Bom violonista = Bom guitarrista? Ou vice-versa!

    Autor Mensagem
    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10


    Muitos bons violonistas são bons guitarristas. Mas não são muitos bons guitarristas que são bons violonistas. Ou não?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    Concordo totalmente, e acho q isso tem um pq: o violão é um instrumento mais difícil de tirar som q a guitarra, ela te facilita uma série de coisas q o violão n, então mta gente acaba ficando preguiçosa.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio

    Concordo em parte, no violão o abafamento das cordas e muitas técnicas que se usa na guitarra não são aplicadas. Já vi cara que destrói no violão com um som super sujo na guitarra, principalmente ao lidar com distorções. Violonista clássico também raramente usa palheta, outro ponto.

    Acho que certamente o violão ajuda muito em técnicas de dedilhado, e palhetada híbrida, além de ampliar fortemente seus horizontes musicais, porém não concordo totalmente com a tua afirmação.

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    imagine vc tocar guitarra com akela "PALHETA" de violino kkk

    Thiago Teixeira
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Thiago Teixeira
    · votar


    Matheus Vengeance

    FAIL

    ban_ban87
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    vioLOnista, não vioLInista!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Matheus Vengeance
    imagine vc tocar guitarra com akela "PALHETA" de violino kkk

    Viajou legal, meu irmão!!!

    Paul.Gilbert
    Violonista clássico

    Na sua opinião, esse tem mais facilidade para tocar guitarra?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio

    Aco que ele tem mais facilidade sim, antes da guitarra, estudei um ano de violão clássico, e isso ajudou minha palhetada a ser bem melhor, e até abriu horizontes em termos de composição e de como encarar o instrumento.

    Porém por serem dois instrumentos muito diferentes, tive que estudar a guitarra normalmente, como qualquer outro.

    Ant--
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu acho que cada instrumento é cada instrumento. Alguns se dão bem com ambos, outros não. Não vejo mais facilidade de um tocar o outro ou vice-versa. Talentos individuais falam diferente. Eu aconselho sempre dar umas voltas pelo mundo do violão clássico e do baixo, para ampliar os horizontes. Mas nada é obrigatório.

    Drive30
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert

    Tambem passei pela mesma experiencia em violao classico. Já estudei muito os 2, e pra mim a diferença se resume a uma coisa só: mão direita. técnicas bem diferentes pra um e para outro.

    FAP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Apesar de serem instrumentos semelhantes, a maneira de tocá-los é bem diferente. É outra pegada, outro groove. Claro que algumas técnicas ainda podem ser aproveitadas em ambos, mas acho que pro cara ser bom mesmo nos dois, tem que treinar os dois. Não é algo do tipo "treinarei somente guitarra e, quando for bom, poderei ir pro violão sem problemas".

    Entretanto, pra que a resposta possa ser mais precisa, também precisaríamos definir estilos musicais. Acho que se pensar nos estilos tradicionais e mais comuns para cada instrumento (guitarra = rock; violão = popular), há uma diferença considerável. Agora se for outros estilos (guitarra = algum estilo com hybrid picking; violão = violão clássico), a diferença pode diminuir.

    Aliás, gostei muito da questão a ser discutida. Meus treinos são focados na guitarra solo, portanto quase não treino acordes, dedilhados, etc, e por causa disso, já recebi reclamações de minha performance no violão em comparação com o que sei na guitarra. No entanto, estou começando a estudar mais esses assuntos pois queria viajar um pouco no violão clássico. Pra mim, isso comprova o que falei antes: dificilmente será bom nos dois instrumentos se treinar apenas um deles.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FAP

    Falou tudo, +1.

    Realmente, o violão clássico me ajudou muito no Blues, especialmente na palhetada híbrida.

    Drive30

    Concordo em parte, a guitarra exige um abafamento melhor, que vem da mão esquerda também. E o violão harmonizado, como na Bossa exige uma abertura maior e uma boa agilidade na mudança dos acordes, por exemplo.

    Jimi Van Halen
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acredito que quem é um bom violonista classico e pegar uma guitarra PELA PRIMEIA VEZ vai se dar melhor que um guitarrista tentar pegar um violão PELA PRIMEIA VEZ e tocar algo clássico
    Porque geralmente o violão exige uma "disciplina melhor",bastante coisa tem um "certo",na guitarra ja não tem tanto disso...
    Isso é minha opínião...

    cristian1990
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    concordo com o Ant--

    depende de cada um, logico que são instrumentos diferentes, mas tem cara que se da bem no dois, tem cara que mal consegue toca violao e na guitarra destroi, depende da pessoa,...

    Drive30
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert

    sim. eu quis apenas resumir. mas tem tecnicas tambem peculiares na mao esquerda tanto guitarra como violao , etc...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu tenho um violão e "arranho" ele um pouco, porém o que eu quero mesmo é guitarra solo por isso nem levo os estudos no violão muito a sério, mas treinar nele me ajuda muito nas palhetadas e nos bends (eu só toco com palheta porque eu roou unha) pois ele é bem mais duro que uma guitarra. Tudo depende do que você gosta, se você gosta mais de guitarra será melhor em guitarra, se você gosta mais de violão será melhor no violão, se você gosta dos 2 será bom nos 2, pois você acaba treinando mais naquele instrumento que você gosta mais!

    Eu acabo treinando no violão como se estivesse treinando numa guitarra, então enquanto meus amigos tocam músicas do Luan Santana (que não sei nada, pois é dificil eu treinar violão popular), eu toco intros de Metallica e Iron Maiden (que eles nem conhecem, bando de hereges xD).

    Você será bom naquilo que você gostar mais e consequentemente treinar mais!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FAP
    a maneira de tocá-los é bem diferente.

    O dificil é convencer os violonistas disso.



    Jimi Van Halen
    Porque geralmente o violão exige uma "disciplina melhor",bastante coisa tem um "certo",na guitarra ja não tem tanto disso...

    Então tocar guitarra é mais fácil que tocar violão?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FAP
    Meus treinos são focados na guitarra solo, portanto quase não treino acordes, dedilhados, etc,

    Mas eles vão te fazer falta. E muita falta! Ou não?

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    concordo. Daí surge aquele outro problema:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250216/
    Guitarristas incompletos: solam muito e não sabem fazer a parte rítmica!

    Tudo bem, eu não solo, aprendi tocar base pra cantar, mas putz, como é ruim um cara que só sola... por faltar parte rítmica às vezes nem em banda consegue tocar, pois a coisa mais fácil é sair do tempo.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    na verdade, todas as técnicas que vc sabe no violão vão ser úteis na guitarra e vice versa

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Pé de chinelo
    na verdade, todas as técnicas que vc sabe no violão vão ser úteis na guitarra e vice versa

    Então como voce explicaria o que está escrito abaixo?

    cristian1990
    logico que são instrumentos diferentes,

    Ant--
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pé de chinelo
    na verdade, todas as técnicas que vc sabe no violão vão ser úteis na guitarra e vice versa

    Todas não. Tente tirar um harmonico artificial num violão de nylon (até dá, mas...) ou mesmo meter um bend de 1 tom e meio. Eu acho que dependendo do violão até podem ser usadas técnicas de guitarra (um Folk, por exemplo). Mas o que deve ficar claro é que cada instrumento deve ser tratado de maneira especial. Sim, quem já toca um tem mais facilidade para tocar o outro do que quem não toca nenhum. Mas ser mestre nos dois é difícil e é para poucos.

    SevenTool07
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu acho o zakk wylde bom nos dois instrumentos. Tem coisa que ele faz no violão e que é bem parecida com o que ele faz na guitarra.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio

    Veja bem, são instrumentos diferentes no timbre, construção...

    mas tem 6 cordas e a afinação é igual a do violão, então não é tão diferente......eu sempre falo que a guitarra é prima do violão, e estes são primos em segundo grau do baixo!

    Ant--

    Realmente tem algumas técnicas que não vai dar pra usar no violão, no caso do harmônico da pra fazer fácil, eu sempre uso pra afinar, ja o bend de 1 tom e meio fica difícil msm, assim como o tapping...

    por isso que eu recomendo ter um violão e uma guitarra, pra poder explorar todos os efeitos!

    abs!

    FAP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    Mas eles vão te fazer falta. E muita falta! Ou não?

    Por enquanto, a guitarra é somente um hobby pra mim, e as músicas que eu costumo ouvir e tocar não exigem tanto essas técnicas. Mesmo assim, sinto bastante falta às vezes, principalmente pra compor, por isso voltei a treinar um pouco mais.

    Mep
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Parece realmente muito igual, mas a tecnica por tras de cada um diferencia bastante...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pé de chinelo
    por isso que eu recomendo ter um violão e uma guitarra, pra poder explorar todos os efeitos!

    Eu acho também. E acho também que todos que querem aprender à tocar guitarra devem aprender um pouco de violão primeiro. Ou tocar violão e depois passar para guitarra. É só minha opinião!!!

    Ant--
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pé de chinelo
    no caso do harmônico da pra fazer fácil, eu sempre uso pra afinar

    Eu disse harmonicos artificiais. Até dá, mas não é assim tãso fácil.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio

    É isso. Eu também acho.

    Ant--

    Ah, mas harmônicos artificiais só saem na guitarra com distorção.....se botar a distorção no violão da pra fazer também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bom violonista = Bom guitarrista? Ou vice-versa!