GAS de primeiro salário: guitarra "definitiva"

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# dez/10 · Editado por: erico.ascencao


É isso aí povo. Fim de ano, última semana de faculdade (espero, tomei um nabo numa prova de Robótica hoje...) e a perspectiva de virar Engenheiro com um salário de gente tem me feito pensar em um investimento numa guitarra definitva.

Vejamos, o que seria uma guitarra "definitiva" pra mim? Várias coisas a definem:
- guitarra para durar o resto da vida
- visual clássico
- o fator "nome no headstock" passa a ganhar uma importância significativa
- não exigir aquelas surubas de upgrades, tornando-a uma "partscaster"

O que eu venho procurando é uma strato para substituir a minha Cort X6. A Cort X6 exerce uma função importante no meu set, que é ser a "guitarra principal": humbuckers splitáveis, Floyd Rose e corpo com madeira para timbre mais equilibrado (nem mogno, nem alder/ash).

As soluções que encontrei por aí e achei interessantes:

Fender Standard Stratocaster com Floyd Rose
- Prós: já vem com a Floyd Rose e tem um visual clássico;
- Contras: captadores levemente genéricos e não tem escala em maple (minha preferência, para contrapor à uma futura aquisição de LP).

Fender Standard Stratocaster
- Prós: visual clássico e construção praticamente pronta;
- Contras: necessário colocar humbucker na ponte e fazer todo aquele procedimento pra colocar a Foyd Rose.

Fender American Special
- Prós: construção praticamente pronta e captadores que aparentemente casam com o tipo de som que eu curto (não sou dos mais entusiastas de captadores de saída baixa, tenho impressão que eles "peidam" com um pouco mais de ganho);
- Contras: este headstock "cearense" é feio demais e também é necessário o procedimento para colocar a Floyd Rose e o humbucker na ponte.

Tagima E-1
- Prós: já tá pronta, com captadores e ferragens muito boas e com case incluso;
- Contras: escala escalopada (pode rolar umas dificuldades de início) e headstock invertido que acaba com o visual clássico.

Tagima JA-1
- Prós: já tá pronta, com captadores e ferragens tops e com case incluso;
- Contras: escala escalopada e visual meio "cheguei".

"Fender Richie Sambora" by luthier (pra tentar atender a todas as minhas especificações)
- Prós: fazer do jeito que eu quero (corpo em alder ou qualquer outra madeira brasileira análoga, braço em marfim, Floyd Rose, algum PAF da vida na ponte e Texas Special no meio e no braço, vermelhinha, etc);
- Contras: já não vai mais rolar o "Fender" no headstock, o que de uma maneira ou de outra acaba pesando um dia.

E aí povo, o que vocês acham? Me desculpem por dar um mau exemplo e não postar naquele tópico standard, mas acredito que existe uma reflexão maior aqui do que simplesmente "guitarra X ou Y?" Gostaria principalmente discutir a questão da réplica by luthier, que no meu caso envolve a possibilidade de eu mesmo fazê-la em aulas de luthieria com meu luthier de confiança.

Jg Destroyer
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao
Pro que você quer, a E1 é a melhor opção ae, já que quer pronta.
Mas eu ainda iria na primeira fender e trocaria os caps depois.

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
· votar


Ah, um adendo. Eu atualmente tenho um set de guitarras chinocas, mas um da de cada tipo e que tem uma característica marcante: uma strato (SX SST 57), uma superstrato (a Cort X6) e uma LP (SX GG1 STD). Em situações ideiais, eu levaria as três para ensaio/apresentação, mas ultimamente a Cort e a SX GG1 têm sido as escaladas.

Penso que esta aquisição poderia a fazer as funções da Cort e da SX SST, e o set ficaria completo e mais enxuto com uma futura aquisição de uma LP.

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
· votar


Jg Destroyer: Mas eu ainda iria na primeira fender e trocaria os caps depois.

Isso me levanta outra questão: uma guitarra destas merece uns GFS, por exemplo?

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao
mas ultimamente a Cort e a SX GG1 têm sido as escaladas.

Sera que vc ainda não se deu bem/gosta de singles!?!? Já pensou nisso!?

Releed
Veterano
# dez/10
· votar


Se você guitar uma guitarra DEFINITIVA, pra que diabos precisa de nome no headstock?

Pra mim a marca só pesa algo se eu já compro pensando em vender..

Daybilow
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao

Já pensou nas G&L ? Eu acho elas tão legais quanto uma fender... Já que você citou as assinaturas da tagima , e a K1 ?

Tamehiro
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao
Fender com FR + Dimarzio tone zone e lil 59.

Jg Destroyer
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao
Nada contra GFS's, mas invista em dimarzio/seymour's e companhia....

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
· votar


ogner: Sera que vc ainda não se deu bem/gosta de singles!?!? Já pensou nisso!?

Eu gosto e uso sim, por isso uso o push-pull da Cort em situações que pedem um single. Pink Floyd sem single não vai...

Daybilow: Já que você citou as assinaturas da tagima , e a K1 ?

Já pensei, mas em outro contexto no qual eu consideraria uma futura aquisição de uma strato strato mesmo (SSS). O single do meio muitas vezes é esquecido, mas eu gosto muito dele, principalmente quando junto com o da ponte ou com o do braço. Por isso acabei descartando a K1.

Releed: Se você guitar uma guitarra DEFINITIVA, pra que diabos precisa de nome no headstock?

Concordo com você. Só o fato de eu vir aqui expor as minhas dúvidas já demonstra que talvez não esteja com a opinião formada o suficiente para partir para um luthier - apesar de, caso optasse por esta alternativa, saberia já boa parte do que eu quero/procuro.

MMI
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao

Alguns pontos a levar em consideração... Primeiro, que sua vida profissional começa agora. Me soa estranho ouvir um jovem na sua condição falando em guitarra definitiva, porque hoje seu sonho ou mesmo sua realidade poderia ser uma Fender Standard, por exemplo. Mas daqui 5, 10 ou 15 anos, com um tremendo sucesso na carreira (espero), essa guitarra definitiva pode ser a pior da sua coleção, você ter vontade de vender, mas virou um encalhe. Para mim nada é definitivo, nem eu mesmo. Beleza, eu sei que você colocou entre aspas isso.

Valor de revenda de uma de luthier é assunto tão manjado que melhor nem tocar no assunto mais.

Se a marca da guitarra tem importância, você citou Fender e Tagima. Ora, se Tagima está na lista é porque outras marcas podem entrar em questão. Eu evito modificações, para mim guitarra boa é a que vem pronta, não precisa trocar captadores, ponte, sei lá mais o que. Mesmo porque modificações grandes como essas derrubam o preço de uma Fender ( "partscaster").
Avalie e pese bem suas exigências para essa guitarra.

Abç

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10
· votar


MMI
Verdade... Começo do ano comprei uma Fender japonesa que acreditei que seria minha guitarra definitiva. Agora ficou encalhada aqui, ninguém quer, eu não gosto da madeira, nem dos captadores e G.AS. tá me matando por uma segunda guitarra definitiva, uma Gibson SG Standard, hehehe.

Erico, vou te falar uma coisa. Se for pra comprar strato, por floyd rose e humbucker, para de tocar guitarra que é melhor... É o mesmo que pegar um sorvete Hagen Daaz e por cobertura de bosta nele.

Se você não consegue passar da fase dos humbuckers e Floyd Rose (sim, é fase, porque não tem strato custom shop HSS e as pontes FR ficaram presas nos anos 80), manda fazer uma guitarra com luthier, porque nem a guitarra de luthier nem a Fender você vai conseguir vender depois.

Ou então, procura uma guitarra com essas tranqueiras que ao menos tem um pouquinho de prestígio como Kramer, Jackson, Charvel.

Agora vai um conselho que todos vão discordar mas é a mais pura verdade: quando for comprar uma guitarra, faça de tudo para comprar uma americana ou ao menos uma ocidental. O grande motivo é: só sai merda da Ásia. Você nunca vai ter uma guitarra de verdade se for Made in Japan ou Korea. Falo porque tenho uma Fender japonesa e uma Epiphone coreana e minha vontade é de jogar elas pela janela, porque, embora sejam aceitáveis, ainda são asiáticas, não tem prestígio, nunca vai sair nada top de linha do Japão, não tem revenda e não tem sex appeal. Ponto final.

Aliás, se alguém vier aqui falar das Ibanez top de linha, falo logo que são todas terríveis e quem usa é punheteiro Steve Vai like...

Abraços!

MMI
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie

Quase...
Concordo com quase tudo. Mas tem umas japas boas sim, mas são exceção. Como as Gretsch japas, por exemplo (as chinesas e coreanas não valem nada). Mas a grande maioria...

SK8Boy
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao
De fato, se é "definitiva", com absoluta certeza a melhor escolha é a de luthier, disparado!

Bigtransa
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie
Tem muita guitarra legal feita no japão....... pelo seu post a impressão que dá é que vc não se encontrou ainda e nisso aí não tem guitarra que dê jeito.......

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10
· votar


Bigtransa
Você pode discordar agora, mas eventualmente vai concordar. Não falo isso para parecer fodão, mas a não ser que a Fender e a Gibson movam os custom shops delas pra Ásia, o continente vai continuar a fazer APENAS guitarras medianas.

Ouçam o MMI... Ele é um cara que sabe das coisas, bem mais do que eu pelo menos...

Bigtransa
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie
Com certeza!!! Eventualmente vou concordar com seu post sem pé nem cabeça e usar critérios como "prestígio" e "sex appeal" pra classificar meus instrumentos.

Ouçam o MMI... Ele é um cara que sabe das coisas, bem mais do que eu pelo menos...
Com isso eu concordo

cristian1990
Veterano
# dez/10
· votar


manda fazer uma vai se ppra sempre e vai se do jeito que vc qer, sem erro nenhum

crokodilo loko
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao

Cara como ja citaram acima, ja q é uma guita definitiva, pq ñ pega uma d luthier logo do seu jeito...
Tmbm foi citado as guitarras G&L q são exelentes guitarras tmbm.

Ian Anderson
Veterano
# dez/10
· votar


erico.ascencao

Como disse o MMI se algum dia vc enjoar dele a quiser vender tem muitas marcas G&L , ESP, Charvel, Jackson...

Agora se a intenção nunca for vender o melhor seria um fazer luthier mesmo.

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10
· votar


Bigtransa
Não quero dar uma de fodão cara... É muito mais factual do que a minha opinião, você tem todo o direito de discordar, porém, como eu realmente acredito nisso, eu tenho certa certeza que guitarristas, conforme vão tocando variadas guitarras (não digo aqui que toquei mais nem sei mais que você), vão começando a perceber as sutilezas que uma guitarra americana tem e vão percebendo como, uma vez excelente, as guitarras japonesas perdem o encanto e tornam-se apenas regulares.

Eu acredito sim que a Ásia possa fazer excelentes guitarras. Porém, não o fazem pois a Gibson e a Fender não permitem (com total razao, pois história e tradição não se joga no lixo).

As marcas de guitarra locais também poderiam fazer guitarras a par de Fender e Gibson, e tantas outras marcas americanas como G&L, PRS, Music Man, porém, optaram por fabricar (na minha opinião) guitarras totalmente obsoletas e fracassadas como as Ibanez da vida.

Espero que eu tenha sido mais claro, usado de mais prosa (pois pelo visto textos muito diretos possam ser mal interpretados) e tenha exposto argumentos convincentes.

Abraços.

Ian Anderson
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie
A ESP eh japonesa e produz guitarras com um alto nivel de qualidade

janick
Veterano
# dez/10
· votar


"Fender Richie Sambora" by luthier (pra tentar atender a todas as minhas especificações)
- Prós: fazer do jeito que eu quero (corpo em alder ou qualquer outra madeira brasileira análoga, braço em marfim, Floyd Rose, algum PAF da vida na ponte e Texas Special no meio e no braço, vermelhinha, etc);
- Contras: já não vai mais rolar o "Fender" no headstock, o que de uma maneira ou de outra acaba pesando um dia.

erico.ascencao
Cara, faz uma réplica dessa aqui:

http://www.edroman.com/guitars/kramer/kramer_models/Kramer_JS_model_se rial_050009.jpg

=)

Eu faria.

Bog
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie
a não ser que a Fender e a Gibson movam os custom shops delas pra Ásia, o continente vai continuar a fazer APENAS guitarras medianas.

O Japão fica na Ásia.

A ESP fica no Japão.
As Gretsch são atualmente produzidas no Japão, também.
Ah, a Vox Virage é fabricada pela Fujigen, a mesma da minha Les Paul. Muita gente considera que Tokai e Fujigen fazem Les Pauls melhores que as Gibson de linha. E que a ESP Navigator faz Les Pauls melhores que as Gibson Custom Shop.

Estou falando aqui de guitarras que vão muito além do "mediano". Muito cuidado com essas generalizações...

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
· votar


Bog
Falou tudo! Aqui o povo ainda é tapado por marketing de revistas cretinas que temos aqui.

Estou doido por uma LP Tokai, até as linhas standart vem com corpo one piece de mogno! Um absurdo!

Bigtransa
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie
Eu acredito sim que a Ásia possa fazer excelentes guitarras. Porém, não o fazem pois a Gibson e a Fender não permitem (com total razao, pois história e tradição não se joga no lixo).

As marcas de guitarra locais também poderiam fazer guitarras a par de Fender e Gibson, e tantas outras marcas americanas como G&L, PRS, Music Man, porém, optaram por fabricar (na minha opinião) guitarras totalmente obsoletas e fracassadas como as Ibanez da vida.


Nada disso procede nem faz sentido, alguns usuários do fórum (como o Bog) conhecem bem a produção japonesa e podem te dar informações interessantes. Por minha experiência acredito que, dada a sua pouca idade e bons intrumentos que possui, você esteja projetando limitações suas em suas guitarras.

janick
Veterano
# dez/10
· votar


Eu acredito sim que a Ásia possa fazer excelentes guitarras. Porém, não o fazem pois a Gibson e a Fender não permitem (com total razao, pois história e tradição não se joga no lixo).

As marcas de guitarra locais também poderiam fazer guitarras a par de Fender e Gibson, e tantas outras marcas americanas como G&L, PRS, Music Man, porém, optaram por fabricar (na minha opinião) guitarras totalmente obsoletas e fracassadas como as Ibanez da vida.


Eu dou graças a Deus que esse cara já disse um dia que não concorda com meus posts, pq pqp...

T-Rodman
Veterano
# dez/10
· votar


Sgt. Eddie
read it:
http://www.guitarsjapan.com/about.html
- o que posso falar, é que infelizmente aqui não chega nada disso por aqui. O que vem é sucata.

erico.ascencao
vixi, essa estrada eu estou conhecendo.
Há 1 ano atrás, minha guitarra única era uma Squier Telecaster e um amp Fender Princeton 112+. Tinha também uma Epiphone Les Paul Special chinesa e só (odiava a Epiphone).
Depois cheguei nessa encruzilhada como a sua, e a minha primeira escolhida foi uma Fender American Stratocaster Deluxe HSS. Foi a que mais me agradou das que testei na loja.
Depois comecei a querer uma 'coleção' de 'básicas, porém uma de cada tipo' - tipo LP, SG, Tele, jaguar, semi-acustica, etc - e acabei comprando um monte de asiática, tipo Line 6, Fender Japonesa, Schecter, Hofner, Gretsch - guitarras que acho que se somassem todas hoje, daria o preço dessa primeira Fender. E qual é a que eu gosto? - dessa primeira Fender citada, que eu comprei no natal do ano passado.

Mas, de acordo com suas idéias iniciais, eu talvez te indicaria uma G&L que nem está tão cara, e que pode te satisfazer, mesmo que momentaneamente, não se tornando uma guitarra definitiva, mas de bom desempenho em seu conjunto de guitarras:
http://www.wwbw.com/G-L-Tribute-Series-Legacy-HB-Electric-Guitar---Oli ve-Drab-424141-i1528027.wwbw

amplexos

T.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


erico.ascencao

Iria de Luthier amigo, até porque fiz isto recentemente. Fiz uma Strato do jeito que eu gosto, está quase pronta e tenho certeza que essa vai ser "A Guitarra", pelo simples fato de cada cm dela ter sido feito do jeito que eu queria, com o cuidado de um custom shop. Talvez o resultado final não valha tanto para outras pessoas, mas certamente valerá para vc, e um cara com a tua experiência, sabe exatamente o que procura em um instrumento. E quem disse que uma guitarra de luthier não pode ter um Fender escrito? Já escrevi nas de alguns clientes, apesar de não concordar com a idéia...

Rodrigo Torresmo Takahara
Bigtransa

É triste ver o que a revista "tocadores de guitarra" vem fazendo com as pessoas... Acho que o japão é uma potência em termos de instrumentos, construção imbatível em muitas marcas de lá... Tokai, ESP, Yamaha...

Tenho uma Cort Korea, G/vt que bate muita Fender americana, o que faz o instrumento, certamente não é o país de origem ou somente a tradição, caso contrário a Tonante deveria fabricar as melhores guitarras do Brasil...

De qualquer forma, sempre tento tirar esse maldito marketing da cabeça dos guitarristas, isso é mera propaganda, acreditem, eu sou publicitário...

Bigtransa
Veterano
# dez/10
· votar


janick´
A grande maioria da molecada vê um cara tirando um som legal e acha q não existe mérito nenhum nisso, é como se guitarra x + amp y = som z e pronto.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a GAS de primeiro salário: guitarra "definitiva"