Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!

Autor Mensagem
ohm777
Veterano
# dez/10
· votar


power-melodico
O De Ros deve estar se divertindo. Hihi.

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Guitarristas incompletos: solam muito e não sabem fazer a parte rítmica!

Se não dominar as escalas, campos harmônicos, e souber fazer bases com desenvoltura, não adianta ficar solando as musiquinhas do Andy Timmons ou pegar aquela escala pentatônica (subterfúgio dos que não sabem nada da diatônica, que é a principal) e ficar subindo e descendo a escala como um louco, e achando que isso é música. Metrônomo deve ser usado pra marcar compassos binários, ternários, quaternários, não pra tentar tocar 300 notas como um louco em um segundo. Isso não é música, é apenas um engodo para enganar alguns seres que não conhecem nada de música, e acham isso o máximo.

De Ros
Veterano
# dez/10 · Editado por: De Ros
· votar


ohm777

Sempre me divirto, hehehe! Abraço!

JEFF_SAN

"musiquinhas do Andy Timmons "

Esse diminutivo não está aplicado corretamente...

"escala pentatônica (subterfúgio dos que não sabem nada da diatônica, que é a principal)"

Aprendi mais uma hoje! (mas daqui a pouco vou esquecer, graças a Deus...)

"Cronômetro deve ser usado pra marcar compassos binários, ternários, quaternários, não pra tentar tocar 300 notas como um louco em um segundo. "

Eu prefiro usar o metronomo...

"Isso não é música, é apenas um engodo para enganar alguns seres que não conhecem nada de música, e acham isso o máximo."

Boa! Mas assim, se o que o Andy Timmons faz não é músico, eu não quero ser músico. Quero ser um "firuleiro" do mesmo naipe dele. E do Guthrie Govan. E do Paul Gilbert. E do Al Di Meola. E do McLaughlin. E do Greg Howe. E do (meus Deus, a lista é imensa!!!).


Velho, desculpe aí pegar no teu pé, espero que tu não fique chateado, mas acho uma coisa um pouco arrogante alguém querer ditar para o outro o que cada um deve fazer ou deve escutar.

Eu tive uma fase, que durou vários anos, onde só me interessava por técnica. Metronomo direto, tirando frases de outros músicos só para pegar o "como fazer", e não o "porque fazer". Foi uma fase longa onde eu não era um músico, era um estudante, pura e simplesmente.

Graças a Deus passei por essa fase, senão não iria conseguir me expressar na guitarra com mesma facilidade que tenho hoje.

Me lembro de que as pessoas pediam para mim: "Toca alguma coisa", e eu ser incapaz de tocar algo que eles considerassem música.

Porque? Pelo fato de eu não ter tido um professor como eu , modestamente, sou. Sou capaz de ensinar algumas técnicas usando musicas, ou partes de músicas ao menos, ou construir pequenos estudos para o desenvolvimento de certas técnicas.

Mas seria uma tolice achar que esse método funciona para todos. Tem aqueles que tem que passar pela mesma fase que eu passei, e está tudo bem.


Sem contar que tem outros musicos que não se interessam por todo esse lance, então o caminho deles acaba sendo bem diferente. Não melhor nem pior. Só diferente.

Via de regra, um músico só consegue chegar num estágio de maturidade musical se passar pela infância, puberdade e adolescência musical. Salvo alguns pequenos gênios, é normal todo esse processo de desenvolvimento.

Espero realmente que tu não fique magoado comigo, não quis te desrespeitar, ok?

Abração!

Bigtransa
Veterano
# dez/10
· votar


A guitarra é um instrumento ingrato..... é o instrumento mais fácil de ser mal tocado e a busca por tocar bem pode nos levar a prestar atenção demais nas folhas e esquecer da floresta..... eu já desisti de tocar bem faz algum tempo, tenho concentrado meus estudos em coisas onde eu sou muito deficiente como arranjos, composição, linguagem e estruturação musical..... Se eu chegar aos 60 anos como um guitarrista pífio um músico com alguma originalidade estarei feliz.....

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


De Ros

Meu post não é direcionado a principiantes no aprendizado de guitarra. Esses estão descobrindo o instrumento, e vão tentar fazer alguns testes, ser rápidos. Como você disse é uma fase. Mas tem gente, e é a essas pessoas que o tópico se refere, que não passaram dessa fase inicial. E se tornam músicos incompletos, hesitantes e fracos. Podre é ver que tem gente que apóia isso (não me referindo a você).

Abs, não fiquei magoado, opinião é opinião, está tudo certo. Se as opiniões de todos fossem iguais, então não haveria um porquê de haver debate e discussão sobre determinado assunto.

PS.: Andy Timmons é um grande guitarrista! "Musiquinhas" não foi com intenção pejorativa.

Leo Rio
Veterano
# dez/10 · Editado por: Leo Rio
· votar


Cara na minha opniao isso ai nao eh pq os caras nao tem Nivel Tecnico pra tocar a base nao.

é pq sao uns preguiçosos filhos da puta:

Esses guitarristas que tocam num nivel "legalzinho" acham que a base eh soh pegar os acordes da musica meter um ritmo padrao e ir levando, acaba que nao pegam a base da musica direito (nao pq nao tenham nivel pra isso, pq tem preguiça mesmo) e se dedicam ao solo como se dependesse da vida deles aquele solo sair legal.

Resultado: Base tronxa e solo impecavel.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Tocar com uma base melódica e dinâmica é outro papo. Dá gosto de solar e cantar. Quem ganha é a música! :) Fica tudo mais bonito.

Abs e feliz ano novo!!!!!!!!!!!

maspn
Veterano
# dez/10
· votar




esse cara pra mim é foda... thal bumblefoot...

Ant--
Veterano
# dez/10
· votar


De Ros
Ant--

Conhece o Tommy Emmanuel? Acho que tu vai gostar...


Conhecia não. Chapei!
Valeu De Ros :)

_peixe_
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia
muito bom o topico...sempre achei que fazer base eh muito mais dificil que solar...será que soh eu penso assim? Acho msm que muita gente não da a devida atenção as bases tão importantes quanto os solos.

Loues
Veterano
# dez/10
· votar


Na verdade, pensei um pouco mais sobre o assunto, e eis o que me veio...

Se os caras só sabem solar e não exploram o lado mais de acompanhamento, de ritmo, não tem tanto problema. Existem vários instrumentos que não fazem papel de acompanhamento, e nem por isso deixam de ser bons de se escutar... Se o cara quer explorar mais o lado melódico, mais solo, deixa ele.

Se quer fazer atuar mais na "cozinha", deixa. Desde que faça bem feito o que se propõe, o que se acredita. Só não dá é tentar inventar moda e ficar tocando o que não sabe, sem treinar, aí sai coisa feia...

Outra é que cada um deve saber usar o que tem, antes uma base simples e criativa, pensada e bem executada, do que ficar tentando fazer algo mais difícil e se enrolar todo... dá pra se expressar bem com poucas notas, é só querer, e saber o que se está fazendo...

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


JEFF_SAN

Que bom que tu não ficou chateado! As vezes o pessoal fica super ofendido com pouca coisa!

E eu achei que tu estava citando o Timmons como um exemplo de alguém sem musicalidade. Erro meu.

Ainda não sei de quem estão falando no tópico, mas minha opinião está dada, hehehe!

Abraços!

Curly
Veterano
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar


exercício de percepção: assistam isso e vejam se é possível determinar onde termina a guitarra ritmo e começa o solo !



ah, e vejam os comentários dele sobre isso após os 3:00m

MauricioBahia
Moderador
# jan/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mais um show de base:





MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


Já que o assunto Base/Solo está "em pauta", um up aqui...

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


E pensar que eu era assim... antes eu só treinava solo, a base eu ia levando nas coxas e que se foda uehauehaueh
só agora, dps de algum tempo de experiência é que caiu a ficha, atualmente eu faço as bases tudo direitinho, PORÉM, só as bases dentro da minha 'zona de conforto', ou seja, daquilo que eu to acostumado: rock, metal e suas vertentes. Não necessáriamente só power chords, com certeza sei muito mais que isso, mas atualmente eu to treinando mais bases com acordes mais elaborados, no clean, meu objetivo é saber improvisar uma boa base de funk, mas ainda estou longe. Só pra tirar musicas desses John Mayer da vida eu ja me 'embanano' todo, demoro um bocado pra entender o que está acontecendo, daí pego só os acordes + ritmo, e em alguns minutos consigo desenvolver o som. O foda é que esse ano to me preparando pro vestibular (ta chegando) então não tive tempo de treinar tanto quanto eu gostaria, mas pelo menos as bases de rock/metal já tão boas hehe

Rednef2
Veterano
# out/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Base é muito fera, eu curto muito mais ouvir uma base bem feita do que ficar ouvindo esses solos fritados a 800 bpm em semifusa


Um guitarrista que curto muito as bases dele é Joe Pass


MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


Revivendo....



Enfim, só ficar penando em solar é como um jogador de futebol "fominha". Pode ate decidir um jogo, mas pode prejudica a equipe!

Abs

FDG
Veterano
# abr/12
· votar


Utilizar exemplos de Joe Pass chega a ser maldade hehehe.
Saber harmonizar é fundamental pra qualquer guitarrista,mas alguns só aprendem depois de passar por aquela fase da fritação extrema aguda,só que importante é passar por essa fase e não ser preguiçoso.
Entrando na pergunta do tópico,conheço muitos guitarristas assim.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Eu sei fazer base muito bem, mas não sei solar legal.......
hehehe

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Meu treino rítmico acontece mais no violão do que na guitarra, porque curto tocar uns lances de mpb. Tem gente que se julga o fodão, quando consegue tirar aquele solo fodástico, mas se vai tentar tirar alguma coisa mais cabulosa do Djavan por exemplo... Ou então o cara que só toca sons de 3 acordes que nunca transpõem uma tonalidade, dae tu toca algo mais elaboradinho, tipo um Tom Jobim da vida (apelei tbm, rsrs), não sai nada, e o cara ainda diz que a música é ruim, que é música de velho. Não que para ser bom, tem que tocar coisas difíceis, mas ficar sempre na mesmice não tem futuro.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms

Realmente, eu não sei solar mas eu minha guitarrinha sempre nos demos bem em musicas como "Como nossos pais" da Elis, ela não tem uma batida fixa, um cara como esse do vídeo acima nunca conseguiria tocar :)

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12 · Editado por: Thyago_Trajano
· votar


Eu tinha muitos amigos que só se preocupava em aprender a solar!

Tinha essa história de chegar para o cidadão e perguntar:
- "cara...você toca em uma banda! Que legal! O que você toca!?"

e o dito cujo responder:
- "sou guitarrista solo"

Pode ser maluquice minha, mas eu nunca fui de acordo com esse rótulo! Para mim é guitarrista e ponto...

Eu tinha um amigo (há muito que não o vejo) que tocava a referida guitarra solo em uma banda! Era engraçado, mas tinha momentos que ele simplesmente ficava lá parado, enquanto o outro guitarrista tocava, e entrava apenas na hora do solo!

Geralmente (disse geralmente) quando o cara inicia no instrumento, ele separa o mundo "guitarrístico" em duas partes: os guitarristas que solam, e os que não sabem tocar (só fazem base)...

Cara...olha o senso rítmico de um guitarrista como o Jimi Hendrix! A base do cara geralmente é mais difícil e complexa que os solos!

E é como o meu antigo companheiro de banda, no Diablerie (banda de Thrash) me falava:
- "como eu sou o guitarrista que faz as bases, eu não posso errar...se tu errar o solo, ninguém perceberá";

E realmente era verdade, e digo mais! Apesar dele tocar as bases, e eu bases + solo, a alma da banda era ele...

Hoje em dia eu treino mais campos harmônicos, arranjos, formação de acordes, escalas...e isso tudo acaba ajudando na hora de fazer um improviso!

Meus improvisos ainda não tem a elegância e sofisticação que eu gostaria que tivessem, mas eu ainda chego lá....hehehhe

abraços a todos

Party Boy
Veterano
# abr/12
· votar


Isso me lembra um amigo meu...

O cara era headbanger no final dos anos 90 e vivia falando q Nirvana era um lixo e q o Kurt era o pior guitarrista do mundo pq nao sabia fazer um solo digno e bla bla bla (oq nem é mta mentira, mas enfim...)

Um dia eu defendi o Nirvana e disse q o Kurt nao tocava, mas escrevia riffs legais e o cara começou a falar merda, ai eu desafiei ele a tocar Smells Like... e ele, treinado a só fazer palhetada pra baixo com a mão dura de guitarrista de metal, simplesmente nao conseguia fazer o groove pra tocar smells like...

O cara tocava vários solos do maiden, metallica, manowar e etc, e nao conseguia tocar uma base simples...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


Ninguém citou o BB King?

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Para mim é guitarrista e ponto...

Para mim também.

Cara...olha o senso rítmico de um guitarrista como o Jimi Hendrix! A base do cara geralmente é mais difícil e complexa que os solos


O Hendrix sempre foi, mais guitarrista rítmico do que solo. Nunca consegui tirar uma base dele, pelo menos não do jeito que ele tocava.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Já toquei com mais de um guitarrista assim, triste.

FDG
Veterano
# abr/12
· votar


O problema também é que é fácil julgar pela aparência...
É fácil falar mal do John Frusciante e endeusar Rusty Cooley,sem entender realmente o que cada guitarrista quer dizer,que mensagem ele quer passar na guitarra.

A questão também não é só quais musicas podemos tirar com qualidade,e sim o que cada um de nós podemos oferecer em uma banda,a não ser que seja um projeto de guitarra instrumental,todos os instrumentos tem que estar em seus devidos lugares...

Profissionalmente falando,quando o cara vai tocar numa banda de baile,por exemplo,ele não pode ficar massageando o próprio ego...

Acredito que o mais importante de tudo isso é o guitarrista trabalhar para o bem da música,e não por si só.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


john mayer

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


john mayer

Foda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!