Os Riffs estão acabando!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jan/11


Qual foi o último GRANDE riff criado?

Rapidamente assim de cabeça, me lembro de "Enter Sandman". Mas é de 1991!!!

Tá... devo estar esquecendo de algum mais recente, mas os realmente GRANDES RIFFS (Smoke on The Water, Whole Lotta Love, Paranoid, Satisfaction, Day Tripper, etc... são MAIS ANTIGOS AINDA!).

E o problema é matemático!!! Já pensaram em quantas combinações (realmente boas) de 3, 4 ou 5 notas são matematicamente possíveis?

Isto nos leva a uma triste realidade:

OS POSSÍVEIS GRANDES RIFFS ESTÃO ACABANDO!!! CRIE LOGO O SEU!!! (E REGISTRE...)

Curly
Veterano
# jan/11
· votar


E o problema é matemático!!! Já pensaram em quantas combinações (realmente boas) de 3, 4 ou 5 notas são matematicamente possíveis?


vc está se esquecendo da ritmica das frases ! nesse caso as possibilidades são quase infinitas, mesmo com poucas notas !

JJJ
Veterano
# jan/11 · Editado por: JJJ
· votar


Curly

Sim, com o tempo entrando na equação, aumentam as possibilidades. Mas também não dá pra exagerar muito nisso... não dá pra tocar uma nota em cada compasso para gerar um riff...

Bem como não dá pra pegar um riff clássico (sei lá... Smoke on The Water, por exemplo) e jogar uma parte uma mínima pra frente ou coisa assim. Vai ficar óbvio que é o mesmo riff (e piorado...).

Além do mais, só o fato da maioria dos GRANDES riffs já terem mais de duas ou três décadas é a prova cabal dessa triste realidade! Dá uma olhada nessa lista dos "melhores" riffs só como exemplo:

http://www.digitaldreamdoor.com/pages/best_guitarriff.html

Quase só tem música de 20, 30, 40 anos atrás!

Frankie
Veterano
# jan/11 · Editado por: Frankie
· votar


1992 -> Symphony Of Destruction e Ashes In Your Mouth.
Ambas do Megadeth, rs.
-
1994 -> 5 minutes alone, do Pantera.
-
2008 -> All Nightmare Long e Broken, Beat & Scarred.
Ambas do Metallica \o

----
São os que me vêem a cabeça, depois de 1991 ( e que falando em 1991, Sad But True é o que há. )

JJJ
Veterano
# jan/11 · Editado por: JJJ
· votar


Frankie

Boa, Frankie!!! Um ano a mais!!! rsrsrs


Tá... achou mais alguns...

Só vem comprovar o tópico...

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


ok, ok
eh o fim do mundo, o enésimo selo do apocalipse!

ps: eu acho o riff de soap on a rope incrível e eh de 2009

Frankie
Veterano
# jan/11
· votar


JJJ

Editei, rs.

JJJ
Veterano
# jan/11
· votar


Bom... temos 2 dos anos 2001 a 2010.

E quantos de 1961 a 1970?

salton
Veterano
# jan/11
· votar


seven nation army do white stripes foi um riff marcante dessa ultima década...

Curly
Veterano
# jan/11 · Editado por: Curly
· votar


JJJ

o problema é que se fossemos pensar assim então as músicas também estariam acabando, afinal são apenas 7 notas, rs...

Acho que o problema com os grandes riffs é que a guitarra sempre foi o corpo e alma do rock'n roll, os guitarristas eram os criadores de riffs, a coisa funcionava mais ou menos assim:blackmore tocava um riff e dio fazia uma música, blackmore tocava o mesmo riff e dio fazia outra música, rsrs...

mas hoje, os guitarristas estão mais preocupados com o desenvolvimento técnico, não dá para esperar muita criatividade de quem toca 1234 horas a fio, rs...

Lozartan
Veterano
# jan/11
· votar


Eu não acredito mto nisso... vc tem Come As You Are q é 1 riff classico de 1991... e se quiser 1 + novo veja Seven Nation Army do White Stripes, riff ótimo de 2003

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


para tocar 12 notas sem repetir nota e sem transpor tonalidades vc tem 332640 possibilidades pelos meus cálculos. Sem contar variação ritmica, uso de notas repetidas, uso de bicordes, tríades, tétrades, variação de efeito, variação de técnica. Além disso tem outras oitavas, o que nos leva a um número maior do que vc pode imaginar. Sua teoria eh idiota.
Não tente sustentá-la.

JJJ
Veterano
# jan/11
· votar


Curly
se fossemos pensar assim então as músicas também estariam acabando

Olha que muitos vão dizer que estão mesmo... rs

Frankie
Veterano
# jan/11
· votar


JJJ

E quantos de 1961 a 1970?

War Pigs, Iron Man, Paranoid ( tudo Black Sabbath ).
Vodoo Child ( Jimi Hendrix ).

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


pensa comigo tbm, qtos clássicos do piano temos hoje? ha três séculos tínhamos muitos. A música clássica encerrou suas possibilidades?

Arimoxinga
Veterano
# jan/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


JJJ

acho que os Riffs mais novos e marcantes que conheço são:

Debil metal (mamonas) 1995
Andar na pedra (Raimundos) 1997

certo nem um desses é de depois de 2000 pelo menos e nem fizeram tanto sucesso quanto Smoke on the Water mas, são os mais recentes que conheço hehehe

(concerteza estou esquecendo algum importante)

Peace!!

JJJ
Veterano
# jan/11
· votar


MarcosBorba

Uma coisa é ter um zilhão de combinações horrendas e sem musicalidade. Outra coisa é conseguir com uma "meia dúzia" de 3 ou 4 notas fazer algo inesquecível.

Jawbreaker
Veterano
# jan/11
· votar


Toda vez que eu crio um riff eu fico pensando se ele já existe... além de perceber que muitos riffs de bandas grandes se parecem muito uns com os outros.
Anyway, os três últimos álbuns do Saxon, de 2005, 2007 e 2009 estão recheados de bons riffs, e o Petrucci tá sempre fazendo riffs excelentes pro DT.
Taí um bom, de 2009:


Bruno_Rock and Roll
Veterano
# jan/11
· votar


[piadinha]Dos riffs mais recentes, destes ultimos anos, eu acho que os mais fodas são de uma banda nacional de Black Metal chamada Restart, tem a Cine tambem, mas Restart destrói a concorrência!!!! [/piadinha]

Nem sei se as musicas dessas "coisas" que eu citei tem Riffs... =P kkkkkkkkkkkkkkkk...

P.S.: O Pé de Lança ( baixista e "gritalista" da restart ) toca baixo como se estivesse tocando violão sertanejo... :S

cristian1990
Veterano
# jan/11 · Editado por: cristian1990
· votar


JJJ

Uma coisa é ter um zilhão de combinações horrendas e sem musicalidade. Outra coisa é conseguir com uma "meia dúzia" de 3 ou 4 notas fazer algo inesquecível.



ai é uma opiniao sua, para vc pode ser ruim, mas para alguns fico bom , eu acho que os riffn sao repetitivos sim pq nao tem muito para onde fugir, mas vc tem muitas combinacoes vc pode fazer muitas coisas, pode muda a afinacao da guitarra em varios tons que ja abre outro leque de combinacoes boas só depende do cara consegui criar algo bom, green day tem bons riff que pelo menos marcaram para mim.

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


JJJ
E o problema é matemático!!!

ok, o problema já não é mais matemático.

Vamos falar então de coisas inesquecíveis. Nosso encéfalo possui um circuito conhecido didáticamente como circuito de papez, responsável, segundo os últimos estudos, pela consolidação da memória. Porém, esse circuito já foi muito associado às emoções, ao chamado sistema límbico. Esse sistema límbico é responsável pelas emoções. A íntima relação entre a parte do cérebro responsável pela memória e a parte responsável pelas emoções indica que memorizar um acontecimento tem mto a ver com as emoções do momento desse acontecimento. Onde quero chegar?
Riffs inesquecíveis tem mto a ver com o contexto em que são criados e gravados.

Na década de 70, 80 tínhamos um contexto histórico em que rock era mais que música. Era mais que bons riffs e combinações matemáticas. Tínhamos um cara tocando com guitarra nas costas e queimando ela depois das apresentações. Tínhamos um baixinho com roupa de escola e uma sg mandando riffs em seu Marshall. Dizer que algo eh inesquecível está mto associado ao contexto. Temos bons riffs hoje e teremos amanhã.

A grande questão é com que ouvidos ouvimos um riff de hoje e com que ouvidos ouvimos Smoke on The Water. Claro que riffs setentistas são fodas, têm qualidade e etc. Mas mto disso vem do contexto e do pioneirismo no estilo.

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


green day tem bons riff que pelo menos marcaram para mim.

é o que eu to dizendo...
CONTEXTO

Abraço.

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


JJJ
Tem riffs de músicas atuais que adoro:
Muse - New Born
Radiohead - Paranoid Android
Porcupine Tree - Blackest Eyes
...

Isso pra não citar Dream Theater, Angra, etc... :)

stroudcastle
Veterano
# jan/11
· votar


eu acho que da mesma forma que existem infinitas musicas com os acordes, C G Am F, por que nao infinitos riffs??

May BA
Veterano
# jan/11
· votar


My Curse do Killswitch Engage

Nothing To Say do Angra

Tem um Riff no meio da Blackmail The Universe do Megadeth

Touch the Walls e Prologue do Versover

Born To Be do Shaaman

O Riff do solo de Entrance Of Conflagration do Trivium

Dr. Stein do Helloween

Demise Of Sanity do Black Label Society (simples e bom)

iiiiihhhh tem uma rapa rapá!

Sub_Zero
Veterano
# jan/11 · Editado por: Sub_Zero
· votar


Falando em riff, estava assistindo esse vídeo aqui http://www.youtube.com/watch?v=A0xY--xCZFQ&feature=grec_index e gostei do riff, é bem simples, achei maneiro, aliás, gostei bastante do baixo da música tb...

cristian1990
Veterano
# jan/11
· votar


falando em riff tbm tem esse video aki sobre riff

http://www.youtube.com/watch?v=pNq94ZaZ0Yk

joaum
Veterano
# jan/11
· votar


Eistein disse que só há duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. Eu discordo. Acredito que aqui na terra só há uma coisa infinita: a arte.

















MrSin
Veterano
# jan/11 · Editado por: MrSin
· votar






PWN3DROCK
Veterano
# jan/11
· votar


rapaz só hoje de manha eu fiz 3 riffs pras musicas novas da minha banda, todos eles ficaram fodas então topico fail kkkkk

eu pensava quando era muuuuito mais novo e começei a me intereçar por guitarra e rock que as musicas um dia seriam sempre a mesma coisa, ja fazem anos e ta ai todo dia musicas novas e muito boas, kkkk criatividade não tem limite.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Os Riffs estão acabando!