canhoto que toca como destro. qual o tamanho da desvantagem?

    Autor Mensagem
    kinhoBram
    Veterano
    # jan/11


    Usei busca mas não achei exatamente o que eu queria.

    Eu sou canhoto, mas aprendi a tocar guitarra(na verdade violão, na época) com um amigo que me ensinou como se eu fosse destro mesmo.

    eu tenho uma boa dificuldade na palhetada, às vezes a palheta escapa, não fica totalmente firme na mão(apesar de eu ter melhorado bastante nisso, com muito esforço)

    Mas eu convivo com esse fantasma: será que minha palhetada e minha pegada não são boas pq eu sou canhoto e uso minha mão fraca pra tocar?


    A maioria das pessoas diz que isso é uma desvantagem, mas elas evitam falar disso talvez para não me desmotivar.

    E a questão é: se fossemos quantificar vocês diriam que isso atrapalha o quanto?? 10%? 50%? 30%?

    seek n destroy
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: seek n destroy
    · votar


    não atrapalha nada, a menos que você já tenha se acostumado a tocar com instrumento canhoto.

    conandrade
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sou assim, acostumei e acho que até tenho uma boa mão direita! =]

    Eu diria que é questão puramente de costume e prática!

    Mas não tenho resposta científica pra te dar... heheh

    Daniel Orp.
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Daniel Orp.
    · votar


    Acho que atrapalha nesses quesitos:
     
    1. Encontrar instrumentos. Hoje em dia há uma variedade gigantesca pra canhotos, mas nem todas as guitarras tem em versão canhoto.
     
    2. Material didático. Shapes de acordes mudam, e em revistas, internet e outros meios, os desenhos dos acordes são feitos para destros.
     
     
    Porém não creio que dificulte mesmo no aprendizado, se você é destro, tem maior facilidade com a mão direita, e se você é canhoto, você tem facilidade com a mão esquerda, pronto. A dificuldade mesmo é sobre material didático e guitarras.

    Daniel Orp.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    interessante, li errado a pergunta, é.

    kinhoBram
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Daniel, acho q vc não entendeu direito

    mas vlw mesmo assim

    Daniel Orp.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é HAHA, agora que eu fui entender. ah, não vou editar, deixa assim mesmo OAISUOAIUSOIUAOISUAS

    Stevie
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kinhoBram

    Brother.. eu toco desde 6 anos de idade .... sou canhoto e toco guitarra normalmente... (destro) ... minha palhetada eh excelente...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kinhoBram
    Acredito que é tudo puramente uma questão de coordenação motora!
    Se você é canhoto sua coordenação é melhor na mão esquerda, destro na direita! Então prum canhoto aprender como um destro ele terá sim um pouco mais de dificuldade, porém nada que não possa ser corrigido com muito treino, você só vai demorar mais um pouco!

    Como isso é relativo de uma pessoa para a outra, não tem como comparar o seu desenvolvimento com o dos outros.
    Só preste atenção so o esforço e tensão nas mãos e dedos não for muito maior do que o "normal", pois se esforçar além do que seu corpo aguenta pode lhe causar tendinites a médio\longo prazo, se o esforço for muito grande para aprender como destro (acho que não é o seu caso) troque para canhoto, e sempre faça exercícios de alongamento nos dedos antes de tocar!

    Konrad
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Konrad
    · votar


    Eu não sei quantificar o tanto que me atrapalhou..... ou se atrapalhou. (vai ver eu seria ruim da mesma forma)

    Konrad
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas pensando bem, minha mão "boa" ficou onde há mais necessidadede coordenação. Hhehehe

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Konrad
    é essa mesma a questão, a coordenação se desenvolve mais onde se treina mais! então não da pra medir casos como esse, é tudo muito relativo!

    kinhoBram
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mais alguém ae poreria dar uma opinião???

    Córtex Frontal
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kinhoBram


    Cara,eu sou canhoto e toco como destro, e é super normal, aprendo na mesma velocidade que os demais...

    Acho que a coisa que mais tenho certeza que nunca vou me arrepender é ter escolhido aprender guitarra como destro, provavelmente se tivesse comprado uma guitarra de canhoto ja tinha desistido a muito tempo....

    abç e faça bastante exercicios de palhetada que tenho certeza que vai melhorar

    edumnovaes
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kinhoBram
    Acho q não tem desvantagem cara...
    Meu professor de guitarra é canhoto e toca como destro, e ele toca pra caramba...
    Vai do treino e da dedicação de cada um, independente do jeito que toca...

    FAP
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: FAP
    · votar


    Não há problema algum. Só para te animar (ou não), Vinnie Moore, Michael Angelo Batio e Kiko Loureiro são canhotos que aprenderam a tocar como destros. Podem gostar deles ou não, mas é fato que são guitarristas de alto nível técnico.

    cristian1990
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Konrad

    Mas pensando bem, minha mão "boa" ficou onde há mais necessidadede coordenação. Hhehehe


    disse tudo concordo com vc, a mao boa ajuda a fazer acordes e tudo mais, e acho qe nao é desvantagem nenhuma, é só acostuma e ja eras, a minha mao direita ate qe palheta legal

    kinhoBram
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tbm acho que a mão boa(no meu caso a esquerda) no braço da guitarra é muito bom não só pra fazer acordes mas tbm bends, vibratos e tappins.

    Apesar disso, o que vai determinar a qualidade do seu som são os movimentos da mão direita, pois estes têm que ser rigorosos e o mais perfeitos possiveis. enquanto isso na mão esquerda vc pode colocar o dedo na casa de qualquer jeito, o importante é soar a nota, não importa se vc colocou o dedo um pouco mais pra cá ou pra lá.

    pra ser sincero minha mão direita já foi bem pior do que é agora, pois peguei o hábito de treinar palhetada todo dia e começei a fazer coisas com a mão direita como escovar os dentes e escrever e acho q algumas musicas que tem swing me ajudaram tbm

    Não sei, como não sou muito experiente não tenho opinião formada ainda, como já disseram aí isso é muito relativo mesmo

    Sartori
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sou canhoto e toco com destro. Pra mim foi super tranquilo aprender. Não devo nada aos meus amigos que tocam a mais ou menos o mesmo tempo que eu, e são destros. Não prejudica em nada a evolução. A unica coisa que me afeta um pouco - não sei se acontece com mais alguém - é que pra palhetadas alternadas muito rápidas ou precisas, parece que a mão tem que esquentar primeiro. Tipo, num tem muita firmeza.
    Só isso. = )

    Staiver
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pergunta pro Kiko Loureiro.

    power_ranger
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: power_ranger
    · votar


    Sartori

    tambem acho, foi tudo tranquilo. Há quem diga que canhotos que tocam como destros tem vantagem na mão esquerda.
    mas a maior desvantagem são as palhetadas da mão direita, no começo soam meio fracas, comigo foi assim, principalmente nos primeiros acordes, mas como o tempo vai pegando o jeito.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sou canhoto e toco guitarra como destro.
    Aprendi assim e acostumei assim.
    Obviamente há uma dificuldade maior no movimento da palhetada, sofro um pouco com isso, mais axo que isso é mais problema meu mesmo por ser preguiçoso e ter preguiça de ficar treinando palhetada.

    elyts
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara, acho que isso de guitarra tem nada a ver, criaram a versão canhoto so para vender mais eu acho , sei la, questão de marketing , repetindo , eu ACHO

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    se você se acostumar não tem problema nenhum... alguns cientistas malucos e médicos (meu pai por exemplo) até acham que fazendo atividades diferentes com os dois lados do corpo você estimula áreas diversas do cérebro e as exercita, mas isso não nos cabe discutir aqui haahahaha


    Hoje em dia há uma variedade gigantesca pra canhotos, mas nem todas as guitarras tem em versão canhoto.

    acho que essa seria a maior vantagem, se vc fosse pensar nelas..


    é que pra palhetadas alternadas muito rápidas ou precisas, parece que a mão tem que esquentar primeiro

    sou destro e toco com guit destra, mas também preciso esquentar pra que as palhetadas saiam bem


    agora, kinhoBram, se vc quiser tentar pegar uma guitarra destra, girá-la a ajustar as cordas, Jimi Hendrix teria um seguidor ousado hehehe

    abraços

    Adair Neto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Conheço canhoto que toca violão normal, como um destro.

    Sartori
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Sartori
    · votar


    Luiz Frusciante

    sou destro e toco com guit destra, mas também preciso esquentar pra que as palhetadas saiam bem

    Nossa, é bom ouvir isso! rs
    Não que seja bom que você tenha essa "adversidade", mas por ser coisa de destro que toca com destro também. É tipo um alívio pra mim. = )

    Adair Neto

    Conheço canhoto que toca violão normal, como um destro.

    Jura?

    homem_de_ferro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vamos lá, quando ganhei minha primeira guita, comecei a tocar como se fosse destro, nem me passou pela cabeça o fato de ser canhoto. Um dia um colega de banda me viu escrevendo e perguntou pq não comprei uma guita p canhoto. respondi q nem sabiaq existia, mas isso nunca me atrapalhou. Use a busca e verá vários exercícios de palhetadas.

    homem_de_ferro
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tem uma aula do Kiko Loureiro tb que é sacanagem com a gente

    tisth
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara acho q nao eh desvantagem nao...
    nao tenho certeza, se tiver errado por favor digam mas se nao me engano o jimmy hendrix eh o exemplo de canhoto q tocava como destro (:

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Nossa, é bom ouvir isso! rs
    Não que seja bom que você tenha essa "adversidade", mas por ser coisa de destro que toca com destro também. É tipo um alívio pra mim. = )


    eu tava inspirado no dia Sartori hahahahaha

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a canhoto que toca como destro. qual o tamanho da desvantagem?