Duvida nomenclatura de escalas

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # dez/10


    Tenho uma duvida em relacao a alguns nomes de escalas.. Por que eu conheco a escala fundamental, como escala diatonica mas ja vi muitos outos nomes em vez do termo diatonica ou se eram outras escalas e eu nao sabia.. como por exemplo escala maior, escala menor, natural maior, natural menor, natural, sao tudo diatonicas ou nao nada a ve uma com a outra ou uma com outra, alguem poderia me explicar as diferencas e os sinonimos. Alem disso gostaria de saber se alguem tem grades de escalas diatonicas ja montadas disponivel, em varios tons se possivel to sem tempo pra monta eu mesmo.
    abraco

    Codinome Jones
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Escala diatônica é aquela formada pelas 8 notas conhecidas (do,re,mi,fa,sol,la,si). Escala maior e menos são diatônica. Todas as escalas derivam da escala natural maior, o que muda é a relação intervalar, ou seja na menor a 3ª é menor, na pentatônica quando tiramos o 4º e o 7º grau.

    Antes de estudar escalas, estude intervalos, vai ver que as escalas e toda teoria musical se baseia na relação dos intervalos.

    thms555
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sim, mas assim minha duvida eh saber diferenciar as escalas.. Que nem eu disse eu conheco a escala que faz todas as outras como diatonica, vc ja falo que eh a natural maior.. Por isso fiz isso vi gente falando da diatonica por outros nomes pq fiz aula e meu professor faloque a diatonica resolve as outras.. Com isso entao queria saber a diferenca da DIATONICA , para maior , menor, natural maior, natural menos tal.. Isso que to com duvida, intervalos eu sei, e sei da existencia deles mas pra mim eh mais uma questao de nomenclatura e diferenciar uma da outra mesmo.
    ABRACO

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    thms555
    Com isso entao queria saber a diferenca da DIATONICA , para maior , menor, natural maior, natural menos tal

    São classificações quanto à características distintas. Uma escala diatônica é formada por sete notas e intervalos de tons e semitons. Seria a própria escala "natural" e praticamente todas as outras escalas, campos harmônicos e etc derivam dela. E quanto à esse tipo de característica vc vai encontrar tbm, por exemplo, a pentatônica, que é formada por cinco notas, e por aí vai.

    Quanto à tonalidade, vc terá a divisão entre maior, menor, etc...

    Então vc vai encontrar, por exemplo, uma escala diatônica de Dó menor assim como uma diatônica de Mi maior e, por sua vez, tbm uma pentatônica de Sol maior, Lá menor, etc...

    Como vc mencionou que está tendo aulas, acho que não deveria sair delas com essas dúvidas pendentes. Aproveite o tempo que tem com seu professor e esclareça bem qquer dúvida que tiver.

    thms555
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    haaam, entendi entao vo procura estuda mais mesmo. Valeu pelo resposta. Alguem ae tem algum arquivo, site, ond eu possa achar varios desenhos de diatonica, to precisando. Abraco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida nomenclatura de escalas