Guitarras Cast (Josino) com madeiras exóticas

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/10


    Estava eu fuçando os equipos do Alexandre Spiga (guitarrista do Rsuh Project, entre outros) e me achei uma tal Cast. Fuçando mais ainda descobri que se trata de uma guitarra de luthier.

    Fuçando o site da Cast me deparo com modelos usando madeiras bem exóticas: jequitibá, roxinho, tapicurú...

    Gostei pacas do design das guitarras do cara, são bastante originais mas sem perder a referência dos clássicos.

    E estas madeiras, alguém teria pelo menos uma noção de como elas se comportam timbrísticamente?

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    erico.ascencao
    Fuçando o site da Cast me deparo com modelos usando madeiras bem exóticas: jequitibá, roxinho, tapicurú...




    Pois é,se eu te contar que os caras usa muito roxinho aqui,para fazer tábuas de curral,Porteiras,carrocerias de caminhão e caminhonete,vc acredita("um desperdício isso")? Coisa mais fácil de eu encontrar roxinho por aqui.Já até pensei em fazer uma strat um dia desses,toda de roxinho.Braço,corpo, escala,tudo em roxinho.Tenho uma tremenda curiosidade de saber,como iria soar um instrumento assim !!!!




    EDIT-E outra coisa:Com o passar dos anos,na medida em que o roxinho vai envelhecendo,ele vai também escurecendo.Na verdade ele não fica nessa cor "púrpura" para sempre,não(essa cor púrpura é caracteristica do roxinho quando novo).Ele escurece,mas ainda sim fica muito bonita !!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    buddy guy
    Cara, o roxinho é uma madeira muito dura, densa e pesada. Sua aplicação na luthiería é para longarinas e escala (em menor grau). Corpo e braço dessa madeira (sozinha), não dá...
    Abç

    rafael_cpu
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Gostei da Naja (a Sunburst Vermelho Translúcido e a de acabamento fosco na cor da madeira). Só faltou uma bonita marcação no braço.

    T+

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Roxinho tbm é bastante ultilizado para tops, é facil achar peças inteiras flames.

    A Alembic usa MUITO roxinho.

    Jequitiba é uma madeira densa e grave, e com o tempo fica bem vermelha, lembra até mogno. Sem contar que custa quase o mesmo que caxeta, marupá...Unico problema é que ela é bem pesada.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    buddy guy
    Cara, o roxinho é uma madeira muito dura, densa e pesada. Sua aplicação na luthiería é para longarinas e escala (em menor grau). Corpo e braço dessa madeira (sozinha), não dá...
    Abç



    Opa,legal pela dica,professor.É que ví nos sites aí que erico.ascencao postou( http://www.cast-gbv.com.br/guitar_ad50_vn.html ),guitarra toda de roxinho e pensei que seria "praticável" seu uso em uma construção total do instrumento !! Mas valeu pelo Toque,aquele bloco de vinhatico do campo de 25 anos,ainda esta guardado aqui.Hora dessas que sobrar uns $$$$,vou dar jeito de mandar ele aí para tí,p/ vc esculpir um corpo de stratocaster em cima dele,valeu? Uma madeira rara como esta,necessita de Luthier competente para trabalha-la.Pois se não,é desperdício de madeira na certa.


    Grande abraço,obrigado pelas dicas !!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    É verdade...
    O Jequitibá eu nunca usei, exatamente pelo peso...
    buddy guy
    Até dá pra fazer toda de roxinho, mas fica excessivamente pesada.
    Abçs

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    buddy guy
    Até dá pra fazer toda de roxinho, mas fica excessivamente pesada.
    Abçs



    Ah,tá,então é praticável a coisa.Quanto ao peso nem ligo muito pra isto,até gosto de guitarra "que a gente sinta o peso" delas.Um exmplo de "corpo pesadinho,é aquele corpo de strat em freijó que tenho aqui.Bichinho tem peso,viu?

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    buddy guy
    Essa guitarra só foi pintada de vinho, não é inteira de roxinho! Ela tme corpo e braço de jequitiba e somente esacala de roxinho.

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    buddy guy
    Se vc acha freijo pesado, multiplique por 2.5 o peso se for de roxinho.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    Fico imaginando a sonoridade de uma guitarra toda em roxinho.Tenho nem idéia de como iria timbrar uma guitarra assim.O vinhático,já ví um Teleca feita com ele.Dá um timbraço bonito do caramba !!! Olha só :






    buddy guy
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    buddy guy
    Essa guitarra só foi pintada de vinho, não é inteira de roxinho! Ela tme corpo e braço de jequitiba e somente esacala de roxinho.



    Será? Olhe o corpo de frente para vc ver.E como ela possui braço e corpo inteiriço,logo se deduz que ela é toda de roxinho.Será que não é,não? Observa melhor pra tú ver !!!

    [/i]
    buddy guy
    Se vc acha freijo pesado, multiplique por 2.5 o peso se for de roxinho.




    Rááá...não disse que acho pesado,ele é pesado mesmo.O corpo está aqui,"peladinho",sem peça nenhuma montada nele.E se vc pegar ele nas mãos,vc não acredita no peso que é.Se bem que como eu disse,este lance de peso,nem ligo para isso não,até gosto de guitarras pesadas !! Abração !!!

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara


    Vc tem razão,ela não é toda de roxinho.Ela foi mesmo pintada.Engraçado que este tom de roxo da tinta,é exatamente a cor da madeira roxinho que conheço aqui !! A madeira roxinho,tem exatamente esta tonalidade púrpura !!! Por isso me enganei em pensar que ela era toda de roxinho !! Realmente vc estava certo !! Abração !!!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    buddy guy
    Pela descrição é de jequitiba. Pintada de vinho.

    Eu já pensei em fazer uma telecaster de roxinho! Mas seria inteiramente oca por dentro, senão passaria de 7 kilos o corpo.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    buddy guy
    Pela descrição é de jequitiba. Pintada de vinho.

    Eu já pensei em fazer uma telecaster de roxinho! Mas seria inteiramente oca por dentro, senão passaria de 7 kilos o corpo.



    Será que daria este peso todo? Ow louco,acho que não,heim?


    Veja só,a tinta que foi pintada esta guitarra,possue exatamente a cor da madeira roxinho(quando mais novo).Por isso foi que eu me enganei em pensar que ela era toda de roxinho.Porém,como eu disse anteriormente:"o roxinho tem esta cor púpura quando mais nova a madeira,com o passar dos anos,ele envelhece e escurece". Tanto é prova,que vc pode ver na própria escala desta guitarra em questão,que é de roxinho !! E este roxinho da escala dela é bem escuro e não púrpura como a corpo dela(que na verdade o roxinho como eu disse,possui esta tonalidade da tinta em questão ). Abração !!!!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    buddy guy
    Roxinho com o tempo oxida e fica roxo, sem contar o cheiro horrivel! Parece chetos bola. Roxinho é bem pesado e duro!

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    buddy guy
    Roxinho com o tempo oxida e fica roxo, sem contar o cheiro horrivel! Parece chetos bola. Roxinho é bem pesado e duro!



    Nunca reparei se ele tem cheiro ruim,sei que oxida de ficar bem roxo mesmo,quase negra a cor(mas ainda sim,"em sua profundidade",percebe-se sua tonalidade roxa).Sei te dizer do vinhático,este sim,tem cheiro gosto do caramba.Tem um "cheiro armago",gostoso pra caramba !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras Cast (Josino) com madeiras exóticas