:::::: Sobre essa coisa de "Use a BUSCA!" ::::::

    Autor Mensagem
    victorhs
    Veterano
    # out/10


    Quando chega alguém com duvidas especificas sobre um equipamento, vem o moderador, posta o link de um tópico já existente e tranca o tópico atual...

    Só que quando você vai ver o tópico que o moderador recomendou é de 3 anos atras e as vezes também esta bloqueado. (impedindo a pessoa com duvida de continuar com a discussão)

    Sem falar que ao usar um tópico antigo a pessoa vai se basear em conceitos ultrapassados, de 3 ou 4 anos atras. Muitas vezes existem até novas alternativas com um custo beneficio melhor que na época de criação do tópico não tinha...

    Bloquear um tópico repetido não trás beneficio nenhum, ele continua ocupando espaço na primeira pagina. Na verdade só estão proibindo pessoas interessadas postarem nele, e no futuro esse próprio tópico trancado vai ser um dos resultados da busca e as pessoas não poderão postar nele.

    E sabe no que isso resulta?

    Um fórum pra músicos com tanto potencial como é o cifraclub, com quase 1 década de existência fica restrito somente a 10 tópicos novos por dia (isso na seção Guitarra que e a mais movimentada), a maioria dos tópicos é de gente postando cover porque sabem que se iniciarem uma discussão sobre um assunto um pouco velho vão ser barrados.

    Não precisa pensar muito pra perceber que esse numero super baixo de recorde de usuários online em um fórum tão antigo e conhecido esta diretamente ligado ao modo que o fórum é moderado.

    1- O cara chega aqui com uma duvida, fica com receio de criar um tópico.
    2- usa a busca e acha 99999 tópicos com 1 resposta cada um
    3- ele é obrigado a ir tirar a duvida em outro fórum porque mesmo que ele de um "up" numa discussão antiga aqui, a maioria dos usuários que postaram naquele tópico não frequentam mais o fórum.

    Percebam que a maioria dos tópicos bloqueados já tem 5 ou 6 posts (muitas vezes já tem post bem longos), com potencial pra uma boa discussão, pessoas interessadas... Aí o moderador chega e tranca... Por exemplo, fora o autor do tópico que é o mais interessado, quem vai querer perder tempo de postar em outro tópico onde já não tem aquele mesmo post do usuário X que você iria citar e responder?



    Bem, essa é só minha opinião, apesar de tudo gosto muito desse fórum. E desculpa pela bíblia escrita acima hauahua :D


    >> Qual é a opinião de vocês? <<

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    victorhs

    O FCC é um fórum de discussão. Se já tem um tópico aberto falando do assunto, basta dar continuidade. Pra que criar outro?

    Criando tópicos iguais, quem usa a busca acaba ficando pra consultar/pesquisar, acaba ficando sem saber em qual clicar.

    Se eu tô com dúvida, busco um tópico mais recente ou mais relevante sobre o assunto na Busca Avançada e posto lá. Simples assim.

    E as regras? Elas existem pra o fórum não virar uma zorra completa. Aliás, esse mesmo assunto que vc propõe aqui já foi exaustivamente debatido...

    Abs

    pscb
    Veterano
    # out/10 · Editado por: pscb
    · votar


    MauricioBahia
    O FCC é um fórum de discussão. Se já tem um tópico aberto falando do assunto, basta dar continuidade. Pra que criar outro?

    Eu acho que o problema é quando o tópico repetido já foi criado, gerou uma discussão de duas ou três páginas aí é fechado pela moderação.

    Claro que o erro foi abrir o tópico, mas o fechamento priva a continuidade da discussão.

    Outro problema é de cultura dos participantes. Quando alguém dá um up, muitas vezes quem responde acaba respondendo ao criador do tópico, não ao que deu o up. Eu mesmo upei um tópico sobre o Acedo 276, perguntando se os pedais ficavam bons sem loop. Ninguém respondeu. Se fosse um tópico novo, acho que teria a resposta.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Costa 85: Eu acho que o problema é quando o tópico repetido já foi criado, gerou uma discussão de duas ou três páginas aí é fechado pela moderação.

    Claro que o erro foi abrir o tópico, mas o fechamento priva a continuidade da discussão.

    Cara, quando alguém se cadastra no FCC, tá lá: "Vc concorda com as regras?". Então, ele deve ter lido:

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.

    Cara, não tem discussão. O cara disse que concordava e aceitou se submeter a isso, então não pode reclamar. Se não tá gostando, sai do fórum ou entra em contato com a Central de Ajuda. Eu penso assim.

    Abs

    pscb
    Veterano
    # out/10 · Editado por: pscb
    · votar


    MauricioBahia

    Acho, então, que tópicos repetidos deveriam ser apagados.

    Só fechar e deixar disponível na busca não resolve, já que o cidadão que usa a busca depara com um monte de tópicos fechados.

    A propósito, esse tópico também é repetido :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Costa 85: Acho, então, que tópicos repetidos deveriam ser apagados.

    Cara, o problema é do user, que sempre repete tópicos, não tem jeito. Todo dia tem 10 ou 20 repetidos...

    Eu não sei como resolver isso. Talvez o FCC esteja dando nó em pingo d'água...

    A propósito, esse tópico também é repetido :)

    Já nasceu com as horas contadas... ehhe

    Christhian deve estar só esperando um cadinho... hehe

    Abs

    Raito-Kun
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que ao mesmo tempo é certo e errado.
    Pois, como você falou, alguns tópicos, são de 3,4,5 anos atrás.
    Quando o dolar tava em baixa, várias guitas que tem hoje, não tinham naquela época, e outras que eram a "sensação" daquela época, não se encontra mais hoje em dia.
    Então, era uma realidade totalmente diferente, salva-se os comentários/reviews sobre a qualidade dos produtos, apesar que isso pode mudar de produção para produção..
    Além de que muitas vezes, os usuários "ressucitam" os tópicos antigos, para dizer coisas inúteis, e não para esclarecer uma dúvida.
    Eu dei 2 res em um tópico, para resolver uma dúvida, ninguém respondeu. Eu me pergunto se seria da mesma forma se eu tivesse criado um novo tópico.
    Além dos usuários, que entram nos tópicos apenas para dizer "Use a busca". Isso me deixa p**o.. O mesmo tempo que ele gasta digitando "Use a busca", ele podia ta resolvendo a dúvida do dono do tópico. Se o tópico é irregular ou não, cabe aos moderadores julgar.
    Porém, se fosse livre, na primeira página iria ser só iniciantes (como eu) perguntando sobre guitas..
    Como tudo, tem seu lado positivo e seu lado negativo, cabe a moderação dicidir qual pesa mais.
    Essa é a minha opnião..

    locaosks
    Veterano
    # out/10
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/241063/

    sem mais.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10
    · votar


    locaosks

    ou

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228486/

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Qual pedal comprar? (de ainda pouco)

    Quase não tem...

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=4&q=qual+pedal+c omprar&boolean=1&forum7=1

    heheeh...

    Blizzy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    :::::: regras são regras e devem ser seguidas ::::::

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    victorhs
    :::::: regras são regras e devem ser seguidas ::::::

    E elas foram criadas baseadas em preceitos funcionais ao coletivo.

    Quando você diz isso:
    Bloquear um tópico repetido não trás beneficio nenhum, ele continua ocupando espaço na primeira pagina. Na verdade só estão proibindo pessoas interessadas postarem nele, e no futuro esse próprio tópico trancado vai ser um dos resultados da busca e as pessoas não poderão postar nele.

    Você está somente pensando em você, em resolver o seu problema e não está considerando o conteúdo que deixará para os que vierem posteriormente com a mesma dúvida.

    Tópicos antigos, constantemente alimentados de dúvidas e novas informações tornam-se uma fonte ainda melhor de conhecimento. É o acúmulo de conhecimento que torna um fórum funcional. Não há cabimento quando alguém ressuscita um tópico para responder uma pergunta feita a 2 anos atrás, mas criar novas questões em tópicos que já tem informações pertinentes, além de ser mais organizado, facilita a vida de quem usa a busca.


    É isso. E é importante que você leia, antes de criar novos tópicos. Esse aqui também está fora das regras e seguindo as rotinas de moderação, seu cadastro poderia ser até suspenso.

    Veja:
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    Pra facilitar, a 1.3 diz isso:
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.


    Se quiser discutir as regras, bem como outras questões não relacionadas a discussões do fórum, também há uma previsão nas regras:
    Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer uma sugestão, visite a Central de Ajuda.

    Abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a :::::: Sobre essa coisa de "Use a BUSCA!" ::::::