por favor essa minha pergunta é muito séria

    Autor Mensagem
    guitartrek
    Veterano
    # jan/03


    Improvisar significa: criar na hora, sem preparação anterior ?
    Se for assim, então, no ensaio, no meio da música eu tento inventar um solo em cima de uma escala (pentatonica ou modo grego ou etc...), me dou bem na hora e invento um solo maravilhoso. Ai, na hora do vamo vê,quando subo no palco prá tocar a mesma música, chega naquele mesmo pedaço, vou fazer a improvisação, não me dou tão bem e o que invento usando as mesmas escalas de antes (sai uma mer...). Ai penso, putz, deveria ter decorado o solo que inventei durante o ensaio. Ai vai a minha pergunta: a improvisação é uma coisa que nunca deve acontecer no palco ? no palco eu devo tocar o que inventei no ensaio prá não correr o risco de inventar uma porcaria na hora ?
    desculpem pelo tamanho da pergunta, abraços e agradecimentos a todos os que tiveram saco de ler isso tudo e feliz 2003 guitarristas do meu Brasil

    Chicao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Olá. Isso acontece com muitas pessoas em palco. o que voce tem que fazer é lembrar de como começa e como se desenvolveu o solo do estudio que deu certo. o que aconselho mesmo é voce em palco lembrar de variar bem os desenhos das escalas que voce utiliza normalmente porque isso que te vai dar uma boa ideia nos seus solos! =) na minha opiniao a improvisaçao deve ser feita sim no palco mas voce antes tem que treinala bem pra ter a certeza que vai subir em um palco e ter um bom rendimento na hora de solar. voce deve sempre se concentrar bastante no que esta fazendo. pode bater um branco mesmo mais sempre mantenha a calma e olhe para o que voce esta fazendo. procure sempre olhar pra tua mao e ouvir o que voce ta fazendo. faça de conta que o publico nao ta ali e se concentra no que vc ta fazendo que tenho a certeza que daí voce detona! =)
    Boas improvisaçoes!
    Abraços do Chicão! =) =) =)

    nukebass
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Tente criar uns clichês e frases em várias tonalidades pra na hora vc utilizar... a improvisação é um discurso musical, com começo, meio e fim; tente organizar seus solos dessa manaira que vc vai entender melhor...
    Outra: muitas vezes o "menos" é "mais"; ou seja: no começo tente não usar muitas notas... seja mais melódico, tente cantar o que vc toca e tocar o que vc canta... isso é um ótimo exercício pra improvisar... vá devagar, muitas vezes corremos demais e acabamos levando uma queda... sacou aí a parada?

    Boa sorte!!!

    Randy Rhoads
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Eu acho q o que nos leva a ser bom na improvisação é muito treino mesmo. As frases q voce achou q ficou legal, com muito treino, automaticamente vc vai assimilar elas e vai colocá-las no melhor momento quando estiver improvisando. É claro q quando vc está num palco as coisas são diferentes, mas não tenha medo de tentar.

    Uma pequena obs: Eic Clapton gravou vários solos enquanto "brincava" com a guitarra no estúdio. Enquanto ele tocava sem compromisso, os produtores ligavam os gravadores sem ele saber e assim foi gravado vários solos que estão presentes em suas músicas.

    yvo
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    irada essa parada do clapton
    pra mim o principal de td eh vc conhecer os modelos das escalas, decora-los, e treinar mto o improviso.
    pega bases de solos na net ou sdimplesmente uma musik q vc ache q daria um bom immproviso, ai vc vai conhecendo cada vez mais o braço da sua guitarra e as ideias virao automaticamente, e eh claro, as frases q vc faz e depois para e pensa: prra isso fico mto irado, vc grava automaticamente na kbça ( pelo enos comigo eh assim)
    flw :S

    Ray
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Você provavelmente se dá bem no estúdio, que é um ambiente que a gente pode e deve usar pra fazer experiências e buscar novos sons, porque não existe a pressão da galera.
    No caso específico do solo, se você já sabe qual escala vai usar, qual tom e deu tudo certo no estúdio, a dica seria observar a tônica da escala (onde você pode parar) pois o baixo também deve acompanhar seu improviso, mantenha contato visual com a cozinha quando estiver para finalizar ou virar o solo. Se todo mundo tiver fazendo sua parte e te ajudando na hora, não tem erro. Faça marcações no solo, por exemplo: Avise ao pessoal quando você der aquele bend longo seguido de uma olhada para o batera, todos devem se preparar para fechar ou voltar à música.
    Abraço.

    Digao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Vc consegue falar em publico de improviso??? Tipo um padre dando um sermao na missa... isso e um improviso so q com a guita... e como fazer um discurso... Com o tempo vc vai criando seus licks (frases, expressoes) e vai construindo o seu "vocabulario" dai no meio da musica e como se vc fosse falar pra galera... Teoricamente e facil.. e so treinar bastante... mas nao ficar treinando em casa uma coisa massante... junte os teus amigos comecem a tocar um blues e fiquem todo mundo improvisando, com o tempo vc se acostuma e passa a ser natural...

    guitartrek
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Olha as respostas que estão vindo são muito boas mesmos. Abração a todos, vcs são demais pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a por favor essa minha pergunta é muito séria