GAS de primeiro salário: guitarra "definitiva"

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Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie
Não tinha lido o topico inteiro.
Você melou todo teclado com fezes.
Desde os anos 80 praticamente TODAS guitarras industrializadas são feitas em CNC. Que nada mais é escrotamente falando, uma tupia computadorizada 3d.
Tanto faz a maquina estar nos EUA ou na CHINA, vai fazer a mesma coisa, é só espetar o pendrive com o arquivo da guitarra a ser fabricada.
Se você leva uma Gibson totalmente desmontada, em um SENAI, e pede para algum professor ou aluno veterado tirar uma copia identica para fazer em um CNC fazem de olhos fechados, é ridiculo copiar e fazer igual.
O que peca é o acabamento final, como colagens, colocação de trastes, excesso de colas, pessimos setups finais. Isso só ocorre em algumas marcas, normalmente linhas baratissimas, nunca vi isso nessas LTD, Ibanez, Epiphone,.
O nivel de hoje em dia de uma asiatica (tanto faz Indonesia, China, Korea, Japão, etc) TOP de linha é igual a uma americana, o que falta mesmo é tradição ou uma marca que vale mais que a propria guitarra.
A Gibson é um exemplo de decadencia TOTAL de 10 anos para ca. A qualidade CAIU MUITO! Hoje em dia uma Tokai é mais negocio que uma Gibson Standart.
Para mim, o maior problema de comprar uma guitarra top asiatica é o valor de revenda no Brasil, ninguem dá valor, já uma Gibson vc não ira perder nada. É igual a Volkswagen, fabrica uma merda de carro, mas o valor de revenda é sempre igual, ai vc compra um Hyundai, dai um ano vc perdeu 30% do investimento.
Outra coisa que esqueci, a qualidade de instrumentos koreanos e chineses de 10 anos atras eram um LIXO, por isso queimou tanto, mas é só ver denovo de exemplo a Hyundai, que é coreana, ve a diferença dos carros de 10 anos atras e os de agora. Quando querem realmente fazer algo com MUITA qualidade eles fazem com perfeição!

Bigtransa
Veterano
# dez/10
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Paul.Gilbert
Tem a ver, mas não acho que seja culpa de um tipo específico de marketing..... As pessoas estão ficando esquisitas mesmo, sei lá que porra é essa.....

janick
Veterano
# dez/10
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Bigtransa
EXATO. Tem N fatores. Além de equipamento então... eu penso o seguinte, hoje em dia definir qualidade por origem virou furada. Tu tem muita guitarra koreana de qualidade por aí.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
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Paul.Gilbert
Cara, eu estou doido atraz de uma Cort dessas, tem um modelo novo com top de flame maple e corpo em alder, vem com EMG SA de fabrica. Não acho nem FUFU! Olha que trabalhei na distribuidora ''Equipo'' não tinha.

E garanto, no BRASIL a unica fabrica que poderia fazer algo decente é a Giannini! Infelizmente não sei pq não fazem! Eles tem equipamentos de primeiro mundo, para mim falta mão de obra especialidade, marketing correto (marketing de instrumento musical no Brasil é um LIXO, vou fazer começar a fazer marketing ano que vem para entrar no mercado), design, lembro ter visto fotos de uma visita a fabrica, tinha TUDO de primeira linha, e era a unica que tinha CNC proprio para madeira, e ainda acho que a melhor strato industrializada no Brasil foi as Southern Cross que a Giannini fabricava, é até incomparavel com uma Tagima.

Outra fabrica TOP que só fabrica porcaria é a Santo Angelo, vi um factory tour pela fabrica, PQP, teria condiçoes de fazer os melhores cabos do mundo, mas infelizmente não é! Baita porcaria. Eu vendo Planet Waves Circuit Breaker pelo mesmo preço de Santo Angelo, agora veja a margem de lucro dessa empresa.

T-Rodman
Veterano
# dez/10
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Rodrigo Torresmo Takahara
Xará, você leu aquele link que eu postei?
- tem gente que adora guitarra japonesa do estilo Greco, Tokai e afins, justamente porque custam 1/3 de uma 'master build' e são equivalentes.
Entre 'standards' e 'deluxes' não tem muita coisa que presta hoje em dia, nas marcas mais famosas, isso se comparados aos 'vintage'.
Aliás, ao lado do paraíso dos eletrônicos (Akihabara), fica o paraíso das guitarras (Ochanomizu). Lá o que você encontra hoje, é só instrumento americano vintage, na faixa acima de 3000USD, ou instrumento premium japonês, na faixa dos 1500USD. É maluco o negócio por lá, mas barato e ruim, não tem nada, rs. As lojas de instrumento populares ficam do outro lado de Tokyo, lá em Shibuya, onde os estudantes costumam a passar o dia.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
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T-Rodman
Meu sonho ir para o Japão trabalhar, mas acho que compraria tudo em guitarras. Conheço bem o mercado de lá!

Eu tenho uma Fernandes Strato The Function com Floyd Rose, é de 1989, dá pau em qualquer Fender standart FACIL, inclusive queriam que eu trocase em uma.

Tenho tbm um Violão Yamaha FG400 que é compativel com alguns Martins. Sem contar que ele é de 1974 e esta perfeito.

Tenho tbm uma Jackson Ultra Plus Japa, que também não deve nada as americanas, até prefiro ela, pq o braço dela é muito diferente das dinky americanas. Sem contar que ela nem é das TOP TOP.

E tenho uma EPI Zakk Wylde coreana, que tbm, nunca me deu problemas serios, os unicos problemas dela eu mesmo que causei exesso de macheza, usando cordas de calibres monstros em E. Mas continua perfeitamente tocavel com cordas coladas.

T-Rodman
Veterano
# dez/10
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Dependendo do trabalho, nem compensa - principalmente para se tocar guitarra. Eu deixei de comprar guitarras e violões por lá, justamente porque eu sequer conseguia tocar, pois meus dedos viviam adormecidos, por causa do trabalho - isso em 2000, quando tinha sua idade, rs.

amplexos

T.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
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Rodrigo Torresmo Takahara

A Giannini realmente é algo de primeiro mundo, tive a oportunidade de ver... A southern é uma das minhas Stratos favoritas, concordo que nenhuma Tagima Bate( talvez a T 737).

A G/vt é simplesmente a melhor Fat Strato que eu já toquei. Isto inclui Fenders, Fernandes e Roadstars... Foi como se ela fosse feita sob as minhas especificações.

Então cara, como Publicitário e futuro Marketeiro, te digo que a mídia de marcas medíocres está cada vez mais forte, ví isso na expomusic. Uma bela lavagem cerebral nos guitarristas, com aqueles endorsers plugando guitarras de 300 reais em amps de 10.000 e fingindo que estavam curtindo. Se os responsáveis investissem o dinheiro de algumas dessas campanhas em seus produtos... Meu amigo, o Brasil seria outra potência nesse mercado. Convenhamos que profissionais decentes, e gente bem intencionada, nós temos... Falta... nem sei o que, menos ambição exagerada creio eu...

Bog
Veterano
# dez/10 · Editado por: Bog
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Sgt. Eddie
tantas outras marcas americanas como G&L, PRS, Music Man, porém, optaram por fabricar (na minha opinião) guitarras totalmente obsoletas e fracassadas

G&L obsoleta?! Cara, muita gente - eu incluso - considera as G&L o apice da dupla George (Fullerton) & Leo (Fender). Em certa perspectiva, as ASAT e S500 da vida eh que tornariam Tele e Strato obsoletas! O.o

Rodrigo Torresmo Takahara
Estou doido por uma LP Tokai, até as linhas standart vem com corpo one piece de mogno! Um absurdo!

Quando comprei minha Fujigen, toquei as duas lado a lado (e umas 3 Gibsons). Como as duas tinham os mesmos cap, a diferenca sonora era desprezivel. Nao conseguia ver tambem diferenca na qualidade do acabamento. Escolhi a Fujigen por um detalhe: o braco eh mais confortavel (depois li que tem a ver com a forma como eles colocam os trastes).

Diga-se de passagem, eu achei ambas melhores que as Gibson.

CNC

Outro dia mesmo, estavamos conversando sobre essa visao romantica que alguns parecem ter, de que a procucao da Gibson eh um conjunto de luthieres velhinhos que ficam batucando cada pedacinho da madeira para escolher apenas os que produzem o som mais puro, de que os captadores sao enrolados a mao por freiras virgens cegas e tudo mais...

T-Rodman
- tem gente que adora guitarra japonesa do estilo Greco, Tokai e afins, justamente porque custam 1/3 de uma 'master build' e são equivalentes.

No meu caso, o preco era menor (nao 1/3, mas menor), mas eu realmente PREFERI a Fujigen aa Gibson. As minhas duas Fujigen teem a melhor pegada em QUALQUER guitarra que eu ja tenha experimentado.

Aliás, ao lado do paraíso dos eletrônicos (Akihabara), fica o paraíso das guitarras (Ochanomizu). Lá o que você encontra hoje, é só instrumento americano vintage, na faixa acima de 3000USD, ou instrumento premium japonês, na faixa dos 1500USD. É maluco o negócio por lá, mas barato e ruim, não tem nada, rs. As lojas de instrumento populares ficam do outro lado de Tokyo, lá em Shibuya, onde os estudantes costumam a passar o dia.

Er... como alguem que ja foi e ainda vai muitas (MUITAS) vezes para Shibuya e Ochanomizu, vou discordar. Em ambos os lugares se encontra instrumentos de tudo quanto eh nivel, ate porque eh comum lojas grandes (Ishibashi, Ikebe, etc) terem desde porcarias ate instrumentos tops (Gibson Custom Shop da vida) aos montes. A vantagem de Ochanomizu eh que fica tudo bem perto. Mas em ambos os lugares voce encontra desde guitarras chinesas genericas de 50 dolares (!) ate o topo do topo.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
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Paul.Gilbert
Eu conheço mercado de Marketing de instrumentos musicais profundamente, não a quase ninguem realmente especializado, só os zé ninguem que faz curso na BH e é pensa que sabe tudo sobre guitarras.
Eu trabalhei na EXPO na Ibanez, existia TANTO erros de marketing lá, distribuição de catalogos antigos, guitarras de series pasadas. Nem vou comentar muito pq senão irei me queimar. Conheço bem a o lado de tras de tudo isso que acontece. E não adianta vc mostrar capacidade, pq o boyzinho filho do amigo do dono sempre vai conseguir sua vaga por ter influencia.

Bigtransa
Veterano
# dez/10
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Rodrigo Torresmo Takahara
E não adianta vc mostrar capacidade, pq o boyzinho filho do amigo do dono sempre vai conseguir sua vaga por ter influencia.
Isso é foda mesmo, mas imaginei que vc levasse vantagem neste tipo de concorrência por ser japa. Pessoalmente se tivesse que contratar pessoas iria sempre preferir os japas (a não ser que tivesse contratando caras para um filme pornô).

T-Rodman
Veterano
# dez/10
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Bog
algo mudou então, porque em 2000, era assim. Aliás, instrumento barato (violão), só comprei em loja de usados. E era um chinezinho fulera.
Em Ochanomizu eu fui lá querer um Takamine. E voltei de mão abanando. Em Shibuya eu achei - só os tops de mais de 3000USD.
Voltei de mão abanando nesse sentido, quando estive por aí, entre 2000/2001.
btw, lembrei de que eu costumava a conversar com um cara de Okinawa, que tinha uma loja de discos ao lado da estação Kawabe, em Noda-shi. Era o único das redondezas que falava em inglês, e gostava bastante de música. Tinha uma coleção de umas 120 guitarras. Era por ele que eu pegava informações na época, pré-google.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
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Bigtransa
Se por ser japa conseguiria alguma coisa, não estaria a quase 3 meses sem trabalhar! Olha que distribui CV na teodoro inteira.

Bigtransa
Veterano
# dez/10
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Rodrigo Torresmo Takahara
Eu sei..... to brincando, fiquei um tempo desempregado recentemente e sei como isso é uma merda....... boa sorte aí

Bigtransa
Veterano
# dez/10
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Rodrigo Torresmo Takahara
Você que tocou no assunto da fábrica da Giannini, tem idéia do que aconteceu com a produção de guitarras deles? no site só tem 2 modelos de stratinhos chinesas......

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
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Bigtransa
Não faço a minima, talves competencia. Ou a invasão de guitarras chinesas de alta qualidade e preços baixissimos. Talves não consigam unir preço com qualidade. Mas eu fico puto pq eu sei o preço de material e a mal de obra! Como não conseguem manter um preço decente e produtos de qualidade. Para mim é ambição demais por dinheiro. A fabrica da Giannini é IMENSA! Eu gostaria muito de ir conhecer.

mvmarquezini
Veterano
# dez/10
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Bigtransa
Não faço a minima, talves competencia. Ou a invasão de guitarras chinesas de alta qualidade e preços baixissimos. Talves não consigam unir preço com qualidade. Mas eu fico puto pq eu sei o preço de material e a mal de obra! Como não conseguem manter um preço decente e produtos de qualidade. Para mim é ambição demais por dinheiro. A fabrica da Giannini é IMENSA! Eu gostaria muito de ir conhecer.



Eu tambem!!!!

Estou gostando bastante da conversa, mas vejo que vcs disvirtuaram bastante o tópico não? rsrsrsrsrsr

edalko
Veterano
# dez/10 · Editado por: edalko
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Faz uns 20 posts que vcs estão discutindo o sexo do anjos, e em nenhum momento se atem ao objeto do tópico.

Essa discussão de fabricas asiáticas já deu o que tinha que dar.
Quem quer comprar guita chinesa, coreana, e o escambau, que compre... O assunto já foi debatido e batido chatíssimas vezes.

Quanto ao assunto a ser discutido:

Olha só erico...
Minha primeira guita foi uma Giannini Sonic
Depois passei para uma Golden LP (vade retro satanás!)
Daí fiz uma puta economia para mandar fazer minha DiCastellis Custom no ano de 1993...

Depois disso vieram inúmeras guitarras com e sem marcas famosas no headstock.

Hoje com 37 anos estou com as seguintes:

1) a DiCastellis Custom de 1993
2) uma Gibson LP Joe Perry
3) uma Tom Anderson Classic

São minhas guitarras definitivas???
Não sei... hoje elas atendem ao que eu desejo. Mas pode ser que futuramente venha a trocá-las, nao sei...
A unica que talvez eu nao venderia seria a Dicastellis porque essa tem história... po... está ha 17 anos comigo e escolhi cada detalhe dela. Mas não sei se faria uma igual hoje em dia...

Acho que de todas as guitas que vc citou são legais. Mas nada que vá além de "uma boa guita".

Sempre questionei arduamente a diferença de preços entre stratos, ao ponto de não entender porque uma Fender mex custa 399 dolares e uma american 1299 dolares, se são praticamente a mesma guita, com leves diferenças que não resultam nesse valor absurdo.

Porém, quando a gente começa a ficar mais velho, creio eu que começamos a entender as minuncias e detalhes que acabam fazendo a diferença.

Veja que me desfiz de uma Fender American Deluxe e mais um equipo legal para pegar a Tom Anderson. Porra, eu me perguntava, o que essa strato pode ter de tão melhor a ponto de custar nova 3000 dolares e uma fender American Deluxe 1400??
Hoje eu digo: tudo!

De início, quando vc pega a guita em mãos vc já sente que ela tem um "q" diferente. O acabamento é indescritível, a atenção aos detalhes é digna de genio nerd pentelho.
O shape do corpo é todo pensado em ergonomia. A escolha das madeiras, o desenho da ponte... isso sem falar na ausência daqueles parafusinhos nos saddles que na Fender são campeões em rasgar a palma da mão. Afinação diferenciada (B. Feiten). Com os caps singles, consigo um som limpo bem vintage e extrio uma distorção muito animalesca com o Mesa Mark3, sem que apitem que nem porco no abate.

E esses são poucos detalhes, sem contar tudo o que há por de trás da construção: calculos, medidas, etc para resultar numa guitarra diferenciada.

Portanto, e resumindo, falar em guitarra definitiva é tentar acreditar em algo que vc mesmo sabe ser irreal.

O interessante, talvez, seja vc buscar uma guitarra ou mais, de ótima qualidade, que atendam as suas necessidades.

E nesse quesito sou da opinião que nenhuma dessas que vc citou se enquadra nisso.

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

Se não me engano agora as Tagimas E1 e E2 possuem escalope opcional!

cao fofo
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao
to na mesma situação que vc
mas quanto sai essa guitarra do sambora? quem faz ela?

pedronauck
Veterano
# dez/10
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edalko deu uma aula ae pra galera :o

po e é mesmo, vamo parar de discutir sobre as fábricas ásiaticas, deixa eles lá com os trabalhos escravos deles e vamo tentar ajudar o cara que ta com uma dúvida, que com certeza ainda não foi sanada.

eu to numa pindaiba mais ou menos parecida com a tua, to indo pros EUA ano que vem e quero trazer uma pá de coisa de lá, só que tem a P%#@ da alfândega que eu to querendo enrolar hahaha mais a principio eu pesquisei várias e a American Special talvez seja a minha aquisição também, mais eu não trocaria nada nela, deixaria original.

MMI
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie
Bigtransa

Pô... Que moral! Obrigado, fico feliz. Não sei tudo não, só tenho alguma estrada e uns cabelos brancos a mais que a maioria.
____________________________________________________


Como eu já disse por aí, existe uma "graduação" de dificuldade na construção de guitarras. As básicas, strato e tele, tem um monte de gente habilitada a fazer coisa boa, eventualmente uma super strato, dependendo do tipo. Uma Les Paul ou PRS já complicam, são poucos aqui no Brasil que conseguem fazer algo acima das originais. Depois vem as semi-acústicas, acústicas e as mais complexas, as archtops, especialmente as carved. Isso se traduz em preços e qualidade de mão de obra, naturalmente. Então, no Brasil, já é difícil quem faça algo acima das stratos e teles de qualidade.
Há de se lembrar que por aqui pagamos talvez as guitarras mais caras do mundo. Andou saindo na imprensa que aqui se paga o Ipad mais caro do mundo, os carros mais caros do mundo também. Lembro que há bem pouco tempo era muito fácil ter idéia de preços de produtos, como Gibson, por aqui. Era só pegar o preço nos EUA, em dólares, e multiplicar por 9 ou 10, dava o preço em reais bem próximo. Por conta disso, ficou que o máximo é uma Fender ou Gibson, o resto é resto. Os produtos asiáticos são os mais baratos possíveis, sendo que muitas vezes o preço acompanha a qualidade. Não chega por aqui Gretsch japas, Esp tops, quem dirá Tokai e parecidas. Essas japas no máximo só usadas aparecem por aqui. Fica a impressão que todas as asiáticas são inferiores mesmo, mesmo porque para conhecer essas melhores só indo para fora mesmo. Sorte do Bog...
O amigo Edalko mais uma vez tem uma opinião ponderada e correta. Parece bobagem, mas de fato uma guitarra de mil dólares não é nem parecida com uma de 3 ou 5 mil. Nada a ver. Em minhas andanças pude sentar ao lado de Jimmy Foster (um dos maiores luthiers do mundo) e conhecer suas guitarras, inclusive nas pessoais dele, guitarras que são disputadas e valem mais de 20 mil dólares. Aliás, conheci também as de Bob Benedetto, considerado o maior do mundo na atualidade. São obras de arte, superiores, incríveis. E nisso, afirmo sem medo de errar que fica até feio comprar com uma Gibson Custom Shop de quase 7 mil dólares (eu fiz isso), porque não dá para o começo. A minha Benedetto acho que vou morrer com ela, talvez essa seja uma das definitivas, se é que algo é definitivo.

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
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MMI
Esta questão do "definitivo" é muito filosófica. É tipo uma guitarra "definitiva por 15 anos", assim como o Titãs fez aquela música "a maior banda de todos os tempos da última semana"... De qualquer modo, se daqui a 15 anos eu tivesse grana pra pegar uma americana mesmo, pelo menos a xicana eu conseguiria vender por uma graninha razoável.

O fato de as Tagimas entrarem no bolo é porque elas têm um certo nome aqui no Brasil, principalmente o nome dos caras que as assinam. Eu particularmente não sou fã dos caras e em alguns casos nem conheço o trabalho deles, mas acho que as guitarras têm uma configuração legal. Outra que poderia entrar neste bolo é a Tagima MB-1 do Marcelo Barbosa, que tem um design com um pouco mais de personalidade, os mesmos captadores e ponte e sem os escalopes... mas quem sabe da existência desta guitarra?

Sgt. Eddie
Concordo com algumas coisas. Sobre a escolha de uma guitarra ocidental, é uma das coisas que estou pesando. Agora com relação a esta coisa que Floyd Rose está demodé e tudo mais, aí é muito mais questão pessoal.

janick
Eu curto uma coisa mais clássica mesmo, tipo a primeira que eu mostrei só que com escala em maple.

Paul.Gilbert: E quem disse que uma guitarra de luthier não pode ter um Fender escrito? Já escrevi nas de alguns clientes, apesar de não concordar com a idéia...

Este lance é polêmico né... mas se pá eu colocaria, afinal eu faria uma tentando seguir ao máximo as especificações de uma Fender (no caso). Mas faria questão de colocar atrás do headstock alguma marcação do luthier ou minha mesmo.

edalko
Valeu por retomar a discussão... :S

Sir.Paulo: Se não me engano agora as Tagimas E1 e E2 possuem escalope opcional!

Parece que só a JA-2 e a E-2.

cao fofo: mas quanto sai essa guitarra do sambora? quem faz ela?

A Fender Richie Sambora era feita no México, mas não é mais fabricada. Só usada mesmo.

TODOS
Estou tendendo ao luthier. Nesta discussão eu nem entrei no mérito econômico da coisa, mas acredito que no luthier eu possa economizar razoavelmente em comparação a pegar qualquer Fender das que eu citei e fazer as modiicações para deixá-la ao meu jeito.

O grande barato da guitarra de luthier é que eu a faria. O meu luthier dá aulas de luthieria nas quais você constrói o próprio instrumento sob a supervisão dele. Você paga x de mensalidade (uma aula por semana de 1h) e custeia tudo o que não tiver na oficina (captadores, tarraxas, ponte e eventuais madeiras que não estejam disponíveis por lá). Já vi alguns projetos "ousados" de alunos dele, como uma RG style com top de alguma madeira figurada (não lembro qual), uma "Gibson" double neck todinha de mogno, uma LP de 24 trastes, etc.

A grande dúvida é tomar a decisão de mandeira que eu não me arrependa depois. Tenho que pensar e concluir "é isto o que eu quero". Afinal, quero chegar daqui a 15 anos e pensar como o edalko em não vender a guitarra que eu mesmo fiz.

Curly
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

já pensou em investir esse seu 1o salário em aulas com superprofessores e aprender a tocar pra valer?! isso sim é definitivo. é um bom conselho e minha experiência aqui no forum diz que cabe muito bem a quase todos os que escrevem muito e articuladamente, hehe !

Ian Anderson
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

Pode ter certeza q a satisfação de fazer a sua própria guitarra eh bem maior q comprar qualquer uma.

Mas requer muita dedicação, atenção e paciencia, para que ele fique num bom nivel de qualidade, e lembre-se q como eh a 1º vez que esta fazendo um instrumento, talvez não fique tão bonita quanto uma Fender...

A não pode ter tanta beleza quanto uma Carvel, Kramer, Esp (Star), mas não me arrependo ter feito ela

Bigtransa
Veterano
# dez/10
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edalko
MMI
Eu concordo com vcs, mas existem vários tipos de usuários neste fórum. Vcs são 2 caras que opinam baseados no que acumularam em décadas de experiência e o que se aplica a vcs na hora de escolher determinado equipamento não é necessariamente o ideal para todo mundo..... Com certeza o caso de vcs é bem diferente deste que vimos aqui do moleque que quer trocar a fender japonesa adquirida no começo do ano porque a guitarra não tem sex appeal.....

Bigtransa
Veterano
# dez/10
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mvmarquezini
Estou gostando bastante da conversa, mas vejo que vcs disvirtuaram bastante o tópico não? rsrsrsrsrsr
edalko
Faz uns 20 posts que vcs estão discutindo o sexo do anjos, e em nenhum momento se atem ao objeto do tópico.

O importante é que a discussão ficou interessante, por mais que alguns achem chato seria mais ainda se todos seguissem o objeto do tópico. O autor que faça o filtro pessoal dele e retire as informações que achar pertinentes.

Manubio
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

Apesar de todos por aqui não gostarem das Tagiminhas, e nem eu gostar de todas.

Tenho uma Tagima JA-2, e é a guitarra mais confortável e gostosa que já toquei.

Tem a ver com o que você quer.
Na minha visão, se você paga 3000 numa Fender, você terá uma strato super legal, mas se este não é o estilo de som que você quer, e sim uma superstrato nervosa, a JA1 ou E1 são muito mais jogo

Só as tarrachas gotoh, ponte gotoh e caps seymour já custam quase 1500, os outros 1400 seriam a madeira, a construção e o lucro.

Vem com push-pulls, e de tá milhares de combinações.

Sobre o braço? Eu acho perfeito. Tenho uma Epiphone e uma Fender SC, tenho tocado em Gibsons e Fenders americanas direto, e vo te falar que o braço escalopado daquela guitarra ainda me deixa mais animado para tocar do que qualquer nome no headstock. É mais fácil se adaptar de um braço normal para um escalopado, do que de um escalopado para um normal, ou seja, sem dificuldades para ti.


Vai em uma loja e testa a E1, a guitarra é legal demais, mas pegaria a JA1 pelos SD.

Abs

MMI
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

Uma alternativa... E se você fosse na oficina do Seizi Tagima?

Manubio
Veterano
# dez/10
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MMI
Verdade, esta é uma das opções.

erico.ascencao, eu tinha aula com o Okayama que é endorseer dele, a guitarra dele era incrível, e ele disse que o Seizi é um roleiro dos bons, ele sai aceitando várias coisas e faz ótimas guitarras.

O esquema é você dar uma passada lá também, afinal, as boas E1, JA1, e K1 foram todas projetadas por ele, se você procurar no ML tinha até umas guitarras feitas por ele que pareciam elas, só que com outro tipo de acabamento. Vi uma preta fosca uma vez que era apaixonante.


Abs

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