presciso soldar algums fios nos potenciomentros e jack.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/10


    ok tem varios topicos sobre isso? tem !varios videos no youtube sobre isso? tem! mais eh tudo muito direto e rapido ,fora que tem informaçoes que variam de video pra video e tudo isso acaba criando mais duvida que entendimento.


    pra começar ,sobre os materiais:
    ferro de solda 30w -ok,ja comprei.
    ai vem um pininho de ferro junto com o ferro de solda ? oque eh isso e pra que serve?.

    nas instruçoes do ferro de solda diz que pode usar,cobre, e o caralho a 4, e pelo que notei pesquisando ,percebi que eu devo usar na guitarra estanio certo? mas se eu nao achar estanio, qualquer tipo de solda serve?
    terceira duvida quanto a essa solda de estanio , pelo que eu procuro em ingles?

    ta beleza , agora na situaçao hipotetica de eu ja ter todos os materias:
    toco com o estanio no ferro de solda dai coloco no fio , dai coloco no conector do jack passo o ferro de solda e deixo grudar?

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
    · votar


    não é por mal, se escreve ESTANHO com H.

    pininho de ferro? não consegui visualizar o que é isso. tem fotos, nome, sei lá? :P

    nunca vi usar nenhum outro metal que não seja estanho para se soldar com ferro de solda caseiro. outros metais tem o ponto de fusão muito alto e não derretem com ferro de solda.

    existem diversas técnicas para se soldar. uma delas é a que vc falou, mas existem outras muito mais eficazes...

    soldar parece algo facil, mas exige muita prática até ficar bonito e perfeito, recomendo que vc treine bastante antes de tentar soldar algo "caro"...

    vc entende inglês?

    se entender, põe no youtube "How to Solder", como você mesmo já disse, existem centenas de vídeos no youtube sobre isso, bem ilustrativos.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara, pra soldar vc vai precisar do ferro de solda, solda (estanho/chumbo - 60/40), e é bom comprar aquelas "garrinhas" que seguram os objetos a serem soldados, pois, a não ser que vc tenha 4 mãos, vai ser difícil segurar a solda, o ferro e os componentes a serem soldados.

    O pininho de que vc se refere deve ser a solda em si.

    Pra soldar:

    Use as garrinhas que falei pra prender os objetos a serem soldados na posição correta.

    Toque o ferro de solda no exato local da solda e vá adicionando a solda (pininho) a esse local.

    É prática.
    Pratique antes de efetivamente tentar soldar seus componentes.

    E veja vídeos no Youtube....



    Um aceno de longe!!!

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    A BEST é uma excelente marca de solda, mas vc pode comprar outras, claro.

    http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm



    Um aceno de longe!!!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei
    vlws cara, maisse no caso eu quiser soldar um fio no potenciomentro da guitarra, qual seria a ordem das coisas?

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    Ter as ferramentas

    - Ferro de Solda

    - Solda

    - Suporte para ferro de solda

    - Garras para prender componentes a serem soldados

    - Álcool ou bombril, pra limpar as superfícies das partes a serem soldadas antes de soldar.


    Basicamente, é isso.



    Soldando


    - Limpe as superfícies a serem soldadas (no caso, a carcaça do potenciômetro) com álcool e papel higiênico, ou dê uma raspada com bombril.

    - Estanhar a ponta do ferro de solda: Aplique a solda 60/40 na ponta do ferro de solda (quente, claro). A ponta ficará com uma cor viva, brilhante. Retire o excesso na esponjinha.

    - Prenda o fio e o potenciômetro nas garrinhas de forma que fiquem firmes e vc não precise segurá-las.
    Use as mãos apenas pra segurar a solda e o ferro.

    - Toque a ponta do ferro de solda no ponto exato a ser soldado, e vá rapidamente adicionando a solda (60/40) até ficar com solda suficiente pra prender os componentes.


    Cuidado pra não deixar o ferro de solda em contato com o potenciômetro muito tempo, pois pode estragar o potenciômetro!!!



    Qualquer coisa, tamos ae.

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Jube
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Se você não sabe soldar, isso vai dar problema!

    Faz o que o Del-Rei recomendou, pratica muito antes de soldar a guita, vai por mim, experiencia propria!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei
    +1

    realmente valeus cara.

    vou praticar em latinhas de coca cola primeiro .
    ai quando eu achar que ja tou safo o suciente eu tento com os potenciomentros

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a presciso soldar algums fios nos potenciomentros e jack.