Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# abr/12
· votar


Foi esse show



Estava do lado dele ae!!

hehehe..Pena nao ter registro melhor!! :(

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Eu realmente acho que isso prejudica meu desempenho, especialmente se tiver que ser o único guitarrista de uma banda. Ritmicamente, na melodia eu me garanto, mas com acordes nem tanto. Por isso admiro guitarristas como o Curly, ou o Nile Rodgers, o Chimbinha, o Al McKay, Vernon Reid e outros grandes mestres do Ritmo.

haha, qq tu tomou hoje pra me elencar junto dessas feras hein ?!

mas falando sério, fico muito triste principalmente quando algum mlq se refere com desdém sobre o Chimbinha, não porque isso faça alguma diferença pro cara mas por saber que nego é tão tosco que sequer percebe a dimensão e o refinamento da arte do cara.

quanto a mim, meu caso com a guitarra ritmo tem a ver apenas com um imenso desejo que eu tinha de tocar as musicas do REI JAMES BROWN, hoje consigo isso mas também não vou muito além e nem quero haha !

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


ogner

Puta sonzeira... Ainda não conhecia esse Carlos Malta.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


ogner: Ele usava uma Teleca

Cabra macho usa Telecater! uhauha

nichendrix

Cara, acho que o violão é fundamental no aprendizado. Seria o passo "paralelo" à guitarra. Guitarra é algo, digamos. mais "envolvido com tríades". Claro que está entre aspas pois isso não é uma verdade absoluta. Enfim, penso que a questão rítmica está intrinsecamente ligada à percussão e no violão isso é bem mais sensível e perceptível que na guitarra.

;)

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms
Sonzeira nem tanto, o vídeo nao tem nada e ta bem ruim...Mas Carlos Malta vc esta intimado a escutar! :)

E o bom é que esses caras só tem feras na banda!! Sempre é show! Vc pode ate nem gostar muito de sopro e achar o CM chato e etc (acontece), mas a banda vai dar show, pode ter certeza...

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


é assim que se faz, ô macacada !





MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


Curly

Funk é o estilo guitarrístico mais rítmico que eu conheço. As bases são mais evidentes até que os solos! hehe

Abs

flavio guitar
Veterano
# abr/12
· votar


Todos
Nossa, que tópico dhora ...
Eu também já vi milhares de caras que sentam o dedo na guitar, mas que não tem nenhum swing pra bases ... sinceramente acho ridiculo ... um cara que "Realmente " quer ser um músico, ele "DEVE' OBRIGATORIAMENTE saber Solar, Manjar de Harmonia e de Base ...
Aliás mais de 90% do tempo fazemos base e não solo ...
Muitas vezes o cara quer só aprender a solar porque é o que mais impressiona, principalmente aqueles ouvintes que gostam de musica mas não entendem nada ...
Mas se o cara quiser impressionar realmente músicos de verdade " Caras Bons" ele terá que no mínimo, ter um Swing para bases e saber boas harmonias ...

Acho que temos que aprender mais coisas como FUNK Music , JAZZ, Blues, Bossa Nova ... para desenvolvermos melhor este lado. E parar só de ouvir virtuosos, que não sabem nem colocar uma dinamica na musica ou solo, é aquela mesma coisa o tempo todo, sobe e desce escala, e pensa que ta arrebentando ...

flavio guitar
Veterano
# abr/12
· votar


Aliás,
por sinal James Brown era loucura, musicas excelentes !!!

Quero aproveitar e dar umas sugestões de Musicos/Bandas que tenham mais este lado Ritmico ou Harmonico ...

Tower of Power
Paul Jackson Jr ( Um mestre do ritmo, da Harmonia e da Improvisação pura )
Eric Johnson ( Um musico Completo ! Simplesmente Animal )
Ed Mota ( Um verdadeiro talento esquecido, o cara manja demais ) ouçam o CD Ed Mota ao vivo no Bourn Street e me falem o que vcs acham ...

Esses são um dos caras que admiro, entre diversos outros ...

Abraços gente

Kride
Veterano
# abr/12
· votar


Nenhum de vocês gosta do swingado da guitarra reggae?

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Foi esse show

Caraca! Tava fervendo! Era você gritando "Demais, demais..."?

Abs

lucsiqueira
Veterano
# abr/12
· votar


primeiro post no tópico..

legal a discussão. o que vejo muito é carinha que curte essas bandas novas (não só as novas) endeusarem os solistas (na maioria das vezes fritadores from hell, que pra mim, metralham tantas notas que as vezes soa desnecessario) e simplesmente subestimam o guitarrista base

é algo meio q cultural da guitarra o solista ser o fodão, que pega todas as groupies. kkkkk

quanto a relatos pessoais, nao tenho muitos amigos guitarristas, só alguns que querem tirar solos do megadeth com 2 meses de guitarra. haheua

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


Kride

Bem lembrado, o Reggae é bem rítmico na guita...

Funk é mto foda, tenho um método com as músicas do James Brown com faixas separadas sem guitarra, baixo, bateria e tals que é muito bom...

Kride
Veterano
# abr/12
· votar


Eu particularmente acho guitarra rítmica Muuuuuuuito mais difícil de tocar, do que melodias rápidas.
Tanto que recentemente postei um tópico pedindo exercicios pra me ajudar a tocar dire straits, pink floyd, hendrix...haha

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Era você gritando "Demais, demais.."?

Nem...Eu só ficava olhando imaginando o amp os caps e que diabos o cara da guitarra tava fazendo....ahuehuahueh..
Guitarrista comportamento basico ON

E vale ressaltar que tinha ambulante vendendo Stella, e eu comprando...Hehe.

renatocaster
Moderador
# abr/12 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

Hehehe, que bacana esse show hein! Quer dizer que de vez enquando rola umas guitarradas sem compromisso no Lgo do Machado?

E vale ressaltar que tinha ambulante vendendo Stella, e eu comprando

O.o

Mentira! Era Skol com o rotulo falsificado! Heuheuheuhe

Jcra
Veterano
# abr/12
· votar


EU sinto essa falta em mim às vezes...nao na parte de power acordes que é tranquilo...mas na parte geral de acordes quando se refere a uma bossa nova,um blues e jazz por exemplo.Preciso preencher essa lacuna que falta!

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Curly
quanto a mim, meu caso com a guitarra ritmo tem a ver apenas com um imenso desejo que eu tinha de tocar as musicas do REI JAMES BROWN, hoje consigo isso mas também não vou muito além e nem quero haha !

Cara, tocar James Brown, Funkadelic, Jackson 5, e outras coisas da Mowtown pra mim é sonho, há muitos anos eu eu queria ser capaz de fazer esses grooves certinhos. Até que consigo disfarçar direitinho as coisas mais simples deles, mas é muito duro, me falta o molejo e a malemolência pra tocar desse jeito. Um amigo meu baterista sempre diz que eu tento tocar ritmo com a cabeça e que pra tocar isso direito tem que ser com as cadeiras.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ok, a brincadeira começa em http://www.youtube.com/watch?v=4MY-Bjg9Ct0&feature=player_detailpage#t =197s



Mama mia!



;)

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Eu meteria o samba junto com o Funk, uma vez tive que substituir um amigo meu que tinha quebrado o braço no conjunto de Samba dele, acho que nunca toquei tão aperreado, não passava nem um neutrino ensaboado de tão tenso que tava... hehehehehe

E o égua ainda disse: menino Samba é só bossa nova acelerado... ehehehheheehe

Kride
Nenhum de vocês gosta do swingado da guitarra reggae?

Reggae é uma faca de dois gumes ritmicamente, é um estilo ultra simples, mas muito rico de levadas, uma grande amigo meu tocou por anos numa banda de reggae, as vezes eu ia pra casa dele e ficava eu, ele e o irmão dele que é baixista e baterista tocando, vez por outra a gente ficava mostrando as coisas novas que aprendeu, e eu ficava besta com o tanto de variações que existem das bases de Reggae e nem é algo que ouvindo solto tu nota de cara, a maioria das vezes eu tinha que pedir pro irmão dele marcar o andamento num par de bongôs pra notar que havia uma variação ali.

Um guitarrista que vi ao vivo e que faz muita coisa é o carinha do Tribo de Jah.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Tem cara que sozinho dá conta de fazer uma banda inteira...



nichendrix

Isso é um Manzer, não é? Que som!

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Sim, todos os violões que ele usa normalmente são feitos pela Linda Manzer.

Rednef2
Veterano
# abr/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Atualmente esta cheio de guitarristas desse tipo.
Um monte de boyzinho (e profissionais tambem) solando a escala frigio e diminuta na velocidade da luz mas quando vão tocar base sai tudo sem ritmo, sem pegada, fora do tempo.

Essa é a razão de eu nao ouvir quase nenhum guitarrista comtemporaneo, só querem saber de solar, musica que é bom nada.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# abr/12 · Editado por: Its Fucking Boring To Death
· votar


Depende a quem vocês estão se referindo. Por exemplo:

Vocês acham que um músico como MIchael Angelo Batio tocaria da maneira que toca se não tivesse uma base rítmica e harmônica forte? Duvido. Cuidado para não falarem besteiras.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


MIchael Angelo Batio tocaria da maneira que toca

Uma boa explicação para ele tocar da maneira que ele toca talvez seja essa, de que talvez ele não tenha uma base rítmica e harmônica forte, pois se tivesse, quem sabe seu som fosse mais "audível".

Its Fucking Boring To Death
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/12

g.wilhelms

vai estudar um pouco de música, vai

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# abr/12 · Editado por: Its Fucking Boring To Death
· votar






g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


vai estudar um pouco de música, vai

Me recuso a estudar "um pouco de música", eu me proponho, e tenho feito isso há alguns anos já, a estudar "muita música". Michael Angelo Batio pode até ser um bom músico, mas se eu considero o blublu que normalmente ele faz e que o consagrou como "inaudível", a minha consideração é totalmente válida. Foi você quem tocou no nome dele, e o colocou como um exemplo de que talvez nós pudéssemos falar "besteiras", o que mostra que você provavelmente não acompanhou a discussão do tópico, pois o tópico é muito mais uma crítica aos guitarristas iniciantes que só querem saber de solar, do que a guitarristas já profissionais. No mais, ao invés de ouvir essa ********** que o MAB faz, eu prefiro ouvir música que me "diga alguma coisa". Não pense você que eu tenho algum problema com a velocidade, eu curto pra caralho Al di meola, John Mclaughlin, e por ai vai.

PS: Você tem algum tipo de formação musical fio? Tudo leva a crer, que é só mais um dessas crianças que acha que música é tocar na velocidade da luz, e que passa todo tempo disponível que tem para tocar, para treinar cromatismos com o metrônomo (um treino muito útil é claro, mas que isolado não serve pra porra nenhuma. Mais fica a dica, vai estudar música.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar






MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Its Fucking Boring To Death

O Michael Angelo é um cara muito rápido, faz muito bem a praia que propõe e impressiona por fazer com as 2 mãos. Mas esses videos não dizem muita coisa em termos de harmonia e não é o melhor dele. Se for ver bem ele nem é violonista, é extremamente limitado nisso. É muito claro que ele toca violão como se fosse guitarra, não tem a técnica do instrumento. O que não quer dizer que ele não tem o seu valor, claro que tem, só que para mim ele não vende 1 CD sequer porque acho que ele é "fucking boring to death", mas isso é opinião pessoal. Se você pegar o som do Di Meola, por exemplo que o colega citou, vai ver que a harmonia é muito mais rica, pode não ser tão rápido, mas não precisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!