Qual o melhor jeito de usar o metronomo?

    Autor Mensagem
    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11


    Eu to num ocio total nessas ferias e ai, pra tentar aproveitar o tempo, to querendo treinar com metronomo. Eu já tenho noção de como usar, mas tem algo que ta me confundindo, é que eu achei 2 modos de usar o metronomo. Ai vão eles:

    "tente o seguinte...ponha em uma velocidade X, uns 100bpm e fike fazendo um cromatismo palhetando a cada bip do metronomo

    qnd achar q ja esta bom nessa velocidade, aumente mais uns 10bpm(comece com uma um pouco abaixo do seu nivel)....soh mude de bpm qnd estiver fazendo neste tempo com perfeicao...isso eh para ter apuracao de tecnica e agilidade perfeitos..

    Faca isso varias vezes,..durante dias...nao va mudando toda hora nao pq senao vc nao acostuma....seria o mesmo q aprender algo lendo uma vez e eskecer com o tempo, mas vc lembra se estudar sempre...

    por isso estabeleca uma bpm e pratique e apenas mude depois d bem pratikado

    depois q chegar no maximo de bpm (acho q 240), vc estara tokando 1 palhetada por bpm....
    mas para aumentar a velocidade, volte para 100 e palhete 2 vezes por bpm...e por ai vai... "


    e o outro é aquele que eu acho que é o tradicional:

    "poe uma velocidade. primeiro vai tocando uma nota da escala a cada toque do metronomo. depois q vc tiver melhor, passe a tocar 2 notas por batida, e depois quatro. "

    Esses 2 modos foram retirados de tópicos aqui do FCC, não foi eu que inventei. Enfim, qual vocês acham que é o melhor pra desenvolver bastante velocidade?

    GOREFESTA
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu fazia uma mescla dos dois. Começava com o segundo para acostumar com o beat e depois partia para o tradicional 1234 e variações do msm.
    Se bem que nunca tive mto saco de treinar a esmo com "tec-tec" do metronomo...

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GOREFESTA
    Mas pra você, qual fez mais efeito?

    junior.rocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O mais tradicional é o 1234 mesmo.
    Se você estiver treinando com a guitarra plugada em um amplificador, o correto é nem escutar o barulho característico do metrônomo, sendo assim, você estará exatamente no tempo em que o metrônomo foi configurado.

    gege_correa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Cara, a diferença dos 2 modos que vc mostrou, pelo que percebi é que um treina com cromatismos e outro com escalas, é isso sua dúvida? Os 2 são importantes... o importante é vc tocar no tempo, não importa se 1 nota por batida, ou 4, seja cromatismo, escala, arpejo, etc... use sua criatividade... o mais legal do metronomo nmho é vc acompanhar sua evolução semana após semana, anotar tudo e ir aumentando a velocidade devagar, dando prioridade pra tocar LIMPO e depois em tocar RÁPIDO... Abraço!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Up

    jazz blues rock soul funk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Vou tentar ajudar, mostrando como eu uso o metronomo.

    Pegue um exercício qualquer, ex: palhetada alternada.

    Comece com uma velocidade abaixo do que você consegue tocar e faça isso por uns 10 minutos ou tempo que mais confortavel ficar para você se acostumar com a mecanica e sempre tentando tocar os mais relaxado e limpo possível.

    Depois aumente de 5 em 5 bpm, faça isso até chegar em uma velocidade um pouco maior do que começou o exercício, depois desça o metronomo pra a velocidade de início e toque mais um pouco, assim você verá que esta evoluindo e já toca determinado exercícios com mais facilidade e melhor tecnica.

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    up pra dps eu guardar as técnicas =D

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jan/11
    · votar




    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Haha, esse eu ja tinha visto =P.

    junior.rocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    "...você vê que não requer prática nem tão pouco habilidade, então..."

    Faíska é Gênio!

    hahahaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o melhor jeito de usar o metronomo?