Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical

Autor Mensagem
TerraSkilll
Veterano
# nov/10
· votar


Umas perguntas pro pessoal mais experiente:

- não há uma lista de "Guitarristas famosos que sabem teoria"?

- quanto de teoria é preciso saber para não ser um "analfabeto"? Só acordes? Todos os modos gregos, troianos e mongóis? Partitura de trás pra frente? (acho que já fiz esa pergunta, não lembro onde).

- é melhor ser "analfabeto" e saber falar bem ou conhecer tudo sobre a língua e ser um péssimo escritor?

- ser "analfabeto" me torna melhor que alguém? Ou pior?

- o fato de algumas pessoas serem "famosas" sem um conhecimento de teoria implica que teoria é desnecessária? (essa o Bigtransa já respondeu, de certa forma).

- qual o objetivo de se levantar essa questão: simplesmente mostrar que alguns famosos não sabem teoria ou justificar a pouca vontade de estudar teoria pelo fato de que nem todo mundo estuda?

Abraços.

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


guitarfilth

"Em partes você esta certo, mas hoje em dia qualquer um domina o guitar pro!"

Boa! Tem razão!

No fundo é melhor assim, pois sobra mais oportunidades de trabalho para quem quem se dedica e estuda música à fundo!

Abraço!

Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


No fundo é melhor assim, pois sobra mais oportunidades de trabalho para quem quem se dedica e estuda música à fundo!

Em terra de cego quem tem um olho é rei

tá certo o De Ros...

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acredito que sem teoria é possível fazer coisas muito bonitas. Mas, fico intrigado como um profissional que ama o que faz não se interessa em saber os fundamentos, a base... seu alicerce! Enfim, pq do "Sol" se chama "Sol"? Pq seis cordas? Como o som se propaga? E por aí vai...

Eu acho que adquirir conhecimento é fundamental para que o crescimento, seja nas artes, na área técnica, e em qualquer situação do cotidiano.

Outro dia me disseram que durante o dia não há estrelas no céu! hehehe A reposta pra essa questão é que, simplesmente, não as estamos enxergando.

Abs

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


TerraSkilll

" não há uma lista de "Guitarristas famosos que sabem teoria"?"

Acho mais fácil e lógico uma lista de quem não sabe (a lista é muito menor).

"- quanto de teoria é preciso saber para não ser um "analfabeto"? Só acordes? Todos os modos gregos, troianos e mongóis? Partitura de trás pra frente? (acho que já fiz esa pergunta, não lembro onde)."

Como tu perguntou por analfabetismo, a resposta é lógica: Analfabeto é quem não foi alfabetizado, ou seja, não sabe ler e escrever. Analfabeto musical é quem não lê partitura (meu ponto de vista).


"- é melhor ser "analfabeto" e saber falar bem ou conhecer tudo sobre a língua e ser um péssimo escritor?"

Se tu for um escritor, é obrigatório se alfabetizar. Se tu for analfabeto, tu pode no máximo decorar alguns poemas (que alguém leu para ti) ou criar histórias e contar para os outros. Até que algum esperto as escreva, publique e passe a ganhar os direitos autorais delas, hehehe!

Ou, se tu for analfabeto, tu pode até ser eleito deputado, mas vai ser mais dificil assumir o cargo... Bem coisa de palhaço, hehehe!!

Em termos musicais, temos muitos exemplos de grandes músicos que não sabem ler. Mesmo quando eu dou aulas, alguns alunos não querem aprender a ler. Sem problemas.

Mas que fique claro que na minha experiência, a leitura é fundamental. Eu não conseguiria escrever as trilhas de cinema que faço sem conhecimento de leitura. Nem se eu fosse um expert no guitar-pró.

E mesmo se eu fosse capaz de fazer isso, quando toquei um repertório do Piazzolla com um acordeonista daqui, que me deu tudo por escrito, como eu iria me virar?
Aliás, só peguei a gig porque um outro guitarrista, que tinha muito mais cancha nessa area do que eu, não sabia ler...

Mas ler não te transforma num bom músico. E não saber ler não te transforma em um músico ruim.

"- ser "analfabeto" me torna melhor que alguém? Ou pior?"

Não. Analfabetismo e caráter não tem nenhuma relação direta.

" o fato de algumas pessoas serem "famosas" sem um conhecimento de teoria implica que teoria é desnecessária? (essa o Bigtransa já respondeu, de certa forma)."

Concordo totalmente com o Bigtransa. Sei que não sou um gênio, por isso estudo.

"- qual o objetivo de se levantar essa questão: simplesmente mostrar que alguns famosos não sabem teoria ou justificar a pouca vontade de estudar teoria pelo fato de que nem todo mundo estuda?"

Eu coloco o "x" na segunda opção...


Abração!!

JJJ
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Antes de mais nada, estamos apenas conversando, não brigando. Que fique claro, porque tem sempre aqueles aqui (obviamente não é o teu caso) que levam pra mal tudo que falamos...

Me re-citando (rs)... e grifando o que quero ressaltar:

é extremamente importante exercer a criatividade sem barreiras. E isso, infelizmente, pode acabar acontecendo quando o músico fica muito preso na teoria desde cedo

Portanto, nem sempre acontece...

Ademais, concordo com você em quase tudo (e disse que teoria musical é importante), mas um ponto que ressalto é o seguinte:

Essa noção de que quem estuda harmonia só compõe coisas "certinhas" ou "quadradas" é um mito.

Com certeza, nem todo mundo é assim (ou assado).

Mas será que também não existe aquele músico que, se tirares a partitura da frente, fica mais perdido que cego em tiroteio?

Será que não há aquele músico que é incapaz de compor algo que não seja estritamente dentro do conhecimento dele de um dado campo harmônico ou uma escala específica (e só das que conhece)?

Será que não há aquele que nunca "ousa" nada diferente, porque prefere sempre andar "nos trilhos"?

Como poderia existir um Hendrix, só para citar um exemplo, se todos os músicos andassem só "nos trilhos"?

É nesse sentido que falei. Mas, é claro, podes discordar a vontade.

Sioux
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros
No fundo é melhor assim, pois sobra mais oportunidades de trabalho para quem quem se dedica e estuda música à fundo!

Concordo em partes.
Não acho que "só quem estuda teoria" pode ou deve fazer sucesso.

Conheci alguns musicos que estudam música até hoje e não tem "nenhuma percepção musical".

Caras que sabem tudo de escalas e acordes, leem partituras e não tem um pingo de musicalidade.

Tocar um instrumento musical é pra quem quem "dom".
Eu acho que você tem que ser bom no que você faz e ponto.

Não há como comparar música com um médico por exemplo.
Ninguém nasce conhecendo o corpo humano e sai fazendo cirúrgias porque praticou e aprendeu.

Agora, quando uma pessoa nasce com um Dom pra música, neste caso para guitarra, esta pessoa pode perfeitamente aprender a tocar sendo autodidata, desenvolver seu ouvido e até compor e fazer sucesso. Eu não acho injusto saber que "fulano" é um famoso guitarrista e não sabe teoria.
Ele não está lá "tomando lugar de quem estuda 12hs por dia".
Ele está lá por mérito. Cada um que faça por merecer.

O que toca uma guitarra não são as mãos mas sim o ouvido e uma memória apurada.

Só uma opinião De Ros, gde abraço!

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Apenas lembrando que o Gilmour também é um dos mais analfas. Ele mesmo assumiu numa entrevista que não estudou e nem sabe nomes de escalas. Que a melodia vem na cabeça dele e ele simplesmente toca. De vez em quando alguem fala "voce solou usando a escala tal" e ele acha engraçado pois nem sabia que tal escala existia.
Hehe
Mas depois ele assumiu que está estudando saxofone depois de velho. Começando do be-a-bá.

Sioux
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--

Gilmour é Deus.

JJJ
Veterano
# nov/10
· votar


Sioux

Gilmour é Deus.

Ooops... "Deus" é o Clapton... rsrsrs

TerraSkilll
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros
Grande De Ros, sempre com excelentes respostas.

Me desculpe. Eu deveria ter acrescenta "musical" às partes que escrevi "analfabeto". Creio que as peguntas teriam ficado mais claras. Mas, desconsiderando isso, vamos lá.

Acho mais fácil e lógico uma lista de quem não sabe (a lista é muito menor).
Imagino que sim. Mas, se não me engano, não é a primeira vez que surge um tópico desse tipo (o que me levou à colocar a última pergunta).

Como tu perguntou por analfabetismo, a resposta é lógica: Analfabeto é quem não foi alfabetizado, ou seja, não sabe ler e escrever. Analfabeto musical é quem não lê partitura (meu ponto de vista).

Esse é um ponto que me intriga: como avaliar se uma pessoa sabe ou não teoria? No seu ponto de vista, sabe teoria quem lê partitura (em um grau mediano, não vamos dizer excelente). Nesse critério, eu, por exemplo, estaria reprovado. Mas sei as notas musicais (cuja notação faz parte da teoria musical) e tenho uma noção de formação de acordes e intervalos. Nesse ponto, eu digo (considerando meus critérios) que eu sei teoria. Então, como determinar isso?

Não. Analfabetismo e caráter não tem nenhuma relação direta.
Essa pergunta ficou mesmo ruim. Quis me referir à bom ou ruim no sentido musical (não de caráter, como pareceu, desculpe). Mas valeu a resposta.

Eu coloco o "x" na segunda opção...
Eu também, embora com certo pesar. Gostaria que as pessoas buscassem coisas para se motivar, não para justificar sua falta de empenho.

Sioux
Ele não está lá "tomando lugar de quem estuda 12hs por dia".
Ele está lá por mérito. Cada um que faça por merecer.

Caro Sioux, creio que o De Ros se referiu ao fato de que o conhecimento teórico lhe abriu portas. Existem sim pessoas que conseguem destaque mesmo sem esse conhecimento. Não é uma regra saber teoria, nem ela garante sucesso ou fortuna, mas não se perde nada, e ganha-se muito, adquirindo conhecimento.

Abraços.

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


JJJ

"Antes de mais nada, estamos apenas conversando, não brigando. Que fique claro, porque tem sempre aqueles aqui (obviamente não é o teu caso) que levam pra mal tudo que falamos... "

Lógico! E se, em algum momento, fui ríspido, te peço desculpas, pois é apenas a minha opinião, e não uma verdade absoluta!! E vamos por partes, como diria Jack o Estripador.

"Mas será que também não existe aquele músico que, se tirares a partitura da frente, fica mais perdido que cego em tiroteio? "

Eu já toquei violino na orquestra sinfônica da minha cidade. é muito comum que os músicos de formação clássica não tenham experiência com improvisação, logo, a situação que tu descreveu é super comum.

"Será que não há aquele músico que é incapaz de compor algo que não seja estritamente dentro do conhecimento dele de um dado campo harmônico ou uma escala específica (e só das que conhece)? "

Mas se o cara só conhece um campo harmônico e não sabe que existem outros, esse cara não é limitado. Ele é uma anta, para dizer o minimo!!

"Será que não há aquele que nunca "ousa" nada diferente, porque prefere sempre andar "nos trilhos"?"

É só ligar o rádio e ouvir o Pop/Rock nacional e internacional (com raras exceções).

"Como poderia existir um Hendrix, só para citar um exemplo, se todos os músicos andassem só "nos trilhos"?"

Velho, falando em termos de composição, ou seja, ritmo, harmonia e melodia (sendo bem básico), hendrix não tem nada muito surpreendente. Ele foi um guitarrista revolucionário, não um compositor revolucionário.

Abração e espero que tu não me leve a mal!!

Sioux

"Não acho que "só quem estuda teoria" pode ou deve fazer sucesso."

Eu nunca disse isso! Eu acho que tem tem conhecimento, tem mais oportunidades. Só.


"Conheci alguns musicos que estudam música até hoje e não tem "nenhuma percepção musical".

Caras que sabem tudo de escalas e acordes, leem partituras e não tem um pingo de musicalidade.
"

Também conheço gente assim. Só acho que eles estão estudando a coisa errada. Com o tempo eles costumam se dar conta disso.


Tocar um instrumento musical é pra quem quem "dom".

Discordo. Demorei dois anos para conseguir afinar minha guitarra. Não tinha dom musical. Mas tinha o dom mais importante - A paciência.

"Agora, quando uma pessoa nasce com um Dom pra música, neste caso para guitarra, esta pessoa pode perfeitamente aprender a tocar sendo autodidata, desenvolver seu ouvido e até compor e fazer sucesso. Eu não acho injusto saber que "fulano" é um famoso guitarrista e não sabe teoria.
Ele não está lá "tomando lugar de quem estuda 12hs por dia".
Ele está lá por mérito. Cada um que faça por merecer.
"

Lógico! A unica palavra que eu não usaria aí é sucesso, pois tem muita gente que não é capaz de fazer música e é um sucesso. Não vou citar nomes pois seria anti-ético.

Mas se um cara é mega talentoso, nunca estudou e toca super bem, ou seja, nasceu com o dom, sorte dele e parabéns! Se ele produzir música boa, eu vou estar na fila para pegar um autografo.

A única coisa que eu afirmei é que eu não sou assim. Eu tenho que estudar e muito para produzir/tocar a música que eu amo. Só isso!

Abração!!

De Ros
Veterano
# nov/10 · Editado por: De Ros
· votar


TerraSkilll

"No seu ponto de vista, sabe teoria quem lê partitura (em um grau mediano, não vamos dizer excelente). "

Eu nunca disse isso. Tu perguntou quem era analfabeto musical, e eu respondi que analfabeto, pela lógica, é quem não sabe ler.

No meu ponto de vista, saber teoria tem diferentes niveis. Tocar um mi maior e dizer: "Olha, eu estou tocando um mi maior", já é saber teoria!

Mas saber quais intervalos compõem esse acorde, em quais campos harmônicos ele pode se encaixar e quais ferramentas melódicas pode usar sobre ele, é saber teoria num nível mais elevado.

"Caro Sioux, creio que o De Ros se referiu ao fato de que o conhecimento teórico lhe abriu portas. Existem sim pessoas que conseguem destaque mesmo sem esse conhecimento. Não é uma regra saber teoria, nem ela garante sucesso ou fortuna, mas não se perde nada, e ganha-se muito, adquirindo conhecimento."

Perfeito!

Acho o Gilmour genial. Pouco me importa se ele sabe algo de teoria.

Se tem gente genial aqui no fórum, não percam tempo estudando isso! Vão fazer música que eu quero mais é ouvir os sons fantásticos que vocês tem na mente!!

Como não é o meu caso, fico aqui estudando!

Abraços!!

Mateus Z.
Veterano
# nov/10
· votar


Para mim não existe dom.

Existe repetição, dedicação, esforço, responsabilidade, mais dedicação, paciencia, dedicação, repetição, paciencia, amor, dedicação, paciencia, esforço e recompensa.

Estou fazendo um curso de leitura rapida e integral (PILBRA). E olha, eu fiquei impressionado, como os exercicios e as repetições te ajudam a ficar cada vez melhor no que você faz, mais rapido, mais objetivo, mais tecnico.

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

No fundo é melhor assim, pois sobra mais oportunidades de trabalho para quem quem se dedica e estuda música à fundo!

Concerteza cara, quando o cara passa a viver da musica, ele terá que se aprofundar e estudar pra caralho, ele irá sentir a necessidade de saber mais, porque o mercado de trabalho pra musico é uma bosta!

So citei o guitar pro pq é uma ferramenta muito útil, ainda mais pra pessoas como eu, que não sabem ler partituras, e nem pretendem.

Mas com certeza quem quer viver da musica terá que estudar, e muito!

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Mateus Z.
Para mim não existe dom.

Existe repetição, dedicação, esforço, responsabilidade, mais dedicação, paciencia, dedicação, repetição, paciencia, amor, dedicação, paciencia, esforço e recompensa.


Acho que voce está enganado.
Ou acha que a jovem abaixo tem muito mais anos de treinamento e repetições do que a maioria aqui?



JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


De Ros
se, em algum momento, fui ríspido, te peço desculpas

De forma alguma, cara. Você é um dos mais educados do fórum. Só falei aquilo porque tem uns e outros, que quando há um pingo de discordância, já partem para o "tapa". hehehe!

De resto, tá tudo certo!

Abração!

PS: só me permita tocar em mais um ponto: eu acho que o tal do "dom" existe sim. Mas concordo com você que, com muito esforço, se pode ser bom em quase qualquer coisa, mesmo que o tal "dom" esteja meio "escondido"... rsrsrs

Bigtransa
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--
São memórias de vidas passadas....

Pé de chinelo
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--

cara, com certeza esse moleque ja treinou e repetiu mais vezes que muitos que frequentam o cifraclub

esse garoto tem um dom sim, pra mim o dom é só uma facilidade de aprender......não adiantaria nada ele ter o "DOM" se não fizesse os exercícios e praticasse muito!!

abs!

De Ros
Veterano
# nov/10 · Editado por: De Ros
· votar


JJJ


Putz, cara, lá vou eu de novo... Eu nunca afirmei que não existe dom!!

Quem disse isso foi o Mateus Z.


Eu disse que eu não tinha o dom musical, mas o dom da paciência!

Ainda bem que tenho bastante... Huauhauhauhauha!!

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--

Pra mim existe os que tem mais facilidade de aprender e os que tem menos facilidade de aprender, acho que isso pode ser chamado de "dom".

TerraSkilll
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros
Eu nunca disse isso. Tu perguntou quem era analfabeto musical, e eu respondi que analfabeto, pela lógica, é quem não sabe ler.

Eu entendi mal então. Desculpe novamente.

Também considero que existem diferentes níveis de conhecimento teórico. Mas já vi gente discutir (e muito), pois considera que teoria é ser "excelente" em um aspecto só (leitura de partitura, por exemplo), quando a teoria não se resume a isso.

Abraço.

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--
é obviamente um anão disfarçado!

Mateus Z.
Veterano
# nov/10 · Editado por: Mateus Z.
· votar


Math-Ador
hahahaha muito bom

Ant--
Com disseram, eu tenho certeza que os pais dela, ou o professor fez ela treinar e treinar essa musica, muitas vezes, muitas e muitas vezes. E como ela é criança, nao tem coisas a fazer no dia a dia, entao ela treinou dias e dias até chegar a esse ponto.

edit: Sem contar que asiático é um povo foda, com todo respeito, mas como dizem "se voce acha que você é bom em alguma coisa, sempre lembre de um asiático".

Claro, nao to afirmando isso, nao conheço a Xung-li ai, mas tenho quase certeza que foi isso que aconteceu.

Eu quando era piazinho, ninguem me ganhava no Winning Eleven, podia pegar qualquer marmanjo, pq? Pq eu jogava aquela merda o dia inteiro, sem comer, sem ir no banheiro, virava a noite jogando aquilo. Dai uns chegavam, pow esse pia tem o dom no video-game. Dom nada, treinamento, vício, repetição.

Claro, alguns tem mais talento que outros, Ronaldinho, a bola parece que nasceu com ele, mas ele quando era muleque, nao estudava e ficava jogando o dia inteiro futebol. Mas o talento dele faz com q ele se torne algo diferencial.

Acho DOM uma palavra muito forte, sobrenatural, algo do além. Minha opinião é que nao existe dom. Existe dedicação e um talento que faz uma pessoa se diferenciar da outra.

edit: outro exemplo de treinamento e repetiçao. Pra mim esses caras não tem o dom de acertar tudo em lugare dificeis. Se voce nao tiver nada pra fazer, que é o caso deles, voce iria ser bom que nem eles.



MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Ant--: Ou acha que a jovem abaixo tem muito mais anos de treinamento e repetições do que a maioria aqui?

Acho mais fácil ela ter sido encolhida, parte de uma experiência macabra! uhauhauh

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Sim, feita pelo Satânico Dr. No...
Ah,ah,ah,ah,ah..... (risada sinistra!)
Abç

Mateus Z.
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Eu não duvido. hahahaha

Vagabond
Veterano
# nov/10
· votar


Hendrix tambem sabe nada
Porra velho... o cara ta morto!

JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


De Ros
Eu nunca afirmei que não existe dom!!
Quem disse isso foi o Mateus Z.


Ah, então tá bacana! Me enrolei com tanta opinião... Sorry! :-)
E mais uma coisa: é claro que você tem o dom! Talvez tenha só demorado um pouco a florescer, mas se você não tivesse, seria um guitarrista médio, não o baita guitarrista que és.



Assim sendo... Mateus Z., pra mim "dom" existe. Se é sobrenatural, genético, acaso ou vem de Deus isso eu não sei, mas tenho visto muita gente que, praticamente do nada, sai fazendo alguma coisa razoável (não só em música como em outras áreas). Bem como outras pessoas que, tentam, tentam, tentam e só conseguem, depois de muito esforço, algo mediano. Portanto, eu acredito em "dom", seja isso o que for... Pode chamar de "talento", "jeito pra coisa"... dá na mesma.

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


dom = Icso non ecziste!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical