Desenhos de escalas pentatônicas

    Autor Mensagem
    Konay
    Veterano
    # dez/10


    Olá pessoal, bom, a um tempo atrás, vivia atras de desenhos de escalas pentatônicas pra eu aprender... nunca consegui achar a não ser em partituras (e não sabia ler) então, agora para ajudar pessoas que querem saber as pentatônicas mais usadas... fiz um desenho pelo Paint das escalas: Maior, Menor e Blues... espero que gostem, e façam bom proveito


    http://www.4shared.com/photo/s0jEVzqv/Pentatnicas.html

    Ah, se forem divulgar em outro lugar, por favor não tirem os créditos :)

    Konay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Esqueci de falar, se quiserem mais escalas é só pedir por e-mail...
    murilo.h.garcia@gmail.com

    Ivan C.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Valeu cara, me será bem útil!

    Konay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Não foi nada :D
    Eu lembro que ficava que nem louco caçando... mas essas ai são apenas as mais usadas, existem mais algumas... se quiser pede pelo e-mail ;D

    Konay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Up ae :X

    PAltafim
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: PAltafim
    · votar


    Konay

    Cara, escala pentatônica não tem segredo NENHUM!
    A penta menor (mais utilizada) é T 3m 4 5 7, e a maior é T 2M 3M 5 6. É só você escolher um tom e montar, ao longo da escala se formarão 5 shapes (desenhos), você pode encontrar desenhos desses shapes em qualquer lugar, qualquer lugar mesmo, não é uma mosca branca.

    Obs.: Uma dica para quem ainda não aprendeu essa escala é não apenas decorar o desenho da escala como a função de cada nota. Ex.: onde está a tônica, quais são as notas legais para bend, etc...

    Edit: upei um esboço da parte de pentatônica da apostila que eu estou fazendo para começar a dar aulas...AQUI

    Konay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    PAltafim

    Esse jeito que você falo eu não consigo entender cara...

    T 3m 457 ?

    PAltafim
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Konay

    T= tônica
    3m= terça menor
    4= quarta justa
    5= quinta justa
    7= sétima menor

    É o seguinte, você entende de intervalos? Você escolhe um tom (por ex. o lá menor, igual o que eu postei) vai em lá (T) e vai achando as outras notas da escala (ACDEG), nisso você vai montando a escala pelo braço, aí é só ROCK'N'ROLL!

    qualquer coisa grita aí.
    Abraços!

    nvm95
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O povo so pensa em tocar e tocar, não é muito raro alguem perguntar o que é T 3m 4... Galera, vamos ler ? vamos parar de usar o google só para roubar trabalhos e apresentar na escola como seu !

    PAltafim
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    nvm95

    Pois é, estudar teoria é EXTREMAMENTE importante, te ajuda a entender como funciona o sistema musical e como as coisas se encaixam, eu acho isso demais! A partir daí, se usar o conhecimento junto com a criatividade, o resultado é muito som!

    Abraços!

    nvm95
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara pra você ter noção eu tenho um amigo que diz que é melhor que eu porque sabe uma porrada de musicas ( D/A/E/G)... Mas enfim, eu tentando ter um dialogo sobre teoria com ele ele me disse que nao sabia nada e o importante era só tocar.Bobo, nunca ira evoluir ele quer toca guitarra, os solos que ele toca sao extremamente ridiculos ( ele usa só 2 dedos) e diz que palheta nao presta...
    Sim, o Brasil vai longe!

    PAltafim
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    nvm95

    Exatamente!

    Joel_ESP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Konay
    Valeu cara, muito boa a iniciativa :D
    Obrigado.
    Abç.

    Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Konay

    parabens ae cara, aposto que isso vai ajudar muita gente que ta começando.

    Juninho0110
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    valeuouw

    Konay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Essas escalas meu colega me ensinou uma vez e decorei, ai postei aqui.. sério, não peguei de outro lugar e postei aqui..
    E bom ver que estão gostando :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desenhos de escalas pentatônicas