AS 3 primeiras cordas da minha guitarra desafinam qdo faço acordes usando elas. O q é isso?

    Autor Mensagem
    breaking.benjamin
    Veterano
    # dez/10


    Toco numa Cort Strato, bem humilde. Eu afino elas de boa e elas ficam afinadas. Se eu faço acordes usando só as 3 ultimas cordas, até que vai. Mas se eu pressiono as 3 primeiras, mesmo estando afinadas, parece que a nota sai meio tom acima. Vcs me entendem?
    Tem alguma solução pra isso? me ajudem!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Velho as tarraxas estão bem apertadas?
    A oitavas estão afinadas?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Parece que as oitavas estão desreguladas.
    E o braço? Nenhum empenamento?

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Concerteza é entonação hiper desrregulada.

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
    · votar


    breaking.benjamin
    as cordas desafinam ou as notas das tres primeiras cordas com as casas apertadas saem desafinadas?

    pode ser ajuste de oitava precário (ou inexistente O.O)
    erro na colocação dos trastes (isso se ela ja veio assim)
    braço BEM torcido...
    etc.

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    breaking.benjamin
    Não sei se você é iniciante ou não. Mas com essa sua explicação pode ser desde guitarra desafinada (é, você pode não estar afinando direito) até braço empenado, trastes mal colocados, desalinhados, oitavas desreguladas, ou até mesmo cordas velhas! É, cordas velhas, com cordas velhas é comum essa "desafinação" acontecer mesmo com a guitarra afinada. Quanto tempo você está usando essas cordas ai?
    Abraço

    L.K.R
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    breaking.benjamin
    Breaking benjamin usa afinações bem baixas.. Drop A#... Drop B.. Você tá usando alguma dessas afinações? Porque dependendo, se não regulou pra tal afinação, pode dar problema

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    A minha ta um pou8co assim na primeira casa da 6a corda, mas acho que é por causa do nut mto alto...a sua deve ser as oitavas..

    Will Adler
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Will Adler
    · votar


    Olha man, pode ser td isso q ja citaram acima, leva num luthier q vc conheca e q sabe q trabalha bem, pede pra ele dar uma avaliada e tal, pela net eh meio tenso de saber oq eh exatamente...

    A do meu amigo o problema estava nas tarraxas, n aguentava e iam afrouxando as cordas, o engracado eh q se vc fikar olhando p/ elas vc via elas girando aos poucos.

    Boa sorte pra vc man. ;)

    breaking.benjamin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Obrigado pela ajuda. Sim, sou iniciante sim.
    As cordas não desafinam. São as notas das 3 primeiras cordas q saem pelo menos meio tom acima qdo eu toco nelas.
    Pelo o que me lembro, ela não veio assim. Ta assim de uns tempos pra cá, e ela nem é mto velha. tem uns 3 anos só.
    E afinar, eu sei sim. E se olho a o braço de comprido, ela não parece estar empenada. não muito.
    Mas pode ser as cordas sim. estão até enferrujando.
    vou trocar. Alguma indicação?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    breaking.benjamin

    Te recomendo uma solução simples, troque o encordoamento por um novo, do mesmo calibre, e regule as oitavas. Tem tópicos sobre isso, é muito fácil de se fazer.

    Você também pode Passar uma lixa 1200 ou um pedaço de papel moeda(cédula de 2 reais) entre os sulcos da pestana, onde as cordas se apoiam, apenas para eliminar rebarbas, não para aumentar os sulcos. Finalize com um pouquinho de grafite em pó, antes de colocar as cordas... Um lápis HB pode ser usado nisto. Minimiza a desafinação, apenas uma dica, nada a ver com a sua dúvida.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Em 90% dos casos, as cordas não estão bem enroladas nas taraxas, sem folga. Aí, como as 3 primeiras cordas são as mais "bendeadas", desafinam mais rápido.

    Pode ser corda velha, corda nova, antes de afinar pra tocar, tem que puxar pois depois que a guitarra descansa um tempo a madeira sede um pouco.

    http://img28.imageshack.us/img28/1835/l2f7.jpg

    Outra coisa é, nos pontos de atrito das cordas, usar um pouco de grafite em pó pra ds uma lubrificada.

    Por fim, visitar um luthier é sempre bom.

    Abs

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ?e ela nem é mto velha. tem uns 3 anos só.

    Pera, a guitarra ou as cordas tem 3 anos???

    Se for a corda, relamente você tem razão, elas não são muito velhas porque já passaram disso a muito tempo, já são consideradas anciãs...
    Cara um jogo de corda (claro varia de marca pra marca, como Elixir dura mais do que as outras por exemplo, e também de mão para mão, o tanto que você sua e tal) costumam durar cerca de um a no máximo dois meses, isso levando em conta que você não utilize Elixir. Depois desse tempo elas podem até não estar oxidadas, mas sem brilho e com a entonação prejudicada eu te garanto que sim.

    breaking.benjamin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    As cordas, se não me engano, são gianinni e tem uns 4 ou 5 meses.
    Mas elas estão bem colocadas. Foi um amigo meu, que toca a um bom tempo que colocou as cordas.
    Percebo que alguns de vcs não estão me entendendo: elas estão, e permanecem afinadas: mi-si-sol. mas se eu faço um acorde usando elas. as notas saem acima. e se eu confiro depois no afinador, elas estão afinadas. parece que elas esticam mais, sei lá. com o cordoamento anterior, ela tbm fez isso. acho q o problema seja msm nas cordas.

    mariolennon
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pode não ser apenas as cordas... pode ser até um problema nos trastes, mas o mais provável é que seja as oitavas. Cara, leva num luthier, é a melhor coisa. Não deve sair tão caro assim. Se você for de São Paulo, procure na Teodoro Sampaio.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    breaking.benjamin: elas estão, e permanecem afinadas: mi-si-sol. mas se eu faço um acorde usando elas. as notas saem acima. e se eu confiro depois no afinador, elas estão afinadas.

    Deve ser ajuste de oitavas!!! O Sir.Paulo, BlaCk LaBeL, GuitarHome e Paul.Gilbert já tinham te falado isso.

    Já levou num luthier como sugerido aqui também?

    Abs

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    As cordas, se não me engano, são gianinni e tem uns 4 ou 5 meses

    Já está errado aí. Cordas revestidas não duram 4 meses, quanto mais gianninis comuns.

    O problema é a idade das cordas e a necessidade de uma regulagem.

    Não leu tudo que escrevemos aí? Está cheio de conselhos valiosos...

    Tulio Estevam
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cordas não revestidas são 3 meses no máximo, se não for elixir, mas isso eu digo por mim, elixir eu passo 6. Quando usava gianinni comuns trocava de 2 em 2 meses. aposto que são esas cordas velhas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    breaking.benjamin

    É Natal né, quem sabe as cordas se auto regulam?

    ;)

    breaking.benjamin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu li tdo siim. O problema é encontrar um luthier na minha cidade.
    vou seguir os conselhos. pde deixar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AS 3 primeiras cordas da minha guitarra desafinam qdo faço acordes usando elas. O q é isso?