Heitor Villa Lobos - Estudo n 1 . Para quem gosta de violão clássico

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30


Essa é para quem gosta do grande mestre villa lobos e violão clássico. Sei que poderia estar na parte de violão, mas como aqui dá mais ibope e ninguem me conhece lá, resolvi colocar na guitarra mesmo.

Foi gravado com um di giorgio 38 (acustico mesmo) e microfone apenas, a gravacao ta meia tosca porque tenho que colocar o ganho do microfone muito alto pra sair algo. As cordas do violao deve ter uns 5 anos, hehe.

Chega de palhetada, vamo ao dedilhado agora! kkk

Desculpe erros de execução, mas essa música não é das mais fáceis não e não pratico ela a uns bons anos.

http://www.4shared.com/audio/7CLePntu/Heitor_Villa_lobos_-_Estudo_n1.h tml

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30


Tem pouca sustentação nas notas, mas isso é culpa das cordas, sua mao direita ta meio travada, tenta estudar os arpejos com mais calma que sai facil. Dá uma estudada em algum metodo do abel carlevaro sobre tecnica da mao direita que evolui sua tecnica bem rapido. Abç

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

vlw! ai. sustain nao vai ter mesmo... a corda ta verde! hehe braço imundo, violao é de 1968, precisa de um luthier.. hehe a gravacao contribuiu tambem. Quanto a mao direita, em dedilhado desse nivel vai ta travado mesmo, anos tocando guitarra com palheta e deixando o violao de lado hehe da nisso.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


acho que ninguem curte violao classico...

Daniel Orp.
Veterano
# nov/10
· votar


acho que ninguem curte violao classico...
 
o que te leva a achar isso?

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Cara, se tu soubesse o quanto estudei essa peça! A minha ideia era fazer com palhetada hibrida e um pouco de drive.

Nunca cheguei na metade da velocidade que tu gravou! Que ideia mais besta a minha, hehehe!

Parabéns, tá bem legal!

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Poxa cara, vindo de voce é uma honra. obrigadao mesmo..

poxa mas gravou com palhetada hibrida isso ai? que isso..., nem com 50 anos de estudo acho que eu conseguiria nessa velocidade. kkk

Gasparzim
Veterano
# nov/10 · Editado por: Gasparzim
· votar


Cara gostei demais, q é isso

muito difícil esse estudo

parabéns

Ricb
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Fora o detalhe das cordas, alguns arpejos estão embolados, falta fluencia em algumas partes na transição de um arpjo para outro.
De uma atenção especial aos ligados e aos harmonicos no final.

Toque um pouco mais lento para que as quebras entre os arpejos não se tornem parte da musica, isso da muito trabalho para remover depois.

Mas , esta bom.... violão erudito é Floyd.....

Abç , Ricb

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


Ricb
Gasparzim

valeu ai os comentários

Loues
Veterano
# nov/10 · Editado por: Loues
· votar


Esse estudo parece ser bem difícil mesmo. Todos doze me parecem, na verdade... Cara, se com anos sem treinar tá assim, volta a treinar que tu deixa ele nos trinques...

Gosto bastante desse estudo aí, os últimos também são bem legais, espero chegar lá um dia!


De Ros
Já não é fácil tocar essa usando os quatro dedos, imagina só com a palheta, deve ser semi-quase-impossível...





PS.: O que as pessoas têm contra o "divulgue suas músicas"?

john_joao
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Fala rapaz! Ficou legal, mas houve alguns deslizes, parece que você ainda estava um pouco travado, acho que mais uns 15 minutinhos de aquecimento e tinha saido show bola!

um professor meu me indicou um dedilhado alternativo excelente, que consiste em atacar as notas alternando entre polegar e indicador(só essses mesmo), é muito bom mesmo, pois dá mais equilibrio e segurança.

tenta aí

abraço.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Nossa, não da nem pra imaginar essa peça tocada na guitarra, ou no violão com palheta. E do tipo de peça violonistica mesmo, que cai bem em um violao com cordas de nylon e de preferencia tocada dedilhando ao invés de palheta. Eu acredito que toca-la com palheta seria o mesmo que um violonista erudito tocando master of puppets no violão hahah.
Abç!

Drive30

Isso aconteceu comigo tambem, quando comecei a estudar só o erudito, isso a uns 2 anos. Tambem tenho um digiorgio 38, mas o meu é de 2008, esses antigos feito o seu são bem melhores, mas eu gosto pacas do meu.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Eu aprendi violão clássico primeiro, na idade da pedra, hehe, depois fui para a guitarra. acabei nao ficando bom nem em uma coisa nem outra. hehehe brincando, ganhei bastante versatilidade, da para se garantir com ou sem palheta hehe.

Esse violao era do meu pai, nao vendo nem a pau, muito bom, mas ta judiado coitado , preciso levar num luthier, nao ta segurando muito afinacao nao, isso é normal? acho que dá pra resolver num bom luthier.

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

" Eu acredito que toca-la com palheta seria o mesmo que um violonista erudito tocando master of puppets no violão hahah."

Na verdade, está mais para 4 violoncelistas clássicos tocando a "Master of Puppets", hehehe.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Não é normal mesmo, leva em um bom luthier, com certeza ele vai trocar o rastilho e a pestana e vai regular os trastes, talvez se for um cara legal nem te cobre tão caro pela revisão e conserto. Espero que fique legal, flws.

De Ros
Os dois seriam loucura...acho que o Villa Lobos ia voltar pra se vingar de quem fizesse isso hahah. Mas é serio, já tem peças eruditas que soam bem na guitarra, como o capricho nº 5 do paganini, ou a flight of the bumblebee do Rimsky korsakov, assim mesmo, acho que peças devem ser tocadas no instrumento para que foram escritas, no maximo, se a transcrição for ficar melhor no instrumento transcrito do q no original, como o bom velhinho Segovia dizia e tão bem fazia.

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


cuma



tomcykman
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Curti demais! Nunca cheguei muito a tocar violão clássico, mas é uma beleza que só..

Parabéns, ta iradásso!

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Escutei e não me convenceu... e acho que nunca vai me convencer...esse tipo de interpretação no cello tira muito da expressão do instrumento, quase não se ouve os vibratos, parece que a cada ataque com o arco que o sujeito executa tu leva um soco no ouvido...continuo com a velha opinião e que transcrição deve ser feita só se soar melhor no novo instrumento que no instrumento original( Pra mim o melhor do cello esta nas suites de bach, olha aquele preludio da suite 1 ). Tome como exemplo, Asturias, do Isaac Albeniz, bem sem graça no piano, neh?! Já no violão, fica incrivel, de uma intensidade verdadeiramente flamenca rsrsrs. Outro exemplo, Odeon, do Ernesto Nazareth. Já soa maravilhosa no piano, e no violão com o Carlos Barbosa Lima ficou ainda melhor, mais expressiva ( a forma dela é ABACA ) Na parte C ele tira um otimo tibre lindo do violão, com uma baita expressão... e tudo sem tirar a unidade da peça.
Bem essa é a minha humilde opinião, e nem de longe quero provar que estou certo, é só oque penso ( bem, é dificil falar tudo isso para um grande cara e baita musico como vc ) mas não podeira omitir oque penso.
Abraço

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Imagina velho, tu tem todo o direito de pensar como quiser! Eu particularmente adoro o Apocalyptica, acho eles criativos e ousados. Gosto do tradicional também, mas estou sempre com os ouvidos abertos para o novo!

Já que tu citou Asturias, que tal assim:



Por favor, uma analise musical apenas....


E Drive30, prometo que parei de desvirtuar aqui, hehehe!

Abraço e novamente, parabéns pelo som!!

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# nov/10
· votar


Para quem gosta de violão clássico

depois de conhecer as obras do Heitor Villa lobos acabei gostando

achei muito boa a execução da musica, eu ja tentei tira ela e não é nada facil... mas sendo exigente.. as notas do dedilhado tão muito misturadas, eu fiquei com a impressão que elas tinha que se destacar mais umas das outras

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

fique a vontade. nao ta desvirtuando nada nao

Chuck Bluesbreaker

valeu ai , abc.

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


Esse achei muito melhor que aquele apocaliptica, principalmente do inicio, ( a mulher encarnou uma cigana meu rsrs, e são muito bonitas ''não ia deixar de falar isso " ), mas não gostei da bateria... Não sei se você concorda comigo, mas a galera do hard rock/metal acha que tudo combina com bateria/percussão durante a música inteira. No erudito, percussão é só um naipe como as cordas ou as madeiras, acho que colocar bateria numa peça inteira desvirtua, mais até doque eu estou desvirtuando esse topico rsrs. Tome o bolero de de Ravel como exemplo, o sujeito da caixa repete um ostinado de 2 compassos por quase 15 minutos, mas isso faz parte do desenvolvimento da peça como um todo... e acompanha o desenrolar harmonico e melodico da peça, num crescendo do primeiro ao ultimo compasso... ou a Hungarian Rhapsody de liszt... quando os pratos entram junto com a orquestra inteira, vc se sente quse que ''num circo'', se os pratos não estivessem ali deixaria um lugar vazio, e a musica não seria a maravilha que é. Resumindo, acho que um instrumento deve ser usado dentro de uma necessidade logica e com bom gosto...seria o mesmo de alguem querer tocar Syrinx do Debussy ou o choro nº 2 do villa lobos com bateria no fundo ( e ainda por cima com pedal duplo rsrs ). Ou alguem tocando metalica no violoncelo.
Abraço.

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Pois é... Concordo com o que tu disse de arranjos de bateria "metal" serem cansativos e monótonos, mas para o meu gosto, o dessa música está excelente!

E Apocalypitica eu acho genial...

Ou seja, teu gosto é bem diferente do meu, o que, naturalmente, não é nenhum problema. É meio que normal, uma vez que para mim, tudo é música, então eu matenho a cabeça bem aberta para novos sons, experimentos e arranjos! Por isso faço coisas e ouço coisas que muita gente não gosta!

Abração!

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros


Poxa, eu não quiz dizer que arranjo de bateira heavy metal são monotonos... tem caras fazendo otimas coisas por ai, o Aquiles, o Mike Portnoy...só acho que sejam ruins os arranjos que os bateristas fazem em cima de temas/peças eruditos.l

É sempre bom falar com um cara que mesmo conceituado e capaz como vc é cabeça aberta e aceita a opinião dos outros. Valeu man, abraço.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


Nesse ponto vou ficar mais com o cuma, sou mais tradicional tambem, old school.. kkk talvez até mais.. pois nao gostei de nenhum dos 2 vídeos. Apocalyptica talvez até curto um pouco mais , por ser uma música mais adaptável , sei lá, adaptar musica popular ou rock é uma coisa agora adaptar o erudito?

Primeiro, acho isso extremamente dificil, e dou os parabens ao trabalho do de Ros que nao conhecia , mas vi aqui no forum, internet , musicas excelentes do amigo, tem que ser muito bom como musico para sair algo legal. Segundo, acho musica classica já perfeita, não tem como melhorar, (essa minha opniao) , eu sou cético quanto a isso. Asturias com violino ai , eu nao gostei , fica meio cadenciado sei la , notas cortadas, no violao é perfeito. Novamente, isso é questao de gosto, mas como respeito o dos demais, tambem estou indicando o meu.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Eu também estou aberto para novas concepções musicais...mas desde que sejam musicais, que tenham boa estetica...coisa que a meu ver faltaram nos videos q você postou... principalmente o primeiro.

Da uma olhada nesses videos. O primeiro, o Dyens que é um violonista, compositor e arranjador soberbo...trabalha com variações dinamicas totalmente fora do usual...timbres bem diferentes doque a maioria do erudito faz...faz o violão soar como um berimbau, e tendo que essa musica deve ter sido composta a no maximo 50 anos, pelo Baden Powell, é uma concepção musical bem contemporanea e inovadora.





Já no segundo, ele interpreta uma composição de Dizzy Gislepie, um jazzista....outra vez uma abordagem diferenciada de padroes dinamicos, de articulação e timbricos do instrumento, mas tudo soa claro e belo... O que eu quiz dizer De Ros, é que inovação deve soar bem, afinal de contas musica é arte, não uma forma de querer ser diferente de todo mundo fazendo arte de gosto e qualidade duvidosa. Villa lobos, Debussy, Paganini, Coltrane são só alguns exemplos de que inovação pode sim andar de lado com beleza e bom gosto estético.



http://www.youtube.com/watch?v=yeL5YNzvWek&feature=related




Drive30


Concordo perfeitamente com oque disse a respeito da musica erudita...da uma olhada nesses videos e vê se te aggrada.

Abç à todos!

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Cara, essa música o violao tem que soar como berimbau, afinal foi feita pelo Gênio Baden Powell junto com Vinicius de Morais no início da decada de 60 e a intenção era essa mesmo, fazer um som de berimbau no violao. Meu pai tocava isso. Me emociono até em ver, cresci ouvindo isso.. bom pra caralho. E belíssimo arranjo hein... Gostei . Baden Powell tá para o violao pra mim , como hendrix para guitarra.. o cara inovou e com muito bom gosto, músico e violonista supremo, que para variar fez mais sucesso na gringa do que aqui no Brasil, etâ paisinho... para não falar outra coisa.

Gostei bastante do video, muito bom gosto.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Tá aí um cara que eu respeito...o Baden Powell foi incrivel, meu pai e meu ex professor ( e amigo da familia ) gostam muito dele e de outros como Dilermando, Garoto, Ernesto Nazareth, o Villa Lobos...então esse mundo faz parte do meu desde criança tambem. E o Dyens é maluco mas é ''o cara ''.

Jim Marshall
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30


Beleza mano Drive30?

Achei muito legal cara!!!...

Eu cheguei a estudar um pouco de violão clássico na minha adolescência, mas a paixão pela guitarra falou mais alto...e agora não toco nem um nem outro direito...hehehehehe.


Abraço e continue tocando e gravando !


See ya!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Heitor Villa Lobos - Estudo n 1 . Para quem gosta de violão clássico