eu to usando assim pra gravar os meus sons...

Guitarra > PC > Reaper + Guitarig


onde o PSP Warmer ia entrar nessa historia

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado

Opa, testarei!!!! Vou procurar esse Warmer nas melhores lojas do ramo!!!

Valeu pela dica!

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


janick
Minimamente decente, leia-se nada que se assemelhe com placas multimidia.

Quando você fala de placas multimídia, você se refere a placas de som internas PCI (não onboards) ???
Olha que tem muita placa desse tipo (M-Audio, Soundblaster, etc) que dá de lavada em muita interfacezinha...

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


- grekk
O PSP você coloca na cadeia de efeitos antes do Guitar Rig. :)

janick
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777
Audigy e cia não funcionam. Eu conheço essas placas PCI's também. Já tive algumas e comparados com interfaces simplesmente não rola. Meu Toneport da Line 6 que não é grandes coisas dá um banho. Agora imagine um Pod Studio mais parrudo ou uma M-Audio Ultra 8R

ohm777
Veterano
# jan/11 · Editado por: ohm777
· votar


janick
Então tá né. Você com a sua opinião e eu com a minha.

janick
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777
Ok!
Mas em uma coisa a gente tem que concordar: Esse não é o objetivo de nenhuma destas placas. Certo?

Fabricante nenhum especifica que estas placas são para este uso, logo, na teoria, uma interface já é melhor. Certo?

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


Não entendo porquê um tópico como esse, que tem um objetivo BEM CLARO (eu acredito que fui bem claro), gera discussões paralelas que acabam desvirtuando totalmente a ideia inicial.

Cada um tem sua opinião, e discutir a qualidade de placas não é a ideia do tópico. Por favor, peço encarecidamente que parem de desvirtuar meu tópico.

Vou repetir: QUEM ACHA BESTEIRA TESTAR ALGO DO TIPO EM PLACAS ONBOARD, IGNORE ESTE TÓPICO. QUEM ESTIVER INSATISFEITO E/OU QUISER DAR UR POSSÍVEL UP NO SEU SOM, TESTE O QUE FALEI.

janick
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Ok, que seja. Só estou dizendo que tapar sol com peneira não adianta.

Enfim, bom tópico, até mais.

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


janick
Já ouviu a expressão "tirar leite de pedra"?
Ela é real, cara. Com um pouquinho de pesquisa e nada de preguiça, dá pra tirar som sim de placas onboard. Minha opinião.

Respeito a sua, ok?

Que siga o tópico.

Rafa-Ban
Veterano
# jan/11
· votar


eu uso uma interface,mas nem por isso vou deixar de testar essa iédia,Afinal,vale tudo(menos matar e roubar) pra melhorar o som de gguitarra.Obrigado!
abç

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


Rafa-Ban
Esse é o espirito! (Y)

o/

:D :D :D :D :D

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


janick
Pode até ser do ponto de vista comercial... até porque muitos dos próprios fabricantes dessas placas tem seus modelos externos também. O fato de eles não especificarem que são pra esse uso não quer dizer nada, se fosse assim essas placas todas deveriam vir só com saída pra fone e entrada pra mic.
O que eu acho é que não se pode generalizar, é óbvio que existem placas ruins desse tipo, assim como existem placas boas em que se pode sim tirar um som minimanente decente...
Tenho uma X-Fi Titanium, se quiser inclusive depois gravo uns sons com ela pra galera avaliar a qualidade do som.

Stalingrado
Eu tenho uma interface, cara. Mas os prés dela não são legais.

Só por curiosidade cara, qual seria a interface?

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777
ESI Maya44. Os prés dela são fraquinhos... Não curti muito não.

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Olha cara desculpe se desvirtuamos o tópico, ok...
Eu só achei que não teria nenhum problema discutir um assunto que tem tudo a ver com o que estamos falando aqui: gravação digital de guitarras.
Quase todos os tópicos aqui no fórum funcionam assim a partir de um assunto inicial a galera vai discutindo sobre coisas parecidas, claro que também não vai falar de um assunto desconexo sobre o tópico ou trazer o slash a tona rsrs.

De qualquer formar respeito a tua opinião (e o teu tópico) e morreu o assunto.

Stalingrado
Veterano
# jan/11 · Editado por: Stalingrado
· votar




Vídeo do nosso amigo WilliamFerreira. Ele tá usando placa ONBOARD.
Apenas para ilustrar o ditado "tirar leite de pedra".

Eu adorei o timbre dele.

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777
Justamente pelo fato desse assunto se repetir toda vez, é que acho desnecessário se falar, porque todo tópico de gênero acaba desembocando numa 'polêmica' parecida. Daí a galera acaba por esquecer o objetivo inicial e entra na discussão, saca?

Não sou ditador (até porque aqui não funciona. O máximo que posso fazer é fechar o tópico). Só estou tentando manter o foco.

Fico feliz que vocês tenham entendido.

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Será que ele funcionaria pra microfone ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Solução] Som fraco no Guitar Rig 4? Talvez isso ajude!