Acordes com afinação meio tom abaixo

Autor Mensagem
Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11


Olá a todos, estou com uma dúvida, aliás bem tosca, mas é uma dúvida hehehehehe

Pela primeira vez vou tocar com afinação meio tom abaixo em todas as cordas, porém, ficarei somente nessa afinação como padrão

Por caso alguém teria alguma tabela com os "desenhos" dos acordes para essa afinação? Eu nunca vi algo do tipo porém se caso existir

Antes de começarem os ataques, eu sei que eu posso montar esses acordes de acordo com os intervalos e tal, porém, no momento meu tempo é curto, e o uso mais pra tocar, tendo uma tabela facilitaria muito, pois fazê-la demanda muito tempo em tempos escassos hehe


Por enquanto os mais usados eu sei, mas queria alguma tabela que abrangesse uma quantidade grande de acordes para arquivo mesmo e uso futuro, caso alguém possua, claro!

Agradeço aos que puderem ajudar

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar
cara os acordes e as escalas ficam todas identicas a da afinaçao tradicional,so tem q tomar cuidado q se vc for tocar em uma banda pede pros outros instrumentistas baixarem a afinaçao tambem senao da zica hehehe,abraço

Vagabond
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar
Tudo igual, se antes vc fazia um G em local X, agora o X é um F#

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar

num tem mt a ver com o tópico, mas qual tensão vc pretende usar?

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


sidguitar1

Opa, valeu!

A decisão de abaixar a afinação foi uma decisão da banda mesmo, devido ao som que vamos tocar

Abraços

Carregando
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar

é a mesma coisa, unica diferença é se tu for tocar com alguem que use afinação padrão... ae tem que afinar denovo

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar opa ,disponha,abraço e muita musica pra todos nos nesse 2011

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Vagabond
Tudo igual, se antes vc fazia um G em local X, agora o X é um F#

Por exemplo G maior tradicional corda E casa 3, corda A casa 2 e corda E(mizinha) casa 3 e as demais cordas ( D, G e B) soltas, as cordas soltas todas as notas pertencem a formação do acorde maior, seu eu andar meio tom a frente e fazer esse mesmo esquema na casa 4 (com afinação meio toma baixo) as notas pressionadas nas casas batem, mas as cordas soltas não, com afinação abaixo ficam C#, F# e A# ou Db, Gb e Bb

Nesse caso que me perco, com cordas soltas, pois as notas das cordas são outras

Abraços

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco

Eu vou usar híbrida 010 com 009, até que ficou bom, as cordas ficaram macias mas não ficaram moles, principalmente as cordas finas que são calibre 009, jás as grossas com calibre 010 ficaram ótimas e com bastante peso

Abraços

Jawbreaker
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar
Se o problema são acordes com cordas soltas, não tem jeito, tem que fazer todos com pestana mesmo. O G, por exemplo, faz com a pestana, mas uma casa acima, na 4ª.

qew
Veterano
# jan/11
· votar


Coloca uma braçadeira no primeiro traste, aí fica td certo de novo :)

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


hehe ai vai complicar a cabeça dele...se puser capotraste lembra q os acordes devem ser feitos todos meio tom acima (uma casa pra frente).abraço

Jawbreaker
Veterano
# jan/11
· votar


qew
Mas aí não vai adiantar de nada baixar meio tom? Desse jeito ele não usufrui da nota que ele ganha nessa afinação, não?

sidguitar1
Veterano
# jan/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


Jawbreaker tambem acho..se afina em Eb e pra tocar com mais peso ,dai coloca um capotraste e vira em nada,e ainda tem q fica transpondo os acordes com cordas soltas

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


c vc tiver 2 guitas, uma 1/2 abaixo e a outra padão, vc fica sussegado

Black Horse Guitar

bom cara, experimenta por 0.11, guitarra 1/2 abaixo a corda fica um pouco mais froxa

espero ter ajudado!

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco acho uma otima soluçao essa ideia sua,abraço

GuitarHome
Veterano
# jan/11
· votar


Afina em Eb e compra um BOM capotraste. Quando quiser tocar em afinação padrão (E) você coloca o capotraste na primeira casa, quando quiser tocar em Eb você tira o capotraste, simples.

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Jawbreaker
qew
sidguitar1
GuiMolusco
GuitarHome


Eu estava pensando no pedal Morpheus Drop Tune, que abaixa a afinação sem mexer nas cordas, já vi vários reviews ótimos dele mas o preço ainda está muito acima do que vale, 1.200,00

Pelo que vi, ele mantém um índice de acima de 95% do "true Bypass" se podemos dizer assim

Mas por enquanto vou me virar com afinação nas cordas mesmo, já capotraste não sei, colocando capotraste na primeira casa com afinação meio tom abaixo as cordas soltas eu terei afinação normal em E e os acordes serão feitos normalmente, mas uma casa a frente, e também as melodias, é uma opção, perco a última casa, a 24, já que com capotraste eu ando uma casa a frente, mas é uma casa que posso sem problema inutilizar. É, vou testar, assim que tiver um capotraste, porém com capotraste eu passo para afinação padrão e a questão é o acorde meio tom abaixo com cordas soltas

Agora, com afinação em Eb, meio tom abaixo, tocando pra dar peso, no caso Power/Heavy do Tipo Iced Earth e Demons & Wizards, eu fizer a parte mais lenta com acordes tradicionais sem distorção (que não são power chords), a coisa pega, tenho que montar algum acorde que sirva porque nesse caso eu não uso o capotraste até pra não perder o "timbre" mais pesado e também pela sonoridade pensando na música num todo

Abraços

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Eu estava pensando no pedal Morpheus Drop Tune, que abaixa a afinação sem mexer nas cordas, já vi vários reviews ótimos dele mas o preço ainda está muito acima do que vale, 1.200,00


é verdade msm, eu tinha skecido, o pessoal fala q é muito bom esse pedal

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


GuiMolusco

bom cara, experimenta por 0.11, guitarra 1/2 abaixo a corda fica um pouco mais froxa

Eu gostei das cordas híbridas 010 com 009 meio tom abaixo, ficaram boas, ficaram bem macias sem ficarem muito frouxas, a tocabilidade ficou muito boa, agora com afinação 1 tom abaixo, daí acho que 011 seria melhor mesmo, pra mim hehehehe, já que depende da tocabilidade e o gosto de cada um

Abraços

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar
pior q nunca usei esse pedal,o q usei era um shifter da boss,e um da gt5,nao achei muito legal de tocar mudando a afinaçao assim,mas vai q rola,o negocio e experimentar pra ver ,abraço

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


sidguitar1

Esse Morpheus é um pedal que tem ótimas opiniões por aí, não de músicos contratados mas de usuários mesmo, ele não altera o som além da afinação, ele não tem perda de sinal na saída e nem um sinal digital, mantendo o sinal true bypass, mas ainda não testei pra comprovar

Abraços

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar

por curiosidade, la em cima eu flei pra vc usar 2 guitarras, vc tem uma ou mais?
eu flo isso pq ficaria mais pratico d q usar o capotraste

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco

Por enquanto estou só com uma, logo vou pegar mais duas mas não me ajudariam muito nessa questão porque eu vou usar afinação meio tom abaixo com distorção de forma geral e sem distorção em acordes tradicionais na mesma música, não dá pra trocar de guitarra na mesma música, porém ajuda quando for músicas com propostas de afinações diferentes

Valeu

Abraços

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar

naum entendi muito bem...

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Black Horse Guitar

eu vou usar afinação meio tom abaixo com distorção de forma geral e sem distorção em acordes tradicionais na mesma música

num entendi muito bem, mas vc mudaria a afinação no meio da musica?

foi malz aí pela minha "demorância"

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


GuiMolusco

O problema da afinação meio tom abaixo, no meu caso, são os acordes tradicionais, aqueles mais famosos e mais usados tipo G maior, C maior, D menor etc, aqueles que usam com algumas cordas soltas, como as cordas soltas estão numa afinação abaixo eu teria que arrumar outro jeito de fazê-los

Duas guitarras ajudam com músicas diferentes, uma música com afinação normal e outra música com afinação abaixo

Nesse meu caso o capotraste pode ajudar porque quero fazer os acordes nas posições tradicionais quando usar afinação padrão

Afinação meio tom abaixo o tempo todo

Abraços

GuiMolusco
Veterano
# jan/11 · Editado por: GuiMolusco
· votar


Black Horse Guitar

agora sakei!

vc pode ou usar o capotraste, ou então dar uma explorada no sistema 5, tbm da

use oq vc axar melhor

Floyd N Roses
Veterano
# jan/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Black Horse Guitar
Cara...não entendí o que vc ta querendo!


Se a sua banda combinô de TODO MUNDO tocá meio tom abaixo...pra que que você vai precisá do capotraste??!!! °.°


Já que vocês vão TODOS tocá meio tom abaixo...então toca TUDO meio tom abaixo ué!!! A única coisa que acontece é que as cifras vão "mudá de nome" pra você!!! O Sol não vai sê mais Sol...mas sim um F#...o Dó vai virá B...o A vai virá Ab...e assim por diante!!! o.ô


Por exemplo...no Guns...os caras sempre tocaram todas as músicas meio tom abaixo! Dá uma olhada na tab da Paradide City:



eb-3--3---3---3-----3--3---3---3-----------3-----------3-----...
Bb-0---0---0---0-0--1---1---1---1-1--0h1----1-1---------1-1--...
Gb-0----0---0---0---0----0---0---0-------2---2-----------0---...
Db-0----------------2----------------------------0h2---------...
Ab-2----------------3--------------------------------3-------...
Eb-3---------------------------------------------------------...



Repara que...apesar de você tocar as posições de G, C, F e C...quando vc ouve a música osom que sai é de F#, B, E e B (respectivamente)!!!


Por isso que...se você vão tocar meio tom abaixo (TODOS)...não tem necessidade de usar capotraste...é só tocar como se a guitarra tivesse afinada normal!!! ;D


O único problema disso é se vc já tem o ouvido e a MÃO 'acostumados' com a afinação tradicional...vc vai se perdê BASTANTE na hora de improvisá...ou até mesmo de fazê um solo!!! Eu já fiz isso (de abaixar meio tom) uma vez e acabei voltando na afinação tradicional mesmo pq não conseguia mais improvisá como antes!!! =/ ...É uma coisa à se pensar!!! o.ô



Bom...boa sorte aí cara!!! ^^ ...rsrsrss





...o///

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


bom, isso é vdd mesmo, vou ter q concordar com oFloyd N Roses, mas é sempre bom ter um capotraste no case, ou então vc afina padrão na hora msm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acordes com afinação meio tom abaixo