Luthieria em sorocaba compensa fazer guitarra?

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/10


    Fiz esse topico p/ ver se realmente os luthiers da minha cidade estão fazendo valer apena um instrumento feito a mão,

    um orçamento q fiz recentemente o luhier me cobrou 3000 p/ uma guitarra estilo jackson r10:

    braço marfim
    escala ebano.
    corpo de cedro
    captadores seymour duncan
    tarraxa gotoh, ponte tune o matic gotoh tb
    22 casas marcação de bolinha.
    trastes van gent jumbo

    prazo de entrega em 4 meses ou mais. meu amigo mandou fazer uma baixo demorou 7 meses p/ ficar pronto e todo dia ele ia acelerar esse luhier.

    bem veja o pq achei caro:

    captadores seymour duncan sh4 e sh2 cada achei no ml p/ 250 ou seja os 2 R$500
    Tarraxa gotoh e ponte comprei recentemente p/ 120 na minha cidade e a ponte não dever ser mais do que 200 tb, acredito q seja uns 120 tb. redondando 240
    marcação 30 reais o jogo.
    trastes van gent aqui custa 15 o rolo de trastes.

    total redondando 800 em ferragens, madeiras não deve custar tão caro, e nem é tão dificil de achar elas o q vcs acham deste preço?

    A.Moura
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bom amigo, pegue muitas referências do luthier que você pretende encomendar a guitar!
    Uma vez encomendei uma guitarra de um luthier aqui da minha cidade, porque um conhecido meu me disse que ele era bom!
    Me ferrei, a guitarra ficou uma merd.....
    Devolvi e peguei parte da minha grana de volta, dancei legal!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Santiago


    Cara a situação aqui em Tatuí é pior ainda, nem Luthier temos só tem um cara que se diz Luthier de guitarra, mas na verdade é Motoboy entregador...

    Andras
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Santiago

    Achei "normal". A madeira vai sair por uns R$ 1200 a R$ 1500, mais alguns itens que você não considerou ali (a parte eletrica, knobs, pintura e etc), mais a mão de obra (a marcação é 30, mas tem a mão de obra pra fazer a mesma, por exemplo), e você já chega perto do preço que ele lhe cobrou.

    ghb
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ghb
    · votar


    Fábio Santiago

    Cara, eu fiz uma guitarra com um luthier que não é de Sorocaba, mas presta/prestava serviços para algumas lojas daí e da região. Fernando Rocha. Gostei do trabalho dele. Sobre os valores, realmente ferragem é f0d4!
    http://img14.imageshack.us/img14/5846/81482157.jpg
    http://img12.imageshack.us/img12/3111/98001847.jpg

    Ele foi o mesmo que fez um modelo Wolfgang pr'o Deco, daí também.

    Sobre o preço da minha, achei bem convidativo : ] . Ponte fixa, as tarrachas eu troquei por GOTOH depois de um tempo, pois tinha colocado chinesas pra diminuir o preço. Captadores, pra não ficar correndo atras de caps pra 7 cordas sem saida Trash Metal True From Hell, foi Spirit mesmo, e gosto deles! O que enrolou pra ela ser feita foi peça na importadora!!! Demorou 6 meses...

    Sobre o preço da sua, o que mais pesa é ferragem. Captadores, hoje em dia há nacionais bons (tenho Cabrera na minha Strato e recomendo) por um preço mais acessível. Sobre o preço do trampo completo é complicado falar, pois cada um da o valor que acha conveniente ao seu trampo. Procure referencias de outros trabalhos do cara, toque em guitarras feitas por ele, se possível, e aí sim decida se - pr 'o seu ponto de vista - tá caro ou não.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ghb

    Muito bonita a tele velho!!!!!!

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Santiago

    Pra mim ta no preço normal.
    Eu moro em sorocaba também, porém tenho dificuldade em encontrar luthier bom, levei num cara me cobrou 150 pra fazer uma regulagem e inda ficou ruim, e todos aqui sao assim.
    Qual o luthier que você fez o orçamento?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/10
    · votar


    LipeGuitarrero
    o didi

    Ian Anderson
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Ian Anderson
    · votar


    Fábio Santiago
    Tem que ver o preço da mão de obra tmb, na verdade esse eh o preço médio tem uns q são bem mais caros.

    Se quiser encarar tem um tópico aqui de luthieria
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/229738/


    Andras
    R$ 1200 a R$ 1500
    Na verdade se tiver 300 conto em madeira eh muito
    Cedro e Marfim são madeira fáceis de achar e são baratas, o Ébano q eh mais caro, mas não vai ter muita quantidade
    =D

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/10
    · votar


    É um tema polêmico, se tiver alguma coisa que eu possa ajudar (informação técnica ou preço de madeira) é só darem um grito.

    Sir.Paulo
    Cara a situação aqui em Tatuí é pior ainda, nem Luthier temos só tem um cara que se diz Luthier de guitarra, mas na verdade é Motoboy entregador...
    Nossa, mas não tem curso sobre lutheria na escola de música daí?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Seiji

    Fala Fabio blz?

    Tem curso sim velho, mas é voltado para construção de Violinos,Violas classicas ... Agora se não me engano estão ensinando a construção de contra baixos também, mas construções de guitarras nunca ofereceram, infelizmente!

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: LipeGuitarrero
    · votar


    Fábio Santiago

    Um conheçido meu que toca a muitos anos e conheçe muita coisa por aqui falou que esse didi é muito bom, inclusive o luthier que a loja alex music indica é um ex aluno desse didi, e quando comprar minha guitarra vou levar nele para regulagem ja que é perto do meu bairro, ele tem oficina no laranjeiras. o nome dele é clodoaldo, telefone: 3411-1589 / 9128-5606 da uma ligada la e faz um segundo orçamento pra ver se o didi ta cobrando absurdo, meu amigo dissu que ele é fera porém e careiro como a maioria dos luthiers de sorocaba.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Fábio Santiago


    Cara,na minha opinião,vale a pena sim !! Pois uma guitarra de LUTHIER(não de "motoboy"),pode ser feita atentando para "M" detalhes que as guitarras de produção em série não atentam.O bom profissional poderá te fazer uma guitarra tão melhor quanto muitas guitarras de marca famosa por aí. Pois ele atentará para detahes primordiais para construção de um excelênte instrumento. Com é o caso desde a seleção das madeiras a serem empregados no fábrico,até a elétrica toda da guitarra.Eu até prefiro uma guitarra de luthier,do que muitas que estão penduradas nas lojas por aí !! Abraço !!!


    EDIT Esta aqui um camarada que vc poderia trocar umas boas idéias a respeito de fabricar esta guitarra por aí,Luthier Fábio Seiji !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthieria em sorocaba compensa fazer guitarra?