Jimi Hendrix se revira no túmulo - Little Wing, por Marcos De Ros.

Autor Mensagem
Kieling
Veterano
# out/10
· votar


Grande de ros
sinceramente
não curti nem um pouco
primeiro video teu que falo isso acho
ahaha
e ainda quero te ver mandando um blues clean bem estalado!
abraços!

nichendrix
Veterano
# out/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Christhian

Cara, na boa, respeito tua opinião, mas acredito que você não entendeu nada do que eu disse.

O que eu disse é bem simples. A maioria das versões feitas por guitarristas nos últimos 30 anos é literalmente um cover tocado igualzinho ou muito próximo ao original.

SRV tocando isso é ótimo, mas está longe de ser o máximo, tem gente aqui que diz que é melhor até que o original, por sinal. O problema, ao menos para mim, é que isso é bonitinho, mas é sempre mais do mesmo.

São poucos os guitarristas que se arriscam a pegar um clássico como Little Wing e fazer uma releitura mais radical. Algo que não tenha a intenção de ser necessariamente parecido com o que o Hendrix fez.

Dois que lembro de cara são o Jeff Beck e o Clapton, são dois que fizeram uma versão da sua maneira, da mesma forma que o Pat Metheny fez de Purple Haze e de outras para algumas coletâneas em homenagem ao Hendrix. Os caras fizeram o lance deles, do jeito deles, sem ficar naquela coisa de tem que ser igual ou muito parecido (motivo alegado pela grande maioria para não ter gostado).

Sabe onde eu vejo muito essas releituras mais radicais, mais sem compromisso com a versão original e sim com ser original? É em versões de musica eletrônica.

Nesse sentido o fato de o DeRos ter feito a coisa do jeito dele, sem se preocupar com a tal "fidelidade" ao original, fez do jeito dele, com a cara dele e pronto. Foi bastante criativo, teria sido nem que fosse por não ter feito igual.

Agora comparar com o Clapton é algo que eu realmente não fiz. O que disse é que nas versões feitas por guitarristas dessa musica especificamente, desde o Clapton que não vejo uma que faça o que ele fez, dar um dane-se o que o Hendrix fez, eu vou fazer a minha Little Wing.

Isso por sinal aproxima muito ele do Clapton, ou do Jeff Beck ou do Pat Metheny... não no sentido de comparar para ver quem é melhor ou não, mas no sentido que o DeRos, conseguiu capturar a essência do Hendrix que é a inovação.

Se é melhor que o Clapton, igual ao Clapton, pior que o Clapton, comparável ao Clapton é algo que dificilmente eu faria, pois eu não vejo a musica como essa competição de egos onde existe melhor ou pior. Pra mim existe musica boa e musica ruim, e o melhor ou pior pra mim é ditado pelo meu momento emocional, se estou triste com certeza não vou achar Octopuss Garden a melhor música do mundo, mas quando estou feliz ela é uma das que estão sempre na playlist.

Logo, eu acho sim a versão do DeRos criativa e realmente faz muito tempo que não vejo uma versão, feita por um guitarrista, que seja tanto legal que ouvir, quanto fiel ao espirito inovador do Hendrix. Com certeza isso chama minha atenção e me agradou ao ouvido, se é melhor ou não, eu deixo pra quem vê o mundo dessa forma julgar.

Agora é o tipo da coisa, eu gostei, você não, pra mim tudo ótimo, podemos concordar em discordar.

Também podemos concordar que não gostar não desmerece nenhum músico, nenhum artista, nenhum profissional. Afinal Caravaggio e Van Gogh não agradaram ninguém enquanto eram vivos, morreram na miséria, não foram melhores e nem piores por isso, já pensou se as obras deles fossem esquecidas porque ninguém gostava do que eles faziam?

Eu não acho problema não gostar, eu acho problema alegar que é ruim porque não é parecido com o Hendrix, caralho, teve gente que até postou video de outras versões, descrevendo o que deveria ser feito para virar uma boa versão, você acha isso correto?

Se alguém chegasse e lhe falasse que você não canta bem porque cantou uma versão de uma musica qualquer diferente do original, você acharia justo?

A Nina Simone ou o Milton Nascimento cantavam mal porque fizeram versões de musicas dos Beatles bem diferentes dos originais?

A minha crítica era justamente à esse tipo de pensamento, que pra ser bom tem que ser do jeito X ou Y. Eu gostei dessa versão do DeRos, teve outras que eu não gostei, mas eu não vou dizer que está ruim porque eu não gostei. Até porque a visão estética dele é diferente da minha, que também é diferente da sua e acho que essa diversidade muito interessante. O que seria do Amarelo se todos só gostassem do Azul?

Então resumindo, ao invés de tentar fazer o exagero contrário, só tentei reconhecer o grande mérito da versão, manter-se fiel ao espirito inovador do Hendrix, com foi a versão do Clapton. O fato de eu ter gostado e achado bom, é só um detalhe e não o centro da questão, muito menos se isso faz ela ser melhor, pior ou comparável a qualquer outra versão.

Enfim, não me ofendi com seu comentário, mas achei necessário esclarecer uma parte do meu ponto de vista que talvez não tenha ficado tão clara quanto eu pensei.

Curly
Veterano
# out/10
· votar


eu gostei da versão do De Ros, acho que ele entendeu bem a mensagem da música e fez uma leitura pessoal dela. me lembrou um pouco a versão do victor biglione

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros

Seria possível liberar uma versão sem o vocal principal?

Adoriria cantar nessa BT! :)

Abs

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


De Ros


Olha Professor,demorei mesmo para escrever algo,propositalmente.E pra falar verdade,ainda não sei bem ao certo o que dizer sobre.Mas uma coisa é certa,ousadia é sua marca registrada,né? Rsrsrs..... Grande abraço,parabéns !!

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


nichendrix

SRV tocando isso é ótimo, mas está longe de ser o máximo, tem gente aqui que diz que é melhor até que o original, por sinal.


Desculpa "desfragmentar" do texto original,tú vai até querer "me espancar",mas eu sou um destes que acredita nisso(que a versão SRV,foi melhor).Prevejo a chuva de pedras...hehehe...abração !!!



EDIT Só fazendo uma correção:Quando eu disse melhor,quiz dizer melhorada,mais bem elaborada(ao meu ver claro).Só fazendo uma correção !!

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Já que postaram outros vídeos de Little Wing, aqui vai um do meu ídolo, Craig Erickson no sofá, chagando em me casa (provavelmente chapado!).

True From Hell!



Abs

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia


chagando em me casa (provavelmente chapado!).



AshuahsuAHAUSHAUSHSAUA...rachei de rir do "trocadilho" !!! Ashuahsuahsushauaha

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


Kieling

Tranquilo!! Me ver tocar um blues estalado não acho muito provável, mas uma milonguita bem fronteiriça, isso tem mais chances, hehehe!

Valeu!!

banhaz

Pô, então tá beleza, já que larguei essa vida de canário, hehehe!!

nichendrix

Temos uma visão muito parecida! Me lembro quando tinha a banda Akashic, que o pessoal chamava de Symphony-X Brasileiro.

Era muito bacana pois sempre gostei do Symphony-X, mas me lembro que estavamos sempre em busca de algo para fugir desse estigma, pois, se eu quiser ouvir Symphony-X, ouço o original, não o pastiche...

Esse pensamento (a busca da minha própria voz na guitarra) tem norteado meus passos há um bom tempo!

Abração!

Curly

Olha aí rapaz! Nunca escutei a versão do Biglione!! Me lembro que ele lançou um CD tributo ao Jimi, mas nunca encontrei em lugar nenhum para compra-lo!

Muito obrigado pelos elogios, se te lembrou o Victor, isso é um baita elogio, pois acho ele um monstro, toca demais!!

MauricioBahia

Deixa eu ver se tenho o arquivo. Se fiz em estudio, provavelmente não tenho... Se tiver aqui, te envio!

Sem o solo também, ou só tiro as vozes?

buddy guy

Uhahauhauhauha! Velho, não precisa ficar "cheio de dedos", pode dizer que não gostou que eu não fico nem um pouco brabo!

Tu é um cara que curte muito Blues bem tradicional, acho até óbvio tu não curtir essa versão! Mas só pelo fato de tirar teu tempo para postar algo, eu já fico feliz!

Abração!!

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros

Deixa o solo pô!!! Sem a voz principal somente. ;)

Abs

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


De Ros

buddy guy

Uhahauhauhauha! Velho, não precisa ficar "cheio de dedos", pode dizer que não gostou que eu não fico nem um pouco brabo!

Tu é um cara que curte muito Blues bem tradicional, acho até óbvio tu não curtir essa versão! Mas só pelo fato de tirar teu tempo para postar algo, eu já fico feliz!





Imagina Professor,como eu disse em posts anteriores: "Quem sou eu para avaliar coisas de um guitarrista do seu quilate.O dia que eu tocar 1/3 do que vc toca,já me daria por satisfeito" !!!

O lance que pega(não vou mentir) é que fiquei deveras pensativo quando escutei a primeira vez.

Não é que ficou ruim(de forma algúma).Mesmo por que,não é tênue a linha que separa o "não gostei",do "ficou ruim".E muitos não atentam para isso.O lance é que quando se trata de clássicos,quando a gente escuta algo "fora do contexto original",vem de cara "aquele trancão".

E foi justamente o que aconteceu quando escutei esta versão(se bem que é "tua cara mesmo" né,fazer estas coisas ousadas).Me passa que nem de longe vc tem medo ou qualquer problema com isto.

Bem como já foi dito por ilustres colégas aqui em outras palavras,"vc deu sua cara para a coisa".Se fosse para copiar vc teria copiado.

Quanto a ter gostado ou não,essa é a famosa "sinúca de bico",pois isto esta muito "fora do meu metiê"(do habitual que costumo escutar).A prióri não havia gostado,por justamente fugir ao contexto do original.Mas escutando depois com calma,analisando algúns fatores de que: Blues não é sua praia(já começou impactando daí).Pois teu lance é coisas tradicionais do Sul,milongas e tals.Daí me aparece o De Ros mandando um Hendrix,putz,trancão na hora né? Por isso que eu disse num post antes deste:"demorei mesmo para escrever algo,propositalmente" !!! Para que eu não implicasse em "erro grosseiro" ao dizer qualquer coisa.De cara torci o nariz,sim( não vou mentir). Mas escutando depois com calma,procurando entender o que você pretendia,tentando entender seu feeling do momento,parando para analizar que o que vc queria não era copiar mas sim criar algo que não fosse idêntico,pero não tão distante do original,foi quando passei a curtir a coisa.Então,depois desta "milonga" toda,posso dizer que gostei sim !!! ashuahsuahsuahsua....

Outra: Sei também que você "adora impactar"(te conheço,tua cara fazer essas coisas).E olha,conseguiu !!

"Problema é que tudo o que é novo costuma assustar" (Principalmente quando o cara é "xiita do blues"),difícil conseguir "desmistificar" certas coisas !!!

Só que em se tratando de Marcos De Ros (não falando de forma pejorativa,muito pelo contrário),"ousadia" é sempre o mínimo que pode se esperar de você na guitarra !!!


E quanto ao "tirar um tempo para postar algo",para mim é sempre um prazer poder participar dos teus tópicos.Pois além da gente parar para apreciar boa música,aprender coisas novas e coisas ousadas,não deixamos de aprender contigo sempre aquela boa dose de humildade.


Grande abraço,parabéns !!!

vinicius_sujeira
Veterano
# out/10
· votar


Juro pra vc que me arrepiei todo quando começou o solo!!!
Não sou muito de comentar aki, mais nao pude deixar essa passar em branco como bom fã de Hendrix que eu sou!
Curti demais!

Abração!

Paulo Heineken
Veterano
# out/10
· votar


eu acho interessantíssimo o esquema que o Grande Ros fez ae (ahh, bons tempos aqueles de cover guitar, que ele fazia uma piada com os exercicios, hahahaha)


e fico impressionado como tem tanta gente que curtiu ou não curtiu, mas ninguém fica em cima do muro, ou gosta, ou detesta.

pra mim, isso ai que é ser artista e musico de verdade, pegar uma peça\musica e o escambal, e tocar do jeito que bem entender, sem se preocupar com mais nada além da própria satisfação..até porque se o proprio musica não estiver sendo sincero com ele mesmo e curtindo oque tá fazendo, visando somente agradar o publico, vai faltar muito felling na parada...

é que nem garota de programa(nem sempre só elas, hahaha), faz por grana, e não por amor.

e é claro que estamos em 2010, então podemos modernizar os sons antigos a nossa maneira, acho que nada impede disso...

Não gostar da versão é uma coisa...

agora dizer que tá ruin/porcaria/"moh mer#@!", é outros 500

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


buddy guy

Valeu amigo! Muito obrigado pelas palavras de incentivo!!

vinicius_sujeira

Pô! Fico muito feliz que tu tenha curtido, ainda mais sendo fan do Hendrix! Valeu!!

Paulo Heineken

Também achei bem interessante isso de não ter quase ninguém "em cima do muro", como tu falou!

Aliás, uma porção de gente que nunca comentou outros videos apareceu nesse! Mexer com a obra do Hendrix é meter a mão em vespeiro, hehehe!

Abração!!

maspn
Veterano
# out/10
· votar


poutz, De Ros,
achei que tu só tocasse pra caramba, mas também canta e bem,
agora fiquei de cara ;O

parabéns viu... mandou bem.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Paulo Heineken: agora dizer que tá ruin/porcaria/"moh mer#@!", é outros 500

Questão de educação. Além disso, 99,9% das pessoas que utilizam de fortes agressões verbais se escondem atrás de "apelidos" pra atacar...

Mas isso é outro papo. ;-)

Abs

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Cara, sabe o que acontece? Quando vc faz uma versão, muitos já vêm com um certo estereótipo na mente pra ouvir. Quando ouvem seu trabalho, chegam a tomar susto! É diferente! Se fosse pra ouvir igual, em timbre, estilo, pegada, eu ouviria o Hendrix, não uma versão.

Qnd comecei a ouvir, o timbre me impressionou! Juro que não esperava mesmo por isso. Foi uma porrada! Achei fantástico e acho que casou super bem com sua versão.

E sabe qual é o mais legal da coisa toda? Embora eu não seja bom pra identificar quem tá tocando o que, consigo "ver sua cara" ali no som quando ouço. É como uma impressão digital =)

Falando da parte da guitarra (hehehe), eu achei bem legal e melhor do que muitas versões de guitarristas super consagrados que não vou citar pra não gerar polêmica.

Abraço!

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


maspn

Hehehe, olha, aí já há controversias, hehehe!!

Brigadão pelos elogios!

MauricioBahia

Pessoas que se escondem atrás de apelidos? Na internet??Duvido!!!

Uhauhauhauhauha!!!

Bereta

Bah velho, só posso te agradecer! Sei ainda tenho muito chão pela frente, mas desconfio, por esse tipo de post, que estou num caminho bacana!

Aquele abraço!!

luizvaz
Veterano
# out/10
· votar


De Ros, achei sua versão muito boa ! Sou Fan de Hendrix e achei muito bom.

Parabéns.

overlappingcircles
Veterano
# out/10
· votar


De Ros
Mestre, que versaozaca!!! isto sim que e um cover!!! Unica coisa que me incomodou um tiquinho foi a sua pronuncia hehehe (mas isso sou eu que sou chato mesmo com essas coisas), como ja muitos disseram se eu quiser escutar igual vou escutar Hendrix nao De Ros. Aquilo que vc fez e exatamente o que eu tento fazer com os meus covers, impor personalidade e estilo proprio, o que vc conseguiu com mestria na minha humilde opiniao. Meus mais que merecidos parabens!!

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


luizvaz

Olha aí, que massa! Fico super feliz que um fan do Hendrix curta essa versão tão diferente! Valeu!

overlappingcircles

Po velhão, vindo de ti, que é um cara super competente no que faz, o elogio tem "peso 2", hehehe! Muito obrigado mesmo!!!

engtmir
Veterano
# out/10 · Editado por: engtmir
· votar


De Ros
Acho que tu enfiou foi a cabeça com tudo num vespeiro, foi só a mão não... hehehe

Mas saiu com uma boa dose de sobrevida, a versão ficou espetacular, só esse vocal "chinfruim" ai que não ficou dos melhores (na próxima me convide a cantar, ai matamos de vez qualquer música) :p
Mas claro, o solo matou a pau!!!

Parabéns!!!!!

Abraços

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


engtmir

Uhuhauhauhauha! Brigadão velho!! E te prepara que vem mais vocal "chifruim" por aí! Ainda bem que não é chinfrim...

Abraço!!

engtmir
Veterano
# out/10
· votar


De Ros
haeiuhaiheiauheih
Eu digitei errado... era para ser:
"chinfruim" = chinfrim +ruim.... haueihaiuehiaiuah
Falo isso pq ninguém nunca me ouviu cantando (gritando seria um termo mais correto eu diria... hehehe)

Mas é isso aí, na guitarra (que eu espero que seja seu principal instrumento e não a voz :P) tu já manda tri bem!!! solos matadores, timbres sanguinários, e uma pegada feroz....

Abraços

Dreh28
Veterano
# out/10
· votar


Como comentei anteriormente, achei muito legal a iniciativa do De Ros de fazer uma releitura da música. Acho essa atitude louvável, e digna de admiração.

Tocar igual ao original é sempre divertido, pode ser tbm desafiador em alguns casos, mas acho que o desafio maior é fazer algo que soe diferente, e ele fez com competência.

De Ros, minha única crítica, e espero que seja construtiva é em relação a sua pronúncia em algumas palavras em inglês...

Exemplo: "...Butterflies and Zebras..." para soar mais natural, fala-se "burerflies..." como se o TT tivesse som de UM "R" somente...
Sua pronúncia ficou com o buTTerflies muito carregado ;-)

Existem outras palavras tbm, mas é uma questão de ouvir as pronúncias e treinar... ;-) espero que leve positivamente esta minha opinião.

Ainda sobre a Little Wing, tem uma versão que é a do STING que é simplesmente animal. Acho que se derem uma busca na net vão achá-la... É muito legal e tbm é uma releitura!

No mais, meus sinceros parabéns.

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


engtmir

Ah, agora entendi!! Pior do que eu pensava, hehehe!!

De novo te agradeço pelos elogios! Abração!

Dreh28

Pô, valeu mesmo pela dica! E é verdade, só de falar já notei que a pronùncia fica bem mais natural do que "buTTerflies"!

Brigadão!!

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# out/10 · Editado por: archmed-GuiTar_gUy
· votar


Parabéns ai De Ros, ficou bem legal, mesmo que eu tenha achado meio fugida demais a introdução. Mas não deixou de ser muito legal e criativo! E a voz, ficou muito boa tbm, até fiquei me perguntando se era realmente voce cantando, haha...

abraços.

Joel_ESP
Veterano
# out/10
· votar


Ta aí, falei que ia estragar essa música e estraguei!
Ditas estas palavras não preciso mais falar nada!!!
Tow brincado cara não ficou tão ruim.
Só fugiu "um pouco" do original.

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


archmed-GuiTar_gUy

Te agradeço pelo incentivo! Valeu!!

Joel_ESP

"Tow brincado cara não ficou tão ruim."


Elogio. Você está fazendo errado.














Uhahahahah, estou brincando!



"Só fugiu "um pouco" do original."

Putz! E eu tentei fazer tudo tão igualzinho! Pena que não consegui!!


Ironia. Eu estou fazendo certo!


UHuhahauhauhauhauha! Desculpa aí, mas é que depois de tanto se falar que é uma versão, e não um cover, não resisti!

Abraçâo e desculpe as brincadeiras!!!

The_Jhoe
Veterano
# out/10
· votar


De Ros
Fala De Ros...
Não posto muito sobre mas sempre vi seus videos e gostei...
Esse é um dos poucos que não me agradaram tanto...
Mas gosto cada um tem um ... =)
No mais parabéns ai!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jimi Hendrix se revira no túmulo - Little Wing, por Marcos De Ros.