Swing Jazz Ajuda

    Autor Mensagem
    Rednef2
    Veterano
    # nov/10


    To começando a estudar jazz, e logo na primeira parte nao entendi uma parada do jazz: swing.

    tava vendo pelo site www.jazzbossa.com
    e essa explicação nao ficou muito clara

    O elemento mais básico do suingue do jazz é a colcheia suingada. Na música clássica, as colcheias num compasso 4/4 devem ocupar exatamente metade de um tempo cada. Elas são chamadas pelo pessoal do jazz de colcheias exatas (straight eighth notes, ou simplesmente straight eighths). Toque uma escala de Dó Maior ("Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó") com colcheias exatas. Se tiver um metrônomo, ajuste ele para 96 batidas por minuto. Essas são semínimas: "um dois três quatro". Agora subdivida isso mentalmente: "um-e dois-e três-e qua-e".

    Uma aproximação comum para o suingue do jazz usa tercinas. Os tempos básicos são subdivididos mentalmente como "um-e-a dois-e-a três-e-a qua-e-a", e você toca somente no tempo e no "a". A primeira nota de cada tempo terá o dobro da duração da segunda. Isso vai soar como um Código Morse traço-ponto-traço-ponto-traço-ponto-traço-ponto, e é exagerado demais para sua utilização no jazz. Em algum ponto entre as colcheias exatas (proporção 1:1 entre a primeira e a segunda nota) e as tercinas (proporção 2:1) estão as notas do verdadeiro suingue do jazz. Não posso dar uma proporção exata, contudo, porque ela varia dependendo do andamento e do estilo da peça. Em geral, quanto mais rápido o andamento, mas exatas as colcheias. Além disso, os músicos da era pré-bebop geralmente usam um suingue mais exagerado do que os de períodos posteriores, mesmo no mesmo andamento. Independente de qual seja a proporção, a segunda "metade" de cada tempo geralmente é acentuada, e os tempos dois e quatro geralmente são acentuados também. Aqui também a quantidade de acento depende do músico e da situação.


    alguem pode explicar um pouco mais claro ae hehehee
    flw

    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cara o lance é você dar uma leve aumentada na duração de uma das notas, causando um leve "deslocamento" nos tempos.

    Por exemplo se você fosse subdividir um tempo em 3 partes iguais cada uma valeria, digamos, 1. Assim sendo o valor de cada uma das 3 notas tocadas dentro do tempo seria 1, 1 e 1. O swing reside justamente em modificar levemente esses valores, fazendo com que eles passassem a valer, por exemplo: 1.3, 0.7 e 1.

    Isso da a sensação ritmica do swing.

    Loues
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Cara, o swing é algo que se sente, vais ter que ouvir bastante jazz, e aí tu vai pegar o jeito de tocar... esse jeito varia até entre as vertentes e músicos de jazz... assistir vídeos dos mestres tocando também ajuda a entender e se familiarizar...

    o que posso dizer é que na maioria das vezes o swing do jazz é mais sutil que o do blues, mas isso também é generalização...

    o melhor a fazer é ouvir bastante seus músicos preferidos improvisando, e tentar captar aquele jazz feeling que eles têm...



    EDIT: Eu pessoalmente gosto do jazz tocado meio abrasileirado, se me entendem...

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Rednef2
    sei la..so estudei isso,nao so tocador de jazz,como foi falado ai o negocio e vc escutar bastant4e pra pegar o sotaque da coisa..mas pra nao ficas so filosofando e colocar a teoria em pratica hehe ..colcheia swing é o seguinte imagine uma tercina com uma pausa no meio ou a primeira nota da tercina ligada com a segunda.. e a acentuaçao q vc falou é do ritmo de jazz acentuaçao no 2 e no 4 ..abraço

    Rednef2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vlw pela ajuda galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Swing Jazz Ajuda