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      Campo Harmonico "A" mixolídio?

      Autor Mensagem
      hardrocksoufã
      Veterano
      # jan/11


      estou estudando a video aula do eduardo ardanuy "improvisação sobre modos" e to com uma duvida cruel XD
      logo no inicio da video aula ele diz que vai dar uma serie de exemplos para Lá Mixolídio e diz ...
      "lembrando que para achar as soluções esta sempre dentro do campo harmonico.....blablabla....lembrando que lá mixolídio esta no campo de D maior"


      MAS PERA AI!!!

      C - Jônio
      D - Dorico
      E - Frígio
      F - Lido
      G - Mixolidio
      A - Eólio
      B - Lócrio

      Mas G e mixolidio...de onde ele tiro esse A mixolídio???
      E como asim campo harmonico de D
      alguem poderia mi explicar por favor =D
      vlw ai espero resposta....

      prog_jam
      Veterano
      # jan/11
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      O campo harmônico que você postou aí é o de C

      prog_jam
      Veterano
      # jan/11 · Editado por: prog_jam
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      o campo harmônico maior de C é C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(b5)

      o de D é D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, C#m7(b5)

      Lembrando que campo harmônico é uma coisa e modos gregos de escala é outra.

      PAltafim
      Veterano
      # jan/11
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      O campo que você postou é o de C maior (jônio), para obter o A mixolídio, você faz o que você mesmo postou, "está no campo de D maior". Ou seja:

      D - Jônio
      E - Dórico
      F# - Frígio
      G - Lídio
      A - Mixolídio
      B - Eólio
      C# - Lócrio

      Abraços!

      gui_paranhos
      Veterano
      # jan/11
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      hardrocksoufã
      O campo harmonico de D pode ser feito partindo de sete pontos distintos. Quando se parte de D, tem-se a escala de D jonio. Quando se parte de E, tem-se a escala de E dorico. Quando se parte de F#, tem-se a escala de F# frigio. Quando se parte de G, tem-se a escala de G lidio. Quando se parte de A, tem-se a escala de A mixolidio. Quando se parte de B, tem-se a escala de B eolio. E quando se parte de C#, tem-se a escala de C# locrio. Todas as escalas citadas a cima possuem as mesmas notas: D, E,F#,G,A,B,C#. Porém, quando se parte de notas diferentes do mesmo campo harmonico, obtem-se intervalos distintos, caracterizando escalas diferentes, porem compostas pelas mesmas notas.
      O que vc fez no seu exemplo foi o campo harmonico de C, não o de D.
      Corrijam-me se eu estiver errado.

      abrs

      Black Horse Guitar
      Veterano
      # jan/11 · Editado por: Black Horse Guitar
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      hardrocksoufã

      É o seguinte, D maior é igual D jônio

      A sequência é:

      1 Jônio
      2 Dórico
      3 Frígio
      4 Lídio
      5 Mixolídio
      6 Eólio
      7 Lócrio

      Se o campo é D maior, logo D será o primeiro grau dessa sequência, o A é a quinta nota do campo de D maior logo será o quinto grau dessa sequência


      Agora se o campo for D menor a sequência será essa

      1 Eólio
      2 Lócrio
      3 Jônio
      4 Dórico
      5 Frígio
      6 Lídio
      7 Mixolídio

      D seria primeiro grau, D menor = D Eólio
      A seria quinto grau, A = A Frígio

      Jônio = Escala maior, a escala parte desse modo
      Eólio = Escala menor, a escala parte desse modo

      É uma explicação bem básica, fugindo da didática comum dos estudos mas é muito boa pra entendimento

      Abraços

      Daniel_MV
      Veterano
      # jan/11
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      Amigo procure um professor, vc está tentando digerir um material sem ter o preparo para isso.

      Jabijirous
      Veterano
      # jan/11
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      Amigo procure um professor, vc está tentando digerir um material sem ter o preparo para isso.


      Concordo

      De Ros
      Veterano
      # jan/11
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      Daniel_MV

      Positivei!

      Andy TheCatSp
      Veterano
      # jan/11
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      Amigo procure um professor, vc está tentando digerir um material sem ter o preparo para isso.

      depois dessa resposta, seria melhor o autor do tópico fechá-lo, e seguir tal dica hehe

      hardrocksoufã
      Veterano
      # jan/11
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      vlw pela dica
      é eu vo mi apresentar no exercito semana que vem agora [Pobre pra pagar aula e so quando comessa a trabalhar mesmo...rsrs]
      mas asim que eu comessar a trabalhar vo pegar aula com o mazinho ele ta combrando...ou tava...na epoca que eu fui no Workshop dele eu pressei a aula dele era 80 reais por aula...enfim vlw pelas dicas vc mi ajudarão muito obrigado!
      fui...

      Daniel_MV
      Veterano
      # jan/11
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      80 reais a aula tá salgado hein amigo, tomara que seja um excelente professor, pq o preço que ele tá cobrando é de nego formado em música.

      Black Horse Guitar
      Veterano
      # jan/11 · Editado por: Black Horse Guitar
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      Daniel_MV

      Cara, aqui em Sao Paulo, 80 reais é entre amigos hehe

      A maioria está cobrando de 120,00 pra mais, fora os mais famosos, tipo Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, André Hernandes e tal que cobram acima de 350,00 por mês

      Abraços

      Daniel_MV
      Veterano
      # jan/11
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      Veja que eu falei 80 reais/aula que foi o que o rapaz deu a entender e não 80 reais/mês.

      80 reais aula x 4 aulas por mês sairia 320 reais a mensalidade ou seja, preço de escolas top, músicos famosos, etc...

      Black Horse Guitar
      Veterano
      # jan/11
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      Daniel_MV

      Ops, foi mal, agora que vi direito

      Quem será esse cara, é só fazer uns Workshops e cobrar uma fortuna por aula

      Abraços

      Jabijirous
      Veterano
      # jan/11 · Editado por: Jabijirous
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      Mano, tu precisa é entrar numa escola onde te oferece teoria básica que é:

      Leitura e escrita
      Percepção
      Harmonia
      Instrumento

      E se der, um português tb, sem ofensa :P


      Te garanto que vai ser muito melhor que pagar UM professor!!

      hardrocksoufã
      Veterano
      # jan/11
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      foi malz ai e 80 reais a cada 4 aulas
      kkkkkk

      jabijirous

      eu tenho esse problema de escrever errado mesmo...
      (olha que esse ano eu vo pro 3º ano do ensino medio)

      macaco veio
      Veterano
      # jan/11
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      quanta confusão. Mixolidio é a escala perfeita maior com 7.
      Ex: escala perfeita maior de C . Agora faz o Si ficar bemol e pronto C7 e faz a escala com C7.
      alguem podera dizer que esse C mixolidio ( ou C7) ta no campo harmonico de F. Eu não sei quem inventou esse tal de campo hamonico e como é que conseguem analizar improvisação dessa maneira. Pra mim vai estar tudo nas progressoes harmonicas possiveis em C (neste exemplo). Conforme vai modificando o modo vai incluindo determinados acidentes que permitem a variação para determinados acordes (que possuem estes acidentes) e vai tornando possivel uma progressão harmonica mais elaborada.
      Eu improviso qualquer solo por mais elaborada que seja a progressao harmonica. analizo a progressão e encaixo a escala que melhor se corresponde.

      Jabijirous
      Veterano
      # jan/11
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      macaco veio


      Não é confusão não!!!


      Antigamente não existia escala perfeita, aliás esse termo perfeito é escroto, não acha?? Assim como acidente, a nota quebrou uma perna??? Ela sofre alteração, ou foi bemolizada ou sustenizada!!


      Bem antigamente, bom essa história você já deve saber. Cada região tinha uma escala, um modo! Só no fim da renascença é que começou a surgir o tonalismo, depois da musica modal sofrer bastante alteração, como adicionar a terça e etc.

      No barroco é onde se firma o tonalismo e por aí vai. A galera jazzista, creio eu, é que começou a usar certas escalas em certos acordes mudando um pouco a sonoridade. Sendo assim, começaram a utilizar escalas modais em progressões tonais. Não estou reclamando do seu ponto de vista, é até uma sacada interessante mas vai além disso!!

      O termo campo harmônico eu tb não sou muito fan, eu aprendi essa linguagem com revistas de guitarra!! Mas é outro nome interessante tb, assim como acordes da escala diatônica etc.

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