*Movimento pela qualidade e confiabilidade dos "reviews"@@@

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# dez/10


Fala gente boa,

Estava eu aqui aproveitando meu horário de almoço pra fuçar na internet e resolvi dar uma espiada no que estava rolando no fórum de guitarra, quando me deparo com mais um tópico criado por um usuário recém cadastrado falando bem de uma determinada marca de guitarra e aparente "atiçando a GAS" de alguns...

Independente da motivação do criador (deve ter sido uma alegria e tanto tocar na tal guitarra para criar uma conta no forum pra fazer um "review" dela, meu objetivo não é comentar casos específicos, mas uma tendência que tenho notado aqui no FCC (que já foi comentada em alguns outros tópicos): a qual chamarei de "Efeito Bola de Neve".

Muita gente procura reviews para ter uma opinião sobre determinado equipo e não há nada de errado nisso, basta se ter em mente que gostos variam (e muito diga-se de passagem), e que não existem verdades absolutas. Neses casos é aconselhavel procurar fontes diversas de informação/opinião e aí reside um primeiro perigo: "Uma mentira repetida diversas vezes pode se tornar uma verdade". Troque a palavra "mentira" por "fato" (ou "opinião") e chegamos no ponto que me preocupa.

Vejo muita opinião sobre equipo rolando aqui no FCC (que deve ser um dos foruns de música mais visitados do Brasil) e o que me preocupa (como já foi apontado em outros tópicos) é que muita gente começa a repetir ou mesmo afirmar certas coisas baseada em informação que leu (sobre equipo tal) sem muitas vezes ter sequer experimentado o mesmo (gerando um efeito bola-de-neve). Isso faz com a opinião de poucos fique parecendo uma opinião concenso entre guitarristas.

O que mais aparece de tópico aqui no FCC é "qual guitarra comprar com X dinheiros" e não demora muito começam a aparecer os "medalhões". E como já foi apontado em um tópico pelo colega Mauricio Bahia, existe a possibilidade que marqueteiros das empresas de instrumentos musicais estejam de olho no que rola por aqui (e talvez até tenham um braço ou outro aqui no forum). Eu já li vários reviews de pessoas que descobri depois serem endorsers de marcas, só pra dar um exemplo (não que um endorser não possa fazer um bom review, "mas quando o troco é demais até o santo desconfia").

Com esse discurso não quero dizer que não se deve confiar em nada do que se diz e que pesquisar nos foruns é uma perda de tempo, acho que não é por aí, o forum é uma grande fonte de informação e oportunidade de discutir com músicos mais experientes, mas acredito que o mais interessante é mantermos nossa avaliação crítica sempre ligada, a maxima "teste você mesmo sem preconceitos" continua sempre valendo.

Claro que muitos fatos tidos como "verdades" muito possivelmente não o são a toa: pouca gente desconfia de algumas marcas/modelos consagrados a anos no mercado (se o preço cobrado por elas é justo ou se não existem opções superiores na mesma faixa de preço é uma outra discussão válida que não farei aqui).

Nem tenho muita moral pra continuar falando, pois encomendei um amplificador "hand-made" baseado em samples de som e em opiniões coletadas de diversas fontes, entre elas aqui do FCC.

Enfim, na nossa caminhada pelo mundo da música certamente faremos escolhas "ruins" até adquirirmos experiência e aprendermos a identificar nossas próprias necessidades em termos de equipo.

- Meu apelo ao pessoal que faz reviews é que tentem ser detalhista em certas descrições (por exemplo, "tem um som foda pra caralho" é diferente de "puxa bastante pros medios, com graves bem definidos porém agudos um pouco apagados", etc.)

- Tente traçar comparativos concretos: por exemplo, "em relação a minha outra guitarra "X" a "Y" é melhor nos aspectos tais e tais e pior nos tais.

- Gravações também são sempre bem vindas, de preferência indicando da maneira mais completa possível o equipo e as condições utilizados pra gravar (ex: Espetei no ampli X com as configurações -grave, médio, agudo, presença, etc. -; adicionando (ou não) efeitos tais, gravei com o mic Y, sem mixar, etc. e tal.

- "Atualizar" reviews também pode ser interessante. Muitas vezes na euforia de uma nova aquisição já saimos postando revisões mesmo tendo explorado pouco o equipo. Um tempo mais prolongado de uso pode revelar novas qualidades/defeitos.

- Saber qual a experiência do usuário ajuda também, pois isso geralmente está relacionado com o nível de exigência do revisor. Uma guitarra X pode ser boa pra um, razoável para outro ou um pau com cordas para um terceiro, dependendo do que cada um considera como bom (o que para um iniciante tende a ser diferente de um músico profissional com anos de estrada).

Não precisa esmiuçar todos os detalhes possíveis, mas acho que quantoi mais informação tiver melhor.

Sei que esse tópico será redundante para muitos, e que possivelmente caia em esquecimento no futuro, mas espero que seja de alguma utilidade aos que tiverem paciência de ler (infelizmente não conseigo ser muito sintético).

Também incentivo a outras pessoas que se manifestem sobre o assunto, quem sabe assim podemos construir um tópico com dicas interessantes para melhorar a qualidade das informações contidas em um review que no final das contas é o oibjetivo deste tópico


Pepe Le P
Veterano
# dez/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Putz, agora que vi o tamanho que ficou o texto...acho que a maioria vai desistir de ler antes de começar...

Mas enfim, acho que vale a pena! São dois minutinhos que você investe agora que podem beneficiar a todos no futuro!

Quem tiver muita preguiça mental leia pelo menos as partes com dicas para os futuros "reviews" para que possam opinar (começam nos parágrafos marcados com os travessões - )

Curly
Veterano
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar


Eu não pediria tanto, quem faz uma review já tem um trabalhão mas se não for pedir muito, sugiro 2 coisas caso queiram postar samples: que quem grave saiba tocar e que a guitarra esteja afinada, pelo menos isso !

Andy TheCatSp
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P
eu li tudo.

e cara, você está certo.
eu mesmo, já me peguei algumas vezes passando informações que não tenho base alguma, fora informações que vi aqui no FCC.

devemos ter displicência ao postar algum review.
tomar cuidado para não deixar se levar no GAS, E falar bem demais de um equipo que é apenas mediano...

ótimo tópico, pepe

Stalingrado
Veterano
# dez/10 · Editado por: Stalingrado
· votar


Pepe Le P
Perfeita sua colocação.

Mas acho que o grande lance é criar o hábito da "desconfiança". Não é desacreditar nos reviews, mas sim se informar melhor, procure testar o equipamento, ler outras opiniões, enfim, não sejam afobados. Os reviews pra mim apenas me aproximam mais de determinado produto e acho super válido, mas eu tento buscar o máximo de informações. O FCC é um grande centro de informações e é reconhecido nacionalmente. Busque sobre um equipamento no Google; geralmente o FCC tá lá na primeira página. Isso acaba gerando interesse nas empresas, que podem sim estar utilizando o Fórum para marketing.

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


Curly
Hehehe, sim é verdade, o piloto atrás da gravação faz toda a diferença.

Mas eu acho que se a pessoa se presta a postar uma revisão, é legal adicionar o máximo de informção que seu conhecimento permitir e alguns detalhes também, senão fica na esfera do "Guita massa pra cacete" ou "Amp com uma sonzera" e isso pode acabar caindo muito na parte do gosto pessoal.Stalingrado

Stalingrado
Porra cara, você falou em 5 linhas o que eu fiquei dando voltas pra falar em 50, hehehe. Queria ter essa capacidade de sintese.

Andy TheCatSp
realmente cara, controlar os nosso impulsos consumidores é um desafio interessnte e recomendado!

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P
Muito bem escrito seu texto. E bem pertinente, porém discussão velha. E resume-se em cada um tirar suas própria conclusões, infelizmente muitas pessoas podem s deixar enganar ou fazer um review "sem noçao"...É a vida!!

mas acredito que o mais interessante é mantermos nossa avaliação crítica sempre ligada, a maxima "teste você mesmo sem preconceitos" continua sempre valendo.

No fundo apesar de muito frequentado, o FCC tem em media uma maioria de guitarristas jovens e sem experiência ( pelo menos os que postam, pois MUITA gente boa com conteudo que poderia ajudar somente acompanha, e posta quando interessa pra divulgar algo, video e etc...), logo tanta info desencontrada, suspeita, porém existe MUITA info legal aqui!! E temos os safadinhos que fazem reviews com segundas intençoes, mas como vc disse, se o reviwe é bom, bem feito, ta valendo.

Com o tempo no primeiro parágrafo vc consegue identificar "qual é a do review".

Os itens do seu "apelo"na minha opiniao tb foram muito bem citados!

De qualquer forma é sempre bom um topico desses vir a tona pra abrir os olhos dos desavisados!!

Abço e valeu!!

Konk
Veterano
# dez/10 · Editado por: Konk
· votar


Pepe Le P
Perfeito!
Sem mais, não tenho outras palavras pra me expressar.


Outras dicas válidas:


"Experiências
Muitas pessoas normalmente, quando são perguntadas sobre alguma coisa se baseiam em comentários de outros para responder.

1 Gostos são diferentes.
Seu gosto pode ser totalmente diferente do gosto do outro cara, ele pode amar o braço e o timbre de Les Pauls, já você pode odiar mais do que tudo e prefere muito mais uma Strato. Você pode gostar de trastes altos, ele prefere algo mais baixo.

2 se você não sabe, cala-te.
Não é porque uma guitarra é cara que ela não vai ter falhas. Tenho vários amigos gringos, que tem guitarras de alto preço, e vocês não imaginam as burradas que são feitas. O nut é colocado errado, o locking nut é do tamanho errado, a tarraxa veio solta, quebrou o headstock, falha na pintura...

3 Teste e tire suas próprias conclusões.
Não fale o que ouviu dos outros, como eu já disse, gostos são diferentes, você pode amar timbres de uma guitarra, amp, seja o que for, mas o outro cara pode simplesmente odiar.

Caso você não tenha testado, jamais recomende.
Algumas pessoas recomendam o que os outros recomendam e nem sabem o porque! Jamais faça isso.


Resumindo:
A única coisa que REALMENTE pode ser discutida em instrumentos é a secagem das madeiras (se tiver), regulagem, acabamento, modo que tudo foi montado, e a qualidade das peças. Isso com muito cuidado obviamente, sempre visando a qualidade, não o visual pois cada um gosta de um visual diferente
."

Retiradas do meu tópico: "Como se dar bem. Para novatos."

Abraços,
Konk.

Del-Rei
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P
Bom tópico, cara!
Tem review que dá até vergonha ler... Cada coisa bizarra que postam.

Curly
Cara, além de estar afinada e saber tocar, tem que SER BEM GRAVADO.

Usar mics decentes pra captar o som mais fiél possível.


É realmente difícil conhecer equipamentos pelo Youtube... Vários vídeos do mesmo equipamento soam bem diferentes.



Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


Seu eu fosse o Rei daqui apagaria uns 60% dos tópicos...Hehehe!!

É, quando eu for o Rei, vou ter que mandar muitos pra forca!! É a vida!!

Hehehe!!

ogaitnas
Veterano
# dez/10
· votar


Acho que é simples, não existe produto perfeito, então review que só elogia sem citar qq falha ou característica que não agradou do equipo pode ser considerado lorota, nada é perfeito, simples.

É só questão de quem ler o review ter 2 pingos de senso crítico...

Konrad
Veterano
# dez/10 · Editado por: Konrad
· votar


Pepe Le P

Poste sua sugestão aqui, talvez seja interessante registrá-la lá também.

Eu particularmente acho que quem administra o Fórum pouco se lixa para a organização e credibilidade do mesmo. O que interessa é tráfego, e tráfego e visibildade o Fórum tem.

Como foi dito pelos colegas acima, um senso crítico na hora de ler é o que há de mais útil por aqui. Não espere mudanças. Quem administra está bem satisfeito, eu garanto. Pouco importa a qualidade da informação ou a organização da mesma.

E ademais, você vai ouvir coisas do tipo "é só dar logout" "você se importa demais com isso aqui" " O fórum é gratuito.... etc..." .... e etc.

ogner
Seu eu fosse o Rei daqui apagaria uns 60% dos tópicos...Hehehe!!

A questão é quantidade, não qualidade. hehhe

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P

Velho, concordo com tudo o que tu falou, e, na verdade, poucas vezes leio tópicos de review, mas compreendo a importância que eles tem! Mas sou deixa eu falar sobre isso aqui:

"Eu já li vários reviews de pessoas que descobri depois serem endorsers de marcas, só pra dar um exemplo (não que um endorser não possa fazer um bom review, "mas quando o troco é demais até o santo desconfia")."

Acho que tu falou isso para mim, pois não me recordo de outros integrantes participativos do fórum que sejam endorse de alguma marca.

Então, para não criar nenhum tipo de problema, sempre vou deixar bem claro a condição de endorser antes mesmo de começar o review, ok?

Abração!!

MMI
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P

Tem "experts" que conhecem tudo por youtube e sites. Até recomendam equipamentos que nunca chegaram nem perto.


ogner

Seu eu fosse o Rei daqui apagaria uns 60% dos tópicos...Hehehe!!

É, quando eu for o Rei, vou ter que mandar muitos pra forca!! É a vida!!

Pode contar com um súdito aqui. Mas peço clemência quanto à forca.

Konrad

Infelizmente, é isso que importa mesmo. E ainda acho que deveria ter, num tópico como o seu, pelo menos um esclarecimento da adesão ou não das sugestões. Um debate de bom nível é sempre bom!



De Ros

É, acho que essa foi para você. Mas pelo menos algumas vezes, como das V-Picks, me pareceu que virou endorser depois do tópico. Estou errado? Só que a partir de certo ponto, nunca escondeu seu relacionamento com a empresa (qualquer dúvida, existe seu site também!). E o trem é bom mesmo!

Konrad
Veterano
# dez/10
· votar


MMI
Infelizmente, é isso que importa mesmo. E ainda acho que deveria ter, num tópico como o seu, pelo menos um esclarecimento da adesão ou não das sugestões. Um debate de bom nível é sempre bom!

Não tenho essa esperança! hahah

Eu não escrevo mais nem uma linha sobre equipamento aqui, e se pudesse deletaria todas que já escrevi!

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


ara, vc é muti fodah, a tempos que eu venho dizendo isso aqui no forum, que as pessoas falam que tal guitarra é ruim, ou é boa, mas geralmente é ruim. Mas quando pergunta se ja tocou nela, a pessoa fica sem resposta!

Assim é em 70% +- das pessoas que falam das guitarras!


Esse tópico merece medalha de ouro, falou tudo!

Fisherman
Veterano
# dez/10
· votar


[i]existe a possibilidade que marqueteiros das empresas de instrumentos musicais estejam de olho no que rola por aqui (e talvez até tenham um braço ou outro aqui no forum)./i]

Outro dia desses, o André Christovam falou aqui que só conseguia o timbre do Ronnie Earl usando guitarras Zaganin. Disse que nem com Fenders Custom Shop conseguia timbrar igual. Só que fui pesquisar e descobri que o Ronnie Earl usa Fender. Ele se cadastrou no fórum
só para fazer propaganda das Zaganin. Tremendo jabá. Depois disso ele nunca mais apareceu aqui.

ogner
Veterano
# dez/10 · Editado por: ogner
· votar


Fisherman
Outro dia desses, o André Christovam falou aqui que só conseguia o timbre do Ronnie Earl usando guitarras Zaganin

É mesmo!?!! Tem como provar isso?!

Se vc estiver falando de um topico que estou pensando eu nao acho que era o A.C. não!!!

Acredito que vc tenha que EDITAR seu post.

MMI
Vamos unir os partisans!!! Hehe!!

Del-Rei
Veterano
# dez/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


DINO EK
Assim é em 70% +- das pessoas que falam das guitarras!

Não só guitarra, como equipamentos em geral: Guitarras, pedais, amps, cabos, acessórios e tudo mais...


De Ros
Cara, não sei se ele falou pra vc.
Tem poucas pessoas em que eu confio nos reviews, e uma delas é vc.

Não pelo fato de ser puxa-saco seu. Mas sei que vc é músico profissional e zela bastante pela sua imagem (mesmo aqui no FCC), afinal, imagem conta muito.

Duvido, sinceramente, que pessoas como vc e o Bertola fizessem um review sem ter plena certeza do que falam, pois apenas se queimariam como profissionais. E isso pode arruinar carreiras.

Não acho que vcs estariam dispostos a isso.

Acho que ao ler um review deve, inclusive, haver um ponto de vista crítico de quem lê, afinal, além de outros fatores, existem modelos iguais de equipamentos que agem diferentes. Até a execução do músico pode fazer um equipamento mudar o som.
É sempre complicado tanto fazer quanto avaliar reviews.



Um aceno de longe!!!

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


MMI

É, o caso das V-Picks foi exatamente assim!

Mas semana passada fiz um tópico sobre o Rocking Tube, da Fuhrmann, e esqueci de falar que sou endorse!

Me dei conta logo depois e esclareci AQUI, mas acho que o correto é colocar essa informação logo no inicio.

Lógico que, se o pessoal do fórum achar por bem que eu não poste reviews, devido a minha condição de patrocinado, eu compreendo e acato a decisão!

E não sei se o ogner falava de mim aqui:

"pois MUITA gente boa com conteudo que poderia ajudar somente acompanha, e posta quando interessa pra divulgar algo, video e etc...) "

Mas se vocês acharem que estou utilizando o fórum indevidamente, gostaria que falassem, pois não tenho a menor intenção de atrapalhar o bom funcionamento do mesmo!!

Abraços!!

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Del-Rei

Exatamente como você disse, eu sou bem cuidadoso ao fazer um review ou um video.

E sendo bem sincero, eu faço alguns videos de equipamento para colocar no YouTube porque muita gente me pede, mas não levo a sério os testes de equipo que vejo no mesmo youtube.

Não adianta saber qual o equipamento completo do cara, o timbre que se ouve numa gravação é muito diferente do ao vivo, e mais diferente ainda na mão de cada músico. Coloque o microfone no centro do falante. mova dois centimetros para fora. São dois sons completamente distintos!

Acho divertido ver esses reviews, mas a única maneira real de saber como soa determinado equipamento é testando de verdade. Pelo menos para mim é assim!

Abraços!!

ogner
Veterano
# dez/10 · Editado por: ogner
· votar


De Ros

Não mesmo cara!!!!! Antes de tudo te considero ( mesmo sendo dificil numa relaçao ïnternetica") uma pessoa MUITO bacana, pelo seus posts, seu posicionamento, sua educação, suas preocupações alem do mundinho guitarrista!!! Inclusive nesse mesmo review do pedal, acabei esquecendo, ia postar um adendo sobre a parte que vc diz que ja recebe pouco e ainda pegar equipo xexelento e ter que enaltecer, falar e Não usar o equipo..Nao vale a pena...Mas tenho certeza que vai alem do valor financeiro sua relaçao com um produto que vc hoje aceita ser endorsse....
E ainda sei que é complicada sua exposição aqui..Na minha visão é complicado, como esse assunto que veio a tona. De endersse/Review...Mas pra variar depende do leitor tirar as conclusoes...Se o Joe Satrianni vir aqui e falar que o Wha dele é bom, eu nao vou acreditar, se vc disser que o pedal da Furmann é bacana, sem duvida ( se ele me apetecer, meu estilo) vou dar uma olhada com carinho....

Vc é relativamente novo aqui no FCC...Falo de users que vira e mexe voltam do nada e postam um video e pedem coments, e se a galera nao comenta fica putinho e fala mal do fCC....E Esses mesmos, tocam pra dedeu, se quisessem poderiam dar uma força com qualidade....Enfim, cada um faz oq quer, nao fico chateado nem guardo rancor e nao ganho nada do FCC ( a nao ser ums gruupies que babam no meu troféu, heuhaue).

Masssss, quando eu for o Rei....Já sabem...Forca!! Sem dó!!

ahuehuahuhea!!!

Abço.

buddy guy
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P


Não,não mexe com isto não.A gente recomenda e os preços sobem,lembra?Heheheheehe

Fisherman
Veterano
# dez/10
· votar


ogner
Veja o que ele falou:
2- O Brasil hoje possui excelentes Luthiers. Sou de uma geração que sofreu muito com a música: os instrumentos eram caros e inacessíveis. Hoje, com pouco dinheiro e algum conhecimento, se pode ter algo que era impensável de se possuir alguns anos atrás. O trabalho do Zaganin me impressionou muito mesmo. Eu e meus colegas músicos que me acompanham há décadas sabem do que falo. Sou meio purista no quesito guitarra. Acho que nem saberia tirar algum som de uma Ibanez. Sou fã do Clapton, do BB, do Albert Collins, do Buddy Guy, do Hendrix e do Ronnie Earl. E sempre fui atrás deste timbre, desta sonoridade. Hoje depois de tocar em todos aqueles instrumentos posso afirmar que a Zaganin me atende plenamente, e não teria gasto a dinherama que gastei se alguém tivesse me passado o caminho das pedras. É isso que estou tentando proporcionar aos mais jovens.
Abraços

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


ogner

Que bom, fiquei aliviado! Gosto de interagir com os colegas daqui, contribuir quando posso, e sempre aprender algo novo!

Abraço!

ogner
Veterano
# dez/10 · Editado por: ogner
· votar


Fisherman

Cara, eu li esse topico, acompanhei ele, e ate a desconfiança de ser o A.C.......Mas como vc pode provar que é ele?
Isso que eu pergunto.

Acho que vc esta viajando.

ogaitnas
Veterano
# dez/10
· votar


Eu dou meus palpites, mas só em equipo que já tive ou já toquei por tempo o suficiente para mecher e ver o que realmente a coisa fazia.

Meus samples em reviews infelizmente não são os mais bem tocados, mas dificilmente mal gravados, e passam o timbre do equipo hehe
Mas acho que nem faço tanto review assim, só dou meus palpites aqui e ali...

Nmho é como eu falei lá em cima, quem lê o review precisa ter algum critério, se for travar demais, ninguém mais escreve nada e vai virar o fórum dos novatos discutindo pq o malmsteen não tem feeling e o slash não tem velocidade, e perguntando pq a guita de 100ão desregulada não soa como a ibanez prestige do sujeito que ele conhece... e por aí vai...

Bom senso, é só usar um pouco e todos saem contentes.

Fisherman
Veterano
# dez/10
· votar


ogner

Me enganei mesmo. Não foi só do timbre do Ronnie Earl que ele falou. Tambem falou sobre: Sou fã do Clapton, do BB, do Albert Collins, do Buddy Guy, do Hendrix.
E ele é o André Cristovam sim. Leia a parte em que ele diz ser o próprio André Cristovam após eu questioná-lo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/243875/p5

Você participou desse tópico.

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


Fisherman
Você participou desse tópico.

Eu sei, e acho que vc nao le meus posts.

Bom se vc acha que é ele, Ok!! Vai com tudo, e eu fosse ele te processava.

vc acha que o A.C antes de comprar sua primeira Zaga, iria dar uma olhada aqui no FCC:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/243875/p3#7073573

Típico caso de uma mentira que se torna realidade!!

Nao desvirtuo mais o topico com conteúdo tão nobre!

T-Rodman
Veterano
# dez/10
· votar


ogaitnas
eu concordo com isso:
Nmho é como eu falei lá em cima, quem lê o review precisa ter algum critério, se for travar demais, ninguém mais escreve nada

Não sei se vocês se antentam a isso, mas o dia a dia de um fórum, é a contribuição. Tem muito troll - mesmo aqui no FCC que se importa mais em criticar do que ajudar alguém a tirar alguma conclusão boa ou ruim à respeito de um equipamento.

Não adianta uma lista enorme dessas, que não vai aparecer aqui uma produtora, contratando gente pra tocar e testar equipamento - se bem que se for assim também, vai aparecer gente falando que só estão fazendo review do equipamento X, porque estão ganhando jabá.

Se o povo daqui não tem condição de pelo menos perguntar sobre o produto que alguém se propôs a abrir um tópico para fazer review e comentar sobre o equipamento, que nem poste, porque na maioria das vezes, o que acontece é que os críticos desses tópicos fazem com que ninguém tenha vontade de escrever nada à respeito, porque tudo é alvo para crítica.

Quantas horas vocês acham que demora para um cara gravar vídeo e audio, editar, e postar - ou mesmo para tirar simples meia-dúzia de fotos e fazer samples. Ainda temos as limitações de cada um, somado ao curto tempo que mesmo a maioria de quem se propôe a escrever quer dar. Não sei. É mais fácil ficar sentado na cadeira e criticar, escrever um monte de exigência, e expulsar todo mundo de frequentar o fórum, certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a *Movimento pela qualidade e confiabilidade dos "reviews"@@@