Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# dez/10
· votar


o simples conceito de que solo, ritmo e harmonia são coisas separadas deveria ser repensado

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Eu acho que essas pessoas que só sabem fazer solo e não fazer base, é pq devem ter todos os dedos viciados já, ai quando vai fazer alguma coisa diferente, os dedos não vão aonde o cérebro manda, pois estão tudo viciado pra solos que sempre são a mesma coisa. Casos a parte!

caiqueml
Veterano
# dez/10
· votar


O problema é que por ele fazer solos, ele acha que já sabe tudo e que não precisa mais aprender nada.. Acho que um bom guitarrista tem sempre que estar buscando melhorar, e tem que ter na cabeça que uma música não é só solo, bem como não é só base.

Matheus.Carl
Veterano
# dez/10
· votar


Uma vez perguntaram para o Edu Ardanuy o que era mais importante para um guitarrista, e ele respondeu prontamente: a parte rítmica! Se o cara não tiver uma parte rítmica estruturada o até o solo vai ficar uma m****!
O que está sendo discutido aqui não é solo ou base, e sim a musicalidade, a desenvoltura do guitarrista.
Improvisar e tocar um solo cover são coisas bem distintas. Tirar um solo, qualquer um pode fazer, mas improvisar com desenvoltura é para poucos, necessita de muito estudo e um rítmo apurado, sendo que o improviso não se resume a solos, mas também a riffs.

mvmarquezini
Veterano
# dez/10
· votar


DINO EK

Eles estão de sacanagem, né?

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

Cara, eu particularmente não conheço ninguém assim...

Conheço caras que fazem solos chatíssimos, sempre iguais. Podem até ser rápidos, o que não é vantagem nenhuma...

Acho que um músico que não tem uma boa consciência de ritmo não consegue produzir coisas muito legais não... Seja partes de solo ou de acompanhamento, acho importantíssimo "bater o pé" e entender as divisões que estão acontecendo naquele momento! E até pode ter um momento "descontrolado" no solo, mas solos inteiros assim são bem desagradáveis...

Ou seja, o músico que, seja num acompanhamento ou num solo, não tem uma boa divisão ritmica, dificilmente será considerado um bom músico; pelo menos para os meus padrões, lógico!

Abraços!!

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


Depende
Ver um cara fazer uma base é uma coisa,agora se destacar na ritmica e tocar bens solos é outra,oque eu acho de outro mundo,é dificil ver um cara que é monstro nos dois,ja acho dificil ver quem consigo ser bom em um,nos dois ja é coisa para deuses(Hendrix,eric johnson,Gilmour)

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


De Ros

Concordo, afinal o próprio conceito de música consiste em Rítmo, Harmonia e melodia, certo?

No meu caso, conheço gente que faz boas melodias, mas não consegue fazer harmonia.

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Lembrei agora daquele drama que teve com o Della Vega, que tinham botado ele pra fora da banda porque ele não tocava no tempo certo

Acho que isso é mal do cifra club, vai ver como são os tópicos de exercício

30 minutos 1234
30 minutos palhetada alternada
30 minutos sweep

E ainda vem falar mal do chimbinha "uheuheueheuhe isso qualquer um toca!"

Gasparzim
Veterano
# dez/10 · Editado por: Gasparzim
· votar


Eu sou doido por bases do funk/soul como essas:





edit: Esses guitarristas dos vídeos acima, na minha opinião certamente se encaixarão melhor numa banda, ou como freelancer, do que aqueles que só descem escalas à 94654321 bpm

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


Gasparzim
KKK,não é o único,acho o ritmo Funkeado um dos mais foda e é bem diverso,não é limitado,é so ter criatividade...

ohm777
Veterano
# dez/10
· votar


Sempre dividi meus estudos de forma que desse uma boa atenção pra guitarra base também. É muito importante principalmente pra quem toca em banda fazer um acompanhamento bem feito.

Hoje estou satisfeito com minha técnica de solos, mas nas partes rítmicas apesar de não me achar ruim estou sempre estudando mais.
Peças de violão clássico e músicas do "cara" ali de baixo ajudam muito a progredir nessa área.

Um exemplo de como ser um guitarrista completo:



O Johnson inclusive bebeu muito na fonte pra fazer aquelas seções de acordes magníficas.

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


Eu comecei a estudar guitarra agora (menos de um ano), e sempre achei que bases eram simples, que dificil mesmo era solar.... Poutz, ledo engano, tá certo que sou uma negação tanto em solos como em bases, mas quanto mais escuto musica, mais percebo que bons guitarristas mesmo são aqueles que sabem fazer belas bases... O acompanhamento da música, como alguém falou anteriormente é mais importante e por vezes mais bonito que o solo da música, solo esse que é só um detalhe...

Abraços

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# dez/10
· votar


ohm777
Ótimo exemplo.

Edu Gtr
Veterano
# dez/10
· votar


Jg Destroyer

Cê quer me dizer uqe malmsteen não sabe fazer base? É sacanagem né?

Mas eu nem disse nada do Malmsteen huahua

Paul.Gilbert

Aff, sério que vocÊ quer que eu saiba escrever o nome estranho em outra lingua, de um guitarrista que eu nem gosto, me poupe cara, se fosse um erro grave de português...

Calma man, so tava brinks

Rafa-Ban
Veterano
# dez/10
· votar


achjo que isso é comum em guitarristas principiantes.Na minha opinião,se o kra tem boas influencias,ouve de tudo um pouco e estuda com seriedade,não tem erro
abç

power-melodico
Veterano
# dez/10
· votar


solo chato é muito chato

quem sola demais, geralmente não sabe muita coisa sobre ritmo.

mas ultima mente estou escutando wintersun, que o vocalista toca guitarra

além de ser um ótimo vocal(gutural) é um ótimo guitarrista, tanto no solo como na base, o cara é simplesmente phoda.

até agora foi o único músico completo que achei.

dão uma conferida ai, o nome do cara é Jari Mäenpää

e pra quem já conhece o cara, estou errado a respeito dele?

Ant--
Veterano
# dez/10
· votar


Base, ritmo, solo e o escambau é o que esse Russo faz.

E toca tudo viu.



De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


power-melodico

"até agora foi o único músico completo que achei."

Ou tu é o cara mais exigente que eu já vi, ou teu universo é meio restrito demais, hehehe!

Abraço!

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Ant--

Conhece o Tommy Emmanuel? Acho que tu vai gostar...

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
· votar


Não conheço um guitarrista que seja um shredder e ao mesmo tempo tenha dificuldade com partes rítmicas básicas. Mas conheço gente que tem dificuldade com levadas um pouco diferentes, como por exemplo uma levada mais funkeada.

DINO EK
Divertido ver uns figurões se fudendo... hehehehe!

igor.schecter
Veterano
# dez/10
· votar


Edu Gtr

AKAPOKAOPKAPOAKAOKAPA
RIALTO AKAPOKAP
HAMLET É FODA.

ohm777
Veterano
# dez/10
· votar


power-melodico
quem sola demais, geralmente não sabe muita coisa sobre ritmo.
até agora foi o único músico completo que achei.

Senta lá então seu trollzão.

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


ohm777
KKK
Deixa o cara
Malvadão!

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao
Então,ja acho dificil ver alguém que não sola sair dos padrões das bases,então não vejo porque um guitarrista solo saber tudo de base,mas o básico não é díficil de um Shredder fazer como vc disse...

David.H.Bispo
Veterano
# dez/10
· votar


conheço muita gente assim, como sou evangelico, já vi muito guitarrista ficar mal tocando na igreja, varios colegas meus que são
"hyper headbangers ultra metal from heaven" (entendeu o trocadilho? satanista - from hell, cristão - from heaven! modo piada idiota off) e que quando foram tocar na igreja tiraram totalmente a atenção das mensagens que estavam sendo pregadas através das músicas e colocaram a atenção na guitarra, mas não da forma legal do tipo: o cara toca muito, maneiro! mas do tipo: esse cara enche o saco, quando ele vai parar?

Por isso, adotei uma rotina diferente da maioria dos guitarristas:
- escutar mais músicas de "cantores"
- escutar muita guitarra funky
- trabalhar mais o feeling que a parte fritadora!
-estudar harmônias e diferentes estilos músicais compulsivamente!
Até agora tem dado certo, pelo menos pra mim (lembrando que eu toco em uma igreja)

AxlVini
Veterano
# dez/10 · Editado por: AxlVini
· votar


Pra mim guitarrista de verdade é a la SRV, esse sim sabe que o solo deve ser uma "extensão" da base, pois a música é uma só, sem contar o groove, pegada...etc...
Viva Stevie Ray Vaughan !!!

Loues
Veterano
# dez/10 · Editado por: Loues
· votar


o simples conceito de que solo, ritmo e harmonia são coisas separadas deveria ser repensado (2)

Acho que música é muito mais do que isso, o buraco é bem mais embaixo... também quero aproveitar pra criticar o conceito de que feeling (olhe lá que esse termo é meio vago) se opõe a velocidade, e de que existem algo como "notas certas"... muitas faces são deixadas de lado pela maioria, como dinâmica, articulação das frases no tempo, diálogo com o conjunto, o "sotaque" de cada estilo, etc...

E isso de guitarrista só saber solar e não acompanhar, acho uma pena... A guitarra tem 6 cordas, e os caras me usam só uma ou duas de cada vez, só fazendo linha melódica... isso é deixar de explorar as inúmeras possibilidades do instrumento...

Eu particularmente gosto muito quando encontro um guitarrista que sabe misturar bem uma boa melodia com algumas levadas boas, ou quando sabe a hora de acompanhar ou se recolher... melhor que ficar "falando pelos cotovelos" a música inteira...

power-melodico
Veterano
# dez/10
· votar


e dai se achei ele "completo"

se vocês acham o jimi, van halen, slash, entre outros... tudo bem opinião de vocês

mas pra mim o cara é phoda e pronto, e quem escutou e não achou phoda, ou escutou pouquíssima coisa, ou é tocador de jazz querendo dar uma de ultra power extra kill hard hell jazzeiro pseudo intelectual...

/sóeuqueacheiocarafoda?

jigo__
Veterano
# dez/10
· votar


kkkkk, velho eu penso q isso ai é de cada um, eu msm ja ouvi pessoas falarem q os melhores guitarristas da atualidade eram do fresno e do nx zero, e eram pessoas cultas e inteligentes...

eu curto fritação, mas com sentido, adoro o timmons acho q ele manda mto bem na harmonia, msm com os solos dentre outros gdes guitarristas!!!

e ir bem no solo e errar em bases isso é normal, td mundo vai dando prioridade pra certo tipo de coisa e depois de um tempo o q era uma coisa normal fica complicada pq vc dexou de estudar ela e não pq vc não gosta ou não vai aprender.

mtos tem o conceito errado de falar q tal guitarrista toca mal por não fazer tal coisa, qualquer pessoa q tiver tempo e força de vontade consegue tocar guitarra, basta ter a mente aberta e treinar...

acredito q a musica vem em primeiro lugar conheço milhares de violeiros e guitarristas q só na base conseguem animar tdos e milhares de guitarras fodões na tecnica q dão sono em milhares!!!!!

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!