Escalas: Shapes para estudo.

    Autor Mensagem
    - Saj
    Veterano
    # dez/10


    Bom, eu toco cavaquinho, mas como minha dúvida é teórica, não vejo problemas em postar aqui, tendo em vista que a teoria musical se aplica a qualquer instrumento, e que aquele fórum sobre música em geral vive as moscas...

    Sem mais delongas, vamos a minha dúvida.

    Por exemplo, eu já sei obter as notas da escala em todas as tonalidades, Ex: C,D,E,F,G,A,B,C ou G,A,B,C,D,E,F#,C

    Agora por exemplo procurando a escala de Dó Diatônico no braço do intrumento eu terei o seguinte:

    D | _0_2_3_5_7_9_10_12_
    G | _0_2_4_5_7_9_10_12_
    B | _0_1_3_5_6_8_10_12_
    D | _0_2_3_5_7_9_10_12_

    Todas as notas dentro da tonalidade até a dobra da escala.

    Agora como "selecionar" essas notas para criar "shapes" para estudo prático?
    Ou simplesmente tenho que decorar a porr@ toda?(Onde digo decorar, entendam, que eu já sei o porque de tocar tal corda em tal casa, mas devo decorar TODAS as notas em TODO O BRAÇO do instrumento?)

    Se possível me sugiram metodologias para assimilação das escalas na parte prática.
    Quando olho pro braço de meu instrumento vejo apenas casas e cordas, enquanto gostaria de ver as notas intrínsecas a cada uma delas!

    Obrigado!

    Carregando
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Carregando
    · votar


    pra montar os shapes, pega os de uma guitarra que tu encontra aqui no forum, e segue o mesmo pensamento... qual a afinação do cavaquinho? Já vi, ta na tab hehe.

    Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar



    D---------5-7-8----------------------------------------
    ----------5-7-9----------------------------------------
    B---------5-6-8----------------------------------------
    D---------5-7-9----------------------------------------


    Olhando essa tab que tu passo ae, eu montei esse shape aqui, só prati ter uma idéia. como tu ja sabe quais as notas das escalas, monte os shapes, é o mais facil.

    abraço!

    Kold
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Kold
    · votar


    Ou alguem tem o shape da escala cromática ?

















    (Foi uma piada pra alegrar seu dia )

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    - Sajvc falo q sabe teoria,e so desenvolver uma digitaçao q te agrade.....nao toco cavaquinho mas fica obvioq so a primeira corda a digfitaçao... desenvolve no braço anota em uma tab,vc faz o desenho da escala q quizer,maior menor ,harmonica,melodica,penta,etc
    vo faze um desenho da de do maior mantendo a regiao
    d----------------------------------------------- 10---12----
    B------------------------------------ 10----12-------------
    G--------------------9----10----12--------------------------
    D------10------12------------------------------------------

    trasporta pra onde quizer e ja tem um desenho de escala maior,monta os outros e ja era,abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar



    d--------------------------------------------------14-15-17--
    B----------------------------------------12-13--15-----------
    G---------------------------10--12--14-----------------------
    D------10-----12----14---------------------------------------

    mais um pra vc nao reclamar q nao é 3 notas por corda...montei agora sem cavaquinho...tranporta pra onde quiser,abraço

    - Saj
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sidguitar1

    Olá amigo, obrigado por colaborar!!

    Então, levando em consideração isso que você disse, eu posso montar meus próprios shapes, levando em conta apenas as regiões do braço, ou mais coisa tem que ser levada em consideração?

    Por exemplo, posso montar um shape da 1 à 4 casa, um da 5 à 8, e um da 9 à 12 segunda por exemplo? Ou isso não é recomendado...

    Desculpem essa insistência, mas é que eu gosto de fazer as coisas porque eu sei faze-las, e não porque me falaram pra fazer assim, se é que me entendem!!

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    - Saj
    monta os desenhos q quizer so com oq falei se vc ja sabe os de guitarra,se nao sabe vc deve montar usando os acidentes da escala ex... escala de do maior vc vai fazer so com notas naturais ,nao tem nenhum acidente,de sol vc vai fazer com as mesmas notas da de do mas com um# ( fa#) de re com 2# (fa# e d0#) de la com 3# de fa maior com um bemol(Bb) etc

    De Ros
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    - Saj

    Cara, acho super legal usar os recursos da internet para ajudar os teus estudos, mas esse teu tópico é um ótimo exemplo para diferença de ser auto-didata, mesmo com todos os recursos da modernidade, e fazer aulas com um bom professor.

    Um professor demoraria 3 minutos para responder essa tua dúvida e, com mais meia-hora, te passaria exercicios práticos para em pouquissimo tempo tu improvisar nessas escalas.

    Mas tu é quem decide o teu caminho! E se o "Caminho é meu, deixa eu caminhar, deixa eu..."

    Hehehe, abração e boa sorte!

    Jube
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    - Saj
    Por exemplo, posso montar um shape da 1 à 4 casa, um da 5 à 8, e um da 9 à 12 segunda por exemplo? Ou isso não é recomendado...

    Da para fazer algo assim, eu particularmente faço essas divisões para decorar escalas

    Por exemplo, monta um shape da 1 a 3, depois da 3 a 5, da 5 a 7 e assim por diante.

    Quando eu olho para meu instrumento eu vejo apenas casas e cordas, teclas brancas e teclas pretas, os pequenos shapes vem a minha cabeça e eu consigo passar no instrumento

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas: Shapes para estudo.