Ajuda de composição, escalas e dicas. Comparilhe seu conhecimento.

    Autor Mensagem
    Heldson
    Veterano
    # nov/10


    Preciso fazer um arranjo de guitarra, com solos e talz, encima desses acordes:
    A/C# Am F#m D/F# C G/B A A/G# Bm


    De preferencia no refrão :
    Bm A A/F# G Em A

    Ja tenho o formato do solo, mas tem detalhes que há bloqueio nas ideias. Nessa música qual escala eu posso aplicar "De preferência no refrão". Dando um som mais triste, emotivo e talz. Pouca "alegria" e mais emoção.

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Up!rs

    Nerferus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tenta usar a penta de B ou D blues
    eu acho

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    a penta nao encaixa, ja tentei...claro q tentei na penta menor, pq eh mais trste e talz...

    Nerferus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    qual o tom?

    Stalingrado
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    A/C# Am F#m D/F# C G/B A A/G# Bm

    Cara, a música modula várias vezes... Creio que não dê pra usar uma única escala.

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Stalingrado

    Como eu disse, a maior importancia é o refrão:
    Bm A A/F# G Em A

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Onde[escala] eu poderia encaixa-lo?

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson

    Bm A A/F# G Em A

    Essa parte está em Bm, logo, pode usar a escala de Bm (que tem os mesmos acidentes de D maior) e a penta de Bm.

    Tem outras coisas, mas por aí já está respondida a tua pergunta.

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tem outras coisas, mas por aí já está respondida a tua pergunta.

    De Ros
    Adoraria somar esse conhecimento.

    Pode falar, se podr =]

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    a parte do refrao ja ta mais dq respondida pelo De ros

    essa encrenca sei la.podem rir hehe eu faria o seguinte:
    A/C# Am F#m D/F# C G/B A A/G# Bm toca todos os acordes q tem ai com escala de la maior,e mudar pra sol maior no C(lidio) e no Am(dorico) e G/B(jonio),vc pode tentar improvisar tudo com a penta de la maior com a blue note ( la si do do# mi fa#) q se vc souber parar nas notas certas sobre o acorde de la menor e o de do vai dar um efeito bluesy e no sol com baixo si e so nao parar na nota do#,....ve ai oq acontece,abraço obs.... faz no refrao mesmo com si menor q e bem melhor

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson

    De nada, é um prazer ajudar!

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vlw De Ros

    Se houver outra escala postem aí, apesar da pergunta ser respondida.

    De Ros
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: De Ros
    · votar


    Heldson

    Acho que tu não entendeu muito bem, hehehe. Eu fui um pouco irônico ao dizer :

    "De nada, é um prazer ajudar!"

    Pois respondi a tua pergunta e tu não me disse sequer um tradicional "obrigado", e já fez outra pergunta!

    Geralmente, quando isso acontece, eu não posto mais no tópico, mas acho que tu não quis ser indelicado, só não te deu conta de que não agradeceu, não é?


    Respondendo a tua outra pergunta-

    Colocar todos os acordes num mesmo campo harmônico é a maneira rock/pop de improvisar.
    Estabelecer uma ou mais escalas, de diferentes campos harmônicos, para cada acorde é a maneira jazz de improvisar.

    Dá também para fazer um mix dessas duas maneiras. No caso, eu dividiria no meio (acreditando que cada acorde tem um compasso de duração). Então, nos acordes Bm A F#m7 eu usaria a escala de A maior e nos G Em eu iria de G maior, voltando para A maior no último A.

    Também daria para usar "target notes" (notas alvo), arpeggios, pentatônicas, aproximações cromáticas, intenção Blues e uma série de outras "ferramentas" de improvisação, por acorde ou por grupos de acordes, mas daí, só para quem sabe harmonia... Tem ótimos tópicos sobre harmonia aqui no fórum! Com certeza vão te tirar muitas duvidas!!

    Abração, e espero que tu não fique chateado comigo!

    Boa sorte!

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    De Ros
    o teu post ele nao agradeceu...o meu ele nem tomou conhecimento,provavelmnte nem leu....coloquei exatamente oq c falou,de usar a escala de la maior e de sol maior....depois editei dizendo q e pra usar a penta de si menor mesmo....bom eu ja nem fico chateado mais de responder e ninguem dar a minima......acho q vo procurar um psicologo pra me dar uma animada e ai ja levo a penta menor q o Heldson falo q ta triste heheheheehhee

    -Dan
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    De Ros
    Colocar todos os acordes num mesmo campo harmônico é a maneira rock/pop de improvisar.
    Estabelecer uma ou mais escalas, de diferentes campos harmônicos, para cada acorde é a maneira jazz de improvisar.

    Dá também para fazer um mix dessas duas maneiras. No caso, eu dividiria no meio (acreditando que cada acorde tem um compasso de duração). Então, nos acordes Bm A F#m7 eu usaria a escala de A maior e nos G Em eu iria de G maior, voltando para A maior no último A.

    Também daria para usar "target notes" (notas alvo), arpeggios, pentatônicas, aproximações cromáticas, intenção Blues e uma série de outras "ferramentas" de improvisação, por acorde ou por grupos de acordes, mas daí, só para quem sabe harmonia... Tem ótimos tópicos sobre harmonia aqui no fórum! Com certeza vão te tirar muitas duvidas!!


    Já que ele não agradeceu, obrigado pelas dicas sobre solar por escala em cada acorde. Antes eu só usava o método rock pop! Vlw!

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    sidguitar1

    Tranquilo, o negócio é se acostumar mesmo!
    Abraço!

    -Dan

    Beleza velho! É bem interessante, tu pode mudar muito clima e variar bem intensamente as intenções de cada acorde! Costuma ficar bem legal, depois que tu pega a prática.

    Abraço!

    Heldson
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Heldson
    · votar


    De Ros
    Acho que tu não entendeu muito bem, hehehe. Eu fui um pouco irônico ao dizer :

    "De nada, é um prazer ajudar!"



    Eu entendi muito bem a irônia, rsrsrs
    Só axei conveniente questionar vc... =]

    Sobre o tradicional obrigado, eu falei, vc q não viuh... Hoje em dia os jovens usam a pequena palavra "Vlw" que significa Valeu, que em o msmo sentido de Obrigado.

    Msmo assim, vo falar[novamente]
    Vw = Obrigado; pela colaboração e atenção.

    Tah bom assim?rs

    Abraço

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pra dizer a verdade, eu aprendi muito com as ultimas dicas d De Ros

    Aew galera, antes de fazer um movimento, por causa de um ñ obrigado, observe nte de falar.
    Eu disse lah encima(pra mim significa muito obrigado)->Vlw De Ros

    sidguitar1
    discupa aew, não vi sua ultima dica.
    ->Vlw

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson

    Tranquilo velho! Te peço desculpas, acabei sendo grosseiro contigo.

    Abraço.

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda de composição, escalas e dicas. Comparilhe seu conhecimento.