*Movimento pela qualidade e confiabilidade dos "reviews"@@@

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# dez/10
· votar


Eu acho que existe muita fantasia nos reviews aqui do FCC e muitas vezes no U2B tbm. Esta situação é criada pq o nosso povo possui a peculiaridade de valorizar por influência o que não conhece (muitas vezes nem sabe o que é), repassando opiniões de outros sem certeza e forjando assim uma qualidade ou capacidade inexistente no equipamento ou no profissional que os produz.

Na minha opinião, um review atual, deve possuir um vídeo demonstrando o que o revisor mencionou na sua avaliação. O vídeo deve ser bem informal e natural, com áudio real capturado (e sem edição), para não mascarar as deficiências e/ou qualidades do equipamento.

Um vídeo com riffs simples, pequenos licks ou alguns acordes, são suficientes para balizar o review. Tornando a revisão interessante ou pelo menos informativa para quem ouvir a demo.

O mais comum é ver um review defendendo com unhas e dentes o equipamento, tentando mostrar que ele fez um excelente negócio e que a demonstração sonora é secundária. O pior são os comentários na sequência: "muito bom review", "grande colaboração",..,.., e outras baboseiras.

flw!!!!!

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


guitartube

O mais comum é ver um review defendendo com unhas e dentes o equipamento, tentando mostrar que ele fez um excelente negócio e que a demonstração sonora é secundária.


De fato...

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


atualizando após alguns comentários!

1) Informe qual é seu grau de "intimidade" com o instrumento em questão (desde "testei uma vez numa loja" até "tenho ele a 20 anos e é meu instrumento principal pra praticar, shows etc.). Uma revisão depois de tocar anos com um instrumento é provavelmente mais confiável que uma feita 2 dias após receber o mesmo.

2) Se for postar gravações, tente dar informações básicas sobre o processo que utilizou para gravar (se microfonou, com qual microfonone, se usou algum pre-amp, etc.). Informação sobre as demais peças da cadeia utilizada para produzir o som são muito bem vindas (qual ampli, pedais, uma rápida descrição das configurações, etc.). Procure não fazer nenhuma mixagem, apenas demonstrar o som captado (lembre-se que o objetivo primordial do review é demonstrar as características do equipo e não fazer com que ele soe bem de qualquer maneira!)

3) Especificações sobre os componentes do instrumento (ou amplificador, pedal, ou o que quer que seja) que julgue importante de mencionar.

4) Informações comparativas podem dar uma idéia muito legal, principalmente no caso de gravações (por exemplo, gravar uma amostra com o instrumento em questão e, mantendo todo resto igual, gravar algo similar se dispuzer de outro instrumento (ou ampli).

5) Confira a afinação do seu instrumento se for gravar! Especificações sobre o encordamento e, principalmente, o estado de conservação das cordas, é uma informação simples que pode ser de grande valia. Se tiver a opção prefira fazer o review com cordas que não estejam muito oxidadas.


Dica pra quem lê as reviews:
tente relativizar os itens que expressam a opinião do revisor (são importantes, mas não são os principais) e procure se informar sobre o próprio revisor (se for aqui no FCC por exemplo, uma maneira simples é abrir os detalhes do usuário e ver data de cadastro, tópicos que participa, etc.)

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Não sole embriagado! hehehe

Curly
Veterano
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar


novidade pré-review, ou seja, review antes da guitarra chegar...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249337/

fabiorb

Curly
Pepe Le P
Gente,vamos colaborar com o tópico sem sacanear vai.
Eu repito,A HORA QUE CHEGAR A GUITARRA IREI ANALISAR DETALHADAMENTE JUNTO COM AMIGOS MUSICOS E LUTHIERS E FAREI O REVIEW PARA QUEM ESTEJA INTERESSADO EM COMPRAR UMA LEMON DROP.SÓ IREI AJUDAR AS PESSOAS E NÃO CRIAR CONTROVÉRSIAS.
SE A GUITARRA FOR RUIM VOU TORNAR ISSO PUBLICO TAMBÉM,SEJA AQUI NO FÓRUM OU EM OUTROS.PENSEM NISSO ANTES DE CRITICAR.
Abraço

Gente,não vamos brigar aqui pois eu só irei ajudar aos indecisos e a grana é minha,se for ruim o azar é meu e da condor.
Esperem a guita chegar.



como vc fechou esse lixo de tópico respondo aqui: onde que está a sacanagem camarada ???!!! só porque eu falei para vc receber a guitarra antes de elogiar ? pfff...

e prepare mesmo o seu batalhão de músicos e luthiers para mostrar essa maravilha da lemon drop, esse fim de semana vou pegar a cpr e uma camera de alta resolução para postar uma review da condor cpr para que todos possam ver a "qualidade" condor, a fantástica marca que não existe...

Bog
Veterano
# dez/10 · Editado por: Bog
· votar


Nem é só review, né? Por exemplo, olhem as 2 primeiras repostas neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/249340/

Tipo, as pessoas nem conhecem o negócio mas já têm opinião formada. Eu não sei se a opinião deles está certa ou errada, mas se parar para pensar, não faz muito sentido falar que A vale mais a pena que B sem conhecer A e B, não é? O.o

Eu talvez já tenha feito dessas, mas estou tentando me policiar para deixar claro quando estou faando de algo que conheço, quando estou falando de algo que desconfio/acho que pode ser que quem sabe seja, e quando estou falando de algo que ouvi dizer.

E quanto aos reviews: pô, é uma coisa que o pessoal aqui faz por diversão. Acho que também não precisa criar todo um Método/Processo/Tábuas de Mandamentos/Livro de Leis para fazer review...

guitartube
Veterano
# dez/10
· votar


Curly
novidade pré-review, ou seja, review antes da guitarra chegar...

hehehehehe, muito tosco o tópico do cara, isso é mais para aparecer do que para informar.

Como eu já mencionei, este é mais um caso de: Esta situação é criada pq o nosso povo possui a peculiaridade de valorizar por influência o que não conhece (muitas vezes nem sabe o que é), repassando opiniões de outros sem certeza e forjando assim uma qualidade ou capacidade inexistente no equipamento ou no profissional que os produz.

flw!!!!!

Curly
Veterano
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar


guitartube

mano véio, nem vale a pena brigar por causa disso, só digo que as suas videoreviews sobre guitarras são um modelo que deveria ser seguido por todos, objetivas, mostram aquilo que é importante, sons gravados sem manipulação e muito bem executados, enfim, uma aula de objetividade e bom gosto, para dizer o mínimo...

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10
· votar


muito tosco o tópico do cara, isso é mais para aparecer do que para informar.

Também foi essa a impressão que eu tive!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu tava muito a fim de fazer reviews dos meus pedais (e outras coisas), até comprei uma webcam legal, HD. Mas eu tô realmente procurando um "formato" bem direto, pra não perder meu tempo e de quem for assistir.

Acho que vou deixar riffs e acordes gravados no Boss RC-2. Assim teria um padrão e não precisaria tocar guitarra pra mostrar o pedal. hehe. Sei lá. Divagando aqui.

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia


Boa !!!! Faz mesmo Bahia!!!

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

"Acho que vou deixar riffs e acordes gravados no Boss RC-2. Assim teria um padrão e não precisaria tocar guitarra pra mostrar o pedal. hehe. Sei lá. Divagando aqui."

Bah... Achei genial!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


De Ros

Me manda uns riffs com o som crú aí! hehehe

Abs

Bilbo
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P

Eu acho que os review são ainda mais interessantes pra quem já tem uma noção do que está buscando.


Pra mim os reviews so servem para alguma coisa quando vc ja tem alguma ideia do que seja o equipamento, ex. testou mas apenas por um curto periodo de tempo, etc.

Comprar um euipamento apenas por ler um review? Nunca, como VARIAS pessoas falaram, existem muitas e muitas variaveis para se chegar no som final de algum equipamento, sempre va ate uma loja de sua confianca e teste o produto.

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


Bog
E quanto aos reviews: pô, é uma coisa que o pessoal aqui faz por diversão. Acho que também não precisa criar todo um Método/Processo/Tábuas de Mandamentos/Livro de Leis para fazer review...

Certamente, isso inclusive foi citado em outras postagens nesse tópico:

Pepe Le P
A idéia é tentar reunir dicas de como se poderia qualificar ainda mais as revisões, não criar uma cartilha com 2361751245 itens que devem ser rigorosamente seguidos para se ter um review considerado bom.

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

Sim, como se tu não tocasse super bem...

Trabalha aí, rapá!!! Hehehe!

Abração!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros: Sim, como se tu não tocasse super bem...

"Joguei um verde"! hehe

Abs

Pepe Le P
Veterano
# jan/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Dando uma subida com os pontos até agora levantados (me lembrem se estiver esquecendo algo importante). Lembrando que a idéia não é satisfazer todos esses pontos, são apenas sugestões para qualificar as revisões.

1) Informe qual é seu grau de "intimidade" com o instrumento em questão (desde "testei uma vez numa loja" até "tenho ele a 20 anos e é meu instrumento principal pra praticar, shows etc.). Uma revisão depois de tocar anos com um instrumento é provavelmente mais confiável que uma feita 2 dias após receber o mesmo.

2) Se for postar gravações de audio/video (são sempre muito bem vindas!), tente dar informações básicas sobre o processo que utilizou para gravar (se microfonou, com qual microfonone, se usou algum pre-amp, etc.). Informação sobre as demais peças da cadeia utilizada para produzir o som são muito bem vindas (qual ampli, pedais, uma rápida descrição das configurações, etc.). Procure não fazer muita mixagem, apenas demonstrar o som captado (lembre-se que o objetivo primordial do review é demonstrar as características do equipo e não fazer com que ele soe bem de qualquer maneira!)

3) Especificações sobre os componentes do instrumento (ou amplificador, pedal, ou o que quer que seja) que julgue importante de mencionar.

4) Informações comparativas podem dar uma idéia muito legal, principalmente no caso de gravações (por exemplo, gravar uma amostra com o instrumento em questão e, mantendo todo resto igual, gravar algo similar se dispuzer de outro instrumento (ou ampli).

5) Confira a afinação do seu instrumento se for gravar! Especificações sobre o encordamento e, principalmente, o estado de conservação das cordas, é uma informação simples que pode ser de grande valia. Se tiver a opção prefira fazer o review com cordas que não estejam muito oxidadas.


Dica pra quem lê as reviews: tente relativizar os itens que expressam a opinião do revisor (são importantes, mas não são os principais) e procure se informar sobre o próprio revisor (se for aqui no FCC por exemplo, uma maneira simples é abrir os detalhes do usuário e ver data de cadastro, tópicos que participa, etc.)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a *Movimento pela qualidade e confiabilidade dos "reviews"@@@