Review guitarra SX GG1 (Les Paul)

Autor Mensagem
two
Veterano
# out/10


Bom, ja tive algumas Les Paul´s e semelhantes (epiphone, Condor, Cort, etc...) por ultimos estava com a Cort, mas queria me aproximar mais da aparência tradicional de Les Paul, e tive a oportunidade de pegar uma SX GG1, zero.
A guitarra vei com uma regulagem bem ruim, cordas muito altas, e encordoamento Dadario, porém era 09, e estava um pouco detonada, troque por Elixir 011, para afinar 1/2 tom abaixo e manter a pegada.
Cheguei em casa e desmontei a guitarra para fazer uma análise mais detalhada do instrumento.
* Corpo: feito em Nato de duas peças com emenda no meio do corpo (creio que seja nato, pois apesar de ser descrito como Mogno, não creio que seja legítimo) com +ou- uns 45mm de expessura e com top de maple (não aquele tigrado tradicional, mas maple parecido com o utilizados em braços de guitarra) de 10mm +ou-, dando um total de =ou- 55mm de expessura no corpo da guitarra. Muito próximo do projeto original de uma LP.

*Braço: feito em nato com escala em Rosewood, com uma pegada que me agrada muito, braço que enche a mão sem ser demasiadamente grosso, com a expessura do Nut de 43mm

*Tarraxas: bem simples, mas cumprem o papel. Tem a logo SX, e o formato de tulipa no entanto são de metal e blindadas, resumindo, não fazem feio.

*Ponte: tradicional Tune-o-matic, simples, mas também cumpre o papel proposto.

*Parte elétrica: bem organizada, com soldas limpas e componentes aparentemente bons, apesar de eu não gostar de pot pequenos, eles fazem bem o papel, mas na minha opinião, ficam muito feios quando se abre o compartimento da parte elétrica. Chave de 3 posições simples, e me pareceu bem frágil, mas não demonstrou nenhum tipo de problema. Bom aterramento, no entanto não foi constatado nenhum tipo de blindagem, com já vi em outras guitarras.

*Captadores: Achei o som limpo muito legal, muito mesmo, com cara de Les Paul, no entanto não gostei dos sons distorcidos, faltava alguma coisa, não sei falar, simplesmente não liga no meu som. Mas como tenho dois companheiros que não me desfaço, um GFS VEH (é um Paf Vitaminado), e um SD 59. Quando os instalei, o som criou vida própria, a guitarra falou demais. O outro guitarrista da minha banda tem uma Epiphone Blackbeauty com EMG ZW, e ficou doico com o som da SX

*Resumo: É uma guitarra legal, e com upgrade pode se tornar um guitarra muito legal e com um preço muito atrativo, com madeiras legais e uma ferragem que pode ser melhorada, mas cumpre o papel.

Fiquei muito satisfeito e a comparo com as LP epiphone Std. que é mais cara, mas não chegar a ter o valor da diferença investido na guitarra, onde o top é só uma folha de maple, somente para efeito visual. Não comparo as duas, mas no meu ponto de vista o custo benefício da SX é muito maior.

Quem quiser uma Les Paul e não se importar com uma pequena diferença no design da guitarra indico a SX sem medo de errar.

PS, assim que possível posto fotos e incluo o link do ensaio da minha banda com a guitarra.

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


two

Orras muito legal o review.
Estou quase pegando a SX SSG, porém tem essa parada da madeira, uns falam que é mogno outros que é nato outros que é basswood. sei la fico meio desconfiado.
Você axa que a construção da SX SSG é a mesma da LP?

two
Veterano
# out/10
· votar


LipeGuitarrero
Já tive uma SX SSG, é uma excelente guitarra tb, ná época eu não valorizei porque não conhecia a marca.
A construção, nas descrições, se dizia Mogno, mas creio que seja Nato (o famoso mogno asiático).
É uma boa madeira, não se compara com o verdadeiro mogno, mas é o mesmo usado em praticamente todas as guitarra asiáticas feitas de mogno, inclusive nas epiphones que são descritas como sendo feitas de mogno.
Eu recomendo.

Sir.Paulo
Veterano
# out/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


two


Muito bom cara,tbm ja tive uma GG1 gosta muito dela!

Parabéns!!!!!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/10
· votar


Tenho uma GG1 custom que usei por muito tempo (agora ta encostada pq to de es-335 hehe). Eh uma excelente guitarra. A construção é mto honesta e de qualidade. Se trocar os captadores e tarrachas se torna uma guitarra excelente pelo custoxbeneficio.

RoLP
Veterano
# out/10
· votar


Acho uma boa guitarra..com boa madeira.
Mas a captação e a grossura do braço faz com que ela se torne ruim pra mim.
Trocando a captação o som melhora bastante, mas o braço é muito desconfortável para tocar.

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


Vou comprar uma SX SSG colocar captadores malagoli o custom 59 no braço e o custom 84 na ponte e um jogo de tarraxas gotoh vintage será que ficará boa?

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


alguem?

two
Veterano
# out/10
· votar


LipeGuitarrero
Pra colocar as tarraxas vintage, vc terá que fazer adaptação, reduzindo o buraco da tarraxa. É melhor colocar as tarraxas normais. Eu costumo usar uma que eu axo fantástica para guitarra sem tremolo, são as Wilkinson EZ-lok, funcionam perfeitamente e são baratas.
Vou colocar um jogo na minha e uma ponte com Roller

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


two

as tarraxas que vem na SX SSG ja são vintage não vou precisar fazer nada só trocar (pelo menos eu axo neh).

a guitarra é essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143798670-guitarra-shelter-sx-s sg-standard-sg-case-luxo-_JM

as tarraxas são essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154404950-tarraxa-gotoh-sd-90-s l-33-cromada-p-guitarra-oem-_JM

é do mesmo tipo da guitarra axo que nao vai precisar adaptar nada não...
ou vai?

two
Veterano
# out/10
· votar


LipeGuitarrero
Creio que não!
Acho q é só trocar mesmo. As medidas tem que serem as mesmas.

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


Então axo que vou pegar ela mesmo.
estava pensando na condor clp2 porém se eu pegar a sx ssg vou poder trocar caps e tarraxas com a diferença do dinheiro e ainda vem o caso com a sg neh.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


two: feito em Nato de duas peças com emenda no meio do corpo (creio que seja nato, pois apesar de ser descrito como Mogno, não creio que seja legítimo) com +ou- uns 45mm de expessura e com top de maple (não aquele tigrado tradicional, mas maple parecido com o utilizados em braços de guitarra) de 10mm +ou-, dando um total de =ou- 55mm de expessura no corpo da guitarra.

Onde você viu isso? Na cavidade dos captadores?!

LipeGuitarrero: Estou quase pegando a SX SSG, porém tem essa parada da madeira, uns falam que é mogno outros que é nato outros que é basswood. sei la fico meio desconfiado.

Existem modelos que são explicitamente de basswood e braço aparafusado, mas eles são modelos com "BO" no final (SX GG1 STDBO e SX SSG STDBO). Quanto à velha discussão mogno x nato, enfim... é uma velha discussão.

Vou comprar uma SX SSG colocar captadores malagoli o custom 59 no braço e o custom 84 na ponte e um jogo de tarraxas gotoh vintage será que ficará boa?

Quanto às tarraxas, dá uma olhada no site da GFS. Lá eles vendem umas buchinhas para você adaptar tarraxas vintage em nos buracos mais "arregaçados" das tarraxas não-vintage.

two
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao
Sim pela cavidade dos pickups, quando peguei a guitarra a primeira vez, percebi que a madeira do fundo era diferente da madeira do top, que dá pra ver que é maple, mas pensai que era só uma folha como se costuma utilizar para baratear custo. (não é o maple tigrado é do comum, que descobri que as les paul com o top deste estilo se denominam plain-top). Quando retirei os pickups para trocar, analisei a cavidade que mesmo sendo pintada, da pra ver nitidamente a diferença das madeiras, a junção do corpo com o top.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


two
Bomba hein mano?! O próprio site da Habro (distribuidora da SX no Brasil) diz que os corpos da GG1 e da SSG são feitos de mogno - e só.

two
Veterano
# out/10 · Editado por: two
· votar


erico.ascencao

Não creio que seja bomba, de uma olhada no proprio site da SX
http://www.sxguitarspain.com/sx_gg_series.htm
Modelos Top Arched: Mogno, Maple e vernis.
Ou o modelo é diferente do site da Habro, ou a informação deles está errada, ou incompleta, ou a minha é mais antiga sei-la!

Olha que interessante:
Por essa foto não tem como dizer que madeira é ao certo, mas não é a mesmo do top e do corpo.
http://www.sxguitarspain.com/sx_gg-1_std_hb.htm

two
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao
Em tempo.

Eu não sei, mas sempre desconfiei da Habro, sempre tentaram ligar a SX à Shelter, falaram que uma derivou da outra etc... sendo que são duas marcas bem distintas. Não levo muito em consideração o que eles dizem.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


two: Não creio que seja bomba, de uma olhada no proprio site da SX

É verdade...

Eu não sei, mas sempre desconfiei da Habro, sempre tentaram ligar a SX à Shelter, falaram que uma derivou da outra etc... sendo que são duas marcas bem distintas. Não levo muito em consideração o que eles dizem.

Eles são bem burros. A Shelter é uma marca da própria Habro, enquanto a SX é uma marca que já existia e que a Habro passou a distribuir. Se eles de fato queriam fazer esta ligação eles são burros, pois estão "sujando" o nome da SX.

two
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao
Eu já tive um Shelter strato destas novas, que peguei como pgto de uma dívida, ela pelo menos era muito ruim, custei vende-la, pois ela não valia o preço de mercado. Diferente de um strato estilo SRV, a famosa SKY, que era de um cara da minha igreja, ela era muito boa, pegada e timbre, ainda mais porque ele tinha colocado pickups Noiseless, a guitarrinha era fera demais. Tive uma SG SX, em 2005 e ela era bem legal, só os pickups que apitavam um pouco, mas eu era burro e ao invés de troca-los eu a vendi. Peguei essa LP agora e estou bem satisfeito.
São 3 instrumento da SX que eu tive oportunidade de tocar e os 3 são legais, agora não é possivel que eu tenho tanto azar que peguei uma Shelter e logo ela vei bichada.

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao

Quanto às tarraxas, dá uma olhada no site da GFS. Lá eles vendem umas buchinhas para você adaptar tarraxas vintage em nos buracos mais "arregaçados" das tarraxas não-vintage.

Axo que não vai precisar adaptação pois as tarraxas da SX SSG ja são vintage ou estou enganado?

two
Veterano
# out/10
· votar


Só para atualizar:

Troquei as tarraxas por Wilkinson EZ-lok, que na minha opinião são fantásticas e baratas.
O Nut por um de osso e a ponte por um com Roller.
A guitarra tá ficando cada vez mais filé!

two
Veterano
# out/10 · Editado por: two
· votar


Tirei fotos da guitarra.


erico.ascencao
Seguem a fotos:
Foto da cavidade do pickup do braço onde da pra se ver a peça de maple colada no top do corpo:
http://img259.imageshack.us/i/editadophoto0020.jpg/


Mesma cavidade em outra posição:
http://img651.imageshack.us/i/editadophoto0019.jpg/

Cavidade do pickup da ponte:
http://img231.imageshack.us/i/editadophoto0016.jpg/

Detalhe dos Knobs
http://img258.imageshack.us/i/photo0025.jpg/

Tarraxas trocadas por EZ-lok:
http://img257.imageshack.us/i/photo0021iv.jpg/

Captador da Ponte e ponte com Roller:
http://img840.imageshack.us/i/photo0026u.jpg/

Traseira do corpo de duas partes:
http://img513.imageshack.us/i/photo0023e.jpg/

Esta foto, mostra como que o frio fica mais largo próximo do cut, para poder "esconder" a madeira do top.
http://img219.imageshack.us/i/photo0017t.jpg/

Guitarra
http://img594.imageshack.us/i/photo0024l.jpg/

Segue o album da guitarra:
http://img219.imageshack.us/g/photo0017tr.jpg/

bluesmanjf
Veterano
# out/10 · Editado por: bluesmanjf
· votar


Eu tenho uma gg1 que comprei em 2008. Muito boa.

Depois botei 2 caps cabrera e ela ficou animal.

A única coisa que acho meio fraca, mas que ainda cumpre o papel, são as tarrachas.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


two
Boa rapaz! Valeu pelas fotos!

two
Veterano
# out/10
· votar


bluesmanjf
Refiz a upgrades da minha guitarra.
Coloquei um Cabrara Rock Custom (captador grava, mas com pot de 1meg ficou exelente), tarraxas Wilkson EZ-lok e ponte com roller.

bluesmanjf
Veterano
# out/10 · Editado por: bluesmanjf
· votar


"Refiz a upgrades da minha guitarra.
Coloquei um Cabrara Rock Custom (captador grava, mas com pot de 1meg ficou exelente), tarraxas Wilkson EZ-lok e ponte com roller.
"

Então, nas minha foi o seguinte: Rock Pro na ponte e Classic 2 no Braço.

As tarrachas eu não mexi ainda. O pot é o original. Com esse de 1 mega, o que vc notou de diferente?

A ponte deu alguma mudada por conta upgrade? Digo... mudada no som?

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


two
Pensando bem, estes caras da SX são bem burros. Colocam o top de maple na guitarra mas fazem de tudo para escondê-lo: alargam o binding, usam uma pintura bastante escura na cavidade dos captadores para não mostrar a transição entre as madeiras e não colocam nas especificações do site (isso no caso da Habro). Este tipo de detalhe acaba atraindo alguns clientes indecisos.

two
Veterano
# out/10
· votar


bluesmanjf
O pot é o original. Com esse de 1 mega, o que vc notou de diferente?
Cara eu testei com o pot de 500k, achei o som muito sem presença, bem fechado,coloquei um pot CTS de 1meg e o som ficou muito bom.
Eu troquei a parte elétrica da guitarra, chave de mudança de pickups, coloquei uma melhor, e troquei os pots, não que fossem ruins, mas não gosto do visual do pot pequenos, então troquei por pots Alpha de 500k com o corpo maior, todos lineares, com exeção do volume da ponte que coloquei esse CTS de 1 Meg linear.

Colocam o top de maple na guitarra mas fazem de tudo para escondê-lo: alargam o binding
A Gibson também faz isso, pois aparecer só uma parte do maple ficaria estranho. A contrário das PRS que o efeito friso é feito com a lateral do próprio tampo de maple.

usam uma pintura bastante escura na cavidade dos captadores para não mostrar a transição entre as madeiras e não colocam nas especificações do site (isso no caso da Habro). Este tipo de detalhe acaba atraindo alguns clientes indecisos.
Uma vez eu li uma entrevista com os caras da SX, e eles tem um sistema muito bacana de fabricação, de qualidade etc, mas acho que eles não acompanham as informações dos importadores.
A marca aqui, eu creio que era pra ser mais bem aceita, no entanto esse falso vínculo dela com a Shelter acabou atrapalhando a SX, mas quem tem e quem já tocou sabe que é um instrumento com um bom custo benefício, não é o melhor do mundo, mas tem um bom preço, pelo instrumento que é!

Rafael A.
Veterano
# out/10
· votar


two
Cara, muito legal sua guitarra, e também a sua iniciativa de colocar as fotos dos detalhes dela. Eu também tinha duvidas quanto à existência do tampo, por causa da falta de informações no site.

Queria dizer também que eu mesmo não era muito fã dessa guitarra, por não ser fiel ao desenho original da Les Paul, achava ela meio desproporcional. Porém dei uma volta recentemente na Teodoro e vi a danada pessoalmente (só não cheguei a tocar): ela é muito mais bonita pessoalmente do que nas fotos, e também é muito bem acabada mesmo! Em comparação com les pauls de baixo custo (tipo nashville) a diferença fica mais nítida ainda.

A única coisa que fiquei na dúvida foi o tamanho da escala: ela segue o padrão Gibson de 24,75 pol??
Pq visualmente achei ela maior...

two
Veterano
# out/10
· votar


ela segue o padrão Gibson de 24,75 pol??
eu medi, e na minha trena ela tem 24,75, porém no site da Habro consta a informação de 25,5 pol. Vou medir mais atenciosamente para colocar um ponto final sobre isso, pois também fiquei grilado.

Pq visualmente achei ela maior...
Ela se parece maior pela junção do braço com o corpo, nas gibson fica no 16º traste e nas SX fica no no 17º, mas por causa do formato do corpo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review guitarra SX GG1 (Les Paul)