Valvulado? Solid State? Analógico? Digital? Homenagem ao Charlie Brown?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

O que conta é o design... hehehehhee

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Mas essa tua é um apego material muito bom... deixa eu pegar minha 335 e a gente vai conversar sobre algumas das suas filhotas aí... heheehhehehe

Demorou! hehehehehe

Pô, Nic, Fender mexicana é fina arte da luthieria... Tá de sacanagem? hehehehehe
Outra... Na fábrica da Gibson que eu fui, eles são especializados nessas mais trabalhosas, semi e archtops (se bem que algumas archtops vem de Montana). Mas a double neck e a custom branca são feitas lá em Memphis. Pelo que vi não é muito diferente, passa numas máquinas e boa. Algumas que fazem parte das Custom Shop são um pouco diferenciadas. Tá, mas tem um acabamento feito mais manualmente.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Eu não falei nada, só falei que elas sempre foram construídas por xicanos... inclusive dizem que o melhor "luthier" que tinha lá era um brasileiro que havia trabalhado na Del Vecchio, que chamava Tadeu Gomes, o Rampazzo tem até uma Telecaster de 1952 que foi feita por ele, e o grande motivo de ser o melhor ou um dos melhores de lá era justamente porque era um dos poucos que realmente sabiam o que estavam fazendo.

Cara, isso é complicado, no caso das archtops laminadas, dá pra "automatizar" mais, mas ainda assim pra fazer o laminado exige uma boa dose de conhecimento que pra fazer uma sólida não precisa.

Digamos que se qualquer operario pode fazer uma sólida, pra fazer uma semi-solida ou semi-acustica laminada tem que ser carpinteiro... hehehehhe

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Sim eu também, eu vivo uma dicotomia com elas, quando fica confortável pro braço direito, fica desconfortável pro lado esquerdo e vice versa, e quando fica legal pros 2, fica ruim pras costas hehhehehehe

E os controles estão todos numa posição estranha, alavanca dando trabalho, reentrâncias em lugar errado pro meu corpo, enfim, pra mim elas teriam que mudar muito pra ficarem confortáveis para mim, embora seja ultra confortável para a maioria.


Rá!!....Já desconfiava desde o inicio....Vc não é humano!!! Rá!!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Hum hum... heheheheh


Cara, sei lá, digamos que a posição delas ideal é na altura do quadril, só que essa posição é bem desconfortável pra mim, dá pra subir, mas quanto mais sobe, pior fica pra quem é alto e tem os braços bem grandes, então praticamente sou obrigado a subir muito, aí fica igual a tocar um cavaquinho, que tb cansa pra burro hehehhe

Enfim, pra mim guitarra tem que ter mais massa pra ser confortável.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Ops... Queria dizer isso das sólidas que vi ali.

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Todos

Bom, eu acho que vocês tem razão a respeito da minha argumentação. Ela é a MINHA opinião e eu deixei isso bem claro, não uma opinião universal. Porque até mesmo a minha opinião muda bastante. Um exemplo disso:

Há 2,5 anos atrás eu era o maior defensor das pedaleiras e dos bagulhos digitais. Tinha uma pedaleira, 200 gb de vst's no meu computador, etc. etc. Mas na época o meu foco musical era outro- eu gostava mais de procurar por timbres diferentes e timbrar os equipos do que de tocar guitarra em si (até porque eu não toco nada, e tocava muito menos na época). E defendia até mesmo as Variax, que eu ataquei muito antes.

Mas então o meu foco começou a mudar, especialmente no dia em que eu botei a mão numa semiacústica de luthier do meu professor (que por sinal, ligava a bichinha num valvulado handmade montado pelo pai dele, réplica do Fender Bassman). Eu valorizei aquele acabamento impecável da guitarra, e a sensação de tocar. A Strato passou a ser minha segunda guitarra preferida (antes era a primeira), ehuehue.

Além disso eu comecei a perceber que de todos os efeitos e simulações que a pedaleira oferecia, eu acabava utilizando 10 por cento. Ou até menos. De efeitos mesmo, só delay, reverb e chorus. Então eu vendi a minha pedaleira, e comecei a montar um setzinho analógico.

Quanto ao fato da produção das Fenders e Gibson ser em série, não é a isso que eu me refiro quando falo na arte da luthieria, mas sim no que é a guitarra (madeiras, captação, que cada um troca e troca...) E acho que a Variax, na minha opinião, para mim, e não como uma verdade universal e respeito quem não compartilha ela, até porque eu toco guitarra a 4 ou 5 anos, como amador, gravei uma ou duas vezes em estúdio, e não era dos grandes, e inclusive em uma delas eu usei uma GT8 emprestada em linha. Até porque o meu set é bem, mas bem ralé (uma Strato SX modificada, um ampli de 20w da landscape e alguns pedais). Ah, e por curiosidade, nesse momento eu estou instalando um vst de bateria de 4 gb.

Como eu disse antes, a minha opinião muda, e ela é só minha, e ao postar nesse tópico eu não queria "doutrinar", quiçá provar algo a alguem.

P.S.: Adoro stratos, sou strateiro de carteirinha, mas acho elas feias (3 captadores não dá um visual mto bonito). Les Paul é o que há em matéria de beleza e conforto, mas elas não proporcionam o timbre estalado que me agrada, que você só consegue em stratos.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Só eu notei que já se vão 10 paginas e que se não tivesse tido o Marketing no Titulo do tópico, se fosse só mais uma musica do Bog, ele não teria nem 3?

hehehehheheheheh

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

saquei..to só enchendo o saco!!

Mas que vcs são hereges são!!! Essa curvinhas sao sensacionais!!!

E concordo com a simplicidade do projeto e ate da execução dele( como nao concordar? hehe) ...Mas esse é o chã, é essa vibe da guitarra.....É isso que faz a ligação entre o instrumento e o "artista"...Essa guitarra simplesmente combina...quem escolhe uma strato como a guitarra numero 1 não é a toa!!

Quanto a preço, marca e etc etc etc....Ae são outros 500...







Sim, sou Fender maníaco!!!!! Pena que sou pobre, se não eles iam ganhar uma grana comigo!!!!hehehehe!!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Só eu notei que já se vão 10 paginas e que se não tivesse tido o Marketing no Titulo do tópico, se fosse só mais uma musica do Bog, ele não teria nem 3?

Cantei essa bola na primeira página!!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245368/#7111565

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Só eu notei que já se vão 10 paginas e que se não tivesse tido o Marketing no Titulo do tópico, se fosse só mais uma musica do Bog, ele não teria nem 3?

Hahahha, mas eu queria mesmo levantar a discussão. Até porque quase não se falou da minha musiquinha no tópico, e muita gente entrou na discussão sem ouvir. =P

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
nichendrix

Vocês estão sugerindo um complô? Greve contra o Bog? hahahahaha

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Como eu disse, eu não acho Strato ruim, se achasse não tinha 2 e não teria tido outras 3, o problema é que como eu disse, eu adoro o som, mas não são as guitarras mais confortáveis pra eu tocar, tanto que são as únicas que eu não consigo levar sozinha pra show, pq não aguento 2h tocando só com ela, sem sair dolorido de tentar achar uma posição boa pra ficar tocando hehehehhe

Agora como disse, esse som de sino é insubstituível.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
ogner


Bom, eu tenho uma...

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
Quanto ao fato da produção das Fenders e Gibson ser em série, não é a isso que eu me refiro quando falo na arte da luthieria, mas sim no que é a guitarra (madeiras, captação, que cada um troca e troca...)

Mas meu, a Variax também é feita de madeira, também tem braço, também tem captação (piezo, mas captação). Muita gente futrica até não poder mais, chegam a trocar o corpo inteiro mantendo só o miolo. O problema do desconforto e do pouco apelo estético a Line 6 já resolveu: as novas Variax foram projetadas por um luthier badalado. E lembre-se que mesmo o firmware que roda nela foi feito por uma pessoa, cada instrução que ele executa está lá porque alguém decidiu que ela devia estar lá - e para o desespero dos "industriais", fazer software de alto desempenho ainda é uma arte, e não uma ciência (diga-se de passagem, se desprender do "talento humano" é um dos problemas aparentemente insolúveis na computação).

Ou seja, uma Variax da vida tem por trás a mesma "humanidade" de qualquer guitarra que tenha saído de uma linha de produção, mesmo uma Fender ou Gibson (exceto Custom Shop).

Eu não estou dizendo aqui que a Variax é uma guitarra perfeita - tanto que eu vendi a minha, comprei uma G&L made in Indonesia e nem sonho em voltar atrás. Mas acho que esse papo de arte não convenceu muito...

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

Só para dizer que era brincadeira, quero mais é por lenha na fogueira do seu tópico!

Eu não conheço muito, mas o pouco que sei de "Arte de Luthieria" é bem diferente disso... Então não me convence em nada mesmo esse papo.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
e para o desespero dos "industriais", fazer software de alto desempenho ainda é uma arte, e não uma ciência

Nossa se isso for verdade vai mudar minha ótica em relação aos nerds!!! Nerds tb são artistas!?!? Não acredito!!!

hehehe!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Só existem 2 tipos de artistas, nerds e boêmios hehehhehehehe

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Agora fudeu!!! os boêmios eu sabia!!! Já os nerds....Pra mim eles só serviam pra deixar o mundo pior!!! ahuehuahuhe!!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Qualé... vamo deixar de parada otaria, se não for levar a sério eu vou-me embora, isso é uma puta falta de sacagem... hehehehhehe

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Porra, meu mundo ta caindo e vc me vem com essa de puta falta de sacanagem!!!! ahuhauehuhae!!!

Será que o Bill Gates é um artista então!?!

CAOS!!!

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Hehehhe, fazer software de alto desempenho exige conhecimento e rigor técnico sim, mas também muita criatividade para juntar os princípios e "pecinhas" da melhor forma para atingir determinado objetivo. Em softwares mais corporativos, existem vários métodos que, com algum sucesso, transformam tudo em uma espécie de linha de produção. Mas nessa parte mais "hardcore", o talento individual ainda pesa muito, o produto final é cheio de truques e "pulos do gato". Esse é um dos motivos pelos quais cada marca de simulador tem suas características sonoras. Claro, depois que o tal "talento" teve sua idéia, ele pode ensinar outras pessoas o "comofas" da coisa, da mesma forma que os tais operários chineses podem recortar a madeira no formato certo depois que o sr. luthier determinou qual era o formato certo.

Bog
Veterano
# nov/10 · Editado por: Bog
· votar


ogner
Será que o Bill Gates é um artista então!?!

Mas o Bill Gates nunca foi um talento da computação. Ele foi um talento na arte de ganhar dinheiro. Ele está para a computação assim como o primeiro dono do McDonalds esteve para a alta gastronomia. =P

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Sei lá, arte é uma coisa muito vaga.

O que não é arte?

É vago, é subjetivo.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil

Rapaz, como diria um personagem de desenho animado...

A arte é um estouro hehehehhehe

Bog
Veterano
# nov/10 · Editado por: Bog
· votar


ogner

Aliás, um dos livros mais clássicos da Ciência da Computação se chama The Art of Computer Programming. =P

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
nichendrix

O que não é arte?

Sei lá. Eu transito entre o nerd e o boêmio, mas artista não... hehehehehe

Puta falta de sacanagem mesmo!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
The Art of Computer Programming

Aposto que foi um nerd que escreveu e se acho "O" artista!!!

hehehe!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Discutir arte é um negócio tão doido... heheheh

Tipo eu estou dentro da linha que acredita que uma das premissas da arte é ser uma expressão livre de pensamento do artista (não vou meter outros requisitos no meio, por enquanto).

Por isso a arquitetura por exemplo não é arte, pode até ter alguns arquitetos que chegaram ao status de artista e atingiram esse estágio de poder se expressar livremente, mas via de regra existem muitos limitadores para a arquitetura, sejam legais, financeiros ou mercadológicos.

Nesse quesito criar um software também não seria uma arte, mas...

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

"Ele (Bill Gates) está para a computação assim como o primeiro dono do McDonalds esteve para a alta gastronomia."

Bah! Que frase!! Essa vou guardar e usar com parcimônia, só para momentos de alta filosofia, se o caro amigo me permite!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado? Solid State? Analógico? Digital? Homenagem ao Charlie Brown?