Mudança de 0.10 pra 0.11 (+1)

Autor Mensagem
Magrinho123
Veterano
# jan/11


Quando começei a tocar usava 0.09 e eu tenho a mão um pouco pesada, nada "cavalar", apenas um pouco pesada; cordas quebravam ridiculamente rápido. Fui forçado a usar 0.10 e acabei gostando.

Agora com minhas cordas 0.10, reparei que as elixir são um pouco mais duras que as cordas de outras marcas que ja usei, e eu gostei disso, cordas mais duras me dão mais segurança.

O que se passa é o seguinte, comprei pra testar ernie ball 0.10, não sei se são mais duras que nem as elixir, se são iguais as outras ou se são mais duras até que as elixir, verei assim que trocar. O dilema que estou é o seguinte:

0.10 da elixir pra mim não é tããão leve, mas também não é nem um pouco pesado, as vezes gosto de subir um pouquinho a afinação pra ficar do jeito que eu gosto, mas sempre por pouco tempo pra não danificar a guita. Não sei como será a força da ernie ball e nem sei quanto à durabilidade dela (estou usando ultraglide), não sei se vou passar a usar ernie ball. O esquema é que eu to com medo de elixir 0.11 ficar pesada de mais pra mim, quase que eu comprei a ernie ball 0.11 na verdade. Devo ou não devo mudar pra 0.11? o som realmente tem mudanças facilmente perceptíveis? e a durabilidade? e a força dela(tensão)? será que vai ficar pesado de mais a elixir? e a ernie ball? ainda não sei se vale a pena

escrevi demais né?

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Nao, o suficiente pra esplicar seu problema.

Cara, se voce chega ao ponto de subir a afinacao porque as cordas sao leves, acho que vale a pena sim.

Pode ser que voce nao goste, mas nao vai ser impossivel de tocar ateh a proxima troca, eu no seu lugar arriscava.

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Mas tenha certeza de nao prejudicar sua Gita

Math-Ador
Veterano
# jan/11 · Editado por: Math-Ador
· votar


Magrinho123
é claro vc escuta o baixo poderoso de uma 0.11....
pra bases de blues ou metal são INCRÍVEIS....
sobre a resistencia das marcas não posso ajudar....

Magrinho123
Veterano
# jan/11
· votar


então tá decidido:
verei quanto dura a ernie ball pra decidir se a próxima corda vai ser ernie bal ou elixir, mas de qualquer forma vai ser 0.11.

só por curiosidade: nunca vi elixir roundwound... existe? vo da uma olhada no site...

Zedin
Veterano
# jan/11
· votar


A elixir tem o encordoamento híbrido que considero ideal pra mim: 010-052. Procure testar dps, acho q vai gostar do incremento nos bordões!

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


experimenta uai...pega uma mais barata a d'addario e ve se tu gosta

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar


Magrinho123

Seguinte, primeiramente, qual teu estilo e guitarra? 0.011 costuma ser exagero para a maioria dos estilos que não usam afinação mais baixa...

A elixir tem o encordoamento híbrido que considero ideal pra mim: 010-052. Procure testar dps, acho q vai gostar do incremento nos bordões!

igor zaidan
Veterano
# jul/11
· votar


to com uma Cort Evl k4 e uma strato vintage inteiriça..
tava pensando em colocar 0.11 na cort e 0.10 na strato.
sempre usei 0.10, gostaria de testar a 0.11
sendo que é comum ver guitarristas de blues com 0.11, 0.12 etc
e guitarristas de heavy com 0.09 além do que, dizem que 0.11 n é bom pro floyd.
as duas guitarras vao ser brevementes mandada ao luthier, por tanto, serão bem reguladas
duvidas: coloco 0.11 na superstrato ou na strato?
se eu colocar 0.11 na superstrato e quiser voltar p 0.10, se eu regular os parafusos das molas, ja vai ficar ok, ou terei que mandar pro luthier dnv?
minhas bandas preferidas sao maiden e led zeppelin, os quais usam 0.9, o que facilitaria e muito os ligados, mas tenho medo em perder qualidade do som colocando esse calibre
e ai, o que fazer? ehehe

sebber
Veterano
# ago/12 · Editado por: sebber
· votar


Vou postar aqui para não abrir outro tópico. O objetivo é contar minha experiência com a mudança de encordoamento de 0.10 para 0.11.

Guitarra Squier Affinity modelo Strato sem customizações.

Antes usava 0.09 e quando passei para 0.10 não precisou regular nada, e só percebi vantagens. A guitarra estava sem as cordas fazia uns 7 dias e hoje coloquei um 0.11.

Só toquei com ela desplugada até agora, depois falo sobre o timbre. A primeira coisa que notei foi que a alavanca está muito sensível, então olhei a ponte e vi que está mais levantada, ou seja, está sendo puxada pelo aumento de tensão das cordas.

Apertei um pouco as molas na parte de trás e girei minimamente o tensor no sentido horário. Vou precisar dela amanhã e terça para ensaiar, então vou tocar assim mesmo. Se na quarta o braço estiver empenado ou a ponte continuar levantada levo pra regular.

Edit: esqueci de dizer que aparentemente a pestana não foi feita para 0.11, pois a corda meio que não entrou e se acomodou dentro, fica um pouco "por cima". Vou mandar arrumar, talvez aproveite e troque logo.

Por enquanto é isso, assim que tiver uma opinião sobre o timbre posto aqui.

DioDisciple
Veterano
# ago/12 · Editado por: DioDisciple
· votar


Eu uso 0.11 mas toco em D. Pra mim tá bem confortável... já pensei em colocar 0.12, mas prefiro ficar na 0.11 mesmo, já to bem acostumado. No começo quando passei de 0.10 pra 0.11 eu sentia um pouco de dor no pulso, principalmente pra fazer alguns bends e etc. Mas com o tempo você se acostuma (claro que não pode forçar muito).

Em termos de som e pegada, achei 0.11 muito melhor. Pra bases/riffs de metal, então, é excelente. Fica muito mais legal tocar com 0.11, ainda mais com afinação relativamente baixa.

Sobre a Elixir 0.11 e Ernie Ball 0.11... O "Mizão" da Elixir é 0.49, o da Ernie Ball é 0.48. Eu usava Elixir por ser durável, mas sempre achei o timbre meio ruim... Agora tô usando Ernie Ball e tô curtindo demais, hoje percebo o quanto a Elixir deixa a desejar em termos de timbre, principalmente quando está mais velha (isso na minha opinião, claro).

De todo modo, é importantíssimo sempre que for mudar o calibre das cordas ou mesmo trocar seu encordoamento por um de marca diferente, regular a guitarra. Isso é fundamental pra não ter problemas depois.

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


sebber
a tendencia é vc nao ter problemas com empenamento se deixasse a mola frouxa...ela alivia a tensão...apertando a mola, vc votla a estaca 0 onde a tensão pode perturbar o braço...mas como vc apertou ele, a tendencia é ficar legal...vc girou quanto o parafuso? 1/4 de volta?
essa quantidade seria a ideal pra avaliar...espera um dia com a corda afinada pra ver se o braço aparenta algum empenamento
quanto ao nut...é complicado mesmo...vc mesmo pode abrir uma folga ai nos bordões pra adequar as cordas...sugiro q passe pó de grafite pra melhorar (minimizar) o atrito das cordas com o nut, q pode resultar em desafinações...quando vc gira a tarracha, a parte da corda q responde melhor é a q vem antes do nut...ai quando vc da um bend, por exemplo, aquela parte passa pro lado da escala e desafina...rs...
alias, isso é comum até em encordamentos q cabem bem no nut! talvez vc nao precise levar num luthier nao...sabendo o q fazer (e parece q vc sabe), da pra se virar sozinho!

DioDisciple
sumiu hein veio!
as 0.11 da ernie ball são molinhas...acho engraçado isso...0.11 elixir é um tijolo!
eu só uso elixir pq pra mim, fazer um slide numa corda com 1 mes e meio de idade e ele sair lisinho e parar onde vc quer nao tem preço! rs

abraço!

Blues Boy
Veterano
# ago/12
· votar


Ae galera aproveitando o tópico .. toco blues e quero uma corda q me proporcione um timre mais encorpado como da 0.11. Porem uso 0.9 , devo por 0.10 e dps 0.11? ou a 0.11 direto?
que ajuster devo faser com relaçao a guitarra e tensor?

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back, muito obrigado pela ajuda.

Na verdade eu não sei o que estou fazendo hehe. Estudei uns tópicos sobre regulagem e só.

Então acho que com a mola eu fiz o contrário, eu apertei, achando que assim puxaria para trás a ponte, mas foi pouquíssimo, como estou sem chave estrela apertei com uma faca... Amadorismo mesmo rsrs.

Sobre o tensor, foi menos de 1/4, acho que em torno de 1/8 de volta, só uma rodadinha, pois não queria simplesmente deixar como está nem fazer algo radical.

Por fim, sobre o nut acho que vou usar pó de grafite mesmo, tenho como arranjar aqui e vou passar.

Valeu mesmo!

Blues Boy, quando mudei de 09 para 010 a diferença foi tremenda. Um exemplo prático: eu não conseguia tirar o som de shine on you crazy diamond do Pink Floyd e agora consigo. Sobre a 011 não posso opinar ainda.

Recomendo passar pela 0.10 para depois ir para 0.11, no máximo você vai ter aí uns 2 meses de espera.

Blues Boy
Veterano
# ago/12
· votar


sebber

obg. farei isto

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Blues Boy
cara de 0.9 pra 0.11 a diferença é bem grande...vc vai sentir muito se passar direto...sugiro q va pra 0.10 antes...quanto aos ajustes, pra vc é uma diferença grande...pra guitarra tbm...
normalmente pro braço da guitarra, a diferença entre 0.9 e 0.10 nao é muito consideravel...como vc pretende partir pra 011 dps, é interessante vc dar um grauzinho no tensor...aperta-lo bem pouco...menos de 1/4 de volta sentido horario...talvez até 1/8 apenas! isso pra colocar 0.10...q guitarra é? qual o madeiramento do braço dela? (escala e braço)

vc deve saber regular as oitavas dela...se nao souber, sugiro q leve a um luthier ou aprenda com algum tutorial da net (será obrigatorio vc ter um afinador de alta precisão)...precisará ainda mexer na altura da ponte!
pra qualquer calibre q vc for mudar, essas regulagens terão q ser feitas...é bastante coisa...se vc nao sabe nada sobre isso, volto a dizer q é melhor levar num luthier...assim vc nao terá dores de cabeça!

se fosse vc, me informaria beeeeem sobre essas regulagens (aqui na busca tem mta coisa legal) e eu mesmo daria conta de regular a guitarra pra 0.10...mas na hora de colocar a 0.11, levaria no luthier...assim nao pagaria caro tendo q levar no luthier 2 vezes em cada troca de calibre...rs

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


sebber
haSiASIuhSA
tem muita coisa legal na net e da pra estudar o suficiente pra fazer regulagens simples como essa...o tensor nao é um bixo de 7 cabeças, mas tbm nao é brinquedo pra ficar girando sem saber o q fazer....vc fez certo! mas eu teria virado 1/4 mesmo, ja q a diferença de peso (em kilos mesmo!) é enorme da 0.10 pra 0.11! o nut, com uma faca ou estilete vc até consegue alargar um pouco...fica bem ao estilo "BR style", mas da pra fazer! eu ja fiz...rs
mas fique atento pra essas mudanças fisicas no braço...normalmente nao é instantaneo...pode demorar um pouco pra vc perceber, como uma madrugada, por exemplo...
uma sugestão q eu dou (embora seja tarde demais), é q vc nao mexa no tensor com as cordas afinadas....faça isso sempre ou sem cordas, ou com elas afrouxadas...isso pq terá tensão forte pra tudo q é lado...é melhor uma briga de 2 pessoas munidas com chinelos de borracha do q uma briga de 2 pessoas com AK-47! rs

Blues Boy
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back


Brigadão cara .. vo levar num luthier .. pq não sei reguular a ponte .. as oitavas eu sei. e o tensor n deve ser dificil..

Minha guitarra é uma ibanez gio 150 bkn(acho q é isso ) braço de maple escala rosewood .

abç

Blues Boy
Veterano
# ago/12
· votar



ALF is back


Quanto a marca qual você acha melhor pra blues .. não saco muito de encordoamentos .. sempre usei d'dario 0.9 e o ultimo q comprei foi um encordamento novo da dolphin que gostei bastante ele não arrebenta facil e om timbre.. mais queria saber sua opnião sobre outras marcas..

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Blues Boy
ah cara...eu só uso elixir, independente de ser bom ou ruim pra blues! na realidade, acho q nao tem muito disso, marcas boas ou ruins pra determinados estilos...isso é algo pessoal...tipo, eu gosto mto de zorba! kkk
a elixir tende a ter um timbre mais abafado..menos brilhante...isso pq ela tem um revestimento q faz ela durar mais tempo...e de fato dura muito mais! eu nao uso outra marca por isso...ela nao oxida...mesmo com 2 meses de uso, vc faz um slide e ele sai lisinho...nao fica aspera manja? ja usei mto ernie ball...daddario e nig...posso dizer q em timbre, nada q eu ja usei bateu ernie ball! é a melhor em timbre das q eu ja testei...mas nao uso mais nao...só elixir agora! ^^

murilo97
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back
Ei, cara
voce usa a nanoweb ou a polyweb?

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


murilo97
a poliweb (poli = muitos) tem varias camadas de revestimento...ela tem menos brilho por isso...alem de mais dificil achar, é mais dura, e menos brilhante...ou seja, nao curto! rs
ja usei pra experimentar...nao gostei na guitarra mas imaginei q pudesse ficar legal no violão, ai coloquei uma poliweb 011 no violão (sim...a de guitarra mesmo!) e achei bem legal! nao uso mais pq é mto cara e no violão, q só uso pra dar aulas, uso sempre a mais barata 011 q tiver na loja! rs
mas é interessante pra violão eu achei cara!

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back, entendi a dica sobre não mexer no tensor com as cordas afinadas, e vou fazer isso mesmo, mas estou inclinado a levar pra quem sabe regular mesmo.

Acabei de tocar ligada no amp e pedaleira, mas nem é sobre isso que vou falar agora, é que acho que zoei a guitarra mesmo, a ponte está uns 30º levantada na afinação em E. Em D fica normal.

Tive que afinar em E umas 10 vezes para ficar legal, sem exagero. Eu afinava e quado tocava de novo estava desafinada, então refiz o processo até que voltou ao normal. A única coisa anormal mesmo é a ponte.

Não sei se vou mexer ainda... Não deveria ter passado pra 0.11 sem uma regulagem decente. Não recomendo para amadores como eu.

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Arrebentou a corda D enquanto eu afinava. Mas uma vez deixo minha experiência:

> De 0.09 para 0.10: de boa, não precisei regular nada e só senti vantagens.

> De 0.10 para 0.11: desastre, zuei minha guitarra.

Evite essa troca sem uma regulagem decente.

Guitarra Squier Affinity Stratocaster.

Blues Boy
Veterano
# ago/12
· votar


de 0.9 pra 0.10 não precisa regular o tensor não?

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Blues Boy

No meu caso específico não precisou.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Cada um tem seu jeito, sua pegada, acho que testar é o único meio de achar as cordas certas, como não temos grana sobrando prá jogar fora, o negócio é colocar um encordoamento, quando precisar arrisca outro e vai fazendo assim até achar o "sapato que calce".

Meu problema nunca foi 0.10, 0.11 ou etc e sim o padrão entre o cordoamento todo, já que variam de marca para marca, tem 10/13/17, tem 10/12/16 e mesmo nas híbridas nem sempre encontramos o ideal.

Prá mim, a que caiu como uma luva foram as GHS David Gilmour Signature

10-12-16-28-38-48

Arimoxinga
Veterano
# ago/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


ALF is back
as 0.11 da ernie ball são molinhas...acho engraçado isso...0.11 elixir é um tijolo!

Sinto exatamente a mesma coisa entre! as nig 0.010(pouco mais duras) e as Santo Angelo 0.010(moles).

Mesma coisa entre a Ernie ball 0.010(moles) & Nig 0.010(duras)

eu sinceramente não sinto diferença nem uma de tímbre comparando as cordas novas e da mesma espessura. Só a da Santo angelo que quando ficou velha perdeu muito mais o brilho do que as outras duas.

------

Estou muito afim de usar 0.011(Fazer um teste) mas, uso afinação standar direto! salve algumas situações..... seria interessante?

Pergunto pq nunca usei e quando troquei de 0.009 para 0.010 fiquei muito surpreso de cara gostei do tímbre forte encorpadão!

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Arimoxinga

Cara, existe uma máxima (claro que não pode ser levada ao pé da letra) que diz o seguinte:

"Quanto menor a bitola, melhor a tocabilidade. Quanto maior, melhor o timbre."

Me adaptei as 0.10, acostumei... 0.11 só toquei em guitarra dos outros. Gosto da diferença entre primas e bordões do encordoamento 0.10 que uso, na 0.11 que toquei, apesar de belo timbre, achei com menos variação emtre prima e bordão.

Eu, praticamente, só uso afinação padrão. E nem é por costume é por gosto. Não gosto da sonoridade tom acima e muito menos tom abaixo, acho que descaracteriza a guitarra (opinião pessoal). As poucas vezes que usei outra afinação, foi numa segunda guitarra, e quando ocorre, não é drop C nem drop D nem drop "merdanenhuma", são somente afinações alternativas, tipo open D (afinação havaiana) ou afinações orientais.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Entendo! é que fico com receio das cordas ficarem duras demais para essa afinação sabe!!? vi que o Stevie R. Vaugahn usava 0.011 mas em Eb dai usando a lógica seria como usar a 0.010 falando-se em tensão das cordas.

------

"Quanto menor a bitola, melhor a tocabilidade. Quanto maior, melhor o timbre."

Interessante a frase hehehe faz sentido!!! obrigado pelas dicas...
Bom acho que a saida é testar mesmo vai que eu me amarro ou odeio hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança de 0.10 pra 0.11 (+1)