Como estudar escalas? Decorarando shapes?

    Autor Mensagem
    Churrus
    Veterano
    # dez/10


    Eu decorei 5 shapes de escalas maior, menor, pentatonicas, pentatonicas menores, menor harmonica...

    Eu toco elas e fico brincando bastante, faço os desenhos em varias regioes do braço e tal...e uso como um exercicio tbm...pra palhetada alternada e tal...

    Sò que tipo...eu fico fazendo elas mas n entendo elas...tipo...eu tenho q saber as notas q to executando e tal?
    Meu professor me passou uma parada q tipo...a escala maior e de tom-tom-semiton uma coisa assim...n entendi direito...como eu devo estudaR?

    Só decorar os shapes...to mto confuso...
    usei a busca e n entendi tbm...

    cordassi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara, desculpa se parece um pouco ignorante, mas isso aí você não teria que ter perguntando justamente pra ele? e em aula ainda mais?
    Tire o maior proveito possível de se ter um professor, se não entendeu fala pra ele repetir até a morte!! sério, ele tá lá pra tirar suas dúvidas msmo..

    Quanto aos estudos, minha opinião pessoal seria você pedir pra ele montar um cronograma pra você estudar tudo isso aí, entender, e saber usar. Até porque é ele quem vai te acompanhar ao longo do percurso..

    Não leve a mal, teve uma época que eu fiz aula com um prof (graças a deus por pouco tempo) que ele saía passando milhões de coisas não dava tempo nem de eu digerir.. E ele não dava dicas nenhuma pra estudar. Ou seja.. PERGUNTE!!
    pergunte MESMO!! ok?

    Dica: seja claro quando for perguntar, especifique direitinho o que você não ta entendendo, se você ficar engolindo essas dúvidas e ir levando com a barriga vai se frustrar cada vez mais, e isso é ruim, mt ruim!
    É isso.. boa sorte..

    Flw kra, abraço!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Churrus

    Cara, primeiramente tem dezenas de tópicos assim, use a busca...

    Sò que tipo...eu fico fazendo elas mas n entendo elas

    Óbivio que está errado, é como saber um poema de cabeça, mas não ter a menor idéia do que ele significa... Não tem sentido.

    A única coisa que você deve decorar nas escalas, são as fórmulas delas, o shape e as aplicações, você mesmo constrói. Caso contrário, você vai ficar preso sempre no mesmo shape e ainda não vai saber aplicar as escalas quando houver necessidade.

    Meu professor me passou uma parada q tipo...a escala maior e de tom-tom-semiton

    Isso é uma metade da fórmula da escala diatônica, e se não entendeu nem isso, peça uma explicação nova. Isso é o básico para entrar de cabeça na teoria, para o campo harmônico maior e tudo o mais. Não entendeu, não tenha vergonha, pergunte denovo...


    usei a busca e n entendi tbm...

    Eu duvido muito, tem até um tópico fixo que explica isso que vocÊ está perguntando.

    Alex Dezel
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Alex Dezel
    · votar


    Bom, vamos lá...
    Em nossa música, temos um complexo sistema musical que coloca à disposição 12 sons musicais diferentes, em que temos, a princípio, 7 sons chamados notas naturais e 5 sons chamados acidentes musicais.
    Cada um desses 12 sons é chamado de Semitom. O semitom é o menor intervalo possível entre dois sons musicais.
    As 7 notas naturais são conhecidas como: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
    Que dispostas sucessivamente irão formar a Escala Diatônica Maior.
    Os outros 5 sons musicais restantes são os já mencionados acidentes musicais. Eles são admitidos de duas maneiras, as quais são chamados de BEMÓIS e SUSTENIDOS.
    Os acidentes musicais têm o objetivo de movimentar a frequência das notas para que elas possam assumir outros contextos musicais.
    Pegamos a nota RÉ (casa 5, corda Lá) e queremos nos deslocar um semitom ascendentemente, iremos tocar a nota RÉ# (casa 6, corda Lá). Se quisermos tocar um tom ascendentemente da nota RÉ, iremos tocar a nota MI (casa 7, corda Lá).
    2 semitons são iguais a um tom.

    Escala Diatônica, denominada genericamente como "escala Maior", é uma escala composta por dois tetracordes consecutivos, unidos por um intervalo de tom. Um tetracorde (do grego tetrakhordon:
    quatro-corda) é uma seqüência de 4 notas diferentes, separadas por intervalos de TOM-TOM-SEMITOM.
    (NOTA-tom-NOTA-tom-NOTA-semitom-NOTA) TOM ((NOTA-tom-NOTA-tom-NOTA-semitom-NOTA)

    Exemplo com a Escala Diatônica de Dó:
    DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI-DÓ

    Cada nota é um grau da escala, conhecidos como:
    I-Tônica
    II-Supertônica
    III-Mediante
    IV-Subdominante
    V-Dominante
    VI-Superdominante
    VII-Sensível ou Subtônica*
    VIII-Tônica

    *Sensível quando a distância do VII para o VIII grau for de um semitom. Subtônica quando for de um tom.
    A Tônica é a nota que dá nome a escala e a tonalidade, sendo o principal grau. O VIII grau é apenas repetição do primeiro.

    Até mais!
    Bom Reveillon!
    @AlexDezel

    Churrus
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mais uma coisa...Devo treina-las com metronomo, ou sem?
    Caso seja com o metronomo, a cada bip eu dou uma nota, ou a cara bip 3 notas, qual a maneira mais eficaz?

    Jimi Van Halen
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    É recomendavél que sim,e primeiro use numa velocidade baixa,70 BPM acho uma boa velocidade para começar,a cada bip vc dá uma nota,depois de conseguir executar a escala sem erros e com total clareza,aumente 10 BPM,vai fazendo isso todos os dias até chegar na velocidade maxima do Metronomo,que acredito ser de 300 BPM ou 400 BPM,depois vc volta numa velocidade baixa,70 BPM,so que agora com 2 notas por bip,faz aquele mesmo esquema,ai vc faz 3 notas por bip e ETC

    Obs>se possivel,comece a improvisar sobre elas junto com o metronomo,não só subir e descer shapes...
    Abs

    aensid
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    To "ressucitando"

    Tipo esse desenho

    >> http://4.bp.blogspot.com/_OX5m0XEpfYc/R7G9D6Ap37I/AAAAAAAAA8A/6JwxxYWf CtY/s1600-h/twin-guitar1.GIF <<

    Isso ai se usa em qual TOM ? E como eu fasso para "mover" ele para outro tom ? É em A ( Começa em la pelo visto, e se for, como eu vou mudar para D se fica na 5° corda, e começar a solar na 10°casa da 5° é foda).

    abraços

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    aensid

    Isso ai se usa em qual TOM ?
    De cara, C/Am.... mas pode estar em F/Dm também.

    E como eu fasso para "mover" ele para outro tom ?
    Comece o primeiro desenho na 10ª casa da 6ª corda, ou considere desenhos a partir da 5ª corda tendo como referência algum A da 5ª corda (solta ou 12ª casa), e então, apenas mova os desenhos para iniciar no D. Trabalhe com as 8ªs!

    jaremickigtr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churruspelo jeito voce tá começando agora neh, sugiro que voce continue decorando as escalas ate se acostumar com a sonoridade da mesma e se preocupar em tirar algum repertorio assim talvez melhore seu ouvido derepente voce consiga utiliza-las em seus improvisos, acredite o caminho é longo mais é gratificante....abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Churrus como foi falado,vc nao pode ter vergonha de perguntar pro seu professor, parar a aula e pedir pra ele explicar varias vezes oq vc nao entendeu,senao acho q nao vai valer apena vc pagar e fazer aula pra ter q perguntar depoi no forum oq siginifica o tom-tom-semi-tom etc....faz o seguinte,na proxima aula chega la e faz ele revisar tudo q te passou ate vc entender a materia q ele ta te ensinando nem q leve a aula inteira pra vc entender,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como estudar escalas? Decorarando shapes?