Sou canhoto, quais problemas terei para tocar só invertendo o braço da guitarra?

Autor Mensagem
Los Paul
Veterano
# dez/10


Estou considerando seriamente comprar uma guitarra para começar a aprender. Mas surgiu uma duvida? eu sou canhoto, e queria aprender a tocar a guitarra com as cordas em posiçao normal ( só botando o braço do instrumento pro outro lado,sem inverter a ordem das cordas). Queria saber quais problemas encontrarei no caminho, se nao vai dar pra formar acordes,etc.

adiantando logo
1- vou começar agora,mas nao pretendo aprender a tocar como destro. me sinto desconfortavel desse jeito.
2- arranjar instrumentos para canhotos ou inverter as cordas pode ser bem problematico, ainda mais que aqui em Belém não tem muitas lojas especializadas. por isso aprender com um instrumento nao-adaptado seria uma solução.

desde ja,agradeço pela atenção.

Train
Veterano
# dez/10
· votar


Los Paul
Pra começa os acordes...
vc não vai conseguir tirar solos direito,e para aprender vai ser muito pior que qualquer coisa,tipow se pega teoria e vai aplica como???Mas o pior de tudo é se vc acostumar né ai se f*** para "reaprender" tudo e acabar com as manias

cadojapan
Veterano
# dez/10
· votar


Cara...antigamente isso seria ate ruim..mas hj o mercado de instrumentos para canhotos nao esta tao inacessivel. Aprenda do modo correto...se nao tiver como arrumar uma guita canhota, inverta as cordas...vai te poupar muito trabalho!

Btardelli
Veterano
# dez/10
· votar


cara, eu sou canhoto e nunca tive problemas em tocar como destro... meu primeiro violao eu inverti a coradas mais ai aonde eu ia tocar NUNCA tinha um violao pra mim...entao quando comprei minha primeira guitarra comprei para destro...demorou um mes e meio mais ou menos e me acustumei... faça isso toque como destro!
abraço

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/10
· votar


Vai ser muito pior para vc aprender! Você vai demorar mais para aprender, pode não ter muita agilidade! E no pior dos males pode te dar uma tendinite devido ao esforço maior que vc fará com a sua mão!

Matheus Bertolino
Veterano
# dez/10
· votar


1 - Guitarra canhota hoje é quase obrigação nas lojas, quase todas tem, só procurar.
2 - Você não vai conseguir fazer um monte de coisa e a teoria vai ficar toda confusa se voce tentar tocar guitarra de destro como canhoto sem inverter as cordas.
3 - Se você inverter as cordas de uma guitarra p/ destro, cara, vc não vai se sentir confortável, os pots vao te incomodar, a alavanca vai ser inútil, e se for tocar sentado ela não vai se apoiar na sua perna e corpo como deveria, vai ficar parecendo que ela vai cair toda hora.

Eu sou canhoto, e toco guitarra como destro de boa. Até acho que seria mais facil de todo destro tocasse guitarra de canhoto e os canhotos guitarra de destro, porque a mão que vai no braço é a que vai se mover toda hora. A de palhetar só vai ficar num movimento contínuo. Mas esse sou eu. =D

Se eu fosse você, aprendia como se fosse destro. Todo lugar que você for e tiver violão ou guitarra você vai poder tocar. Quem toca guitarra de canhoto só toca a sua. E não é ruim. Mas se você acha ruim compre uma guitarra pra canhoto.

Los Paul
Veterano
# dez/10
· votar


Se eu inverter as cordas de uma de destro, terei problemas?(tensao das cordas,por exemplo). achar guitarra de canhoto nao é dificil,dificil é achar o modelo que eu queira.

Matheus Bertolino
Veterano
# dez/10
· votar


3 - Se você inverter as cordas de uma guitarra p/ destro, cara, vc não vai se sentir confortável, os pots vao te incomodar, a alavanca vai ser inútil, e se for tocar sentado ela não vai se apoiar na sua perna e corpo como deveria, vai ficar parecendo que ela vai cair toda hora.

Só ler o q eu já postei.

pscb
Veterano
# dez/10
· votar


Los Paul
dificil é achar o modelo que eu queira.

Encomenda num luthier. Depender de loja é difícil pra canhoto.

Los Paul
Veterano
# dez/10
· votar


ok, me decidi em comprar uma guitarra de canhoto mesmo,com as cordas devidamente invertidas. só vou poder tocar na minha,mas é o jeito. muito obrigado pela ajuda,a todos q postaram,principalmente o bertolino. Se algum moderador ler isso,ja pode fechar o topico se quiser,para evitar flood etc

Loues
Veterano
# dez/10 · Editado por: Loues
· votar


Los Paul
Cara, se ainda não toca, por favor,

Aprende a tocar como todo mundo, desde o começo!!!


Siga esse conselho, falo por experiência própria. Não vai ser mais difícil tu aprender, as duas mãos são bem trabalhadas... isso de o cara ser canhoto e querer tocar ao contrário é cilada, é só tu ver os outros inrtrumentos - já viu alguém chegar e inverter a harpa de um piano, por exemplo(ok, existem casos excepcionais, mas mesmo assim...)? É um engano típico de auto-didata...

Comecei como canhoto, auto didata. Meu violão teve que voltar pra fábrica logo novo, devido a um defeito. Nesse tempo tocava no violão de um amigo(destro) e te falo, no começo foi estranho o violão "ao contrário", mas, em alguns dias já tirava algum sonzinho dali e tenho certeza que se continuasse assim, aprenderia perfeitamente bem na posição convencional...

A desvantagem de tocar "ao avesso" é que a construção dos instrumentos é feita pras cordas ficarem do jeito destro... outra que não vais tocar bem de verdade no violão dos outros que são destros na maioria...

A alternativa de não inverter as cordas, e simplesmente virar o violão de ponta cabeça também não me parece muito boa... A técnica desenvolvida, ensinada e difundida é para a posição normal das cordas, agudos em baixo e graves em cima: se o instrumento é assim, deve haver algum motivo, mas isso deixo pros luthieres ou entendidos da história do violão responderem...

Pergunte a qualquer professor ou músico profissional competente, com experiência: eles vão te aconselhar a tocar do jeito convencional, seja esperto e siga este conselho...


EDIT: Desculpa se me empolguei e escrevi um pouco demais, mas lê isso com calma e pensa bastante. Vais dar o primeiro passo de uma estrada longa, e quando tu tiver lá na frente fica muito difícil voltar atrás... pensa bastante agora pra não se arrepender depois... Aprenda com os erros dos outros!

May BA
Veterano
# dez/10
· votar


não sou canhoto mas se fosse acho que buscaria tocar como destro, às vezes já é difícil achar o instrumento com as configurações e visual que vc quer sendo destro pior ainda sendo canhoto e ao mesmo tempo que vc sentirá algumas dificuldades por tocar como destro, deverá sentir algumas facilidades como o Kiko Loureiro que é canhoto, toca como destro e já disse ter mais facilidade nos ligados por causa dessa inversão.

Ademais no começo até a palhetada mais simples era difícil pra mim, eu mal conseguia apertar as cordas com a mão da escala pra ela soar bem e provavelmente o começo é assim pra grande maioria, portanto pode ser uma boa tocar como destro

rodsom
Veterano
# dez/10
· votar


Los Paul
eu tambem sou canhoto. a melhor coisa que vc faz é o que falaram ai em cima, aprender a tocar como destro. no começo vc vai pensar que nunca vai conseguir, mas num instantinho vc acostuma.

carnisa1
Veterano
# dez/10
· votar


Bom, eu sei como é a dificuldade de tocar em violão de destro ou guitarra, mas até que musicas basicas vc consegue tirar, obvio que alguns acordes são quase impossiveis de inverter, mas eu aconselho a inverter a deixar as cordas normais ( da E para a e)...

Semana que vem vou começar a aprender contra-baixo, mas vou começar como destro, um bom motivo ser que é facil encontrar baixos destros e muito dificil encontrar para canhotos...

LeandroP
Moderador
# dez/10
· votar


Eu acho que vai comprometer e limitar seus estudos.

Você até pode tocar e se adaptar à uma guitarra de destros sem muitos problemas, mas é melhor inverter as cordas, deixando as cordas mais finas pra baixo.

Matheus Bertolino
Veterano
# dez/10
· votar


Loues

isso de o cara ser canhoto e querer tocar ao contrário é cilada, é só tu ver os outros inrtrumentos
Porque cilada? É opção. Guitarra não é piano.

Meu violão teve que voltar pra fábrica logo novo, devido a um defeito.
E violão de destro não dá defeito? Pode ter sido azar teu.

A desvantagem de tocar "ao avesso" é que a construção dos instrumentos é feita pras cordas ficarem do jeito destro...
Se um violão tem os dois lados iguais, a diferença de um destro pra um canhoto é só o das cordas e talvez do cavalete. Como a guitarra não tem pots nem alavanca dos dois lados, e o corpo não tem os dois lados totalmente iguais, um canhoto precisa de uma guitarra com os pots e alavanca embaixo, com um corpo que se apoie a ele quando ele sentar. Você vai tocar usando as cordas, que é o que importa, o resto é adicional. Pode ser que algumas fabricas relaxem na guitarra por ser de canhoto, mas ninguem precisa de uma Jem pra começar a tocar.

outra que não vais tocar bem de verdade no violão dos outros que são destros na maioria...
Tocar no violão dos outros não dá mesmo. Mas só o esforço dele vai determinar se ele vai tocar bem ou mal.

Não inverter eu já disse que é furada.
Mas "Los Paul", já que você não gostou mesmo da de destro, vai na de canhoto. Boa sorte.

Van_Lorien
Veterano
# dez/10
· votar


Los Paul
Sinceramente, acho que aprender a tocar com a guitarra apenas invertida é apenas questão de costume.

Heinze
Veterano
# dez/10
· votar


Estou considerando seriamente comprar uma guitarra para começar a aprender. Mas surgiu uma duvida? eu sou canhoto, e queria aprender a tocar a guitarra com as cordas em posiçao normal ( só botando o braço do instrumento pro outro lado,sem inverter a ordem das cordas). Queria saber quais problemas encontrarei no caminho, se nao vai dar pra formar acordes,etc.

adiantando logo
1- vou começar agora,mas nao pretendo aprender a tocar como destro. me sinto desconfortavel desse jeito.
2- arranjar instrumentos para canhotos ou inverter as cordas pode ser bem problematico, ainda mais que aqui em Belém não tem muitas lojas especializadas. por isso aprender com um instrumento nao-adaptado seria uma solução.

desde ja,agradeço pela atenção.



Cara, eu sou também de Belém, e acredite... Eu sou canhoto, haha!
eu aprendi a tocar como destro porque meu professor vai à vários simpósios de músicos e tem trabalhos do prejuízo dessa coisa toda... D:
Então canhoto lá não tinha vez... Ele falou que o cara que "inventou" o violão era canhoto, I Don't Believe... =P
DE qualquer forma, não é melhor a aprender como destro? Eu aprendi a tocar bandolim assim e me sinto bem dessa forma, é costume

Jube
Veterano
# dez/10
· votar


Sou canhoto e toco como destro, acostuma

Ascaris
Veterano
# dez/10
· votar


Pois eu vou ser contra os conselhos aí acima: INSISTA EM TOCAR COMO CANHOTO! Eu fui assim e não me arrependo. Já faço quase tudo como destro, imagina se sou obrigado a chegar de noite em casa, pra ter minhas aulinhas de guitarra, e ter que controlar o ritmo com a mão ruim? Não caia neste conselho: use sua mão (e braço) melhor para controlar o ritmo, é assim que tem que ser. Não se entregue tão fácil. Se quiser alguma dica de como achar instrumento pra canhoto via internet, conheço várias lojas estrangeiras.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Los Paul

Olha, sou ambidestro, mas tenho mais facilidade com a mão esquerda para fazer a maioria das coisas...

Aprendi guitarra como destro, e tive a vantagem de ter " a mão forte" trabalhando na escala, o que me deu uma pegada bem marcante.

A outra parte legal, é que fica muito mais fácil achar instrumentos para o destro. Então, dica de canhoto, para canhoto, faça como eu e o Steve Morse, e toque como destro! Rs.

T-Rodman
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert
somos 2.
Quando apareci pra minha primeira aula de violão, eu nem tinha violão, mas peguei o violão como canhoto.
Meu professor olhou pra mim, e disse algo parecido que disseram por aqui.
Bom, escrever e tocar guitarra, eu toco como destro. Jogar tenis, futebol, basquete, atirar - eu uso meu lado esquerdo, fazer o quê.

Loues
Veterano
# dez/10 · Editado por: Loues
· votar


Matheus Bertolino
Porque cilada?
Principalmente porque é pior pra achar instrumentos, por tu só conseguir tocar em instrumento invertido (que é mais raro) e pelo preço dos instrumentos pra canhoto ser mais caro, com menos opções... resumindo - mercado, opções e instrumentos disponíveis... a técnica, uma vez invertendo as cordas, é a mesma, não tem problema...

Guitarra não é piano.
Citei o piano porque foi o primeiro que me veio na cabeça. Quais outros instrumentos existe uma "versão de canhoto"? Pois é... A convenção é pra facilitar as coisas, pra deixar tudo acessível a todos...

E violão de destro não dá defeito? Pode ter sido azar teu.
Na real não disse que o defeito era deviddo à inversão das cordas. Só faz parte da história, pra contar como e porque fiquei um mês tocando violão de destro do meu amigo...

Se um violão tem os dois lados iguais
Não tem. Pergunte aos luthieres daqui mesmo que eles explicam melhor que eu...


Ascaris
imagina se sou obrigado a chegar de noite em casa, pra ter minhas aulinhas de guitarra, e ter que controlar o ritmo com a mão ruim? Não caia neste conselho: use sua mão (e braço) melhor para controlar o ritmo, é assim que tem que ser.
Na real, não é assim que tem que ser. Tem que ter as duas mãos em boa forma e bem coordenadas pra tocar algo decente. Não é a escolha do papel de cada mão que vai determinar se alguém vai tocar melhor ou pior. Pensa, e se porventura todos destros tocassem com a mão direita na escala e a esquerda nas cordas? Os canhotos que invertem as mãos fatalmente iriam tocar com a esquerda na escala e a direita nas cordas...

A convenção de qual mão fere as cordas remete (me corrijam se estiver errado) ao jeito de tocar da lira grega, onde se segurava-a com a mão esquerda e tocavam-se as cordas com a direita. Talvez em um instrumento como esse até fizesse sentido inverter as mãos, mas acho que para uma guitarra, e para muitos outros, não seria o caso...

Silas Hammett
Veterano
# dez/10
· votar


Sou canhoto e te digo,si podesse voltar no tempo teria aprendido como destro,o mercado de instrumentos para canhotos esta crescendo mas ainda é MUITO pequeno,esta um parto para mim achar uma boa Les Paul canhota,entao o conselho que te dou é esse,tenta como destro,si realmente nao der,vai na canhota msm que da pra si virar com os instrumentos!

AurélioB.
Veterano
# dez/10
· votar


Los Paul
Dá uma olhada nesse cara ai:
http://www.youtube.com/watch?v=ZIU0RMV_II8&feature=fvsr
É impossível ?? NÃO!


Eu tenho vários amigos canhotos que tocam com um instrumento de destro só virando para o outro lado, é bem susse, só vai ter que prestar mais atenção nos dedos pra montar o acorde, mas é possivel tocar qualquer um...
Tenta fazer o seguinte, aprenda a tocar dos 2 jeitos, com um instrumento de canhoto e com um intrumento de destro invertido, ai você vai poder se virar em qualquer roda de violão! Eu consigo fácilmente tirar uma sonzeira de um intrumento de canhoto envertendo-o.

Ant--
Veterano
# dez/10 · Editado por: Ant--
· votar


Esse cara aqui só vira a guitarra. Embora no video ele esteja usando uma LP canhota, as cordas continuam invertidas como se estivesse usando uma guitarra destra. Foi assim que ele aprendeu a tocar e virou isso aí.



Gasparzim
Veterano
# dez/10
· votar


Eu toco dos dois jeitos, por necessidade, mas me sinto mais confortável e até melhor tocando com as cordas invertidas, mas se vc iniciou agora siga o conselho q já foi dado aqui e aprenda como destro...

Los Paul
Veterano
# dez/10
· votar


Vou escutar os conselhos e tentar me acostumar como destro. tem 2 violoes de destro aqui em casa ( da minha irmã e um meu,que herdei do meu pai, que nao toco por nao gostar muito do som dele e tambem por falta de tempo e vontade). Se eu conseguir me acostumar,vou de destro. afinal,nao vou estar sempre com a MINHA guitarra pra tocar.

esse negocio de canhoto e destro é meio complicado. eu escrevo/jogo tenis/tenis de mesa e etc com a esquerda,mas prefiro usar certas ferramentas (mouse do pc,celular, wiimote) com a direita. talvez seja questão de costume mesmo.

SE eu nao me acostumar de jeito nenhum,o jeito é ir de guitarra canhota mesma. o que ja me decidi é que se for canhota,vai ter q ter as cordas invertidas,pra ficar as agudas pra baixo.
mas terei um tempinho pra decidir isso,a guitarra deve vir só em janeiro,ou se der uma sorte no natal.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


T-Rodman
Los Paul

Sou assim também, meu médico disse que sou ambidestro. Posso aprender qualquer coisa com qualquer uma das mãos, mas também tenho preferências, desde pequeno escrevo com as duas, mas a caligrafia da mão direita é muito melhor... Mas também prefiro fazer tudo que exige força e mira, com a mão esquerda...

Legal saber que tem mais gente assim, me sinto menos estranho, rs.

Los Paul
Veterano
# dez/10
· votar


@paul.gilbert
ser destro ou canhoto depende de qual lado vc treinou desde cedo. o lado do cerebro q vc mais usa tende a ser mais preciso e agil. ouvi falar que no japão as crianças têm q aprender a escrever com as 2 maos,treinando os 2 lados. nao é a toa que sao considerados um povo inteligente.
mas eu não sou ambidestro não.o meu lado esquerda ainda domina. Pelo que percebi, o esquerdo é mais preciso e o direito um pouco mais rapido. provavelmente, fruto de fazer o trabalho "mental" com a esquerda (escrever,etc) e o "braçal" com a direita (ferramentas,botoes etc)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sou canhoto, quais problemas terei para tocar só invertendo o braço da guitarra?